Portugal: Tudo pronto para o 5G! Faixa dos 700 MHz está livre

31 Comentários

Hoje é uma data importante para o 5G em Portugal! O processo de migração dos emissores que compõem a rede de televisão digital terrestre (TDT), que emitem na faixa dos 700 MHz chegou hoje ao fim.

No total, foram alterados de frequência 243 emissores por todo o país.

Portugal: Tudo pronto para o 5G! Faixa dos 700 MHz está livre


Tecnologia 5G: 10 a 20 vezes mais rápida do que o 4G

A partir de hoje, a faixa dos 700 MHz está totalmente liberta em todo o País, permitindo-se a sua utilização para implementação do 5G. Falta agora concluir o processo que visa a atribuição às operadoras dos respetivos direitos de utilização de frequências que deverá acontecer no 1.º trimestre de 2021.

Com a adoção do 5G, todos os cidadãos e empresas poderão beneficiar de Internet de alta velocidade, mesmo os que estão em zonas de baixa densidade populacional, incluindo nas regiões autónomas, uma vez que as regras do leilão para atribuição das frequências determina uma cobertura de 95% do território nacional em 2025, e de 90% da população das freguesias de baixa densidade e das freguesias das regiões autónomas.

Portugal: Tudo pronto para o 5G! Faixa dos 700 MHz está livre

O processo de migração da TDT, que começou a 7 de fevereiro, teve que ser interrompido entre março e agosto, devido à pandemia de COVID-19, mas, à parte essa paragem, decorreu sempre com enorme normalidade. Este processo, além de permitir a evolução para a 5.º geração móvel, levou igualmente a uma melhoria das condições de receção do sinal de TDT por via terrestre, estimando-se um aumento da cobertura de rede de TDT, de cerca de 2% da população (de 92,5% para 94,5%), revela a ANACOM.

A ANACOM recorda que continuam a existir até ao final de 2023 apoios à compra de equipamento de receção do sinal por satélite – saber mais aqui.

A tecnologia de quinta geração traz assim consigo toda uma nova realidade: será capaz de suportar mil vezes mais tráfego do que as redes atuais e a uma velocidade 10 a 20 vezes mais rápida do que o 4G.

Leia também…

5G em Portugal? ANACOM lança Portal com toda a informação

 

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Caramba,até que enfim !! Venha de lá o 5G,o futuro já bate à porta.O progresso tecnológico não pode parar.Estou muito contente com este anúncio. 🙂

  2. Avatar de Rol
    Rol

    So os iphones tem 5g, a malta dos androids ainda vai esperar bons anos pois as mmwaves sao exclusivo da apple e permitem ate 5gbps.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Muito antes dos iPhones até em Portugal (que nem sabemos quando essa tecnologia estará disponível) já existiam “aparelhos” Android preparados para funcionar com essa tecnologia. Deves ser mais um daqueles “putos” que sonha VIR A TER um iPhone…nem o que existe no mercado conheces!

    2. Avatar de Ilumiante
      Ilumiante

      Ambos os sistemas operativos têm telemóveis com 5g. Quanto às mmwaves, não é exclusivo da apple, todos os fabricantes têm. E essas ondas apenas estão disponíveis telemóveis nos Estados Unidos, pois apenas empresas de lá usam esse espectro.
      Por que raio é que algo que é regulado pelo estado e tem como propósito ser usado no maior número de dispositivos possível ser exclusivo da Apple?

    3. Avatar de Bernardo Reis
      Bernardo Reis

      As mmwaves não são exclusivas de ninguém. E mais, o 5g está atrasado na Europa. Na Ásia a maioria dos países já fez a migração, e de certeza que não é tudo apple

    4. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Aos que estão a fazer comentários, este foi sem dúvida um troll. Tenham calma, ambos sabemos que 95% dos Android que estão a sair no mercado já têm 5G 😉

  3. Avatar de R
    R

    Ah… por isso é que agora vêm as vacinas… lolololol

  4. Avatar de R
    R

    Com a adoção do 5G, todos os cidadãos e empresas poderão beneficiar de Internet de alta velocidade, mesmo os que estão em zonas de baixa densidade populacional, incluindo nas regiões autónomas, uma vez que as regras do leilão para atribuição das frequências determina uma cobertura de 95% do território nacional em 2025, e de 90% da população das freguesias de baixa densidade e das freguesias das regiões autónomas.

    Então não são todos…

    1. Avatar de Hidelberto
      Hidelberto

      O problema é que o 5G n tem tafarios ilimitados como a fibra logo a malta das aldeias do interior vai ter boa velocidade mas so pode usar 10gb por mes…so para emails e whatsapp.

      1. Avatar de celso
        celso

        Tens operadoras que fazem via 4G a clientes satélite como a NOS só que esta barrado aos 40Mbps, com isto acho que poderiam já manter a uns 100 para essas pessoas ou mesmo mais, apesar de o problema da NOS é mesmo as antenas andarem congestionadas nas zonas rurais

      2. Avatar de luis baker
        luis baker

        Bem So aqui em portugal estou na franca pago 15 euros por 5G com dados ilimitados 🙂 como os clientes da operadora diz (Merci Free)

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não entendo o “hype” por trás disto… De que serve ter conexões mais rápidas se os clientes (não empresas) continuam com pacotes limitados a 10GB-30GB? Sinceramente é uma boa forma de os gastar mais rápido. A infraestrutura atual do 4G, oferece em quase todo o lado +10 mbps, que é suficiente para fazer streaming de 2k para que se precisa de mais? Se fizermos as contas usando 10 mbps constantes, gastamos 9GB de plafond em 2 horas… Isto é semelhante a oferecerem um carro um Ferrari capaz de atingir 300km/h mas com um depositio de 1 litro de gasolina, não me serve de nada se ficar sem combustivel a meio…
    Os unicos a beneficiar aqui talvez sejam as empresas, que poderão aceder a pacotes especiais ilimitados de plafond.
    Na minha opinião, com o estado atual isto é apenas mais uma forma de propaganda…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Os limites de dados é apenas uma questão de lucro financeiro, do ponto de vista técnico não faz qualquer sentido. O que faz sentido é onde existe congestionamento a velocidade é reduzida para quem está ligado nessa “antena”, e isso acontece de qualquer maneira.

      A Anacom/ Assembleia da República poderia exigir o fim dos: limites de tráfego, tempo ligado e discriminação do tráfego (“neutralidade de rede”), e só permitir planos por dia/ semana/ mês & largura de banda mínima garantida disponibilizada em permanência durante tal período que mesmo assim os operadores continuariam a ganhar uma fortuna. E não iam anunciar as velocidades loucas para as quais não têm capacidade de fornecer de forma generalizada de qualquer das formas via rádio.

      1. Avatar de Peace
        Peace

        Ninguém consegue garantir velocidades mínimas em redes wireless. Isto é assim tanto em redes móveis como no WIFI. A velocidade está sempre dependente de quantas pessoas estão naquela célula, do que estão a fazer, e de onde estão (posição física). Quem está no limite da célula tem sempre pior velocidade do que se estiver mais perto das antenas.

    2. Avatar de JJ_
      JJ_

      Na realidade, e esta é parte que não é muito falada, mas os reais benefícios serão para as operadoras.

      O 5G irá permitir com menos antenas suportar mais trafego, ou seja, para cobrir uma área onde hoje são precisas 4 ou 5 antenas, com o 5G com uma antena ou duas, cobre a mesma área e suporta mais trafego do que as anteriores 5 antenas.

      Ou seja, apesar da tecnologia ser mais cara para as operadoras, a curto prazo fica mais barato manter.

      Para o consumidor final, em 90% dos casos, seja empresa ou particular, não irá sentir grande diferença. Talvez aqueles clientes rurais, onde agora apenas conseguem ter internet móvel, possam ver a velocidade aumentada, mas mesmo assim é preciso muitos anos para o 5G lá chegar.

      1. Avatar de Peace
        Peace

        Não é bem assim… A generalidade do povo que usa a rede móvel nos smartphones pouco vão beneficiar. O grande beneficio vai ser para o cliente empresarial e para a industria 4.0, aqueles que vão poder usar a rede móvel para IoT, automóveis conectados, medicina, etc. Muitos novos serviços irão aparecer assentes no 5G, haja capacidade criativa e de investimento.

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Antes do iPhone ter 5g já Android tinha por exemplo Sony xperia 1 mark 2.

    4. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Seja como foi, existem tarifários “ilimitados” neste momento, são caros em comparação com o resto da Europa, nem vamos por aí, contudo isto vai ajudar também aqueles que não têm serviço fibra nas aldeias ou zonas mais rurais, pois pagam o mesmo por um serviço fixo mas pelo menos vão ficar melhor servidos.

      Acreditem, já existem planos 5G a serem pensados na MEO, planeamento de areas e afins, tudo aponta que para o final do próximo ano já haja malta D2D a vender por zonas rurais.

  6. Avatar de Algo
    Algo

    Uop! Quer dizer que Portugal cedeu aos Estates? #Welp
    It’s gonna be a Cold Winter.

    1. Avatar de Hidelberto
      Hidelberto

      Como toda a europa..O UK ja baniu a Huawei. Mas se preferires a china estás a vontade, ainda ha voos para pequim.

  7. Avatar de t.u.g.a
    t.u.g.a

    JA AGORA, PARA QYE SERVE?
    VAMOS TER TELEVISÃO MELHOR

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      não, vais continuar limitado aos 7 canais mediocres na TDT, que na minha zona ficou pior depois da mudança de frequência.

      1. Avatar de Hidelberto
        Hidelberto

        Muda te para lisboa que ja tens os 250 canais como eu tenho em 4k e 1000megas de fibra!

        1. Avatar de TimmyTimmy
          TimmyTimmy

          Sim porque o país é Lisboa e o resto é paisagem não é? Nem todos querem viver para confusão, crime e muita gente mal com a vida como Lisboa. É por esta mentalidade que temos o centralismo (que história já provou que é uma porcaria) que se tem (com exceção da regiões autónomas).

        2. Avatar de celso
          celso

          Pahahahaha tens que canais em 4K????? É que eu não tenho nenhum e tenho box 4K nem a sport tv já tem em 4K ahahahahahah, fora o netflix e youtube na app da tv e disney + nada usa mais o 4k

        3. Avatar de Luis Silva
          Luis Silva

          Mudar-me para Lisboa? Tenho o mesmo e estou a 330km de Lisboa e a 30km de Espanha.

  8. Avatar de Davi
    Davi

    Como sempre Portugal a espremer ao maximo o lucro com os pacotes de dados limitados.
    O mesmo aconteceu com a internet.
    Mas ao menos não somos tão ridiculos como a America, com pacotes de internet de 1Gbps de download e 50Mbps de upload.

  9. Avatar de TimmyTimmy
    TimmyTimmy

    Sim porque o país é Lisboa e o resto é paisagem não é? Nem todos querem viver para confusão, crime e muita gente mal com a vida como Lisboa. É por esta mentalidade que temos o centralismo (que história já provou que é uma porcaria) que se tem (com exceção da regiões autónomas).

  10. Avatar de RichG
    RichG

    Fantástico….uau que fixe!!
    Na aldeia onde moro nem 2G as vezes enfim balelas nem a reclamar fazem alguma coisa!!
    3G miragem, 4G miragem muito menos fibra.

    Isto vai ser para as cidades e pouco mais como sempre e tem logica onde tem mais rentabilidade.
    Enfim os outros desgraçados do interior e aldeia ficam a “xuxar no dedo!”