Portugal teve a energia mais barata da Europa no dia de Natal

16 Comentários

Portugal é um dos países que mais tem apostado nas energias renováveis, mais concretamente na energia eólica.  O nosso país está mesmo no TOP 5 dos maiores produtores de energia solar e eólica.

Graças à energia eólica, neste Natal, Portugal e Espanha foram os países que tiveram a energia mais barata da Europa.

Portugal teve a energia mais barata da Europa no dia de Natal


Preço médio em Portugal no dia 25 foi de 16,04€/MWh

No passado dia 25 de dezembro, dia de Natal, Espanha e Portugal conseguiram ter a eletricidade mais barata de toda a Europa. Tais valores refletem-se nos dados dos vários mercados de eletricidade europeus.

De acordo com as informações, o preço médio no dia 25 foi de 16,04€/MWh, praticamente metade do valor pago na Alemanha ou da Itália e até quatro vezes mais barato do que o registado no Reino Unido onde o preço médio estava acima dos 61€/MWh.

Portugal teve a energia mais barata da Europa no dia de Natal

Espanha e Portugal alcançaram o preço mais baixo por volta do meio-dia, registando 1,95€/MWh.

Nessa altura, a Alemanha registava mais de 44€/MWh, os Países Baixos cerca de 42€/MWh, Itália (35€/MWh), Bélgica (25€/MWh) e França cerca de 13€/MWh que aproveitaram a interligação com Espanha também deve definir preços mais baixos do que os seus colegas europeus. Já no Reino Unido, fixaram 61€/MWh.

Portugal teve a energia mais barata da Europa no dia de Natal

Portugal chegou a cobrir 69% da procura diária de energia eólica (num total de 83 GWh) enquanto a Espanha voltou a registar uma percentagem superior a 50% ao nível da procura, mais concretamente 53%, para se posicionar como o país que mais energia eólica produziu naquele dia (289 GWh) à frente da Alemanha e do Reino Unido.

Portugal ocupa, neste momento a sexta posição, ao nível da Europa, no que diz respeito à produção de energia.

Leia também…

Portugal está no TOP 5 dos maiores produtores de energia solar e eólica

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de GM
    GM

    Só é pena que os recursos naturais não tenham reflexão na factura individual. Ou melhor, até tem, mas de forma negativa. Quem ganha com estas reduções de custo de produção são apenas os operadores / produtores, nunca os consumidores.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois, isso era importante os portugueses estarem bem elucidados o que é gerado em Portugal, quem comercializa e quem beneficia. https://bit.ly/3pq0Je1

    2. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Claro pediram te alguma coisa quando investiram em painéis solares e eólicas? Então quem tem de poupar sao eles, se eu puser um painel solar em casa o meu vizinho não vai ter a fatura mais barato de certeza

      1. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        Se o teu vizinho também paga uma fatura como tu também deveria ter beneficios, ou o teu painel solar alimenta a casa dele também?

        Agora que digas assim “Eu devia pagar menos que ele” ok.. o que deixas passar é “Eu devia pagar menos e ele o mesmo valor”

        Há diferenças

      2. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        “pediram te alguma coisa quando investiram em painéis solares e eólicas?”

        E o dinheiro desse investimento veio de onde?!

      3. Avatar de GM
        GM

        Deves ser um jovenzinho que nunca ouviu falar em rendas excessivas da EDP. Em 2008/2009/2010, quando houve um grande incentivo por parte do governo Sócrates no investimento em solar fotovoltaico, e eólicas, sabes a quanto eram pagos os kWh aos produtores? Mas não era esse o valor que os clientes EDP pagavam. Mas, ainda assim, o preço do kWh incorporava uma fatia destinada a subsidiar os produtores, isto é, no kWh recebido por eles. O cliente final pagava, por ex. 0,15€/kWh, o produtor de E.R. recebia, por ex, 0,61€/kWh. O diferencial era distribuído por todos os consumidores. Já a história seria outra, se, em vez de interesses económicos prevalecesse o interesse Nacional. REN e EDP, nomeadamente EDP Distribuição, na mão do Estado. E respondendo à tua pergunta: sim, pedem-me todos os meses que contribua para estas jogadas. Eu tento-me defender o melhor que posso e consigo, na gestão de consumos, na utilização de solar térmico para AQS e solar fotovoltaico em regime de auto-consumo (apenas com um colector de 330W, não dá muito, mas quando não estamos em casa o valor não consumido não vai a custo zero para a RESP)

      4. Avatar de Filipe
        Filipe

        Sim, pediram, ou achas que nao vem no preço da luz? Os preços exorbitantes por mwh pagos aos primeiros a instalar capacidade eoçica e solar foram e continuam a ser pagos por todos nós

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Natal não é todos os dias.

  3. Avatar de sujeito
    sujeito

    A conta mensal enviada pela EDP continua a crescer todos os meses…
    Desde que foi privatizada e parte vendida a outros grupos que a conta da electricidade em Portugal continua a crescer, apesar de todas estas fantásticas “notícias”.

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    Os “homens” de fato e gravata é só roubar.

  5. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Acho engraçado as pessoas dizerem que o preço da eletricidade mantém se ya claro que mantém foram eles que investiram para poupar se vocês investirem num painel solar também poupam e o vosso vizinho não

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      Novamente,
      Eles investem com que dinheiro rapaz?! Se o teu vizinho não pagasse baluridos de energia todos meses (tal como a maioria dos tugas) onde é que achas que eles iriam arranjar dinheiro pra investir?!
      Se nós (aparentemente tu não) pagamos este investimento NÓS deveriam termos os lucros.
      Pensar antes de dizer baboseiras sff.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Gostava que explorassem os interesses obscuros dos defensores das energias renováveis, como na Torre Bela, destroem toda a fauna e flora para “plantarem” painéis solares!!!!!!!

    Tudo em nome do ambiente claro!!!!! Ser verde é isto, em nome do ambiente!!!!!!

  7. Avatar de Robin
    Robin

    Isto é uma noticia daqueles que não servem nada para nós povo pagante.
    Qual é a vantagem se a energia foi a borla, da chuva do vento ou do sol ? O Português está sempre a ser chulado por essa gente.
    A mafia que nos governa está sempre a ganhar se for criada de borla o lucro deles é maior.

  8. Avatar de Alex
    Alex

    Ontem estava a fazer zapping e estava a dar o novo Robocop, o bicho acabou com a corrupção em menos de uma hora, desde traficantes a comandantes da policia bem como investidores.
    Precisamos de um bicho destes , era giro ver a gandulagem que por cá anda e despercebida.
    Malta foi só para rirmos um bocado, aproveitar enquanto não se paga.