Preço das baterias dos carros elétricos está a descer mais rápido do que o esperado

34 Comentários

Um novo relatório indica que o preço das baterias que equipam os carros elétricos, com um impacto significativo no seu valor final, está a descer mais rápido do que era esperado.

Produção de baterias de carros elétricos

O custo de produção das baterias ainda é elevado, traduzindo-se numa discrepância consideravelmente significativa entre o preço associado a um carro com motor de combustão interna e um carro elétrico. Para muitos, aliás, a redução desse custo é a solução para a paridade.

Conforme indicado por um relatório do banco de investimentos Goldman Sachs, espera-se que o custo das baterias caia para 99 dólares (cerca de 92 euros) por kWh até 2025, uma diminuição de 40%, em comparação com dados de 2022.

Considerando que as previsões anteriores indicavam uma queda de 33% nos custos, para a mesma data, o relatório demonstra que a tendência de redução está a acelerar.

 

Baterias deverão ficar tendencialmente mais baratas

Os analistas do Goldman Sachs esperam que uma parte da queda resulte da redução dos preços das matérias-primas, como o lítio, o níquel e o cobalto.

Previsivelmente, os preços das baterias deverão cair, em média, 11% por ano, entre 2023 e 2030.

Produção de baterias

Além da redução do preço das matérias-primas que dão forma às baterias dos carros elétricos, também a reformulação dos seus designs deverá impactar o preço.

Graças a estes e outros fatores, o relatório do Goldman Sachs indica que os carros elétricos poderão atingir a paridade de preços com os carros movidos a diesel ou a gasolina até 2025.

As estimativas de penetração dos carros elétricos no mercado indicam, no cenário intermédio, que esta passará de apenas 2% a nível global em 2020, para 17% em 2025. A partir daí disparará para 35% em 2030 e 63% em 2040.

Num cenário mais otimista, os números passam para 21% até 2025, 47% até 2030 e 86% até 2040.

 

Leia também:

Bateria para elétricos que dura três vezes mais e ainda é mais barata? Queremos, e depressa!

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Isto é só o resultado de apostar em qualquer tecnologia se apostarem a sério no combustível sintético também vais descer os preços

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Produzir combustível sintético vai sempre ser 4 ou mais vezes menos eficiente em energia do que utilizá-la directamente em baterias.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        +1
        Basta olhar para os vários gráficos que existem por aí a explicar isso (eficientcia dos BEV vs ICE vs H2), não tem comparação.

    2. Avatar de JL
      JL

      Combustível sintético ? então a gasolina não está cara o suficiente ?

  2. Avatar de Oi
    Oi

    Já não vem a tempo para mim, carro novo está encomendado há 3 meses – combustão.

    1. Avatar de rodrigojds
      rodrigojds

      ha 3 meses? estas ‘a espera 3 meses pelo carro?

      1. Avatar de r41m31
        r41m31

        A minha irmã esperou quase 1 ano por um Dacia bi-fuel ..

    2. Avatar de André
      André

      Também eu! O meu novo Audi A5 2.0 TDI

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Gasoil e Gás sempre a subir e as baterias sempre com novas tecnologias mais seguras e eficientes acho que já perceberam qual é o futuro!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Já se percebeu qual era o futuro em 2021 quando as empresas começaram a alocar os recursos de I&D para os veículos elétricos mais do que para os de combustão na proporção de 1 para 7…

      1. Avatar de JL
        JL

        Eu percebi em 2006 quando adquiri o primeiro.

  4. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Esperem lá um pouquinho !

    Foi exatamente essa Goldman Sachs ( a dos U.S. of A. porque já existe uma CN. …) que manipulou as contas e números da Grécia para essa poder entrar na U. of E. e assim minar a mesma U.of E..
    Sendo que o euro estava à frente do dólar … e depois as tais firmas de rating ( aquelas que não querem descontar mais que uma empregada de limpeza … mais ou menos como o trampa … ) trataram de fazer um certo serviço …

    Humm !

    Então esta bem …

    😉

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não é só a Goldman Sachs que prevê esta tendência. Pode falhar porque a realidade vai por outro caminho? Com certeza, mas acho que não é argumento.

  5. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Que argumento ?

    O “então esta bem” …. ?

    Ok !

    Então esta bem …

    HAHAHAHA !!!

  6. Avatar de André
    André

    Vá comprem os eletrodomésticos, estão à vontade. Tenho um em ALD. Uso bastante em autoestrada, muita carga rápida. Quem ficar com ele, vai ficar com um carro novo por fora e com uma bateria nas lonas

    1. Avatar de JL
      JL

      Sim, nota-se mesmo que tem um…. fogão.

      1. Avatar de André
        André

        Não me diga que o Pegeout e-2008 é um fogão. Aquece um pouco com a carga rápida, mas só isso!

        1. Avatar de JL
          JL

          Como sabe que aquece ?

          1. Avatar de Júlio Martins
            Júlio Martins

            é porque aquece o almoço no capot 😛 😛 😛

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      +1 aqui também!

  7. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    De nada serve o fogão quando nem para a casa ou comida tiverem guito ….
    mas comprem que precisam !

  8. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Se de facto baixarem, terá a ver com a desaceleração nas encomendas e estarão a ver a vida a andar para trás.

    1. Avatar de JL
      JL

      Desde 2011 que têm menos procura ?

      Loooool, ai os seus desejos….

  9. Avatar de Anti-tudo
    Anti-tudo

    Já os preços dos veículos eléctricos continuam a subir…

    1. Avatar de JL
      JL

      Se é para ser do contra sim, tem razão,’continuam a subir e o gráfico tiver de “pernas para cima”

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Basta ver o histórico do preço dos Tesla! #sqn

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      O factor apontado para a descida é a baixa do custo com matérias primas.
      Vá ver a evolução das mesmas e depois diga qq coisa.
      Por ex, o lítio aumentou repentinamente com o boom das baterias até atingir um pico de 92 em finais de 2021 e depois tem vindo a baixar paulatinamente. Ainda assim está mais caro em mais do dobro (45) a comparar com 2018 (20).
      É natural que baixe mais atendendo ao mais que evidente abrandamento nas encomendas. (Por ex. a VAG que vendeu 500mil em 2022 já veio a terreiro informar que tem as encomendas de elektros pela metade para 2024)

      1. Avatar de JL
        JL

        A diferença é que agora usam menos lítio por bateria.

        A tesla não baixou os carros só por causa das matérias primas.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Se quer continuar a vender e a obter os cobiçados créditos de carbono, tem que baixar. Não há volta a dar.
          O princípio é o mesmo. Por isso a justificativa do preço das matérias invocado pela Goldman Sachs não cola exactamente pq essas matérias já foram bem mais baratas.
          As razões são outras e tem muito mais a ver com o abrandamento nas vendas esperadas. Todos na cadeia de suprimentos ate ao produto final querem vender e se for preciso baixar, baixam para continuar a vender.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não houve abrandamento nenhum, houve foi aumento, além disso seguiu a politica que sempre teve até hoje, ajustar os preços consoante o custo de produção, mas ok, entendo que isso ainda faça confusão a muita gente que está habituada a manipulação e especulação de preços, principalmente quando usam não sei quantos intermediários.

            Ainda não entendeu que a tesla entrega direto ao cliente ? é assim tão difícil ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não e política de ajustes de preços em função de custos de produção. Ossonsao tangas que só engole quem quer. É politica de ajuste de metas. Se sentem que a meta não vai ser atingida, baixam os preços.

          3. Avatar de JL
            JL

            Se os custos não baixarem, não vão pagar eles os carros só para atingir metas. Ou pensa que eles trabalham para aquecer ?

  10. Avatar de VTPC213
    VTPC213

    Claro, ninguém quer carros elétricos. Só o Co$ta

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu quero, tanto que tenho.