Portugal: Tráfego de acesso à banda larga fixa atinge máximo histórico

10 Comentários

Cada vez acedemos mais à Internet e isso reflete-se nas estatísticas. De acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o tráfego de acesso à Internet em banda larga fixa aumentou 48,1% no primeiro semestre de 2018, tendo atingido um novo máximo histórico.

Segundo a ANACOM, o tráfego médio mensal por acesso fixo foi de 96,6 GB no 1º semestre, mais 27,5 GB que no período homólogo.


Do tráfego total, a MEO era o prestador com maior quota de tráfego, 39,6%; seguindo-se a NOS, com 32,7% do tráfego; a Vodafone, com 22,4%, e a Nowo/Oni (grupo Apax) com 4,4%.  No mesmo período, o número de acessos à Internet em local fixo aumentou 5,9%, correspondendo a 205 mil, o que elevou o número total de acessos para 3,67 milhões.

A fibra ótica (FTTH) era a principal forma de acesso à Internet em banda larga fixa, representando 42% dos acessos, seguindo-se o cabo, com 31,9%, e o ADSL, com 18,4% dos acessos à Internet em banda larga fixa. O LTE em local fixo representava 7,7% do total de acessos.

Tráfego de acesso no primeiro semestre

No primeiro semestre, a quota de acessos fixos da MEO atingiu os 39,8% (mesmo valor do semestre homólogo), seguindo-se o grupo NOS com uma quota de 37% (menos 0,7 pontos percentuais) e a Vodafone com 18,9% (mais 0,9 pontos percentuais). A Nowo/ONI tinha uma quota de 4,1% (menos 0,1 pontos percentuais).

A penetração do serviço de banda larga fixa residencial no final de junho era de 74,7 por 100 famílias clássicas, mais 2,1 pontos percentuais do que no semestre homólogo.

Se pretender aceder ao relatório estatístico completo basta que clique aqui.

Via ANACOM

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Daqui a pedaço vem os meninos do ADSL se queixar, de que não tem fibra. Devem pensar que Portugal é pequeno, é pequeno é. No mapa!

    Vodafone a crescer, para mim uma das melhores operadoras a nível de Internet nem há mas, nem mas. É a verdade e quem percebe minimamente de Networking sabe perfeitamente que a Vodafone é melhor no ping, no bufferbloat do que a MEO/NOS, fora os pings internacionais.

    Felizmente tenho MEO Fibra, ainda da para safar. Mas sinceramente este bufferbloat é mesmo mau, era bom que alguem que trabalhasse na parte INTERNA da MEO fosse dizer aos engenheiros da Rede quando é que vão resolver o bufferbloat no MEO de uma vez por todas e melhorar os seus “carriers”

    Isto pode ser comprovado no dslreports.com, QUASE (não todos) mas a maioria dos clientes MEO têm mau bufferbloat. Seria bom que alguem que trabalhasse na parte interna desse um puxão de orelhas, ou disse-se algumas verdades porque mesmo que alguem se queixe não resolvem.

    Até a VDF da uma abada (melhor bufferbloat) do que a MEO.

    1. Avatar de Élio Severiano
      Élio Severiano

      Se eu disser bufferfloatt também vou parecer entendido em redes?

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Just give a try. And you will be considered a h4x0r 1337

    2. Avatar de S Pimenta
      S Pimenta

      Bufferbloat está relacionado com o router, e não com a rede da MEO/NOS/Vodafone….

      Ou seja se quiseres uma melhor ligação à Internet tens de comprar um router melhor… Toda a gente sabe que os routers que as operadoras fornecem, são…. bem… uma BOSTA….

      Para quem quiser saber mais sobre o Bufferbloat está aqui uma explicação: https://www.bufferbloat.net/projects/bloat/wiki/What_can_I_do_about_Bufferbloat/

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Isso não é verdade! A maioria dos problemas do bufferbloat vem da configuração Core da Rede, não é por trocares de router que vais resolver isso.

        A Vodafone utiliza um dos routers que a MEO possui e não tem bufferbloat, o Thomson. Como é que explicas isso? Explica lá então.

        Nem tudo se baseia nos routers, o problema efetivamente não está no router da MEO mas sim na configuração de Rede.

        Tal como disse a VDF possui um router igual a MEO e não tem o bufferbloat que a MEO tem, se fosse do Router então ambas teriam mau bufferbloat.

        Pesquisa la um pouco.

  2. Avatar de Luísa
    Luísa

    Deve ser algum malware

  3. Avatar de rui vitoria
    rui vitoria

    mais propaganda

  4. Avatar de miguel
    miguel

    velocidade de acesso?

  5. Avatar de miguel
    miguel

    Só eu devo fazer na volta dos 600G por mês.