Portugueses descobrem três planetas!

17 Comentários

Dois investigadores nacionais, juntamente com uma equipa de cientistas europeus, descobriram um sistema de três planetas similares a Neptuno. Existem dois investigadores portugueses envolvidos na descoberta de um novo sistema planetário constituído por três corpos semelhantes a Neptuno. Nuno Cardoso, do Centro de Geofísica da Universidade de Évora, e Alexandre Correia Morgado, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA), publicaram na revista “Nature” os pormenores de mais uma surpreendente descoberta, baptizada “tridente de Neptuno”.

Os peritos portugueses, que integraram a equipa de investigadores da Suíça e França, descobriram os três planetas extra-solares recorrendo ao método das velocidades radiais e ao espectógrafo HARPS, instrumento instalado num dos telescópios do Observatório de LaSilla, no Chile, pertencente à ESO (European Southern Observatory), observatório ao qual Portugal também está associado.
Ler a notícia completa »

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CHAGAS

    Pelo menos algo de bom em Portugal!

  2. Avatar de peopleware

    @Chagas
    Podes crer, isto tem de ser publicitado! 😉

  3. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    tuga que é tuga está em todo o lado 🙂

  4. Avatar de Ngan
    Ngan

    tuga que é tuga está em todo o lado

    Principalmente no mundo da lua 🙂
    Agora a sério. Parabéns aos nossos 2 investigadores.

    Só é pena que não se invista na ciência… como se investe no futebol

  5. Avatar de VILAO
    VILAO

    Já me dou por mt feliz ñ terem sido os planetas a descobrir os portugueses…

  6. Avatar de NASMarques

    Mas foi em que galáxia / sistema solar?
    Sabes?

  7. Avatar de Brasileiro
    Brasileiro

    Isso vai começar a provar que vcs portugues nao sao burros!

  8. Avatar de peopleware

    @Brasileiro
    Não é preciso provar nada, sabes porque? É simples, se Portugal tivesse os recursos energéticos que tem por exemplo esse grande país que é o Brasil, não haveria forma de tirar Portugal da dianteira económica mundial. Petróleo, ouro, diamantes, são um poder enorme nas mãos de um país.

    O Brasil, por exemplo, poderia estar muito mais desenvolvido do que está, mas o poder politico, suga os recursos para investimentos particulares, aqui os políticos são uma miséria, mas em terra de pobres, não de espírito, mas de bens da mãe natureza. No entanto estamos, nós portugueses em frentes importantes no desenvolvimento tecnológico, veja-se o software desenvolvido para a NASA por portugueses, veja-se ao nível da investigação desenvolvida para a ESA, enfim, nem haveria tempo e espaço para descrever o que tanto fazemos ao nível individual mesmo sem… petróleo!!! Um abraço para esse povo amigo que é o povo canarinho. ,-)

    1. Avatar de carlos lopes
      carlos lopes

      Voce consegue imaginar uma produçao de uvas, por uma extensao de 4000km! Pois ela existe Vale do Rio Sao Francisco! Cuidado com as palavras, nao cuspa no prato que o povo portugues comeu e ainda estao a comer!

  9. Avatar de danilo
    danilo

    do jeito que os portugueses sao, deve ser o catarro(meleca ou como prefiram secreçao nasal) nos oculos dos tres cientistas que o fizeram acretar que estavam descobrindo planetas!!!

    hauhauhauhauhauhuhuahuhuahua

    PS.: sou brasileiro, porem inteligente!!! hehee

  10. Avatar de Qwety
    Qwety

    Se calhar somos é “burros” de estarmos a investir tanto no Brasil como estamos actualmente!! É na área das comunicações, electricidade, alimentar, transportes, etc. Bom, mas visto que vocês, brasucas, não sabem trabalhar nem gerir, deixem a nós, portugueses tratar do assunto. Estão é a precisar de serem colonizados outra vez!!

    1. Avatar de carlos lopes
      carlos lopes

      Caro portugues, queres comparar o parque industrial do Brasil com o de Portugal? Industria aeronautica,enriquecimento de uranio, estudos no campo da Fisica, prospecçao de petroleo em aguas profundas, biocombustiveis,melhoramento atraves da biotecnologia,visando o aumento da produçao agricola,tecnologia de ponta na industria farmaceutica,amigo se um dia vir ao Brasil, faço questao de te colocar dentro de um onibus e percorrer esse gigante chamado de Brasil !!!! Novas fronteiras em todos os setores da economia estao aflorando por este pais!! O mundo sabe, que o Brasil sozinho tem a capacidade de produzir alimentos e energia, para metade do planeta! Voce e portugues, nao podes negar que Portugal tem um filho do outro lado do Oceano Atlantico!Um abraço, e chega de hostilidades, cada pais com suas diferenças ok!!

    2. Avatar de carlos lopes
      carlos lopes

      Voces investem aqui por uma questao de mercado, portugues de burro nao tem nada! Esse pais ainda vai surpreender o mundo! O BRICS(Brasil,Russia,China,India e Africa do Sul) ainda vai dar o que falar no mundo!

  11. Avatar de Outro Brasileiro
    Outro Brasileiro

    Verdade seja dita, pode até ser que os brasileiros sejam corruptos, preguiçosos e que não saibam gerir.
    Mas pelo menos eles não agem como sanguessugas de outras nações assim como Portugal é do Brasil, afinal, é fato que históricamente PT primeiro sugou nossas riquesas materiais e hoje em dia continua a nos sugar, mas agora com a cultura.
    Basta ver, que vocês nos sugam em tudo música, artistas de TV e até no futebol querem agora nos imitar.
    Não tenho nada contra os portugueses, mais francamente esse papo de nações irmãs não cola, não devemos nada a vocês que já não tenhamos pago e um pouco de distanciamento agora seria sadio.

  12. Avatar de peopleware

    @Outro Brasileiro

    Mas pelo menos eles não agem como sanguessugas de outras nações assim como Portugal é do Brasil, afinal, é fato que historicamente PT primeiro sugou nossas riquezas materiais e hoje em dia continua a nos sugar, mas agora com a cultura.
    Basta ver, que vocês nos sugam em tudo música, artistas de TV e até no futebol querem agora nos imitar.

    Em termos históricos, como nação descobridora, não se pode falar em sugar recursos, afinal descobrimos e demos a conhecer ao mundo o Brasil, demos nome a uma terra, educação a uma civilização e uma língua para comunicação, não foi tão pouco! No aspecto do sugar a área cultural, bem o nosso mercado, mesmo sendo muito menor, está a parecer bem mais apetecível que o brasileiro para a classe artística, quanto à classe futebolística temos de seguir os melhores, e é verdade que o futebol brasileiro é bom e com bons jogadores, mas… onde está o dinheiro? Quem exportou o melhor treinador do mundo? Que país escolheu Deco para se naturalizar? Quem paga ao Scolari? Enfim, muitas outras questões se poderiam colocar, apenas tenho a dizer que respeito o povo brasileiro, que partilha afinidades connosco. Quem assim não achar… problema dele! 😉

    1. Avatar de carlos lopes
      carlos lopes

      Caro portugues, o Brasil nao deve nada a Portugal, voces tem que cobrar da Inglaterra!!!!

  13. Avatar de ruben

    Mais exoplanetas 🙂

    Já agora aproveito: http://en.wikipedia.org/wiki/Extrasolar_planet

    (também não percebo o que querem os brazileiros com comentários deste tipo…)