Portugal terá Internet gratuita nos centros das cidades

65 Comentários

Como é do conhecimento geral, Portugal é um país com boas infraestruturas ao nível das comunicações. No entanto há ainda muito a trabalhar para que os portugueses tenham “Internet em todo o lugar”.

Em declarações recentes o Governo português anunciou a intenção de disponibilizar Internet gratuita nos centros das cidades.

internet


O ministro da Economia português, Manuel Caldeira Cabral revelou hoje numas jornadas organizadas pela Associação de Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pela Ordem dos Contabilistas Certificados, que que é intenção do governo disponibilizar Wi-fi gratuito nos centros das cidades para que todos possam aceder, incluindo os turistas.

Como este serviço, será mais fácil promover a procura de restaurantes e pontos turísticos. A ideia é começar pelos centros históricos mais visitados e assim promover negócios para divulgar informação sobre turismo.

As pessoas hoje esperam ter rede em todo o lado, na rua, queremos fazê-lo com a intervenção da secretaria de estado do turismo e, nos estabelecimentos comerciais, com a intervenção dos empresários

guarda_4

Manuel Caldeira Cabral referiu também que há ainda muito trabalho ao nível da restauração e que as famílias não levam os filhos pequenos ao restaurante para “não incomodar” os outros. O ministro lembrou que existem países onde os restaurante têm, por exemplo, espaço próprios para as crianças.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fla
    Fla

    “Gratuita”, paga contribuinte!!

    1. Avatar de carlitos
      carlitos

      É de acesso livre para quem necessitar.

    2. Avatar de Rui Brito da Silva
      Rui Brito da Silva

      Se fosse comigo, incluiria publicidade patrocinada. Assim, pagaria grande parte ou a totalidade dos custos. Ha empresarios que apostam na sua marca e obtem grandes resultados com publicidade.

    3. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Grátis my ass.

    4. Avatar de Joao
      Joao

      +1
      Se e gratis deveríamos poder reclamar com o governo pois quem mora perto destas zonas pode cancelar net em casa….e nos a pagar para eles terem free net… Adoro o Costa!!

    5. Avatar de Regis
      Regis

      +1 e mais uma negociata para uns amigalhaços/camaradas

    6. Avatar de lusitano84
      lusitano84

      Nunca ninguém está satisfeito…Oh povo chique…

    7. Avatar de Daniel
      Daniel

      Também os “lucros”, mesmo que não ortodoxamente tangíveis e mensuráveis, recebem os contribuintes. E? Ou és daquelas pessoas para o qual “valor” é só algo que consigas medir em euros directamente?

  2. Avatar de int3
    int3

    inb4 rogue AP.

  3. Avatar de Insider
    Insider

    Vamos todos pagar à semelhança da tarifa social de energia eléctrica…

  4. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    “Manuel Caldeira Cabral referiu também que há ainda muito trabalho ao nível da restauração e que as famílias não levam os filhos pequenos ao restaurante para “não incomodar” os outros. ”
    Esta matou-me!
    As famílias nao levam os filhos pequenos para não incomodar os outros?? Whaatt???!!!

    1. Avatar de Rui Brito da Silva
      Rui Brito da Silva

      Este Ministro deve ser como o Outro Ministro no Algarve…sem comentarios.

      1. Avatar de Joao Azevedo
        Joao Azevedo

        Os chineses não levaram a filha para não incomodar no casino :p

      2. Avatar de Insider
        Insider

        Qual é o problema do Algarve?

        1. Avatar de djx
          djx

          Ele disse “no” e não “do”

    2. Avatar de Advogado P
      Advogado P

      Quê, tu gostas de ter putos a correr de um lado para o outro e aos berros a incomodar-te enquanto vais jantar fora?

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Comentarios destes = cheap drugs

    4. Avatar de Joao
      Joao

      Comentarios destes do ministro = Cheap drugs

    5. Avatar de Regis
      Regis

      Se uma criança incomoda muita gente….um ministro acomodada muito mais!!!!
      Não há assim uma música qualquer? 🙂

    6. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      As famílias que estão farta de ser olhadas de lado por causa dos seus não educados filhos, é natural que tentem evitar ir a restaurantes típicos, embora certamente não evitem os centros comerciais onde geralmente o problema não se coloca devido ao amplo espaço que serve todos os estabelecimentos… e onde um filho não educado tende a ter menos impacto nos outros clientes e nos próprios estabelecimentos.

  5. Avatar de Nunes
  6. Avatar de ARIZEb
    ARIZEb

    Braga já têm à 2 ou mais anos

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Quase todas as cidades já tem tal implementado em algum nível pelas autarquias locais (embora tipicamente à portuguesa algumas exijam registo completo! A burocracia no seu pior!)… é só meter na “meia-dúzia” que ainda não tenha, ou esteja avariado, e está feito… quase antes de terem essa “ideia”… nada como prometer algo que já está implementado em quase todo o lugar, assim ele poderia, só para dar um ar de “credibilidade”, anunciar no mês seguinte que Portugal já está coberto em quase todos os centros das cidades, ficar com os créditos, sem nunca sequer mexer uma palha ou gastar um tostão.

      É uma ideia tipo anunciar que em breve quase todas as famílias portuguesas devem poder ter pelo menos um veículo… no dia seguinte podiam anunciar o objectivo como cumprido sem nunca terem feito nada ou gasto um tostão :p

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    Braga ja tem algum tempo e a 1 ano a trás melhoram o sinal e da sem problemas … e por isso que a minha cidade foi eleita a cidade mais feliz de Portugal .

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Quando é preciso Wi-Fi para ser feliz…é triste. Só a minha opinião

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Na verdade só deverias de precisar de àgua e algo para comer 2 vezes ao dia, no entanto por estares a responder num portal da internet presumo que para te satisfazer na vida precisas mais do que isso. Qual a tua moral mesmo?!

      2. Avatar de JV
        JV

        quando se distorce um comentário para dizer o que queres… é triste, hugo

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Mais wifi que porcaria
    Eu gosto de levar a minha net para todo o lado

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      É só arranjar um serviço de Internet por satélite (por exemplo da SATInternet) e pode levá-la para todo o lado que tenha boa linha de vista para o céu.
      Em andamento é arranjar uma que capte 3G/ 4G e que funcione com todos os operadores (operador virtual independente) escolhendo automaticamente aquele que funcionar melhor naquela área.
      O preço pode ser um problema, mas não é de todo impossível, em especial com uma boa instalação (se for num veículo) e bom equipamento… mas, em todo o lado, é praticamente impossível.

  9. Avatar de jorge
    jorge

    Redes publicas = ataques MIDM

    1. Avatar de bodes
      bodes

      ou sera’ MITM 🙂

      1. Avatar de Joao 2348
        Joao 2348

        Ou será POMNMDL? (Pessoas ou Máquinas no Meio da Ligação)

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    ” boas infraestruturas” ?! A onde ?
    Arredores de Coimbra, 5Km do centro, apenas ADSL/MEO, máximo 6Mbits 🙁

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      A notícia remete-se à colocação nos centros das cidades onde, geralmente, já existem tais redes públicas abertas de qualquer maneira!

      Onde só existe ADSL, pode tentar o 4G ou Internet via satélite onde poderá obter velocidades de até 22 Mbps/ 6 Mbps.

      Para a aplicação de redes públicas abertas, mesmo onde não existam ainda tais redes abertas, é fácil ao governo/ autarquias conseguir que alguma operadora (ou eles mesmos) coloquem a infra-estrutura necessária… a este tipo de entidades as operadoras não costumam dizer que não, e quando dizem os próprios tem capacidade para colocar eles mesmos, como já o fizeram muitas autarquias onde as empresas não demonstraram interesse em colocar fibra-óptica no passado.

  11. Avatar de Mota
    Mota

    Eu uso internet diáriamente.. mas isto talvez seja demais na minha opinião.

    Eu quando vou ver monumentos só tenho o smartphone para tirar fotos, não vou correr a mandar pro fb e afins.. uma pessoa perde a perceção das coisas com a internet em todo o lado.

    Em todo o caso, grátis? Nada é grátis. O hardware é grátis? Não. A eletricidade é grátis? Não.
    Paga zé povinho.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Por gratuita entende-se que o utilizador final não pagará para aceder à rede sem fios.
      Claro que é pago pelos bolsos dos contribuintes como em tantas coisas mais, só por dizer que aqui já existe de facto a possibilidade de trazer retorno pois os turistas tenderão a gostar da ideia de poderem utilizar a Internet nas zonas históricas sem ter de pagar pelo tráfego de Internet (roaming) que tende a costumar uma fortuna! E sempre podem colocar mais umas selfies e umas fotos de onde estão…

    2. Avatar de JV
      JV

      Mota, mas para ti a internete é o facebook? E porque não pensar que isto permite acesso ao Google Maps, que permite acesso a informação sobre o monumento? Quando vais ao estrangeiro, não usas mapas para saber onde vais a seguir? Não gostas de saber mais sobre o sítio que visitas? Há vida além do Facebook

  12. Avatar de Ricardo Saraiva

    Em Loures estive a montar nas últimas semanas APs da Alcatel, o objectivo deles é terem wi-fi em todos os locais onde haja atendimento ao público.

  13. Avatar de Carlos
    Carlos

    Net para os da cidade e montes de aldeias por este Portugal sem saneamento com estradas cheias de buracos sem transportes públicos e sem médicos de família!! E estes cola cartazes políticos lembram-se de net no centro das cidades!!! Uau!!! Que inteligência

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Em que é que uma coisa impede a outra? Enfim.

  14. Avatar de NT
    NT

    E será que as operadoras vão gostar disto? Se for o zé povinho (use ou não use) a apagar ok… Agora já estou a ver muita gente a ter net à pala… Já não é o primeiro que pergunta se na loja não temos nada que “amplifique” o sinal wireless, quando aconselho o powerline… É o sinal do café de baixo…

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Se bem conhecemos o governo, vai ser necessário preencher formulários e mais formulários, activar no e-mail… se alguma vez funcionar ao fim de 2 ou 3 anos está tudo avariado, sem manutenção ou desactivado porque o governo a seguir achou que era má ideia desperdiçar dinheiro dos contribuintes com internet grátis… se querem… paguem! Utilizador pagador!
      As operadoras deviam era estar bem caladinhas, que o 4G que deveria estar em quase todo o lado (segundo a publicidade, claro), não está em quase lado algum, exceptuando nos principais centros urbanos… que estou farto de ir a vilas, aldeias e lugares sem cobertura ou com péssimo sinal, e dependendo do local tende a ser lento, em especial na rede NOS… a Vodafone com a história de limitar a 15 GB tende a ser mais rápida… já que os clientes rapidamente deixam de a conseguir usar.

  15. Avatar de censo
    censo

    E está à vista de todos: trata-se/refere-se às crianças como meros animaizinhos de estimação, negligenciando assim a capacidade ou não que os paizinhos modernos tem de educar as mesmas.

  16. Avatar de astro02
    astro02

    Internet free para baixar app de borla -.-

  17. Avatar de Toino
    Toino

    Sim e já agora net “grátes” nos hospitais para a malta ir ao facebook pôr likes enquanto falece à espera dum médico.
    O mundo está perdido 😐

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Ou ver se anima-se, para não falecer logo ali à espera…

  18. Avatar de wolf
    wolf

    Para os infelizes e idiotas só não leva os filhos para os restaurantes quem dá mais importância à opinião de desconhecidos, para os ignorantes a internet já faz parte da sociedade e cada vez mais será parte da nossa evolução pois em segundos podemos por exemplo saber a opinião de milhares de pessoas em relação a um restaurante que não conhecemos antes de entrar, ou também em vez de ver a tvi durante um internamento que no meu caso seria algo pra ficar pior podemos fazer tudo o que estiver ao alcance da internet ou simplesmente contactar pessoas que estão longe em momentos urgentes.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Não leva os filhos ao restaurante “típico”, quem tem filhos não educados, ou que são demasiado novos para serem ainda educados… é que levar com má energia dos outros certamente não beneficia quem leva para tais locais crianças incapazes de manterem um ambiente calmo e de paz.
      Pode não querer saber da opinião dos outros, mas não se livra de levar com a má energia em cima dos outros que ficarem irritados. Se não a sente ou não quer saber, já é assunto de cada um.

      Geralmente em centros comerciais já não se coloca esse problema ou tende a ser menos problemático devido a ter um espaço maior e o barulho se diluir mais facilmente no ambiente, em especial se for um centro comercial muito frequentado.

  19. Avatar de merry
    merry

    Há gente a passar fome caraças, abram a pestana

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      O que isso tem haver com a Internet no cento da cidade? Quanto muito, se for bem utilizada, internet grátis pode ajudar precisamente tais pessoas que passam fome!

  20. Avatar de Pedro
    Pedro

    Deve ser como aquelas redes à borla dos centros comercias, PT-WIFI. Mas depois vais tentar aceder e precisas de uma conta MEO, ou seja é à borla mas só para alguns.

    1. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Se for como no Porto, não é preciso nada

      1. Avatar de Joao 2348
        Joao 2348

        Conheço pelo menos uma localidade onde é necessário preencher um formulário completo com tudo e mais alguma coisa! Para ter acesso à rede grátis sem fio do município.

  21. Avatar de Diogo
    Diogo

    Meus senhores toda a internet em Portugal deveria ser gratuita, visto que os portugueses pagam muitos impostos e em contra partida deveriam ter serviços como à internet, saúde, educação, transportes publicos, água , luz gratuitamente.
    se calhar vão dizer que seria uma grande despesa, mas um pais com as contas em dia, com um bom crescimento econimico, exportando muito mais, importando muito menos e com muito menos corrupção, “porque acabar é impossivel” o pais e o povo estariam em muito melhores condições, com estas medidas haveria menos corrupção, menos probreza, menos desigualdade.
    E nem seria preciso impostos tão altos.

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Existem custos verdadeiros envolvidos!
      Não se trata apenas de manter o que existe, é preciso investir constantemente para melhorar a infra-estrutura e os equipamentos, e pagar a pessoas para tal.
      O que poderia ser feito é o estado português investir ele mesmo na criação das infra-estruturas (redes sem fio e fibra-óptica) e na sua melhoria contínua e depois permitir o acesso a toda a rede a um determinado custo aceitável para que as empresas privadas possam providenciar serviços sobre a estrutura base… e poderiam ainda o estado poupar visto que todas as instituições públicas poderiam estar ligadas sem custos extra envolvidos (por tanto sem pagar a privados um custo superior).
      Teria a vantagem que sendo público as pessoas teriam mais facilidade em ver na sua terriola tais infra-estruturas pois exigindo aos políticos eles lá iam forçando a coisa mesmo que não dê lucro, só para as calar (ao passo que as empresas privadas pura e simplesmente nem respondem ou dizem não e ponto final.. pois aí o lucro a curto/ médio prazo é o que interessa).

  22. Avatar de Luis
    Luis

    Prevejo:
    – Phishing
    – Rastreio de contas
    – KeyLoggers
    – etc etc…

    1. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      Verdade, mas já algum tempo que existem equipamentos capazes de detectar pontos de acesso malignos (que tentam apresentar-se como legítimos)… a questão é se alguém implementa tais equipamentos e se é dada prioridade à caça de tais criminosos por parte da policia que teria de ter equipamento apropriado para detectar o equipamento maligno.

      Por outro lado a regra é que em acessos públicos/ não confiáveis, se deve utilizar uma VPN (Rede Virtual Privada) de alguma empresa ou até por exemplo instalada na sua rede em casa ou na sua empresa.
      Nada impede que o estado português forneça tal serviço de VPN! Aqui naturalmente que o objectivo seria proteger os utilizadores legítimos (em especial turistas) de serem prejudicados por utilizadores/ equipamentos malignos.
      Depois é só uma questão de dizer às pessoas para só utilizarem as redes abertas se utilizarem a rede VPN, e podem restringir a utilização da VPN aos pontos de acesso legítimo… caso não conseguissem ligar-se podiam assumir estar a ligar-se a um ponto de acesso maligno e portanto deveriam contactar um número gratuito para informar de forma a que as autoridades policiais possa actuar de imediato se não se tratar de uma mera avaria legítima no serviço.

    2. Avatar de VpnIsLife
      VpnIsLife

      “Vês”

  23. Avatar de Joana
    Joana

    A caixa de comentários é o exemplo máximo da quantidade de gente de mal com a vida, frustrados que descarregam em tudo o que se tenta fazer , para denegrir, deitar abaixo, falar em interesses e afins. Que país!!

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Grande verdade…

      Isto é um conceito que já existe há muito tempo! Lá fora e mais recentemente por cá já é implementado.
      O facto de se querer internet gratuita nos centros urbanos e turísticos é bom para todos.

      Infelizmente neste país todos querem tudo e quando têm ou estão prestes a ter, ficam de mal com tudo e todos e até se opõem ao que anteriormente queriam!

      Não é de admirar que o país esteja como esteja, carregado e corrupção quando quem reclama é quem faz pior…

  24. Avatar de Francisco C.
    Francisco C.

    O Porto tem e não é de agora.

  25. Avatar de /Yolo/
    /Yolo/

    Vai ser uma boa oportunidade de hackers meterem os keylogger’s e outras “ferramentas” a funcionar