Pplware Cartoon: Foi Golo?!

17 Comentários

O Campeonato do Mundo FIFA 2014 está a decorrer desde 12 de Junho. As surpresas têm sido muitas, as arbitragens polémicas mas tudo isto faz parte do futebol. Neste campeonato a FIFA decidiu recorrer à tecnologia para auxiliar nas decisões de golo…

O trabalho é do nosso colaborador Wilson Santos.

 

cartoon_01

Uma das novidades deste mundial é a utilização da tecnologia de linha de golo.

Esta tecnologia dá a indicação ao árbitro principal da partida se a bola ultrapassou na totalidade a linha de golo, melhorando assim a qualidade da avaliação destes lances.

Por exemplo, no jogo França-Honduras um dos golos da França foi validado por este meio. Outras modalidades desportivas, como o ténis, já fazem uso das novas tecnologias para avaliar lances há alguns anos.

Porém, no futebol sempre se sentiu uma certa relutância em adoptar estas medidas, tendo como argumento que tiraria o “sal” do espectáculo.

fifa

O que pensam acerca da introdução de novas tecnologias na arbitragem do futebol?

Download: Foi Golo?!

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Ribeiro

    Acho mais do que bem!
    Confio mais na tecnologia do que nas pessoas. Mas neste caso, aliando a tecnologia ao julgamento dessas mesmas pessoas, acho que podemos tirar bom partido. Trazer alguma verdade em certos casos pelo menos.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    EXCELENTE. Com o monte de corrupção no nosso pais.

  3. Avatar de Marisa Pinto

    Mais um excelente trabalho Wilson, parabéns :))

  4. Avatar de Rúben Sousa
    Rúben Sousa

    Muito depende do ponto vista. Irá ser assim que deixará de haver corrupção? Não. Será assim que deixarão de existir polémicas? Não.

    O árbitro se quiser arranjar um golo, arranja um penalti, uma falta, etc. No entanto acredito que daqui a uns anos até já isso seja automático ou que o árbitro já só lá esteja para apitar e dar cartões.

    Acho uma medida um pouco desnecessária, inclui gastos estrondosos, e é uma situação um pouco rara, que são poucas as vezes que acontecem e que sem elas, visto serem um pouco incomuns, tira a essência do jogo e do que é o futebol.

    Por outro lado, olhando ao Fair-Play, olhando à igualdade entre equipas, etc. não deixa de estar correcto, por aqui já não casos polémicos.

    1. Avatar de Wilson Santos

      Concordo que continuarão a existir polémicas e também corrupção. No entanto, parece-me bem a introdução das tecnologias em prol da verdade desportiva. E acho que não faz sentido falar em gastos estrondosos porque o futebol há muito que é todo ele um gasto estrondoso: salários, estádios, etc.

  5. Avatar de terry
    terry

    Acho que se devia adoptar por usar este tipo de tecnologia também nas decisões de fora de jogo.

    E mais dia menos dia estão robots a correr atras da bola e adeus espetaculo do futebol

  6. Avatar de Almeida
    Almeida

    O futebol já não é o que era……já nem parece futebol com tanta tecnologia.
    Acho mal…..

    1. Avatar de Zane
      Zane

      Enumera as outras tecnologias sff

    2. Avatar de Robbot
      Robbot

      Mas os carros nem parecem mais carros oh pá.
      Nem os telefones
      É a tão falada modernidade, inevitável, mas adaptável.

  7. Avatar de helcap06
    helcap06

    Terry o seu comentario faz lembrar este video

    https://www.youtube.com/watch?v=o5hdvwmX0go

    Eu acho mais que justo mas só se devia de usar em casos duvidosos mas sim a tecnologia é para facilitar não compliquem.

    Aproveitando esta tecnologia podem atribuir valores aos arbritos comparando os valores atribuidos pelo Homem VS maquina.
    No final teriamos um racio e saberiamos quais melhores e os piores da modalidade podendo mesmo ser atribuidos premios ou sanções mediante tais factos.

    1. Avatar de hachi
  8. Avatar de Zefra
    Zefra

    O futebol anda neste “vai não vai” há alguns anos. Até onde será possível ter todos os clubes apetrechados com esta tecnologia?
    Por outro lado, golos como o que a Inglaterra marcou à Alemanha em 2010 de certo que ajudariam a miupia da arbitragem.
    Uma coisa coisa é certa. Só aprovaria esta inovação tecnologica no futebol. Ver se foi falta, fora de jogo, etc pela tv isso não.

    1. Avatar de chileno
      chileno

      pois, se não lá se iam os favores e os lucros da comunicação social… o futebol é um negócio e como tal não pode ser justo e genuíno, o lucro sempre estará acima da verdade desportiva!

  9. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    E acabou de ser usada agora quando estava a ler o artigo.

    Estranho…

    1. Avatar de Wilson Santos

      E para além da justiça tecnológica também temos agora a justiça divina: Devia ter sido assinalado o pénalti contra a Itália e a Costa Rica acabou por marcar no minuto a seguir. 🙂

      1. Avatar de Gonçalo Damas
        Gonçalo Damas

        Pena isso não ter acontecido com Portugal :p