Preço da eletricidade sobe já dia 1 de julho! Aumento pode chegar aos 3€

46 Comentários

A eletricidade é um bem essencial a qualquer família, a qualquer empresa! Em Portugal, apesar de toda a aposta em sistemas de energia alternativos, o preço da eletricidade continua a ser dos mais elevados da Europa.

Hoje a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) revelou que o preço da eletricidade vai aumentar já a 1 de julho para o mercado regulado.

Preço da eletricidade aumenta já dia 1 de julho! Saiba os valores...


Conheça os novos preços da eletricidade no mercado regulado…

De acordo com o comunicado publicado, a ERSE, face ao aumento de preços de energia no Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL), atualizou o preço da tarifa de Energia do mercado regulado, em 5 euros por MWh. A tarifa de Energia reflete os preços dos mercados grossistas, sendo uma das componentes que integra o preço final pago pelos consumidores no mercado regulado.

Para a maioria dos clientes domésticos do mercado regulado, com potência contratada de 3,45 kVA, esta atualização será cerca de 1,05 euros na fatura média mensal.

Preço da eletricidade aumenta já dia 1 de julho! Saiba os valores...

A aplicação da nova tarifa de Energia produz efeitos a partir de 1 de julho de 2021 e abrange os consumidores no mercado regulado (cerca de 5% do consumo total e de 954 mil clientes, em fevereiro de 2021). As demais tarifas, fixadas a 15 de dezembro de 2020 para vigorarem no ano 2021, mantêm-se inalteradas.

A ERSE aconselha os consumidores que ainda estejam no mercado regulado, a procurarem potenciais poupanças na fatura de eletricidade junto dos comercializadores em mercado livre, disponibilizando para tal um simulador de preços de energia que facilita a escolha da oferta mais vantajosa.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de asdasa
    asdasa

    O que sao apenas 3 euros? Nao é motivo para alarme até porque so os salarios dispararam mais de 20%. Portugal é um dos melhores paises do mundo para se viver.

    1. Avatar de Cláudio Andrade
      Cláudio Andrade

      pois nao é motivo .. baixo centimos no icidio do ano agora vai subir.. ou seja .. alem de nao baixar vai acabar por subir mais .. mais vale estar no mercado nao regulado.. é mais barato…

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      grande ironia

    3. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “Os salários dispararam mais de 20%” ?? Só se for o seu.Deixe-se lá de m***** !!

    4. Avatar de Alberto
      Alberto

      “os salarios dispararam mais de 20%” não faço ideia em que planeta vives, mas gostava de me mudar para aí.
      Inclusive, muitas empresas (que não despediram) usaram a pandemia para bloquear qualquer aumento.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Muito contente com estes aumentos no mercado regulado, é preciso aumentar os preços tanto quanto possível, em especial com o fim da energia eléctrica barata devido ao encerramento de centrais a carvão e similares.

  3. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    E no mercado liberalizado tb tem vindo a aumentar. O meu fornecedor anunciou um aumento do preço da energia de 19%. Fui logo à procura de outra solução e não abundavam, apenas 2 ou 3 fornecedores com o preço ligeiramente mais barato, fiquei a poupar 179€ anual…

    1. Avatar de PTO
      PTO

      19% de aumento?
      Que raio de fornecedor é esse?

  4. Avatar de Sílvio Pinto
    Sílvio Pinto

    e eu a pensar que as energias renováveis vinham baixar os preços…

    1. Avatar de iMF
      iMF

      Haha gostei
      Sempre que ouço falar no ambiente, normalmente associo a subidas de preços… Não sei porque

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ambiente é sinónimo de impostos e aumentos.
        A maior vigarice financeira dos ultimos anos.

        1. Avatar de PTO
          PTO

          “A maior vigarice financeira dos últimos anos.”

          Desculpa lá mas esse título já foi atribuído ao Salgado.

    2. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      A corrupção faz sempre aumentar os preços. Essa escória quer lá saber das pessoas. Quer é roubar.

  5. Avatar de R
    R

    A adicionar ao preço da electricidade ainda há as taxas e taxinhas…

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Como a do audiovisual,onde só a contribuição passa dos 3 euros todos os 12 meses do ano na fatura da luz !! É inadmissível,é um roubo autêntico.

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Só nos faltava agora esta.Um aumento de 1 a 3 euros na fatura da luz todos os meses. 😐

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Só no mercado regulado

  7. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Antes de criticarem… não confundam…

    “A ERSE aconselha os consumidores que ainda estejam no mercado regulado, a procurarem potenciais poupanças na fatura de eletricidade junto dos comercializadores em mercado livre…”

    1. Avatar de Artur Peralta
      Artur Peralta

      Mais um “honeypot”… toca a ir para o mercado livre que é mais barato. Quando apanharem todos os clientes no mercado livre, e como não há regulação, criam combinação de preços para subir….

      é a mesma história das scuts. “Vamos destruir as IP’s (em muitos lugares) e fazemos autoestradas gratúitas!” Já sabem o fim da história, nem IP’s e as auto estradas são a pagar…

  8. Avatar de jota
    jota

    Filhos da …

  9. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Não percebo então a energia em Portugal era tão barata que tinhamos que esturrar uma carrada dela a fazer hidrogenio …
    “No segundo semestre de 2020, o país apresentou o quarto maior preço de eletricidade da UE, tendo por base a paridade do poder de compra das famílias (por MWh)…”

  10. Avatar de Vida De Gandin
    Vida De Gandin

    Fdx, ainda bem que roubo luz, e agua e tv, só pago gás e net, e assim já consigo ter um bom BMW a porta com o ornado mínimo, antes de virem criticar fossem todos como eu isto ficava melhor, ou então ide fazerem-se a vida como eu, os ricos são pessoas como eu, ainda me dizem como tenho um BMW LOL, ah sim eu sou uma simples pessoa bem vista na sociedade porque desconto e trabalho, agora sou e um aventureiro e arrisco desculpem la por não fazer o mesmo que muitos de vocês fazem, compus.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Excelente, muito bem!

      Agora escreve lá isso novamente mas de maneira a que se perceba alguma coisinha, ok?

  11. Avatar de paulo
    paulo

    um pais inteiro ma trabalhar para a EDP com os impostos ! milhoees sao gastos la por subsidios para as energias limpas e agora ainda temos de pagar mais! assim e facil para os amigos do rei! estado so server para passar dinheiro do pobre para o rico!

  12. Avatar de Faisca
    Faisca

    Tanta produção de energia renovável nos últimos 10 anos e o preço… sobe. Se calhar devíamos vender mais fontes energéticas como as barragens. Gestão Criminosa. Tanto advogado pra andarem a F o pequeno..

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Metade da factura não é electricidade.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Metade? Estás s ser simpático.

      Da ultima vez que me deu para analisar uma fatura, eram praticamente dois terços do valor a pagar para impostos, taxas e taxinhas criadas para tudo e mais um par de botas.

      E nas faturas de água é igual ou até pior.

  14. Avatar de Rafilda
    Rafilda

    Aprendam que esta gente vive para roubar as pessoas normais. Não interessa se temos muito disto ou daquilo. Vão sempre aumentar os preços com uma desculpa qualquer ou mesmo sem desculpa.

  15. Avatar de João
    João

    Preparem-se que o ISP vai começar a ser diluído na fatura da eletricidade e vai ser pago até por quem não tem carro.

  16. Avatar de Steve Robs
    Steve Robs

    Pior é os combustíveis e ninguém fala nisso! Cerca de 75% é imposto! Gostava de saber se um dia com as viaturas convertidas para eléctricos onde o estado vai buscar esta fatia de leão em impostos?

    1. Avatar de João
      João

      Penso que na fatura de eletricidade bem mais de 50% vai para taxa, taxinhas e impostos.

    2. Avatar de FAR
      FAR

      No aumento da eletricidade?

  17. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    num país que a eletricidade podia ser quase gratuita

  18. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Curioso o meu ordenado não vai subir 3€ e julho… assim como o de milhões de Portugueses! Deixem os sistemas de armazenamento de energia descerem de preço na próxima década, que EDP’s e similares vão ver o rombo que vão ter na periferia das cidades…..

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Não têm nenhum rombo porque logo que isso aconteça é criada uma nova legislação a fazer que o povinho pague ma mesma, seja de que forma for.

  19. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Os portugueses são ricos. Não se vão importar de pagar só mais 3 euros…

  20. Avatar de OdeioBichasModernas
    OdeioBichasModernas

    Estamos a virar a página da austeridade.
    Impostos de esquerda são bons.
    Ai aguenta aguenta.
    Ainda me lembro do aumento de 6 centimos em litro porque os preços estavam anormalmente baixos e que quando subissem que retiravam esses 6 cents.
    Os preços já subiram e estão ao nível mais alto de sempre e os 6 cents ninguém os retirou.
    São impostos de esquerda, são bons. Já me tinha esquecido deste pormenor. Este ano o gasóleo vai chegar aos 2 euros.
    Passei agora por uma Golp e diesel a 1.58….
    Ai aguenta aguenta.

    1. Avatar de Crustacio
      Crustacio

      Combustible, , grande problema, hoje tive de meter gasoline na BP a 1,719€

    2. Avatar de André Silva
      André Silva

      Que eu saiba a energia é negociada em regime de mercado, mesmo no regulado. Se não pagarem agora, pagamos todos no défice tarifário.
      Mas claro, se fosse o Chega a dizer que a energia tinha que aumentar, todos diriram… “pois é coitados, não têm outro remédio”.
      É muito fácil criticar quando não se sabe.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Não tem nada a ver com esquerda ou direita, todos os governos sem excepção vivem dos impostos.

      E aliás se formos por aí, o maior aumento no valor que os consumidores pagam na electricidade foi feito pela direita, quando o Coelho aumentou o IVA da electricidade de 6% para 23%, com o argumento de que era apenas temporário.

  21. Avatar de Miguel
    Miguel

    VIVA O SOCIALISMO

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      Diga antes… o liberalismo. O governo nada tem a ver com este aumento. Pode sempre visitar o link https://datahub.ren.pt e percebe o porquê da energia estar cara. Não há vento, e consequentemente a queima de gás natural para produção de energia é substancialmente mais cara.
      Mas claro… mais uma vez se fosse a oposição a dizer que aumentava, era “coitados, então tinham que o fazer”. Mas é mais facil dizer que é o governo.

      1. Avatar de OdeioBichasModernas
        OdeioBichasModernas

        André Silva, Pois claro que o governo não tem nada a ver com este aumento.
        Até porque, como se sabe, na factura da electricidade só se paga o que se consome de luz.
        Sinceramente, as taxas e taxinhas e sei lá mais o quê são tanto ou mais que a factura da luz.
        Claro, quem lá meteu as taxas e taxinhas foi a EDP e não o governo.
        Já os combustíveis, mais de metade do preço são impostos.
        Quem lá meteu os impostos? Foi a Galp, claro.
        É com cada um que até parecem dois…
        É o que temos por isso estamos como estamos.
        Não há muito a fazer, não dá mais que isto.

        1. Avatar de paulo
          paulo

          sabes o que é inflacao?

        2. Avatar de PTO
          PTO

          As taxas e taxinhas já existem desde o tempo do Cavaco, todos os governos, de esquerda e de direita, são ao mesmo tempo autores e cúmplices nesta situação.

  22. Avatar de oiiiii
    oiiiii

    o que importa é que há futebol!!