Utilizadores simulam roubo do smartphone para receber do seguro

27 Comentários

Os smartphone são hoje em dia gadgets que toda a gente tem! Uns mais caros, outros mais baratos, a verdade é que este mercado continua a ser bastante atrativo e nesse sentido criaram-se vários “negócios paralelos”.

Se há uns anos era impensável fazer um seguro para o smartphone hoje já não é bem assim, tendo em conta o valor elevado de alguns modelos. No entanto há utilizadores que se estão a aproveitar e a simular o roubo do smartphone para receber do seguro.



A PSP deteve na passada quinta-feira um “homem, com 32 anos de idade, por ser suspeito da prática de um crime de Simulação de Crime”, por ter feito queixa de um falso roubo. O suspeito deslocou-se a um departamento policial para apresentar uma denúncia pelo roubo do seu telemóvel, tendo sido iniciada a elaboração do respetivo auto e mobilizados meios policiais no sentido de obter dados que permitissem conduzir à identificação dos suspeitos, bem como a de ativar a geolocalização do aparelho que teria sido roubado.

De acordo com um comunicado da Policia, neste caso e “no seguimento das diligências efetuadas, verificaram-se diversas incongruências e contradições entre a narrativa da alegada vítima e os factos praticados”. Durantes esses contatos de acompanhamento e após a deteção das contradições mencionadas, o detido acabou por assumir que havia simulado o crime de roubo, tendo em vista o ressarcimento do montante correspondente ao valor inscrito no seguro, por ser a única forma de assegurar a devolução compensatória”.

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP refere ainda que “já desmascarou no presente ano cerca de 40 (quarenta) situações de simulação de crime de roubo alegadamente cometidos na área metropolitana” da capital.

Ainda segundo a PSP, estes atos de simulação já representam “uma importante percentagem do total de roubos praticados na via pública (nalguns casos já superior a 35%)”, obrigando a um “esforço processual inútil” e a “um balanceamento erróneo do dispositivo policial para locais onde efetivamente não são cometidos roubos”.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de User Pplware
    User Pplware

    Quando pedem 50€ de seguro anual por um smartphone de 200 está tudo dito.

    1. Avatar de int3
      int3

      porque será? Se calhar o risco é elevado… As seguradoras não são a santa casa.

  2. Avatar de Str
    Str

    Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão ehehehehehe

    1. Avatar de DERA
      DERA

      Esclarecido e inteligente! Muito bom.

  3. Avatar de Dav
    Dav

    As seguradoras são os maiores ladrões que existem por aí. Basta lerem notícias sobre os grandes lucros….

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O que e que tem a ver lucro com roubo?

    2. Avatar de Nuno Correia
      Nuno Correia

      Quais noticias? Aquelas que dão conta dos milhões de Euros em prejuízo? Aquelas que dão conta de companhias saírem de Portugal por o accionista se fartar de enterrar dinheiro e ter prejuízo durante anos seguintes. As companhias são empresas e como empresas que são têm que ter lucros

      1. Avatar de Pedro C.
        Pedro C.

        Caro Nuno Correia, há casos e casos… E a verdade é que muitas vezes o consumidor é levado a aderir a um seguro aquando da compra de um bem e na altura de o activar existem sempre mil e uma situações para o impedir de o fazer.
        Já nem vou falar no ramo dos seguros automóvel porque aí então não há ponta por onde se pegue.
        E… a sermos justos, o mercado dos seguros é sobretudo muito pouco justo para o consumidor. Ora vejamos… O consumidor paga um valor anual para ter o seguro, por exemplo 200 euros pelo seguro automóvel. Pode passar uma vida sem ter que o ativar, ou seja, passa uma vida a pagar 200 euros por ano por um serviço que nunca usou e por um serviço que, ao não ser usado, não causa prejuízo à seguradora.
        No entanto, basta ter um azar e ter que usar o seguro uma vez, para ver o valor do mesmo subir em flecha… justo?! Não me parece…
        E que tal, se ao terminar o seguro com a seguradora X, o cliente que nunca activou o seguro tivesse direito a uma compensação/ devolução de parte do montante que pagou durante anos?! Não seria mais justo?! Se calhar….

        Mas acho graça que se defendam as seguradoras só porque sim… basta ver que as há aos molhos, para todos os gostos e feitios e para todos os valores se fosse um mercado com tanto milhão de prejuízo quer-me parecer que o cenário seria diferente…

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Que nunca tenhas de usar o seguro a sério…

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Que os seguros não são flor que se cheire a gente já sabe. Mas também repare no exemplo que deu 200€ por ano, durante 10 anos da 2000€ um simples acidente sem feridos nem mortos pode custar mais q isso, desde conserto propriamente dito ao perito a carro alugado… Claro q o verdadeiro lucro da seguradora não é os 2000€ que o amigo paga em 10 anos – os acidentes que reportou, mas sim os investimentos que fazem com esses 200€… Contudo onde eu trabalho vendemos seguros de equipamentos, telemóveis, portáteis etc e posso afirmar que a taxa de casos que eles não colocam problemas é elevadíssima… Pois o seguro equipamento não é comparável a um automóvel, quando muito séria comparável a um danos próprios sem franquia. Agora claro já tive casos do cliente que diz a seguradora q deixou o telemóvel na esplanads do café quando lá voltou não estava lá!!!!! Isso não é roubo “lol”

          2. Avatar de DERA
            DERA

            Explica pf.

        2. Avatar de DERA
          DERA

          O conteúdo do teu comentário é típico de quem não sabe do que fala nem quer saber. Há uma palavra para isso mas não é muito bonita. Um seguro antes de ser um serviço, como lhe chamas, é outra coisa muito diferente. O princípio é que todos pagam para que a companhia pague quando tu, ou outro, faz m…. e se nunca fazes m…., quando tens um azar e acontece fazeres m…., não sobe em flecha como dizes porque, justamente, te portaste bem durante muito tempo. E tirando o seguro do carro não és obrigado a comprar seguro nenhum. Portanto, se não gostas não compres nem desdenhes.

    3. Avatar de DERA
      DERA

      Deve ser muito bom ser uma pessoa bem formada e informada e que nunca diz disparates. Deve mesmo.

  4. Avatar de Mário
    Mário

    Sendo a imagem de um iPhone, demonstra que os utilizadores de Apple simulam roubos para lhes devolverem os €€€ e poderem comprar um telemóvel a sério LOL

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Utilizadores a sério de iPhone não precisam disso…
      Quem pode pode….

      Além de que já assisti a um passar-se com o telefone e parti-lo todo á minha frente… tinha uma semana. No dia a seguir tinha outro noutra cor diferente…

      P.S… Tenho Android…

  5. Avatar de Maia
    Maia

    “contactos”

  6. Avatar de Realista
    Realista

    – obrigando a um “esforço processual inútil”
    – “um balanceamento erróneo do dispositivo policial para locais onde efetivamente não são cometidos roubos”.

    Desde que não andem na caça à multa por mim tudo bem.

  7. Avatar de Lucas
    Lucas

    Vergonha.O mais triste é que existem pessoas que acham que isto é normal.Se a esse criminosos que foram desmascarados lhes fosse apresentada a fatura das despesas da PSP para investigar os vigaristas talvez tivessem juizo.

  8. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    “… mobilizados meios policiais no sentido de obter dados que permitissem conduzir à identificação dos suspeitos, bem como a de ativar a geolocalização do aparelho que teria sido roubado.”

    Eu gostava mesmo de ver o mesmo tipo de zelo e preocupação com aparelhos que são roubados, mas que nao tem seguro. Já me furtaram um telemovel do carro, fiz a participação, tanto na policia como nas respectivas operadoras, e apesar de eu ter sugerido a geolocalização como forma de tentar recuperar o aparelho, simplesmente ignoram o meu pedido (tanto policia como operadoras), com o argumento de que teria de ser um juiz a dar essa ordem para entao posteriormente caso o valor do aparelho o justificasse iniciarem esse processo.
    Resumindo, fiquei sem um telemovel novo (com menos de 1 mes) que me custou cerca de 400€.
    Agora pergunto eu, porque ha comportamento diferente quando é a seguradora a principal interessada em vez de um cidadão comum? Será que ha contrapartidas para a Policia (ou operadoras) por parte das seguradoras?
    Pois…

    1. Avatar de onurb82
      onurb82

      Tanta asneira junta… Haja paciência, para o seu comentário!

      Explique-me qual o sentido do seu último paragrafo!?
      Ora tente lá perceber…
      – Quando uma autoridade judiciaria ordena que policias averigúem um crime de burla (penso ser este o caso) não devem fazer com afinco!?
      – Quando o senhor pede aos polícias que no momento em que sofreu o crime se estes o conseguem encontrar porque suspeita de alguém e está ao alcance deles através das revistas/buscas!?
      – Agora se não sabe o paradeiro do gadget e depois qualquer ação destes, depende de autorização judiciária e consequente rastreio das operadoras!?

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Quantos e quantos iam esquecer-se de onde tinham deixado o telefone e iam usar essa técnica só para lho encontrarem… ahhh afinal estava na casa da amante…

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Claro que a polícia deve fazer a investigação com afinco… Mas eu percebi o que o amigo quis dizer. Se você for a esquadra apresentar queixa o agente olha para si zangado pq lhe tirou o sossego, redige a queixa no sistema e ainda lhe cobra se quiser uma cópia do auto e não faz mais nada não investigam porra nenhuma. Se suspeitam que você está a mentir investigam no (e bem) com afinco. Mas deviam era fazer nas duas situacoes. Naqueles q há suspeita de estarem a enganar a seguradora bem como naqueles q de facto foram roubados

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Aí estou consigo, se em cima defendi a seguradoras pq de facto raramente recusam um sinistro, n deixa de ser verdade isto que diz. Que meios?? Reporta-se um furto nem aparecem!! Já aconteceu num grupo de amigos ao chegar ao carro ter sido assaltado e por leigos, “destruiram” meio carro para lá entrar. Resposta da PSP agora nao podemos ir aí, se o carro se desloca traga-o cá!!!!

  9. Avatar de Katia
    Katia

    Roubaram me o meu telemovel de trabalho em Portugal, um Samsung S8, antes do release, fix denuncia e a GNR nem mexeu uma palha.

  10. Avatar de DERA
    DERA

    Os seguros de equipamentos são justamente o tipo de produtos que as seguradoras se deviam abster de vender porque lhes dão mais má fama do aquela que já têm. O risco é tão grande e o nível de fraude tão elevado que as exclusões se tornam absurdas. Resultado: é bom para fraudulentos mas péssimo para clientes sério.

  11. Avatar de d
    d

    Os portugueses são profissionais em fazer isso.
    Não conseguem aguentar com o smartphone por 3 anos.