Portugal volta a ser condenado por cobrança indevida de ISV

20 Comentários

O nosso país foi obrigado a corrigir o ISV (Imposto sobre Veículos Automóveis) para carros em segunda mão que sejam importados. No entanto, Portugal voltou a ser condenado por cobrança indevida de ISV.

Portugal volta a ser condenado por cobrança indevida de ISV


ISV é um imposto de matriculação…

O Tribunal de Justiça da União Europeia voltou a condenar Portugal pelo cálculo indevido de ISV sobre veículos usados matriculados noutro Estado-membro, que considera contrário ao direito comunitário, segundo revela o ACP.

A queixa feita ao Tribunal Arbitral Tributário aconteceu em 2021, após um cidadão pretender matricular um automóvel híbrido plug-in com matrícula alemã de 2018. Na altura a Autoridade Aduaneira considerou pagar a taxa total de imposto. O cidadão reclamou e o Tribunal Europeu de Justiça deu razão.

Portugal volta a ser condenado por cobrança indevida de ISV

Segundo o que foi referido…”os Estados-membros não podem instituir novos impostos ou introduzir modificações nos impostos existentes que tenham por objeto ou por efeito desencorajar a venda de produtos importados em benefício da venda de produtos similares disponíveis no mercado nacional e introduzidos no mesmo antes da entrada em vigor dos referidos impostos ou modificações”.

O ISV – Imposto Sobre Veículos (substituiu em 2007 o antigo IA – Imposto Automóvel) – é um imposto de matriculação, ou seja, é pago uma única vez quando o veículo é matriculado pela primeira vez em Portugal, seja novo ou usado.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Simão
    Simão

    Portugal é sempre condenado nestas situações, mas nunca mexeu nas regras.
    A “multa” se é que há alguma deve ser um valor tão baixo que não se importam de a pagar pois ganham muito mais da maneira que fazem do que a pagar multas

    1. Avatar de Marco
      Marco

      …quem paga na mesma somos nós, através de todos os impostos que nos cobram por tudo e por nada!

    2. Avatar de Ifm
      Ifm

      Dos milhares de cobranças indevidas, só 1 é que vai para tribunal reclamar.

      Compensa!

      E ainda compensa mais porque somos todos nós que pagamos a multa.

      Ainda dizem que o crime não compensa, não compensa para as pessoas comuns.

      Olha o Socas e o Costa, etc
      Ainda vão ter a maioria dos votos, vais ver.

      Não compensa não… Não compensa é pouco

  2. Avatar de Odius
    Odius

    Para mudar isto só metendo votos ao barulho:
    Por cada multa o partido no governo deveria perde 10% dos votos obtidos.

    Só assim é que eles resolvem os problemas. Mas se quisermos ser mais papistas que o Papa era associar 10 votos a cada 1 milhões de euros de multa.

  3. Avatar de R
    R

    Eu acabei de ter que pagar isv do meu carro de proveniência francesa porque a alfandega decidiu recusar a minha declaração de entrada e saída da França. Ate o despachante ficou desorientado. Eles deixam nos isentos do imposto ao regressar mas depois põem problemas em tudo, assim desistimos e pagamos

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Levas a tribunal e ganhas, lógico que tinhas que pagas mas isso não quer dizer que não recuperes esse dinheiro

  4. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    Obrigado PS

    1. Avatar de JS
      JS

      E PSD também
      Já vem também do fim dos anos 70 e já passaram estes dois e continuou tudo na mesma e quem vir a seguir nem quer saber

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      🙂 em quanto se é oposição é tudo a tromba estendida, até há linhas vermelhas que não podem ser ultrapassadas, mas assim que se apanha no poleiro lá se foi a linha vermelha.
      Estranhamente sempre que se começa a falar do caso Montenegro a famosa casa de 6 pisos, aparece logo outra noticia qualquer para desviar atenções, coincidências

  5. Avatar de José Ribeiro
    José Ribeiro

    Tenham vergonha srs governantes.
    Não roubem o povo.
    Pois o povo é pobre.
    Este isv e o IUC é uma roubalheira,
    Shame on you!!!

    1. Avatar de PeFerreira
      PeFerreira

      Toda a gente dá o voto aos mesmos na mesa de voto. Não sei do que falas, claramente para a maioria está tudo bem.

  6. Avatar de Soba
    Soba

    O crime compensa para estes xulos

  7. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    – Ou seja, o cidadão paga 3X !! Pela justiça & injustiça, é tudo uma questão de “grana”.
    – É obrigado a pagar o “Imposto sobre Veículos Automóveis”. Paga coimas às autoridades por falta deste, ou por não o pagar a tempo, e depois disso tudo … Ainda é obrigado a pagar multas à UE !
    – Tudo óptimo !! Novo ano, e que venham mais “governos” destes. Pois gostamos e queremos mais !!

    1. Avatar de Tó

      leste o texto? é que a tua compreensão escrita deixa a desejar.

  8. Avatar de José Mendes
    José Mendes

    Legalizei um Peugeot 2008 que trousse de français paguei a alfandega 2.300.99 euros
    De imposto e uma vergonha

    1. Avatar de aaa
      aaa

      a multa é porque escreves em português de paris de france

  9. Avatar de Zé

    O estado foi obrigado a devolver o IUC cobrado indevidamente no caso dos carros importados após 2007. E foi obrigado, várias vezes, a devolver o dinheiro. Como andaram a empatar e a tentar chutar para canto, acabaram por considerar que parte do valor tinha prescrito, mesmo quando para o caso das dívidas fiscais ao estado o prazo é diferente. Quando o próprio estado rouba os contribuintes, alguém espera milagres? Mais vale não ter nada e deixar de trabalhar que o Fidel Costa (ou o Fidel que vier a seguir) dá tudo.

  10. Avatar de Joao
    Joao

    Para além do $$ que entra nos cofres do estado ilegalmente, também existe um lobby muito forte das empresas de automóveis, para eles esta situação manter-se é vantajosa.

  11. Avatar de virtuacool
    virtuacool

    Votem no PS!

    O país na lama, e vão ganhar novamente!

    O PS precisa do dinheiro dos impostos, para subsidiar os subsídio-dependentes!

    1. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Ou no PSD, afinal, sempre assim foi, com laranjas ou com rosas no poder ou com os seus derivados, mais vermelhos ou mais azuis.