Preço da eletricidade: Atenção à nova parcela adicional

39 Comentários

As notícias dos últimos tempos são claras! O preço da eletricidade vai subir e há contratos que já estão a ser renovados e os consumidores vão ter de pagar a nova parcela adicional.

Mas sabia que esta nova parcela muda consoante a data da fatura e o período da contagem? Perceba melhor o que está em causa.


Eletricidade: afinal quanto é que vai pagar com a nova parcela adicional?

A fatura da eletricidade vai subir nos próximos meses para todos os consumidores e alguns deles estão já a sentir o aumento da despesa, pois as alterações são feitas em todos os contratos celebrados ou renovados após 26 de abril, como refere a Associação do Consumidor (Deco).

A legislação prevê uma cobrança de uma parcela adicional, que deverá repetir-se em todas as faturas até maio de 2023. Mas afinal quanto é que vai pagar com a nova parcela adicional? Não se sabe, pois cada consumidor terá uma parcela adicional diferente a pagar, em função da data de emissão da sua fatura e do período de contagem a que ela se refere. Além disso, a fórmula é desconhecida.

De referir também que, apesar de ser um valor adicional a pagar, esta nova parcela adicional permitirá ter aumentos menos “bruscos” na fatura mensal.

Preço da eletricidade: Atenção à nova parcela adicional

 

A DECO PROTESTE considera inaceitável que os consumidores recebam, nas suas novas faturas, tão pouca informação sobre a forma como está a ser calculada a parcela adicional de ajuste. Ao que tudo indica, os operadores limitam-se a apresentar uma multiplicação do número de kWH consumidos por um preço unitário que não está fixado em qualquer preçário público e que resulta de um cálculo interno, a que só a operadora tem acesso.

A DECO PROTESTE teve acesso, à nova parcela surge na fatura com a designação “Ajuste MIBEL” e não há nenhuma dúvida de que está a representar um encarecimento muito significativo do custo da energia. Mas o consumidor não recebe nenhum esclarecimento adicional sobre este cálculo.

Preço da eletricidade: Atenção à nova parcela adicional

Acresce ainda que o valor da parcela adicional está sujeito à taxa máxima de IVA (23%), agravando a despesa final. 

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José da Apatia
    José da Apatia

    É uma pena que o país todo, em bloco, não decida parar de pagar a factura de energia.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      É,e depois vivíamos à luz das velas.É cada uma que uma pessoa lê…

    2. Avatar de João
      João

      José, como pode ver, pelos preços do gás, o liberalismo a funcionar…
      Só vêm lucro fácil nem que para isso tenham que vender a própria mãe.

    3. Avatar de Nuno Miguel Araújo
      Nuno Miguel Araújo

      Verdade, assim as coisas resolviam se mas há pessoas que teem medo do escuro e da luz das velas…

  2. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Potência contratada, 0,99€ por dia? PQP!

    1. Avatar de António Ferreira
      António Ferreira

      Para uma potência de 13.8kva, um consumidor normal tem 3.45 e não é esse o valor diário.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Normal não diria
        Eu considero-me um consumidor normal, tenho termoacumulador, placa electrica, forno electrico, 1 frigorifico e 1 arca
        Tenho 6.9kva e no inverno se me descuido com algum aquecedor, dispara o quadro

        Vamos supor um PF de 1%, em que 3.45kva dá 3450W
        Nem conseguia ligar 2 bicos da placa se o termoacumulador estivesse a aquecer a água

  3. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Quando leio este género de coisas, perco logo a vontade de regressar a Portugal. Custa mais a potência contratada em Portugal, do que a minha factura mensal total em França.
    Amo muito o nosso país, mas não sou masoquista.

    1. Avatar de João
      João

      Realmente…
      Eu no UK pago 0,50 Pence por dia de potência…, lá fora tudo é bom, em Portugal tudo é mau.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Eu pago mensalmente cerca de 31 euros, consumo, potência contratada, e taxas incluídas.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          para um agregado de quantas pessoas?!

        2. Avatar de FAR
          FAR

          Eu pago 36€ e tenho sempre vários equipamentos ligados 24/7. Em PT.
          E esta, hein?

          Emigrante, mas para falar mal do país está por aí. Adoro!

    2. Avatar de Joseph Goebbels
      Joseph Goebbels

      se fosse outro pais ainda podias cantar agora servir a França como exemplo fica-te mal

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Então com a descida do IVA não desce a factura da electricidade ?? 😐

  5. Avatar de Joseph Goebbels
    Joseph Goebbels

    votem mais na esquerdalha e sempre a levar no lombo

    1. Avatar de João
      João

      Deixem para lá ir a direitalha e vejam o que vai ser os grandes grupos económicos a terem lucros estrondosos e a abocanharem os PRRs e PRODERs e afins da vida.
      E claro, o povo a viver com menos que o salário minimo.

      1. Avatar de GM
        GM

        Sim, sim. Em quase 7 anos de governo Socialista, tivemos uma grande evolução. Negativa, claro.

        1. Avatar de FAR
          FAR

          Parecem os putos a dizer que a playstation é melhor que a xbox e vice-versa.

          O problema da política em Portugal é o facto de ser gerida por portugueses, que, tal como todos nós, foram criados numa cultura de chico-espertismo, auto-depreciação nacionalista, corrupção, favoritismo, tacanhez de espírito, hierarquia militar (em todos os níveis) e deveras pobre em coisas como iniciativa e empreeendedorismo.

      2. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        “O que vai ser”? Não é já assim?!

      3. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        “Deixem para lá ir a direitalha e vejam o que vai ser os grandes grupos económicos a terem lucros”

        Alguém deve ter estado em coma nos últimos anos de certeza.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      LOL, quem subiu o IVA da eletricidade, gás e água de 6% para 23% foi o teu amigo Passos Coelho.

      Não sabia que ele era da esquerdalha. O que a gente aprende contigo!

      1. Avatar de GM
        GM

        Esta gente come muito queijo, e como consequência esquece-se depressa. O PPC subiu os IVAs porquê? Porque lhe apeteceu? Ou terá sido porque tinha um guião, assinado pelo 44, o qual tinha de ser cumprido, caso contrário não havia dinheirinho?

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Secalhar porque o teu amigo Sócrates só fez asneiras e rebentou com a nossa economia toda. Se os teus amigos da esquerdalha são tão corretos e eficientes, porque é que não revertem o que o Passos Coelho fez?

        Ah desculpa, baixaram a parte dos 13% para 6%. Dá graças às migalhas que te dão…

    3. Avatar de Guna
      Guna

      I’ll take “centrão” for 200$. O PS é “esquerdalha” e o PSD “direitalha” pois claro e os restantes partidos são só uma ilusão.

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Isto é legal?

  7. Avatar de Renato
    Renato

    Senhor Bruno, habito em frança e lamento mas o que o senhor diz não éverdade salvo se vive com a luz apagada

    1. Avatar de João
      João

      É mais fácil atirar para o ar, porque lá fora é que é tudo bom!
      Em França ainda estão pior que nós.

  8. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Utilização normal.

    Fica aqui um link onde se pode simular os consumos. Contra factos, não há argumentos.

    https://selectra.info/energie/fournisseurs/edf/simulation

    1. Avatar de João
      João

      Bruno Mota, eu pago o kwh a 0,135 e 5 euros e pouco de potencia… E de salientar que a EDF é Pública… e ainda bem que foi nacionalizada por um neo-liberal… Se fosse nacionalizada por um partido de esquerda… caía o carmo e a trindade.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        De salientar que na página, as simulações apresentadas não são exclusivas á EDF. Mesmo para quem não entende patavina de francês, consegue perceber que simula várias empresas.

      2. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Eu nunca votei PS, pelo que tenho a consciência tranquila. Mas infelizmente há muitos portugueses que são masoquistas. Já faltou mais para Roménia e Bulgária ultrapassarem Portugal.

  9. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Portugal poderia ser tipo uma Suíça, e temos coisas que eles desejam ter e não têm. Mas com governos corruptos, negociatas, e incompetentes, Portugal não saí da sepa torta.
    Temos uma média de 300 dias de sol por ano, excelente para o turismo, formamos gente com bastantes competências, mas…
    Português só vinga no estrangeiro. Em Portugal, mal dá para ir sobrevivendo.

  10. Avatar de GM
    GM

    Cheira-me que o “Ajuste MIBEL” se deve às acções do António Costa e do Pedro Sanchez, quando limitaram o preço do gás natural para produção de electricidade. Não pagamos pelo preço dos factores de produção (entre eles o GN), pagamos no Ajuste MIBEL. Amigalhaço Costa, sempre a falar verdade.

  11. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Ajuste MIBEL = Redução do IVA entre outros!
    Agora resta saber se o governo vai fiscalizar e parar com mais um roubo descarado!

    1. Avatar de GM
      GM

      É redução, onde, se a parcela é a somar?

  12. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Deviamos era ir todos para o mercado regulado…se todos os milhares de portugueses fossem para o mercado regulado, as empresas no mercado livre ficavam a pensar duas vezes…aliás eles já vieram dizer isso mesmo…o €€€ que iam perder com isso…