Portugal: Teste com veículos autónomos na CREL em 2018

13 Comentários

As mudanças no setor automóvel não são de agora mas avizinham-se muitas alterações e tudo será diferente da realidade que conhecemos atualmente. Carros mais inteligentes, condução autónoma, estradas inteligentes… tudo fará parte de um ecossistema que garantirá maior segurança aos condutores e uma melhor qualidade de vida.

Se em algumas partes do mundo os testes em estrada com carros autónomos já se iniciaram, para Portugal os primeiros testes estão previstos já para o próximo ano.


Os primeiros testes em Portugal com veículos autónomos em estrada vão começar já em outubro do próximo ano numa parte da A9. Além de Madrid e Paris, Lisboa integra também o projeto AUTOCITS, que foi apresentado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e pela empresa tecnológica espanhola Indra.

Em declarações à agência Lusa, Cristiano Premebida, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Universidade de Coimbra, revelou que os testes vão decorrer em locais já determinados numa faixa de sete quilómetros entre a Avenida Marginal e o cruzamento da A9/CREL com a A16.

Esperamos não ter muita interferência com outros condutores, está provado que mudam o comportamento quando percebem que estão na presença de um veículo completamente automatizado, ficam nervosos, por exemplo

Cristiano Premebida

A par dos testes na CREL, a equipa multinacional vai ensaiar veículos sem condutor a fazer serviço de vaivém entre o parque de estacionamento e vários edifícios do complexo do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, num percurso de cerca de 500 metros.

Ao longo dos percursos, serão instaladas estações de sensores e transmissão de dados de que depende o sistema de veículos sem condutor para funcionar em segurança, revela a agência Lusa.

Obstáculos na estrada, condições meteorológicas diferentes, veículos avariados, manutenção a decorrer, veículos em marcha lenta são cenários que serão testados e que tornam essencial a comunicação entre todos os componentes do sistema.

Para os testes previstos, virão veículos de França, de Espanha e participará também um veículo modificado pela Universidade de Aveiro. Os testes estarão abertos a empresas e marcas automóveis que queiram participar.

Ricardo Fonseca, da ANSR, considera que a circulação de veículos automatizados será uma realidade generalizada “dentro de vinte a trinta anos”. Ricardo Fonseca afirma que a “principal urgência legislativa” para levar mais longe estes testes e chegar a essa realidade futura é criar “legislação para permitir testes sem condutor”.

As convenções nas quais se baseiam praticamente todas as legislações rodoviárias são de 1949 e 1968 e, desde logo, estabelecem que só podem circular veículos com condutor.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joguirian
    joguirian

    Não sei qual a lógica disto… As estradas portuguesas são diferentes das espanholas? Se é uma empresa espanhola que vem cá fazer os testes é porque não há nenhuma empresa portuguesa interessada em realizar estudos nesta área. Na verdade a indústria automóvel em Portugal é quase inexistente. Reduzamo-nos à nossa insignificância.

    São palavras duras, já sei que vem aí pessoal a criticar, porque nisso somos bons… O meu desgosto é mesmo ver tanto potencial desperdiçado no nosso país, sim porque há gente de muito valor nestas áreas, que depois têm que ir para fora enquanto que alguns “chico-espertos” se enchem de milhões a roubar…

    1. Avatar de censo
      censo

      Sabes qual é o peso da autoeuropa no PIB nacional?

      1. Avatar de joguirian
        joguirian

        A autoeuropa é a apple de portugal, monta as peças, não as faz, não cria nada, os modelos já foram criados lá fora, não fales da autoeuropa como a grande marca de fabrico de automóveis em portugal. Se fores a Espanha eles têm a Seat, marca reconhecida na Europa, que eu saiba não existe a marca “Autoeuropa” como um carro pois não? Era isso que eu queria dizer…

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Sabes que ao longo dos tempos tivemos vários modelos e marcas automóveis Portuguesas, aliás algumas delas até deram cartas lá fora.
          No entanto e como disseste lá em cima nenhuma vingou porque em Portugal nao se apoia quem queira fazer algo…basicamente faz parte da nossa mentalidade criticar e apontar o dedo para dizer que está mal.

          Felizmente a mentalidade do que é Portugues nao presta vindo de Portugueses mudou um pouco com o passar dos anos, no entanto ainda continua presente e claro está, mesmo que uma empresa hoje decida criar um Tesla (Portugues) ninguém o vai comprar, porque afinal de contas…Audi e Wolkswagen é que é bom.

          Mentalidades, vá lá alguém perceber o que se passa…

        2. Avatar de censo
          censo

          É indústria automóvel nacional. Conta para o PIB, e de que maneira, por isso, não a ignores. Agora, se quiseres falar de marca nacional, isso é outra coisa. Não queiras baralhar.

    2. Avatar de mlopes
      mlopes

      sim, são diferentes. as medidas são diferentes os ângulos permitidos para as curvas são diferentes, o material dos pavimentos também será (em alguns casos) diferente e os condutores comportam-se de modo diverso

    3. Avatar de Antoninho
      Antoninho

      Primeiro diz que devemos reduzir a nossa insignificância, depois já diz que é pena cerebros terem de ir para fora.

      Numa coisa tem razão você faz parte daquele grupo que falou, só é bom a criticar.

  2. Avatar de SSilva
    SSilva

    A tecnologia em tempos evoluía a um ritmo fascinante. Hoje em dia parece que as empresas tecnologícas querem atrasar os avanços tecnologicos por introduzir só uma coisinha ou outra nova a cada geração do produto que lançam em vez de dar grandes passos. No seguemento automóvel gostava de ver uma grande evolução neste sentido semelhante à tesla, um carro futurista. Não se as outras marcas de carros têm medo de sair da sua area de conforto, mas enquanto não o fizerem este tipo de carros não vão ser uma realidade tão cedo, pelo menos para a maior parte da população mundial.

  3. Avatar de Plekter
    Plekter

    Então e quem é que vai pagar as portagens? É que não são nada baratas…

  4. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Já está testado na A9, A5, A2 e segunda circular, venha de lá a legislação 😀

  5. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Se eles apanharem aqueles condutores que se atravessam á frente de uma pessoa para sair da AE, travam sem necessidade nenhuma, mudam de direcção sem piscas… quero ver como os carros vão reagir…

  6. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    Isto vai dar porcaria.