Portugal: Tribunais gastam 20 milhões em papel por ano

10 Comentários

A digitalização nas empresas/organismos já começou há alguns anos, mas a verdade é que ainda hoje há muita coisa em papel. Apesar do Estado Português ter um Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa (o muito conhecido Simplex), a realidade em alguns ministérios mostra que ainda há muita coisa por fazer.

De acordo com dados recentes, os tribunais portugueses gastam 20 milhões em papel por ano.


Os dados foram publicados no Jornal de Notícias (JN) e revelam que, contas feitas, os tribunais gastam 20 milhões em papel por ano. Curiosamente cerca de 90% desse valor é gasto em correios, ou seja, da fatura de 20 milhões de euros, onde se inclui custos distribuídos entre papel, tinteiros, impressoras e custos postais, 18 milhões de euros são para os correios.

De acordo com o próprio Ministério da Justiça, há processos, nos tribunais de primeira instância, que passarão a ser digitais já em junho deste ano. Com a mudança para o digital serão “libertados” cerca de 200 funcionários por ano, que se poderão ocupar de “matérias mais relevantes”, releva o Ministério da Justiça.

A nova política global do Ministério dá prioridade às preocupações ambientais e facilidade de acesso à informação por parte dos cidadãos, através do desenvolvimento e utilização de ferramentas digitais. Ainda segundo o DN, o total de 20 milhões de euros simboliza um gasto equivalente a meio milhão de horas de trabalho para o Ministério da Justiça.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    então o Carlos Alexandre nem se fala

  2. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Em que 19 Milhões são com o Socrates apenas 😀

  3. Avatar de Taptigpot
    Taptigpot

    Isto vai com a mudança de pessoas. Elas são o maior entrave aos meios digitais. Vejo no meu local de trabalho. Se for preciso engatam um processo por o querer físico na sua mesa.

  4. Avatar de maria vieira atriz
    maria vieira atriz

    o farsolas do super juiz gastou mais que isso

  5. Avatar de VK.PT
    VK.PT

    Tem ai uma percentagem que vai para casa dos funcionários… bem como tinteiros e toners..
    Já tive funcionários judiciais, e da educação com uma lista de impressoras e queriam uma igual á do trabalho por “motivos económicos”…….

  6. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    “Curiosamente cerca de 90% desse valor é gasto em correios, ou seja, da fatura de 20 milhões de euros, onde se inclui custos distribuídos entre papel, tinteiros, impressoras e custos postais, 18 milhões de euros são para os correios.”

    Nada tem a ver com pessoas e meios digitais ….. tem a ver com o codigo penal/civil !!!

    Ninguem leu este bocadinho ???

    1. Avatar de NT
      NT

      pois mais uma para acabar com correios….
      Acho que deveriam simplificar sem dúvida, mas também deveriam atribuir um email a uma pessoa quando se faz o cartão do cidadão.
      Bem e em vez de milhares gastos no “Cagalhães” para depois os pais gastarem dinheiro para “desbloquear” porque o puto quer ir para o youtube… porque não patacas para o pessoal levar um leitor de cartões para casa, assim já não se esqueciam da password do email porque era o próprio cartão.

  7. Avatar de irlm
    irlm

    não são euros, são fotocópias como diz o outro.ddt

  8. Avatar de bom senso
    bom senso

    o tempo que perdem a gastar papel , comecem a informatizar de vez e digitalizar os processos e com o tempo os gastos são menores, mas a continuarem sempre a funcionar do mesmo modo á século XX claro que a despesa será sempre enorme…

    não admira que as coisas depois levem anos a fio, andam a mergulhar em resmas de papel em pleno 2018…

  9. Avatar de Snaker
    Snaker

    Isso, gastem papel que eu agradeço. Para quem trabalha na industria papeleira, é trabalho garantido pelo menos nos proximos 40 anos!!! 🙂 E já sabem, nao usem os dois lados da folha A4 . Imprimam duas!