Portugal: Vem aí o 5G e também mudanças no serviço TDT

50 Comentários

Foi em março deste ano que a Anacom deu o pontapé de saída para o 5G. Como primeiro passo a autoridade das comunicações revelou que iria auscultar o mercado, com vista a avaliar o interesse dos operadores nas faixas que tecnologicamente possibilitam o desenvolvimento dos vários serviços e que podem ser prestados com esta nova geração móvel.

A libertação da faixa dos 700 MHz para serviços de comunicações electrónicas terrestres está confirmada e isso obrigará a mudanças no serviço de televisão digital terrestre (TDT).


A ANACOM divulgou o roteiro nacional de libertação da faixa dos 700 MHz, necessária ao desenvolvimento da 5.ª geração móvel no quadro dos acordos internacionais e das determinações do Parlamento Europeu e do Conselho. A libertação da faixa, que deve começar no último trimestre de 2019 e decorrer até 30 de junho de 2020, implica que haja uma migração da televisão digital terrestre (TDT) para uma nova faixa de frequências.

O roteiro nacional proposto pela ANACOM, prevê a adoção do cenário mais simples de migração, através da manutenção da tecnologia atual e sem necessidade de qualquer período de transmissão simultânea. Este cenário implicará apenas uma sintonização da nova frequência, ou seja, não será necessário adquirir quaisquer equipamentos, nem reorientar as antenas. Apesar da simplicidade do processo, a ANACOM vai apoiar todos os utilizadores, estando a preparar um plano para esse efeito.

A adoção deste cenário não põe em causa, nem inviabiliza, qualquer solução que se venha a adotar para o futuro alargamento da oferta da TDT em Portugal. Neste cenário continua também a existir capacidade disponível na rede para poderem ser criados dois novos canais em sinal aberto, em definição standard, tal como acontece hoje.

Leia também…

Portugal: ANACOM dá pontapé de saída para o 5G

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Será que com esta nova faixa teremos finalmente cobertura de 100% do território ou iremos ficar um pouco pior?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não tem nada a ver uma coisa com a outra. A banda é uma coisa, a cobertura de serviço é outra.

    2. Avatar de Hugo Costa
      Hugo Costa

      Suponho que se a banda é maior o sinal automaticamente também seja

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Quanto maior a banda, menos alcance irá ter

      2. Avatar de Far
      3. Avatar de André
        André

        É exatamente o contrário.
        Por exemplo, nos routers domésticos a rede 5G tem um alcance muito menor que a rede 2.4G.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Ter uma central no prédio a mandar frequências não pode fazer bem a saúde.

        2. Avatar de Hugo Cardoso
          Hugo Cardoso

          GHz. Por favor “chamem o boi pelo nome”.

        3. Avatar de António Santos
          António Santos

          Caro amigo são duas coisas diferentes, ou seja 5G é a sucessora do 3G e do 4G, enquanto os routers emitem em duas faixas: 2,4ghz a distâncias superiores mas com velocidade inferior e 5ghz que tem menos alcance mas mais velocidade.

    3. Avatar de André Matos
      André Matos

      Pura e simplesmente vão mudar de canal, no minho do 56 para o 33.

    4. Avatar de Artur Danilo
      Artur Danilo

      Pior. O que ocorrerá é uma limitação, um afunilamento da faixa de frequência, o que determina uma maior precisão na transmissão e recepção. Isso em um sistema português que mal consegue transmitir com eficiência com uma faixa maior “branco estático” entre emissoras.

  2. Avatar de Pedro Coelho
    Pedro Coelho

    A TDT é mais uma barrete que nos enfiam (como o do preço da energia e combustíveis). Quando se está junto à fronteira, constata-se que em Espanha há dezenas de canais de TDT em sinal aberto. Com filmes e séries idênticos aos que vemos na nossa TV por subscrição…. Só que de borla…. E com dual audio….

    1. Avatar de João Lopes
      João Lopes

      A TDT é uma tecnologia temporária e que será abandonada no máximo em 10 anos, pois teremos nos próximos anos BOX de TV 5G para quem queira ter apenas TV em casa. A Box provavelmente terá um custo mas o acesso à TV será free.

      1. Avatar de Carlos MAG
        Carlos MAG

        Nao diga asneiras e por favor não seja fan boy das box , façam força para que em Portugal seja como no resto da Europa TDT Gratis e varios Canais HD e mesmo 4K .

      2. Avatar de hommer
        hommer

        deve ser verdade, vai esperando sentado que vai ser mesmo assim, ahaha, em Portugal, temos zonas sombra onde nem a TDT lá chega, tem de recorrer a recepção por satelite, já nem falo das restantes bandas 4G chega mal a tanto lado outros 3G e pouco mais e algumas zonas 2G e poupa, e ainda locais em que a rede é nenhuma seja qual for o operador…

        e tu vens dizer que daqui a 10 anos acaba a TDT e passa a ser por 5G e box, essa foi para rir…

        1. Avatar de João Lopes
          João Lopes

          A rede 3G ou 4G chega mal a tanto lado por causa do financiamento… se tiveres muitas tecnologias assentes na rede móvel passa a justificar-se o seu financiamento e assim passarás a ter melhor cobertura e serviço.

          1. Avatar de hommer
            hommer

            diz que é financiamento, diz, antes fosse isso, diz antes assim não existe interesse…

            Por isso é que as coisas estão como estão há mais de 20 anos…

            vê-se mesmo que no toca a comunicações não tens noção absolutamente nenhuma de como andam as coisas…

      3. Avatar de Jose
        Jose

        Hahaha o tdt vai durar muito mais em desaparecer e fica pendente para as 2 novas licenças

      4. Avatar de Pedro
        Pedro

        Mais circo romano.

      5. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Não digas asneiras. As box têm os dias contados. Brevemente, entre 5 a 10 anos, o que fazes numa box será feito a apartir de TDT a partir de uma nova tecnologia que já está a ser estudada nos EUA. As boxes vão desaparecer e integradas dentro das proprias tv’s.

        1. Avatar de Fábio Silva
          Fábio Silva

          Na verdade, essa tecnologia já existe. As TVs mais recentes já estão preparadas para descodificar sinal digital (grelhas EPG, tudo…). Mas as box’s ainda são um bom negócio…

      6. Avatar de Artur Danilo Souza Teixeira
        Artur Danilo Souza Teixeira

        Acredito nisso também.
        Os sistemas de TVIP estão cada dia mais acessíveis e mais confiáveis com adição de servidores dedicados. Com uma boa cobertura em 5G, qualquer país descente conseguirá migrar suas transmissões e TV por IP, deixando as frequências pra outras atividades.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Confirmo, e a minha antena é das mais fraquinhas

  3. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    A TDT não é um serviço a TDT é uma plataforma , que também poderá futuramente utilizar tecnologia 5G para para emissão de canais televisivos ou de radio .

  4. Avatar de gigbola
    gigbola

    O que ganhamos com o 5G?

    1. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      se viveres num meio urbano grande, ganhas mais em velocidade, mas de resto perdemos.
      Ora nem a 3g está completamente coberta em todo o pais, e 4g muito escasso, e já vão avançar para o 5g, abandonam as outras tecnologias, o povo que tem maior parte telemóveis com 3g/4g, pois te um com 5g, vai sair caro, vamos ficar a perder.
      Só para te dar uma maravilha……da porcaria que temos, o meu router meo diz ter 4g em total, mas não paso dos 6 megas……..hmmmm é bom não é……..
      No pais na minha opinião o que está melhor em cobertura é a vodafone……isto sou eu que digo…..

      1. Avatar de TDT FanBoy
        TDT FanBoy

        O meu router tem 5G e não passa dos 200Mbps …
        E com 2.4GHz só chega aos 100Mbps 🙁

        1. Avatar de CaptianObvious
          CaptianObvious

          Não tem nada 5G, tem wifi a 5GHz.. 5G é uma evolução natural do 4G/LTE

        2. Avatar de Luis Silva
          Luis Silva

          No coment……

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          Nada haver um com o outro xD

          Aposto que estas a usar Coaxial NOS

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Luis Silva, o hotspot pode até estar em 4G/LTE, o que poderá afetar a velocidade é a quantidade de pessoas ligadas a uma só célula.

    2. Avatar de João Lopes
      João Lopes

      Você nada. As operadoras muito! 😀

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      A questão é porque utilizar está faixa perigosas para a saúde humana .

  5. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    1) dizer que somos super inovadores e temos 5 ou 6G ou TDT HEVC não implica que 90% da população tenha bom serviço

    2) gastar milhões em tais tecnologias para aparentar estar entre os melhores e servir menos de 5% da população é de tuga mas muito má política e gestão

    1. Avatar de JP
      JP

      Totalmente de acordo

    2. Avatar de Artur Danilo
      Artur Danilo

      Kk k kk k k k k Kkk em um ano e meio em Portugal eu já entendi que internamente existe um trauma que exige mostrar aos demais europeus que Portugal domina tecnologias e que está paralelo em oferta população da ‘tendências’ tecnológicas, porém é só pra inglês ver..

  6. Avatar de DUMDUM
    DUMDUM

    A noticia não tem nada a ver com financiamento das operadoras ou má gestão, má gestão, houve no passado com o 3G/4G por causa da viabilidade a medio e a longo prazo destas tecnologias e á crise, a implementação do 5G está nos acordos internacionais e nos acordos europeus que portugal assinou, já foi falado em foruns da especialidade, é do conhecimento de há muito tempo que a intenção da comissão europeia é abrir as fronteiras televisivas e de radio na união, mas as operadoras e o monopólio tentam dificultar 😉

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu apenas queria que o 3G funcionasse …e que tivesse limites de tráfego decente para Internet fixa…. vai ser mais do mesmo ou seja quase nada 🙁

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu apenas queria que o 3G funcionasse …e que tivesse limites de tráfego decente para Internet fixa…. vai ser mais do mesmo ou seja quase nada 🙁

  9. Avatar de Klol
    Klol

    Estou bem com o meu contrato vodafone de 4g limitado a 100gb. Lol dase.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Qual o objetivo da utilização de frequências que podem provocar alterações nas ondas cerebrais e com perigos para a saúde humana…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Bonito usar o mesmo nome que eu… Dito que apenas comentei uma vez neste post ( Quanto maior a banda, menos alcance irá ter).

      E se tens tanto receio do facto de irem usar uma largura de banda maior, eis a solução. Não uses telemóveis ou routers.
      Ou ainda melhor, não te metas em frente as antenas. E quando digo frente, digo colado a elas.
      E o objectivo é melhorar Velocidade de dados e melhoramento na qualidade das chamadas.

  11. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    TDT em HD ou 4k para quando?? é que já que não dão canais ao menos que disponibilizem qualidade

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Não se pode confundir a TDT como um serviço , mas a TDT pode ter todas funcionalidades que operadores de telecomunicações oferecem , mas para isso é preciso em Portugal termos operadores de telecomunicações verem a TDT como uma oportunidade de negocio , ou seja nos conteúdos ondemand , pois poderia ser possível ter Boxs TDT com as mesma caraterísticas oferecidas no serviços de tv por subscrição dos operadores de telecomunicações nas suas boxs .

  12. Avatar de antonio casmarrinha
    antonio casmarrinha

    com a alteraçao para o TDT muitos milhares de familias foram obrigadas a aderir aos pacotes das operadoras para terem acesso a televisao. Ainda hoje em muitos lugares deste nosso Portugal o TDT tem um pessimo funcionamento e ninguem toma medidas para acabar com esta vergonha.
    Agora , novas alteraçoes , muito provavelmente ira servir para piorar o serviço e obrigar mais uns largos milhares de portugueses a contribuir para encher os bolsos as operadoras.

  13. Avatar de Pintor
    Pintor

    5G com dados limitados muito útil sem dúvida.

  14. Avatar de Joao
    Joao

    TDT é uma Vergonha existem zonas no país ex concelho de Mértola não há sinal .e com a simples antena de 10€ apanhamos o sinal dos Espanhóis e sabem quntos canais são mais de 40 . Sim meus senhores mais de 40 canais espanhois a custo zero . Mais uma vez estamos a ser roubados. É assim o país onde vivo portugal . Corrupto e de ladrões e nós deixámos. Salazar fazes cá falta.

  15. Avatar de João Martins
    João Martins

    Caro João, tem toda a razão.

  16. Avatar de Hugo alves
    Hugo alves

    Sim é verdade, mas para quem não sabe dou uma dica não melhorou está na mesma e só os Tecnologia de bio segurança ou outras operadoras, nada ainda está preparado para o 5G, consegui analisar alguns problemas do há problemas como para telemóvel, televisão e telefone de casa fiz algumas experiências com algumas técnicas para análise e depois de alguns reparos à falhas.

    Eu falo com experiência profissional na área da tecnologia.

  17. Avatar de Luis Antonio Batista da Costa Prenda
    Luis Antonio Batista da Costa Prenda

    Acredito que a caixa TDT de 5G para TV seja mesmo forte e de grande ampliação…