Portugal: Velocidade média de acesso à Internet é de 10,6 Mbps

72 Comentários

Depois de tanto o que foi investido em infraestruturas de comunicações, Portugal ocupa hoje uma boa posição no ranking de velocidade da Internet da Akamai.

Segundo os dados do terceiro trimestre de 2015, Portugal ocupa hoje a 28º posição entre os países da EMEA com uma velocidade média de 10,6 Mbps.

Fiber_Cable_CDE_2015-08-25


O relatório State of the Internet referente ao terceiro trimestre de 2015 foi recentemente publicado. De acordo com a informação, Portugal ocupa a 28º posição nos países pertencentes à EMEA (Europa, Oriente Médio e África), com uma velocidade média de acesso à Internet de 10,6 Mpbs.

O ranking de velocidade da Internet para os países da EMEA é liderado pela Suécia com uma média de 17,4 Mbps. É de salientar ainda que Portugal está à frente da Espanha neste ranking.

EMEA_00

No ranking dos países da América, os Estados Unidos lidera o ranking com 12,6 Mbps, seguido do Canada com 11,9 e o Brasil ocupa a 93º posição com apenas 3.6 Mbps.

america

Ainda relativamente a Portugal, o estudo revela que apenas 37% têm Internet acima dos 10 Mbps. 85% é o valor de consumidores que têm Internet acima de 4 Mbps.

Portugal

Países 4k Ready

No que diz respeito aos países 4K ready (que oferecem pacotes de dados acima dos 15 Mbps), Portugal cresceu 203% nestes últimos anos.

Portugal ocupa actualmente a 22º posição no Ranking de países EMEA com velocidades de Internet superior a 15 Mbps. O ranking é novamente liderado pela Suécia.

media

O estudo revela ainda que Portugal está na sexta posição quando se fala em tráfego IPv6.

ipv6

Em Portugal estão em uso 3 627 284 endereços públicos IPv4. O pico médio da velocidade de ligação à Internet é na ordem dos 47,9 Mbps.

ips

Estes são os principais resultados de mais um relatório da Akamai. Portugal tem crescido de forma significativa e isso nota-se na posição que actualmente ocupa. De relembrar que em Janeiro de 2015 Portugal ocupava a 37º posição.
 

Qual a velocidade de Internet que tem disponível em sua casa?

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao
    joao

    Deve ser uma pergunta estúpida mas, porque é que nos contratos das operadoras diz por exemplo 30megas de velocidade mas o download atinge apenas uma velocidade média de 3mb/s??

    1. Avatar de alkjsdlkajsd
      alkjsdlkajsd

      as velocidades das operadoras são representados em megabits, e os downloads em megabytes

      1 megabit =
      0.125 megabytes

      ou

      1 megabyte =
      8 megabits

      1. Avatar de joao
        joao

        Então a media portuguesa e de 10,6megabits ou seja 1,375 megabytes??

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          A medida é sempre Bit nas redes. Não interessa se é Kilo, Mega ou Giga.

        2. Avatar de ruiuda
    2. Avatar de alkjsdlkajsd
      alkjsdlkajsd

      ja agora alguns exemplos

      100 megabit = 12.5 megabyte
      30 megabit = 3.75 megabyte
      60 megabit = 7.5 megabyte

    3. Avatar de int3
      int3

      Porque 30 Megabits por segundo são 3,75 MegaBytes por segundo.
      8 bits é 1 byte. Por isso para converter de bits para bytes é dividir por 8 e bytes para bits é multiplicar por 8.
      As conexões de rede são sempre feitas em BITS e nunca em BYTES visto o BYTE ser uma unidade de DADOS. Por isso quando estás a fazer download de um programa qualquer a 3,75 MB/s estás a ocupar uma largura de banda de 30 Mb/s. Atenção a diferença entre MB e Mb (sendo b minúsculo bit e B maiúsculo Byte).

  2. Avatar de Ruben Miguel
    Ruben Miguel

    Estas estatísticas são feitas tendo em conta os contratos ou a velocidade real de ligação?
    É que no meu caso é bem diferente a velocidade contratada da velocidade real, posso dizer que tenho um contrato de (até!!!!!) 24Mb e só tenho 10Mb de velocidade efetiva.

    1. Avatar de int3
      int3

      deixa-me adivinhar. ADSL?
      Se sim então não te queixes

      1. Avatar de Ruben Miguel
        Ruben Miguel

        Não me queixo? Então?

        1. Avatar de PF
          PF

          Não te queixes porque isso é o problema que o pessoal sempre teve em todo o lado desde que apareceu o ADSL. Depende altamente da tua distância à central, e 10 mbps já não é nada mau.

          O que vale é que desde 2009 tenho fibra! Muda logo mal haja na tua zona, é uma diferença da noite para o dia. Aliás duvido muito com 60/70% da populacao a viver em cidades com fibra (vodafone/meo) ou cabo (nos) a média nacional seja 10 mbps.. Não conheço ninguem com menos de 50. Arre, até num telemóvel com 3 anos tenho 120mbps no meio da rua com o 4G da vodafone..

          1. Avatar de Ruben Miguel
            Ruben Miguel

            Eu não me estou a queixar da velocidade, só me queixo dos tarifários que as operadoras possuem. Se sabem que o ADSL tem essas limitações na maior parte dos casos porque é que fazem os contratos com velocidades tão altas se depois na realidade é o que se vê…
            Até aceito que não se consiga os 24Mb (18/20Mb), epá mas menos de 50% da velocidade contratada é brincarem com o pessoal, e eu nem sou dos piores… Conheço quem tenha 5Mb com o mesmo contrato dos 24Mb.

          2. Avatar de Zaark
            Zaark

            Duvidas que seja cerca de 10Mbps em média? Portugal não é só Lisboa, Porto e Coimbra (e Algarve no Verão). Em ADSL tenho um máximo de 7Mbps quando 1) não tenho a TV ligada *e* 2) o prédio tem pouca gente ou estão todos a dormir. Os preços pedidos pela operadora que finalmente chegou aqui com a Fibra – assim como de qualquer operadora – são de lamentar… É um oligopólio tremendo e miserável…

      2. Avatar de Victor
        Victor

        talvez pq n haja fibra. aqui no porto nem nas cidades tem, uma tristeza

  3. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Velocidade média Download > 45Mbs
    Velocidade média de Upload > 20Mbs

    Picos: Download > 95Mbs | Upload > 30Mbs

    Velocidade em Mbits/s

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    eu tenho no contrato 24Mb e se receber 2Mb é o muito…

    1. Avatar de int3
    2. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      so what ? em 2005 eu tive net ADSL da Sapo e era dos mais estáveis que tive, velocidade de download decente, abusava a jogar online e tive sempre bom ping, mas o mbit não chegava a 24mb devido a limitação que não me lembro qual era..

      e depois em 2011 tive ZON em casa e era o pior serviço, todos os dias falha de net por minutos a horas, falha de telefone, nunca permitiu jogar online, em qualquer jogo que fosse entrar 1 servidor era falha de ligação. nem o Xbox Live conseguia manter ligação por mais de 1 minuto..

      antes um ADSL estável que Serviço instável.

  5. Avatar de Tiago Sampaio
    Tiago Sampaio

    Eu estou aqui a pagar 26 euros por 200mb/20mb na vodafone, muito bom! Tirando a parte que todos os PC’s lá de casa só aguentam 100mb… 🙁

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Não há nenhum PC na tua casa que tenha portas rj-45 10/100/1000 mb/s? Acho estranho, pois um pc que montei em 2003 já tinha suporte para velocidade gigabit…

    2. Avatar de Diogo Silva
      Diogo Silva

      I feel you bro

      1. Avatar de Toni
        Toni

        Mete um disco SSD e resolves parte do problema

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          What?! O problema é a entrada de rede, porque até um disco 5400RPM lida bem com 200Mbps.

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      E mesmo assim podes ficar sem banda… Cada um só aguenta 100Mbps ? Se forem dois…

    4. Avatar de int3
      int3

      Aguentam 100 porque estás a usar 802.11N (single band até 150Mbps ou dualband até 300Mbps) e devias de usar 802.11AC.
      Ou se for por cabo estás a usar 100BASE-T em vez de 1000BASE-T (FastEthernet vs GigabitEthernet).

    5. Avatar de Carlos Duarte
      Carlos Duarte

      Do que sei, os routers da Vodafone (e MEO/etc) só têm uma porta a 1Gbps, as outras são todas a 100Mbps. Se quiseres podes comprar um switch/router que ligas à tomada Gigabit do router e depois ligas os PC’s a essa, e já terás 1Gbit partilhado para todos esses PC’s (espero não tar a dizer asneira, alguém que me corrija sff:P )

  6. Avatar de Marcelo Macedo
    Marcelo Macedo

    Eu tenho uns respeitáveis 13/14 megabits, o que para uma aldeia, é bastante satisfatório

  7. Avatar de Joana Aliseu
    Joana Aliseu

    aqui 112 mg

    1. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      112 mg??? Vem em pó?
      lol

      1. Avatar de JoseJoana Aliseu
        JoseJoana Aliseu

        devo ser das poucas que pago por 100 e tenho entre 110 e 115, mas também tenho um rato bonito

  8. Avatar de Diogo
    Diogo

    Residente na Suica, ando a volta dos 45 megabytes por segundo. Em upload, tenho a volta dos 6 megabytes por segundo. Isto em internet por cabo.

    1. Avatar de André Alves
      André Alves

      Mega bytes ou bits, normalmente a velocidade de Internet vem em bits

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        É possível que o Diogo tenha dito as velocidades correctamente; eu tenho 1gbps de download e 50mbps de upload até ao final do ano, devido a um concurso da vodafone.

        1. Avatar de ruiuda
          ruiuda

          Desde já parabéns pela vitória.

          Nesse extra da Vodafone o único fator que deixa a desejar é o valor absurdo que pedem, uma vez que o upload que não acompanha o download (poderia ser no mínimo 100-200 Mbps ou até simétrico).

  9. Avatar de Daniel
    Daniel

    126mb/s reais ligado a ethernet (segundo o teste de velocidade da zon)
    consigo suster velocidades de 14MB/s em torrents 🙂

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      grande coisa. a NOS o maximo é sempre esse valor nao tem pacotes de 200mb nem 1Gbps.

  10. Avatar de Pedro Pinheiro
    Pedro Pinheiro

    200 mbps down / 20mbps up

  11. Avatar de jedi
    jedi

    deveria dizer quais os país tem fibra otica e quanto a percentagem que abrange cada país. era importante saber a evolução de cada país em termos de tecnologias que usam. se fibra otica ou cabo coxial ou adsl.

    Eu tenho contratado 30mb/s (mbits/s), a velocidade de download não depende so da nossa ligação mas também do servidor de onde estamos a descarregar a informação.

    Ontem por exemplo tive a descarregar software da dreamspark a 1.3 MB/s (MBytes/s).

    O máximo de download que já cheguei por instantes foi a 2.8 MB/s (MBytes/s).

    Isto sobre ligação de fibra ótica. 😉

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Download: 123.94 Mb/s
    Upload: 8.16 Mb/s

  13. Avatar de Hugo
    Hugo

    214Mb down – 22 Mb up fibra vodafone

  14. Avatar de Henrique
    Henrique

    Eu gostava de saber onde é que foram fazer essas medições… para chegar a uma média nacional de 10.6, não devem ter ido para a minha zona medir em todas as casas com internet! eu pago 12 Mbs, se não estou em erro, e nem 1.5 tenho! Medido pelo site da Anacom. As medições devem ser feitas dentro dos escritórios da empresa, ou dentro das grandes cidades. venham para o campo receber internet por cabo de cobre e vejam a desgraça que é!!!! Estamos no país das assimetrias uns com 120 outros com 1.2!!!!!!!!! enfim, grandes lucros empresas de telecomunicações é o que fazem.

    1. Avatar de int3
      int3

      Este comentário foi removido.

      1. Avatar de Carlos Duarte
        Carlos Duarte

        int3, não sei até que ponto tens razão.. Se só tem ADSL porque é que ‘não sabe escolher’ ? A zona dele pode nem ter cabo nem fibra.. E a verdade é que a disparidade entre malta com 1Mbit e 200Mbit é muito grande!

        1. Avatar de henrique
          henrique

          Marcelo, pela sua resposta devo ter sido mal tratado… mas isso a mim não me interessa. o que interessa é os Srs das operadoras e das infraestruturas estão-se borrifando que eu esteja numa zona onde só tenha adsl e não haja fibra para apresentar a factura ao final do mês. porque acho que estou a pagar mais do que se tivesse fibra!!!! Obrigado pela sua ajuda

          1. Avatar de Carlos Duarte
            Carlos Duarte

            Pois, infelizmente as operadoras só fazem investimentos em infraestruturas se houver gente suficiente para dar retorno financeiro… Mas pelo que ouço cada vez mais a fibra/outros estão a chegar a mais sítios! Boa sorte para o seu caso. Um abraço

  15. Avatar de Raul
    Raul

    A malta a falar em Megabytes e eu só ainda vou nos Kilobytes. Estou certamente a prejudicar essa média, mas calma que quanto ao pagamento sou capaz de ganhar a maior parte daqueles que estão aqui!

  16. Avatar de Miguel Monteiro
    Miguel Monteiro

    215Mb download
    23Mb upload

    Valores fixos

    Vodafone Fibra

  17. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu sou cliente ip tv meo adsl, velocidade contratada até 24 mbps, só tenho uma box, quando a desligo consigo chegar aos 13.5 mbps, o que quanto a mim para adsl e tendo em conta a distância da central é excelente. Com a box ligada por vezes chego aos 11. o que também é satisfatório, mas bom mesmo seria fibra!

  18. Avatar de Yaca
    Yaca

    Enquanto não for permitido que a empresa que investir em infraestruturas, possa usufruir durante alguns anos, sem a concorrência colocar os seus clientes. Menos investimento haverá. É lógico que todos esperam que uma delas crie a rede para os outros lá colocarem os seus clientes.

  19. Avatar de vtluis
    vtluis

    Velocidade média de acesso à Internet é de 10,6 Mbps?????? é para rir

  20. Avatar de Vjesus
    Vjesus

    Eu tenho no contrato 24Mb e se receber 3Mb é o muito…

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Alguem sabe por razão no me pc na parte do ethernet status speed desceu para 100 mbps quando inicialmente era 1 gbps? Este problema afeta diretamente a velocidade, assim tenho que me contentar com os 100 mbs em vez dos 200

  21. Avatar de Victor
    Victor

    Eu, contratados 24MBs e efectivos 1,8MBs, aqui fixo só existe adsl da meo e estou a 3 Km de Vila do Conde!

  22. Avatar de MLopes
    MLopes

    há uma análise muito importante que parece que continua a não ser feita, a comparação da velocidade média de acesso com a da velocidade média contratada pelos consumidores.
    decerto que teríamos dados para pensar…

  23. Avatar de JMC
    JMC

    215Mb reais de download 11 de upload (Vodafone Fibra)

  24. Avatar de Mario
    Mario

    Velocidades decentes de upload é que nada 🙁

  25. Avatar de JP
    JP

    Esse comparativo com a Espanha, é demasiado ‘provinciano’. Mais se parece com (“..pode ser um pastel de bacalhau.” – Pastéis de bacalhau não temos.. – “então vai um copinho de vinho branco”).

    Comparativo com Espanha, ligando ao mesmo server em Lisboa (básico e sem valor técnico):
    https://twitter.com/JP_127_0_0_1/status/672092048443449344

    Algumas respostas, mereciam um comentário individual. Na impossibilidade de o fazer, deixo-vos apenas com um breve situação vivida na 1ª pessoa.

    Exemplo:
    Ligação FTTH 50Mbs da Vodafone Portugal, hoje num download de actualização de Kernel (rotina habitual 850KBs):
    https://twitter.com/JP_127_0_0_1/status/677476761848979456

    *Participação embora sumária, “Qual a velocidade de Internet que tem disponível em sua casa?”

  26. Avatar de vector
    vector

    Não me posso queixar dos 130Mb/Down 8Mb/Up reais que a NOS manda lá pra casa.

    1. Avatar de censo
      censo

      O mesmo aqui.

  27. Avatar de Arkop
    Arkop

    e eu a reclamar dos meus 30mb que muitas vezes fica por 3 quando eu mais preciso.

  28. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu a pagar 12Mb/s e só a receber 1Mb/s… O mais triste é que se estiver mau tempo se chegar a 700Kb/s é bom…
    TV Paga haha, se chove a unica coisa que vejo na TV é “Sinal Fraco”

    6 anos a reclamar… e os cabr*** a engordar…

  29. Avatar de carlos
    carlos

    Faço parte dos 15% ( abaixo dos 4mb)

  30. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Só peço a Deus é que,quer a MEO,quer a Vodafone,ou até a NOS,tenham disponíveis em campanha,tarifários de 200 Mb/20 Mb,de fibra óptica,a partir do mês de Abril do próximo ano de 2016,que é quando acaba a minha fidelização.De fibra óptica,atenção !! É que fico logo cliente,seja com quem for,nem que seja por 24 meses !! Já vi aqui pessoal com comentários a dizer que superam estes valores na Vodafone Fibra,e eu até fico com inveja,podem crer !! Que sonho,200 Mb de download e 20 Mb de upload !! Ai se eu pudesse ter aderido naquela campanha que a Vodafone propôs a novos clientes até ao fim do passado mês de Setembro em que oferecia estas velocidades,meu Deus !! Ó Vodafone,faz de novo esta campanha em Abril do próximo ano que ganhas logo,mas é que é logo,um novo cliente !!

  31. Avatar de Tico
    Tico

    Petição para se acabar com as falhas de estado na ANACOM / http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT80512

  32. Avatar de Jose Alberto
    Jose Alberto

    Gostaria de perceber uma situação:
    MBps=megabytes por segundo
    Mbps=megabits por segundo
    Nota:a diferença do B maiúsculo ou Minúsculo define se é Byte ou bit por segundo
    Qual a razão das operadoras colocarem nos contratos Mbps e dizerem que é por ex.100 megabytes por segundo!!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Está errado 🙂 Se metem Mbps e dizem megaBytes…está errado 😀