Preço da eletricidade no mercado ibérico deverá cair 23% já amanhã

29 Comentários

Há boas notícias sobre o preço da eletricidade. Depois do início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia as notícias não são boas. Além de tudo o que está a acontecer no terreno na Ucrânia, o preço dos combustíveis disparou assim como o valor dos cereais.

O preço da eletricidade tem vindo também a subir, mas o preço da eletricidade no mercado ibérico deverá cair 23% já amanhã.

Preço da eletricidade no mercado ibérico deverá cair 23% já amanhã


Preço da eletricidade deverá fixar-se nos 284,58 euros por MWh

Desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o preço da eletricidade tem vindo a progredir, tendo atingido um recorde histórico no passado dia 8 de março.

O preço da eletricidade no mercado ibérico deverá cair, já esta sexta-feira, 23%, face a esta quinta-feira, fixando-se, pela primeira vez desde 02 de março, abaixo dos 300 euros por megawatt-hora (MWh). Segundo dados do Operador do Mercado Ibérico da Eletricidade (OMIE), esta sexta-feira, o preço vai fixar-se em 284,58 euros por MWh.

Preço da eletricidade no mercado ibérico deverá cair 23% já amanhã

De relembrar que o valor continua muito elevado tendo em conta o atingido no período homólogo, que foi de 40,16 MWh. Até agora, o preço médio mensal esteve nos 386,66 euros por MWh, um aumento de 54,14% face à média de dezembro, o mês mais caro.

Os preços no mercado grossista também vão ceder nos principais países europeus, exceto em Itália, onde vai custar, em média, 371,49 euros por MWh. No Reino Unido serão pagos 307,90 euros por MWh, em França 278,65 euros por MWh, em Portugal 284,58 euros por MWh e na Alemanha 80,44 euros por MWh.

A criação do Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL), a 1 de julho de 2007, resultou de um processo de cooperação desenvolvido pelos Governos de Portugal e de Espanha com o objetivo da integração dos sistemas elétricos dos dois países.

O processo de harmonização e desenvolvimento do quadro do MIBEL tem como objetivo beneficiar os consumidores ibéricos, na medida em que permite que adquiram energia em regime de livre concorrência a qualquer produtor ou comercializador que atue em Portugal ou Espanha, e assegurar o acesso de todos os agentes ao mercado em condições de igualdade de tratamento, transparência e de objetividade, num quadro jurídico estável e em linha com a legislação e regulamentação europeia.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Andre
    Andre

    Haters do Costa em 3,2,1.
    Mas as pessoas esquecem se que por estes dias muito provavelmente iremos prescindir das centrais a gás para produção de energia. E que pela primeira vez em muitos anos 2021 e 2022 as renováveis estão a fazer o papel delas.

    1. Avatar de SocrateSocialistAmigos
      SocrateSocialistAmigos

      É meter as ventoinhas a trabalhar a todos gás, solar a apanhar , biogas a queirmar
      Socialismo é isto, só é lembrado quando é a crise, pois quando está tudo bem querem o liberalismo e o mercado livre ahhaha

    2. Avatar de Filipe Mota
      Filipe Mota

      lol mais um boy
      fechas centrais a carvao aqui, para depois andar a comprar energia adquirida através do carvão ao estrangeiro

      1. Avatar de André Silva
        André Silva

        Descansa que se tivessemos as centrais a carvão, o custo por mwh ia ser muito superior ao custo das centrais a gás… o carvão só está a 400 dolares a tonelada.

        1. Avatar de Francisco Santos
          Francisco Santos

          André, são combustíveis diferentes com eficiências distintas. A Alemanha e a Polônia (Europa) tem muito. Temos de ver em energia elétrica produzida por tonelada.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Só compramos energia a Espanha que produz apenas, no máximo, 2.5% da energia a carvão. A própria Espanha só importa significativamente de Portugal (sem carvão), de França que também não tem praticamente carvão (1.6%) e de Marrocos, que produz muito a carvão, mas praticamente não consegue exportar.

        Portanto, 80% da energia que importamos é renovável ou nuclear.

        Pimenta na lingua sff.

      3. Avatar de paul
        paul

        +1!
        O costa so quer ser o primeiro em tudo!! para ficar bonito na europa , agora aceitamos todos os refugiados ! o pouco que temos ja é roubado pelos bancos e outros da corrupcao e o que resta vai para estas ideias de costa so para ficar bonito na europa! em vez de dizer que pode acolher 20 mil ukranianos ou um numero ajustado!
        isto so para alimentar o seu ego como o putin faz, ele sacrifica o povo portugues!

    3. Avatar de Asilva
      Asilva

      Penso que a implementação das renováveis já vem a acontecer muito antes do tempo do Costa. Penso eu de que.

    4. Avatar de Mota
      Mota

      +1
      Se aumenta-se “VOTA PS”

      Agora baixa “O Costa não tem mão nisto!”

      Nuncam estão satisfeitos lol

      1. Avatar de SocrateSocialistAmigos
        SocrateSocialistAmigos

        O povo fala com a boca cheia de subsídios, mas se esquecem quem as mantém é o Estado Social, um sistema que se preocupa com os portugueses e lhes proporciona a distribuição de bens essenciais a todos

  2. Avatar de o outro
    o outro

    isso dá margem para o kosta aumentar os impostos 🙁

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Mas será no mercado regular ou no livre ?? Ou será em ambos ?? 😐

    1. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Em nenhum, estes valores são no mercado grossista. No mercado de consumo, os preços não variam diariamente.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Muito obrigado pela resposta,agradeço.

  4. Avatar de Ok
    Ok

    Não sei como é com os outros , mas nunca paguei tão pouco de electricidade como nos últimos meses

    1. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Eu quando vivia com os papás tb pagava 0.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Deves ter feito uma puxada do poste mais próximo…

      1. Avatar de André Silva
        André Silva

        há quem saiba renegociar contratos. E há outros que se lamentam mas depois dizem “ah isso de renegociar é uma seca, deixo-me estar como estou”. Deve ser o teu caso.

        1. Avatar de rui
          rui

          por acaso nos últimos 3 a 4 anos tenho mantido +/- o mesmo valor, mudei 2 ou 3 vezes de fornecedor e normalmante só me dou ao trabalho de analisar anualmente perto do fim do ano ou se mandam aviso a dizer que vão aumentar.
          Se não tivesse mudado devia estar a pagar quase o dobro. Mas quem ainda está so regulado agora até não tem preço mau, pode não compensar o trabalho de analisar para mudar

  5. Avatar de Asilva
    Asilva

    Se é para descer, dificilmente vamos sentir a descida.

  6. Avatar de DB
    DB

    Vou já comprar um sofá para esperar pela descida, sentado.

  7. Avatar de Peter
    Peter

    Grande descida, fiz um contrato Setembro 21 por 97€ Mw, 280€ está bom…

  8. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Desceu 23%% depois de ter tido um aumento de 54% … boas noticias, melhor que nada e etc. E no mercado grossista o preço por mwh é dos mais caros da europa … fogo!!

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      Olhe que não…

  9. Avatar de André Silva
    André Silva

    Eu ainda pago a 13,5 cent + iva o kwh. É preciso é saber negociar.

  10. Avatar de HCFV
    HCFV

    Só para relembrar a quem não fizer contas (e acho que isto poderia ter sido importante referir) é que se estivessemos a pagar os preços diretamente sobre o retalho grossista em que 300€(+) por MW equivale 0.30cts(+) por KW a factura estaria bem mais cara do que estamos a pagar.

    Não estou a defender nenhuma das partes apenas a fazer as contas diretas para dizer que possivelmente a grande maioria está a pagar menos um terço ou até ,mesmo metade do valor quando comparado ao valor do retalho grossista

  11. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Logo agora que o ministro do ambiente no 2º dia de guerra ja estava a falar de aumentos na electricidade.

    1. Avatar de Kito
      Kito

      Esse (ministro) é uma “seca”…pior que a seca verdadeira…