Preço dos cartões multibanco vão aumentar cerca de 3€

50 Comentários

O ano de 2016 chegou com um novo governo e desde logo com várias novidades das quais se destacam o aumento do ordenado mínimo e reposição dos feriados. Como já informamos aqui, este novo ano traz também aumentos ao nível dos transportes públicos, portagens,  água, electricidade, gás, leite, pão e nas telecomunicações.

Mas sabia que a anuidade do seu cartão de débito/crédito vai também aumentar?

cartao_2

 


De acordo com o Jornal Expresso, a anuidade dos cartões multibanco vai subir cerca de 20%. Actualmente a CGD e o Novo Banco já definiram os preçários e, contas feitas, os cartões aumentam cerca de 3€. Isto significa que no caso da CGD a anuidade do cartão multibanco passou agora para os 18€ e relativamente ao Novo Banco o valor passa para 17€.

Segundo fontes do sector da banca e de acordo com o jornal Expresso, as instituições estão a transferir para os seus clientes particulares os custos que têm com os meios de pagamento, depois de a Comissão Europeia ter decidido reduzir as taxas pagas pelos comerciantes. Assim, as taxas cobradas aos comerciantes estão limitadas a 0,2% do valor da operação para os cartões de débito e 0,3% para os cartões de crédito.

cgd_00

Relativamente aos outros bancos ainda não são conhecidos os valores finais.

A Deco já reagiu ao aumento dos cartões e defende que seja definido um tecto máximo para não existirem subidas superiores a 20%.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    um aumento de 20% é um roubo!!

  2. Avatar de Modem
    Modem

    É a roubalheira do costume. Ou pagamos de uma forma ou de outra mas o nosso $$$ vai lá sempre parar.

  3. Avatar de Leoni
    Leoni

    No Brasil temos o Nubank com bandeira Mastercard platinu, sem anuidade, sem taxas e tudo controlado por um app no smartphone. Nem parece um serviço no Brasil pela qualidade e zero burocracia.

  4. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    Só paga quem quer. A CGD até podia aumentar mais, o Povo paga, não se importa. Eu tenho conta no ActivoBank e não pago cartão de débito e crédito. E ainda tenho outro de crédito da Unibanco, sem anuidade.
    E enquanto existirem alternativas de ter cartões sem custos, esses bancos que cobram não vêm nem 1 cêntimo meu.

    1. Avatar de censo
      censo

      E acreditas mesmo que o que tens é gratuito?

      1. Avatar de César
        César

        Quando o serviço é gratuito, tu és o produto.

      2. Avatar de Rodrigo Almeida
        Rodrigo Almeida

        O meu é (pelo menos custo a mim imputados foram 0). Há cerca de 2 anos que não pago emissão de cartões, anuidade ou despesas de manutenção de conta. Simples e descomplicado!

        1. Avatar de Rui Silva
          Rui Silva

          E os juros “canude”, e os juros?

          1. Avatar de Carlos Gomes
            Carlos Gomes

            Juros de quê? Eu não pago juros das compras, pago em 30 dias sem juros.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Concordo plenamente.
      Sou também cliente do ActivoBank e não pago nada pelos cartões.

  5. Avatar de Andr8
    Andr8

    Queria ver era se esse aumento corresponde a um aumento também de terminais com NFC!

  6. Avatar de Redin
    Redin

    Todas as mudanças de cadeiras levam-me a concluir nestes últimos 40 anos, que todas as ideias parece terem saído de uma fugida fortuita ao WC.
    “Deixa-me cá pensar, pá… (PPUUuuufff)
    … e pronto, estão-se a literalmente a c**ar prós outros.

  7. Avatar de Duarte Miranda
    Duarte Miranda

    Desculpa lá Pedro Pinto, mas não percebo a relação da tomada de posse do novo governo com o aumento das taxas de cartões de débito (nem com as das telecomunicações, água como descreves no outro artigo). Podes elucidar-me por favor?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nada no contexto da politica, apenas “mudança”

      1. Avatar de eleck
        eleck

        essa “mudança” não elucida nada, que eu saiba o governo mudou mas nao foram eles que fizeram as taxas aumentar, e se fosse o psd era igual

        1. Avatar de zombie
          zombie

          O desejo de “colagem” politica, dos aumentos à “nova ordem governativa” é tanto ( como se em anos anteriores, aliás, como sempre foi, isso nao aconbtecesse ), que em 5 dias, já é o 2º artigo, em que ao aumento minguado, do salario minimo ( grande aumento sem dúvida, ate vao deixar de passar fome com isso). se contrapoe sempre e imediatamente ( como se isso fosse tb uma novidade ), a ignominia dos aumentos disto e daquilo ( seja publico e/ou privado), ate com informaçoes erradas.
          Entao, para que os “nossos” leitores do Pplware, sejam melhor esclarecidos, deixo aqui um link, http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=4959778&page=-1, onde se podera constatar, que p ex o gas, o leite, os transportes publicos, afinal nao começaram o ano com aumentos.

      2. Avatar de Lucas
        Lucas

        Na Europa toda os custos de cartao de debito vao aumentar. Eu nao pagava nada, agora vou ter que pagar 10 euros por ano. Meter o novo governo ao barulho subtilmente é tentativa de manipulacao…

    2. Avatar de João Cavaleiro
      João Cavaleiro

      Realmente, a notícia necessita de uma revisão pois esta observação é bastante pertinente. Não faz qualquer sentido fazer esse tipo de relação. Associar aos clássicos aumentos anuais, percebe-se, associar à mudança de governo, não é tão compreensível. Trás uma visão político à notícia desnecessária.

      1. Avatar de Vítor M.

        Nem pensar, informações apartidárias, nem queremos saber de política. A interpretação do vosso lado é que teve alguma interpretação política, a nossa foi simplesmente contextual, tendo em conta os inícios de cada ano e sempre a chegada de cada governo. Contexto histórico apenas.

        1. Avatar de João Cavaleiro
          João Cavaleiro

          Compreendo o que diz e entendo também que tenha sido escrito com o intuito de invocar um contexto histórico. Contudo, creio que também entendeu que essa imparcialidade que invoca não está a ser interpretada por um número significativo de pessoas. Não pode contabilizar unicamente os que comentam a notícia.

          1. Avatar de Vítor M.

            A questão de quem interpreta é sempre ambígua. Muitos teimam em ler branco onde diz preto e muitos por dizer preto acham que é racismo, mesmo que esteja a ser referido a cor de um gato. E quando se refere que é um gato, há a ala mais conservadora que acha que deveria ser um cão, mesmo que o assunto genérico sejam os felinos e não cabem os cães nesta classe. Mas há sempre esta ambiguidade de interpretações e temos de viver com elas e as pessoas, mesmo depois de estar escrito e comentado, podem ainda fazer o seu próprio juízo, ignorando o que está comentado.

            Por isso, apartidários sempre.

  8. Avatar de Joao V.
    Joao V.

    ActivoBank all the way!!

    1. Avatar de int3
      int3

      Esse tem depósitos a prazo a render juros mensais a 6 e 12 meses. sendo tu cliente, acho eu, consegues-me dizer a taxa dos juros?

  9. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    É sempre bom ver que não só incluem o PayPass, ExpressPay ou o payWave que tanto facilitam a vida à malandragem para roubar os dados dos cartões sem sequer terem de furtar as coisas fisicamente, e podem fazê-lo em larga escala… como os bancos ainda vão cobrar mais por eles! O cliente é sempre tramado! Se não o furtarem a malandragem, furta-o o banco cobrando mais por algo que deveria ser absolutamente proibido!

    Tudo o que permita fazer pagamentos sem algum tipo de autenticação segura extra (ex.: código PIN) deveria ser completamente proibido independentemente do valor e de existir alguma espécie de seguro para isso… pois isso sempre implica que o cliente se aperceba de tal (e pode não se aperceber, além de que depois pode ser processado pela empresa que ficou prejudicada com tal fraude… e ter de provar que não foi mesmo ele… perder tempo e dinheiro em tribunal, etc.) , ou restrições na utilização por causa dos sistemas anti-fraude… o que em última instância sempre prejudica os clientes.

  10. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    Quero apenas acrescentar que os valores de exemplo não estão corretos. A anuidade na CGD não é de apenas 18€. Falta aí outro valor: imposto de selo. São 18€+IS o que perfaz 18,72€ salvo erro.

    1. Avatar de int3
      int3

      wow. 72 centimos….

  11. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Apenas referir que o cartão da imagem esta ao contrario no leitor 🙂

    Eu tenho conta no NB e no Activo, em nenhum pago comissoes anuais ou de operações. É uma questão das pessoas se informarem.

    1. Avatar de André Costa
      André Costa

      Estava a procura deste comentario.

      Foi mesmo so para a foto o cartão xD

  12. Avatar de David
    David

    18€ por um serviço que elimina ter de andar com o dinheiro no bolso por 1 ano é mesmo um roubo… Pelas mensalidades das playboys e sport tv ninguém estrabucha. Esperem, esqueci-me que os bancos não são suposto dar lucro, é preferível que não tenham dinheiro para emprestar para os carros, férias, casas e tudo o mais que todos se esquecem de agradecer a possibilidade de ter.
    Bom ano

    1. Avatar de APereira
      APereira

      Trata-se de um servico que deveria de ser gratuito, tal como o é em varios paises da Europa.

      Ja pagas taxas de manutencao de conta, impostos de selo, se quiseres levantar o TEU dinheiro ao balcao tens de pagar…

      Basicamente, estas a pagar para teres o privilegio de teres o TEU dinheiro nos cofres deles para eles o poderem usar como quiserem e bem lhes apetecer.

      Os lucros deles, deveriam de vir dos juros cobrados nos emprestimos apenas.

      1. Avatar de André Costa
        André Costa

        APereira
        Gratuito? Porque? Cada banco pratica o preçário que prentende, cabendo ao cliente aceitá-lo ou não.
        Com um cartão você é capaz de pagar em lojas, pagar serviços no multibanco, pagar ao estado, carregar o telemovel e até depositar dinheiro. Na ALEMANHA (escrevo em maiuscula, por ser o país que supostamente que é, à 2 anos não tinha nem metade destas operações, ainda nao sei se tem nos dias de hoje).
        Manutenção de conta – Pode sempre pedir à sua entidade patronal para lhe pagar em Cash e anda com o dinheiro em casa e pela rua. O que paga é um serviço em que guardamos o seu dinheiro (custo esse que pode ser eliminado por exemplo com o vencimento a cair na conta)
        Imposto selo – Este a referi-lo pode ir se queixar ao Estado, porque não vai para o banco.
        Levantamento ao Balcão – Tens transferências, cheques, cadernetas. Não percebo porque andam as pessoas com tanto dinheiro na mão.

        Hoje em dia os bancos tem liquidez a mais (explicação: Dinheiro a mais que não necessitam e não o rentabilizão)
        E aí é que está o engraçado. Porque o dinheiro que tu depositas os bancos utilização a maioria para conceder crédito, o tais juros que tu dizes que apenas os bancos deviam viver.
        Se isso fosse vdd, esquece o teu Activobank ou outros parecidos, já tinha fechado à muito.

        Pessoal! Os bancos não são a Santa Casa.

      2. Avatar de André Costa
        André Costa

        APereira
        Gratuito? Porque? Cada banco pratica o preçário que prentende, cabendo ao cliente aceitá-lo ou não.
        Com um cartão você é capaz de pagar em lojas, pagar serviços no multibanco, pagar ao estado, carregar o telemovel e até depositar dinheiro. Na ALEMANHA (escrevo em maiuscula, por ser o país que supostamente que é, à 2 anos não tinha nem metade destas operações, ainda nao sei se tem nos dias de hoje).
        Manutenção de conta – Pode sempre pedir à sua entidade patronal para lhe pagar em Cash e anda com o dinheiro em casa e pela rua. O que paga é um serviço em que guardamos o seu dinheiro (custo esse que pode ser eliminado por exemplo com o vencimento a cair na conta)
        Imposto selo – Este a referi-lo pode ir se queixar ao Estado, porque não vai para o banco.
        Levantamento ao Balcão – Tens transferências, cheques, cadernetas. Não percebo porque andam as pessoas com tanto dinheiro na mão.

        Hoje em dia os bancos tem liquidez a mais (explicação: Dinheiro a mais que não necessitam e não o rentabilizão)
        E aí é que está o engraçado. Porque o dinheiro que tu depositas os bancos utilização a maioria para conceder crédito, o tais juros que tu dizes que apenas os bancos deviam viver.
        Se isso fosse vdd, esquece o teu Activobank ou outros parecidos, já tinha fechado à muito.

        Pessoal! Os bancos não são a Santa Casa.

    2. Avatar de zombie
      zombie

      Claro que podem e devem dar lucro ( como sempre o tiveram, quando nao se meteram em especulaçao pura e alavancagem alucinante), caso contrario e como qualquer empresa, deveriam fechar as portas e deixar “o mercado” fazer a seleçao dos melhores ( a tal livre concorrencia).
      Agora, os bancos financiam a economia, com os lucros ? com os 200 ou 300 milhoes de euros que normalmente e em media ganhavam ? coitada da economia, so se fosse a do Butão (pais)!
      Ainda por cima e em media, um terço desses lucros, iam parar aos acionistas e bonus de gestao ( estes, mesmo quando há prejuizo, que é uma insanidade completa).
      Quem financia a economia, nao sao os “bancos” em si, mas os seus depositantes, que por sua vez, esses sim, financiam os “bancos”. Ai é que estao os muitos mil milhoes, dos balanços.
      Dai o problema da taxa de cobertura, dos creditos, pelos depositos, nao dever ultrapassar os 120% e idealmente ate , abaixo dos 100%.
      O tal problema, que aperece, quando, ha uma corrida desenfreada aos depositos ( como os tais mil milhoes no Banif, numa semana) e se descapitaliza a banca.
      Até, pq depois, ainda levam com as putativas “imparidades” (40 MIL MILHOES, DESBARATADOS APENAS DESDE 2008), que estáo normalmente debaixo dos “tapetes”. Ou a venda dos tais ativos toxicos, aos balcoes, que pelos vistos, tb tera acontecido no Banif e podera atingir, mais mil milhoes. Ou o financiamento da compra de acçoes proprias.
      Portanto nao vamos confundir as coisas.
      A banca. é um elo muito imporatante, na economia, mas nao sao os unicos.. A verdadeira economia real, somos todos nós.
      Deixo 3 links, para uma vista de olhos, pq ate sao simples de ler e nao demasiado tecnicos.

      http://expresso.sapo.pt/economia/2015-12-30-O-diabo-que-nos-impariu

      http://expresso.sapo.pt/economia/2015-12-30-Oito-anos–de-escandalos-financeiros

      http://expresso.sapo.pt/economia/2015-12-30-As-perdas-nos-bancos-em-cinco-passos

      1. Avatar de Vítor M.

        O diabo que nos impariu é digno de ser ler.

  13. Avatar de David
    David

    18€ por um serviço que elimina ter de andar com o dinheiro no bolso por 1 ano é mesmo um roubo… Pelas mensalidades das playboys e sport tv ninguém estrabucha. Esperem, esqueci-me que os bancos não são suposto dar lucro, é preferível que não tenham dinheiro para emprestar para os carros, férias, casas e tudo o mais que todos se esquecem de agradecer a possibilidade de ter.
    Bom ano

  14. Avatar de RuiP
    RuiP

    Se a vossa conta receber o ordenado para lá, não pagam manutenção nem cartões de credito/debito.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Não pagas manutenção de conta mas pagas anuidade do cartão… pelo menos na CGD é assim !

      1. Avatar de RuiP
        RuiP

        Sou cliente caixa desde 2005 e nunca paguei :conf:

        1. Avatar de int3
          int3

          lol. como? tenho mega cartão jovem. pago 10€

          1. Avatar de Tico
            Tico

            Se tiveres mais de 5000€ na conta não pagas, se tiveres um trabalho e a empresa fizer as transferências do vencimento com o código de vencimento também não e por último os estudantes também não pagam. Existe depois ainda a conta de serviços mínimos bancários em que não pagas nada.

  15. Avatar de sigsegv
    sigsegv

    Já foi aqui dito. Activobank pertence ao Millenium bcp e tem 0 comissões e anuidades. Enquanto houver alternativas, as pessoas não se podem queixar….

  16. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Também mudei para o ActivoBank, para deixar de pagar anuidade de cartão, e manutenção de conta.
    Existe alternativas. E a mim tem funcionado muito bem

  17. Avatar de neapo
    neapo

    Activobank é um dos que não se paga comissões por cartões, deixem de ser agarradinhos aos bancos tradicionais.

  18. Avatar de vrc
    vrc

    Tenho conta na caixa de credito agrícola e nunca paguei nada.

  19. Avatar de Danny
    Danny

    Pronto é desta que fecho a conta na CGD, e compro terrenos ao menos das madeira e depois vendo

    1. Avatar de zombie
      zombie

      Investe no “Farmland”…terrenos agricolas ! Esta na moda …para os big players…há tempos…mas escondido do “povao”.
      ve aqui…http://flyinggaruda.blogspot.de/2011/01/worlds-most-valuable-asset-in-time-of.html
      Basta pesquisar por “The World’s Most Valuable Asset in a Time of Crisis”.

  20. Avatar de Mickael
    Mickael

    ActivoBank = Cartao de débito + catão de crédito (1000€) + Cartao pos pago = gratuito

    Não compliquem…

  21. Avatar de totta
    totta

    o totta também não cobra comissões nem anuidades de cartões…

    1. Avatar de João Cavaleiro
      João Cavaleiro

      Não é de todo verdade. Ora diga lá quantas transferências bancárias pode realizar sem custos?

      1. Avatar de João Cavaleiro
        João Cavaleiro

        Através do NetBanco, claro.