O que precisa de saber sobre o malware XcodeGhost do iOS

74 Comentários

Foi descoberto na semana passada um tipo de malware desenvolvido para iOS que conseguiu passar a segurança apertada relativa às aplicações que são submetidas na AppStore, colocando assim em risco vários milhões de utilizadores.

A Apple em declaração oficial já reconheceu a situação e já procedeu à remoção das aplicações infectadas sem dizer quantas ou quais é que se encontravam na AppStore.

ios_apps_top

Porque este é um assunto que levanta algumas dúvidas, deixamos agora aqui um FAQ com algumas pergunta e respostas sobre este malware para iOS.

1. O que é o XcodeGhost?

O XcodeGhost é um novo malware criado para afectar dispositivos que corram o iOS, tendo sido utilizado uma versão modificada do Xcode aquando do processo de criação da App.

 

2. Como é o XcodeGhost distribuído?

Uma versão do Xcode modificada com código malicioso foi introduzida num serviço de partilha de ficheiros do Baidu e descarregada por diversos programadores Chineses.

Desta forma esses programadores depois compilavam o software para iOS sem saberem que estavam a utilizar uma versão modificada do Xcode, o que permitiu que este malware conseguisse passar pelo processo de revisão da Apple para a aprovação das apps na AppStore.

 

3.Quais os dispositivos afectados?

Todos os modelos do iPhone, iPad e iPod Touch que corram uma versão do iOS compatível com as aplicações infectadas.

pplware_ipad_pro01

 

4. Quais as aplicações infectadas?

A empresa de segurança Palo Alto Networks, partilhou uma lista com mais de 50 aplicações infectadas, incluíndo WeChat, NetEase Cloud Music, WinZip, Didi Chuxing, Railway 12306, China Unicom Mobile Office.

 

5. Quantos utilizadores foram afectados?

Especula-se que cerca de 500 milhões de utilizadores possam ter descarregados uma das aplicações (ou actualizações) principalmente devido ao facto da app WeChat ser bastante popular na China.

 

6. Quais as versões do Xcode afetadas?

Qualquer versão da 6.1 à 6.4.

 

7. Quais os riscos que o XcodeGhost apresentam para o utilizador?

As aplicações infectadas permitem recolher informação sobre os dispositivos e depois, de forma encriptada, enviam esses dados para os servidores (C2) geridos pelos hackers. Os dados podem incluir:

      Hora e data actual
      Nome da aplicação infectada
      O bundle identifier da app
      Nome e tipo do dispositivo infectado
      Idioma e região do dispositivo
      UUID do dispositivo infectado
      Tipo de rede

Foi também descoberto que as aplicações infectadas podem receber comandos enviados pelos servidores geridos pelos hackers para alterar o comportamento da app:

      Criar uma janela a pedir usernames e passwords (phishing)
        Comprometer diversos URLs (hijacking) abrindo assim uma porta de possibilidades para explorar novas falhas no iOS.
          Ler e escrever dados no clipboard do iOS.

       

      8. O XcodeGhost pode afectar utilizadores fora da China?

      Sim. Algumas das apps infectadas estão disponíveis na AppStore de diversos países. A CamCard por exemplo é uma aplicação popular para ler e guardar cartões de visita que está disponível na AppStore dos EUA e outros países, enquanto que a WeChat apenas está disponível na China / países Asiáticos.

       

      9. Porque é que os programadores descarregaram o Xcode modificado?

      Devido ao tamanho do Xcode alguns programadores preferem descarregar o software disponível em mirrors em vez de o descarregarem dos servidores da Apple.

       

      10. Como estão a Apple e os programadores a resolver o problema?

      A Palo Alto Network diz que está a trabalhar em conjunto com a Apple para resolver o problema e para melhorar os processos de detecção, enquanto que os programadores actualizaram as suas aplicações para remover o malware.

      palo_alto

      A Apple emitiu um comunicado na reuters sobre este assunto: “We’ve removed the apps from the App Store that we know have been created with this counterfeit software. We are working with the developers to make sure they’re using the proper version of Xcode to rebuild their apps.”

       

      11. Como me posso proteger?

      Os utilizadores devem actualizar/remover imediatamente qualquer aplicação lista aqui. Alterar a password do iCloud ou quaisquer outras passswords introduzidas no seu dispositivo é também aconselhado.

      Os programadores devem actualizar o Xcode para a versão 7 ou 7.1 beta e fazer o download apenas de fontes oficiais, neste caso os servidores da Apple.

       

      Em Portugal os casos devem ser muito poucos, mas é sempre bom confirmar que sem alguma destas aplicações instaladas no seu dispositivo iOS.

      Fonte: MacRumours

      Comentários

      74

      Deixe um comentário

      O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Engraçado este titulo, se fosse android seria “MALWARE SUPER HIPER CRITICO E GRAVE afecta todos Androids”, este aqui nem da ideia da gravidade da situacao, well done appleware 😛

        1. Avatar de somaisum
          somaisum

          Engraçado este comentário, se fosse interessante seria “qualquer coisa que não envolvesse a palavra android, ou criticasse o pplware por ser pro-isto, ou contra-aquilo”. Este aqui nem merecia ser aprovado, well done AndroidAgo

        2. Avatar de Rui
          Rui

          “Especula-se que cerca de 500 milhões de utilizadores possam ter descarregados uma das aplicações” – Acho que a ideia da gravidade da situação está no artigo

          É o que dá andarem a descarregar aplicações fora das app stores. Muito se queixam a cerca das limitações que a Apple coloca nos seus produtos mas com o tempo se nota que tendo um sistema mais fechado trás mais segurança para os utilizadores. Muita gente acede às suas contas bancarias através dos seus smartphones e se os sistemas não forem controlados, teremos a porta aberta para grandes fraudes.

          1. Avatar de Daniel Pinto

            As aplicações infectadas estavam na AppStore, o Xcode é que não foi descarregado dos servidores da Apple

            1. Avatar de Rui
              Rui

              Sim, exacto. Eu tenho o Xcode descarregado da App Store da Apple. Eles deviam ter feito o mesmo.

              Cabe a Apple arranjar melhores mecanismos para detectar este tipo de Apps geradas por Xcode modificados e cabe aos programadores descarregarem o Xcode via App Store oficial. A 2ª parte não me parece assim tão complicada…

            2. Avatar de Francisco Pinto
              Francisco Pinto

              Só vem demonstrar que o elo mais fraco do sistema É o Homem…! E a irresponsabilidade de alguns programadores! Logo aqueles de todos que deviam saber(e sabem) o risco de usar software pirata e de desativarem funções de segurança para o poderem fazer!
              Enfim a Apple devia-os banir!

        3. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Claro, é sempre assim. Qualquer coisa de Android, é logo Android tem mais buracos que uma peneira. Se for de iOS, é tudo com paninhos quentes.

        4. Avatar de Safrane
          Safrane

          Ta calado com o Android.

          No Android isto é normal acontecer.

          Já diversas vezes que foi mostrado que uma App no Android pode usar coisas como localização sem pedir ao utilizador (nem teve isso até à versão que ainda vai air), e até sem mostrar nas permissões.

          No iOS, além da Apple tratar do assunto, nenhuma das apps faz mais que o utilizador deixa, e não foge das regras da AppStore.

          1. Avatar de João MS
            João MS

            “…nenhuma das apps faz mais que o utilizador deixa, e não foge das regras da AppStore.”

            Então porque se considera malware? Porque removeram estas app’s da store? Por cumprir as regras não deve ter sido…

          2. Avatar de Tecnical
            Tecnical

            Isso ficou agora demonstrado! Até o malware está sujeito ás regras da AppStore.

        5. Avatar de Mota
          Mota

          Tiago, fanboys à parte. Não discordo totalmente contigo ainda assim.

          Gostava de ter visto a mesma preocupação com o android, não uso, mas pq um site de tech tem de ser imparcial.

          Bottom line, bom artigo.. mas dispam a camisola da maçã e ajudem quem não gosta/não usa apple.

        6. Avatar de Carlos Duarte
          Carlos Duarte

          +1 🙂

      2. Avatar de Daniel Pinto

        Já se fez um post sobre o malware hiper mega crítico, neste momento o conteúdo é outro

        1. Avatar de Prim
          Prim

          O pessoal ainda não reparou que o “hiper mega” dos artigos sobre Android não está no artigo /título em si, mas nos posteriores comentários (exagerados) dos iFans mais acérrimos.

      3. Avatar de Hugo
        Hugo

        Isto não pode ser verdade… IOS não tem vulnerabilidades… não apanha viroses… isto é tudo armação de um grupo de invejosos!

      4. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Só para brincar, isto é obra daqueles que não têm dinheiro para comprar Iphone, então inventam estes remores.
        Agora a serio, só afeta as versões 6, ou também as mais recentes, se só afeta a 6, então quantos modelos ainda não estão atualizados, e porque?
        Acho que quanto maior for a margem de utilizadores maiores vão ser os ataques.

        1. Avatar de Daniel Pinto

          O Xcode 6.4 foi disponibilizado para ser compatível (também) com o iOS 8.4

        2. Avatar de JMMS
          JMMS

          Versão 6 do Xcode, não tem nada a ver com a versão 6 do iOS! LOOOOL

      5. Avatar de Ricky
        Ricky

        O bench está com dores de cabeça mas …ele já vem

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Está a limpar o iphone…

          1. Avatar de Mark
            Mark

            A Desinfectar com Álcool

        2. Avatar de Mota
          Mota

          LOL

          Está a pensar no argumento que vai usar

          1. Avatar de Felipe Teixeira
            Felipe Teixeira

            Publica já 32 estudos que mostram que é mais perigoso andar com um Android nas ruas de Detroit do que instalar uma app no iphone no sofá de casa, esperem.

            1. Avatar de Mikes
              Mikes

              Isso depois de explicar que o co-processador está metido no processador e, como tal, o malware não gasta bateria.

      6. Avatar de rui
        rui

        Isto sim, já é um artigo como o pplware fazia antigamente: informativo, simples e imparcial. Deviam ser todos assim. Por mim, o senhor Daniel Pinto podia escrever a maior parte dos artigos daqui para a frente. 🙂

        1. Avatar de Mota
          Mota

          Imparcial?

          Já reparaste que saiu um artigo a mencionar este malware no android tbm e ninguém fez um super artigo para ajudar as pessoas, certo?

          Gosto do pplware, mas imparcialidade? hum.. estás no sitio errado

          1. Avatar de Daniel Pinto

            Podes-me explicar melhor a tua visão sobre imparcialidade?

      7. Avatar de Janus
        Janus

        Isto é uma Cabala é impossível haver malware para IOS, é um SO perfeito sem bugs. E os equipamentos muito baratos para a qualidade que oferecem.

        Já estou a ver os Iphonistas a ponderarem o suícidio, ahhh ahh 🙂

        1. Avatar de Daniel Pinto

          Claro que não, não há sistemas perfeitos nem 100% seguros, mas na verdade demonstra que o problema é o utilizador em grande parte.
          Devia de haver uma forma de autenticar o xcode (que acredito que venha a acontecer) para evitar este problema no futuro. É sabido que o iOS sendo mais fechado é mais seguro, mas não é infalível.

          1. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            Não é por ser mais fechado que é mais seguro… É por ser muito menos usado.

              1. Avatar de piri_vm
                piri_vm

                Bem, imagina que és Hacker e em cada 10 telemóveis 8 são Android. Preferias procurar falhas no Android ou nos restantes?
                Neste momento, começa a parecer mais malware no universo Apple porque está a crescer e dessa maneira torna um “mercado” mas apetecível.
                O que a Apple diz que é mais seguro, em nada ou pouco importa porque os Hackers estão a frente, em todos os sentidos, exemplo é o Jailbreak, que é uma enorme falha da Apple.
                Nem tendo o código fechado os safa.
                Todos os sistemas são violáveis. Outro exemplo e já deves ter lido em muitos sítios é que o BBOS é dos mais seguros que há, mas a fatia é tão pequena de utilizadores (só num universo de mil encontras 1) que nem vale a pena ou tempo a perder para criar programas malignos.
                Claro que é sempre a minha opinião, mas não deve estar longe da realidade.

              2. Avatar de Daniel Pinto

                Atenção que se há coisa que eu digo sempre (e já o disse aqui) é que não há sistemas infalíveis e não disse que não tinhas razão no que dizes, mas há diferenças nos próprios sistemas operativos que fazem com que um seja mais seguro do que o outro. Por exemplo no android podes instalar um apk de qualquer programador.
                Eu não estou a dizer que um é mais seguro que o outro e que um é melhor ou pior, isso é uma guerra sem sentido e que a mim não me interessa para nada, pois acho os 2 SOs impecáveis, só gostava de poder juntar o melhor dos dois mundos, mas isso é impossível.

          2. Avatar de José Carlos
            José Carlos

            Sou utilizador de Windows Phone, IOS e Android. Todos têm falhas! Prefiro, de longe, o Android! O Android não é menos seguro que o IOS. Tal como o Daniel Pinto disse, e bem na minha opinião, ” na verdade demonstra que o problema é o utilizador em grande parte.”. Não se ponham a instalar toda a merd* que encontram no vosso smartphone.
            Em relação à imparcialidade, não posso deixar de dizer que existem uma grande tendência para falar melhor dos IOS e dos Iphones! Até são bonitos, mas aparência não é tudo!

      8. Avatar de Safrane
        Safrane

        Buu, sensacionalismo.

        Expliquem porque é que tenho de mudar a password do iCloud?

        Por muito malware que as apps tivessem, que até agora, o resultado foi ZERO. Não podem fugir às regras da AppStore (e não fogem), nem podem fugir ás limitações da sandbox onde vivem.

        1. Avatar de Daniel Pinto

          Porque a app pode copiar o teu clipboard e há quem copie e cole as passwords (por exemplo com 1passoword).
          O resultado foi 0?
          Claro que é possível, nem compreendo como há alguém que acredite num sistema 100% seguro.
          Tanto não podem fugir que a Apple admitiu que eliminou alguma as apps.

          1. Avatar de Pll
            Pll

            Esse safrane e o novo Apple clown do pplware.

          2. Avatar de Safrane
            Safrane

            Isso é mesmo provável! É mesmo culpa da Apple!

            Mas mesmo assim, mesmo que roubem a password do iCloud, que é que isso faz?

            Não têm o nome de utilizador!!!

        2. Avatar de Safrane
          Safrane

          E 500 milhões de utilizadores?

          Fantástico!

          O iOS cresceu mesmo, especialmente na China!

      9. Avatar de Francisco
        Francisco

        Só para fazer uma pequena correção ao artigo: as versões do Xcode afetadas são da versão 6.1 à versão 6.4.

      10. Avatar de Rudolfo
        Rudolfo

        Gosto da pergunta “7. Quais os ricos que o XcodeGhost apresentam para o utilizador?”

        lol

        1. Avatar de Daniel Pinto
      11. Avatar de me and me
        me and me

        acho que com esta cai por terra a teoria que todas as apps da appstore sao malware free.

        a culpa foi directa da Apple? não. assim como não é da google quando metem apps com malware na playstore.

        espero que isto mostre que basta haver intenção de fazer mal e este é feito.

      12. Avatar de Miaggy
        Miaggy

        isto é só uma forma de demonstrar que não há sistemas perfeitos nem invioláveis, como alguns fanáticos tanto proclamam. Alguém com os conhecimentos correctos pode sempre ultrapassar e quebrar a melhor das seguranças, sendo que este malware demonstra isso mesmo.

      13. Avatar de Prim
        Prim

        Logo que não façam jailbreak não há problema! Ou então… Raios! Ninguém deu importância a isto! A Apple deu… Raios! Foram só meia dúzia de afectados! Ou então não… O malware para ios é como as atualizações, quando sai é para todos! 😀

      14. Avatar de El Comandante
        El Comandante

        Estranho o Benchmark do iPhone 6 ainda não ter dito nada, será que arranjou uma namorada, um emprego, resolveu ir dar um passeio?

        Por favor Benchmark do iPhone 6 não nos abandones, precisamos das tuas pesquisas imparciais, para sabermos toda a verdade.

        1. Avatar de Mota
          Mota

          +1

          Ou será que os moderadores finalmente decidiram acabar com os comentários inúteis dele?? 😉

          Quanto ao artigo.. aqui não há muito a dizer, aqui o senso comum do utilizador pouco poderia fazer se a falha estava “dentro de casa”. Muito bem contudo, removendo isto da loja nos dias a seguir.

          1. Avatar de Felipe Teixeira
            Felipe Teixeira

            É preciso não esquecer o batos, esse deve estar a aparecer decerteza.

        2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Este post é um remake. O que tinha para dizer já disse, longamente, no primeiro.

          O que disse está centrado neste comentário desse post, com alguns antes e depois. baixo:

          https://pplware.sitedev.pt/informacao/alerta-loja-de-apps-da-apple-esta-a-ser-atacada-por-malware/#comment-1442959

      15. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não me parece que sejam assim tão poucos os utilizadores em Portugal afectados principalmente mulheres/raparigas pela app tão famosa Perfect365.

          1. Avatar de Pedro Real
            Pedro Real

            Pois existe, e eles avisaram os seus utilizadores que tinha sido removida do iOS mas não disseram a razão (não convém) e disseram “mas está disponível para Android”.

            Além desta Mercury o navegador também deve ser utilizado por muita gente.

            Nenhuma das principais apps estão avisar os seus clientes desta situação só prova a falta de honestidade que vai por esse mundo fora, se falharam deviam assumir os seus erros.

          2. Avatar de João MS
            João MS

            A app para Android não foi gerada na versão de Xcode “infectada”. Não estou a dizer que a app para Android não tenha código malicioso mas estás a misturar alhos com bugalhos. Além disso o que tem o Android a ver com isto?

      16. Avatar de Unick72
        Unick72

        Bom… eu tinha o Camscanner instalado… já o removi e alterei as pass’s todas.
        Agora é aguardar num futuro recente a actualização da app

        1. Avatar de Pedro :P
          Pedro 😛

          Também tinha o CamScanner e o mercury. Já foram desinstalados. Agora como é que sei que os poderei instalar outra vez?

      17. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Não falam é nos Bugs do IOS9, desde lags, maças com 1 mês perderam o som, bateria o verdadeiro fail…. mas mais vale estar caladinho e dizer que é tudo maravilhoso…

        1. Avatar de Daniel Pinto

          Eu só posso falar do que me acontece. A minha bateria dura mais de um dia, não consigo ver lags, não tenho problemas com o teclado, não perdi o som…

      18. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Eu falo pelos 100 aqui da empresa e 30 apresentam problemas.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          mais maçã menos maçã…. o meu google já me apresenta muitos bugs sobre o iOS9 mas o google da pplware deve estar com lags….

          1. Avatar de Daniel Pinto

            Eu não disse que não aconteceu, só disse que a mim não me aconteceu.

            1. Avatar de Ricardo
              Ricardo

              Eu acredito pois existe muita maquina aqui a funcionar bem. Agora que existe muitas com problemas existe e não custava nada falar sobre elas basta perguntar ao Google….

            2. Avatar de Cenas
              Cenas

              Mas aqui no pplware uns bons 50% (tirado da cartola) dos artigos são rumores.
              Quem procura no google rumores, também pode procurar factos. 🙂

              1. Avatar de Daniel Pinto
                Daniel Pinto

                Isso não está perto da verdade…

      19. Avatar de João MS
        João MS

        Há “medias” estrangeiros que já falam em mais de 300 app’s infectadas. Se se vem a saber que esta versão de Xcode não era utilizada apenas na China, em larga escala, a coisa vai tomar outras proporções.

      20. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        Usuários de todo o mundo estão reclamando de muitos “lags” do iOS 9 nas redes sociais.

        1. Avatar de JMMS
          JMMS

          E depois? O Android é cheio de lags, é o pão nosso de cada dia e não vês aqui artigos como: “O Android é um sistema operativo cheio de lag”.
          E quanto a isso do iOS 9, tanto no meu iPad Air 2, como no meu iPhone 6 Plus, nada de lag. Lamento.

      21. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Faltava a declaração oficial da Apple:

        O malware não obteve qualquer informação pessoal identificável. O código, disse a Apple, era capaz apenas de enviar alguma informação geral sobre as apps e a configuração do sistema, sem nada que podesse por em risco o utilizador ou grupo de utilizadores.

        http://www.macnn.com/articles/15/09/22/chinese.malware.was.not.malicious.but.points.out.new.vector.of.attack.130521/

      22. Avatar de Mario
        Mario

        So you are telling me que o AngryBirds que gera milhoes foi feito com uma versao contrafeita do Xcode? huuuum

      23. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Meus caros,

        Antes de mais, obrigado pela notícia.
        No .8 vocês dizem que o wechat só está disponível na Ásia. No entanto, eu descarreguei-o em Portugal para o meu iOS e, como eu, qualquer português que trabalhe com chineses certamente terá feito o mesmo. Tenho, aliás, vários contactos portugueses nessa aplicação.
        Acabo de voltar agora de uma viagem à China, em trabalho, e leio esta notícia, o que me deixa algo preocupado.
        Quando referem que a App não está disponível fora da Ásia referem-se à App em si (que está, ou estava), ou a uma eventual “build” específica que será a que está infectada? Desde já declaro a minha ignorância informática.

        A solução passa mesmo, e unicamente, por apagar a aplicação? Isso é impossível para mim devido ao trabalho.

        Obrigado desde já,

        Rodrigo