Portugal Telecom com NDSL até 31 Outubro!

22 Comentários

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) decidiu recomendar à PT Comunicações (PTC), da Portugal Telecom, que apresente, até dia 31 de Outubro, uma alteração da oferta “Rede ADSL PT” de modo a incluir o NDSL (Naked DSL), anunciou a Anacom.

O NDSL é uma modalidade de oferta grossista que possibilita a oferta de um serviço ADSL ao consumidor final sem que ele tenha que contratar ou manter o serviço fixo de telefone.

O objectivo do regulador é que a PTC defina um calendário de implementação da oferta de modo a que o NDSL esteja operacional a partir de 1 de Fevereiro de 2008.

“Apesar de dar um prazo para que o mercado funcione, no sentido de que a PTC em colaboração com as entidades interessadas implemente a oferta de NDSL, o regulador não exclui a possibilidade de intervenção regulatória, caso o calendário ou as características da oferta não sejam adequadas ou compatíveis com os princípios regulamentares em vigor”, refere a Anacom.

“Por isso, a PTC deve informar o regulador dos desenvolvimentos relevantes nesta matéria”, acrescenta.

A decisão do regulador de pretender a criação em Portugal de uma oferta de NDSL surge na sequência da conclusão da consulta pública lançada ao mercado.

De acordo com o regulador, o NDSL é visto como um contributo importante para o estímulo da penetração dos serviços de banda larga e da concorrência, nomeadamente nas regiões menos povoadas e das populações menos favorecidas.

“O NDSL poderá permitir um incremento da concorrência, já que os operadores ficam com maiores alternativas de escolha e flexibilidade no desenvolvimento das suas ofertas retalhistas, o que poderá levar a uma recuperação, atracção ou manutenção de clientes potencialmente interessados em serviços de acesso à Internet em banda larga mas que não têm interesse em ter o serviço fixo de telefone”, salienta a Anacom.

“Permite ainda a inovação através da promoção de condições mais favoráveis às ofertas integradas de comunicações fixas e móveis (potenciando o mercado dos MVNO a nível nacional) e de ‘triple’ ou ‘quadruple play’, o que, em última instância, contribuirá para a promoção da penetração dos serviços de acesso à Internet em banda larga em Portugal”, adianta.

O NDSL já está disponível em cerca de dois terços dos países da UE 15, quer por imposição regulatória, quer por iniciativa do operador incumbente.

Fonte: Sapo News

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Alguem sabe a largura de banda disso?
    Cumps

  2. Avatar de Inluxc
    Inluxc

    As bandas devem ser as mesmas do ADSL, é diferencia é que não precisas ter uma linha telefónica para teres ADSL…
    A linha é unicamente para o ADSL.

  3. Avatar de Zarauuu
    Zarauuu

    Finalmente alguém pôs um travão nesses grandes ladroes que são a PTC…

  4. Avatar de Copa7

    Sim porque a minha ADSL para alem de estar a pagar a mensalidade da ADSL, ainda tenho que pagar os cerca de 15€ de assinatura do telefone, o que dá um total de 50€ para ter ADSL 8mb… Sim porque caso não estivesse dependente do telefone para ter ADSL, já tinha cortado o telefona à muito…

  5. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    E o POWER LINE? Porque mataram “eles” o power line?…

  6. Avatar de OneBadPig
    OneBadPig

    Boas

    Eu não tenho nenhuma linha de telefone activa, com NDSL não pago a assinatura de telefone? e não pago a activação da linha?

    Uma abraço

  7. Avatar de yoman
    yoman

    Boa noite,
    Como se muda de “Read More” para “Continuar a ler”, presente neste post, através do WordPress?

  8. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Lápis Azul
    O power line existe, há uma empresa (pelo menos) que comercializa adsl com essa tecnologia chamada Connex.
    @OneBadPig
    A assinatura não pagarás, no entanto a instalação da linha continuará a ser paga, excepto se não te importares de ficar com um contracto de fidelização, ai é grátis (pelo menos a julgar por informações doutros fóruns).
    Comentando a noticia: Hip Hip Hurra…(com reticências porque acho que a pt vai fazer tudo para atrasar o lançamento 🙁 )

  9. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Isto não tinha sido já noticiado em Julho?

  10. Avatar de EDUFER
    EDUFER

    Tá na hora de acabar com essa robalheira q é a net em portugal.
    Axo q a pt precisava levar uma sacudidela pra ver se baixava os preços e como diz o @Anibal Ferreira de certeza que eles vao atrasar o mais possivel pra manter o monopolio das telecomucaçoes como tem feito aki no Algarve com a clix que tem de andar a montar linhas propias pq a pt na quis disponibilizar as que tinha.

    Abraços

    Edufer

  11. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    eu acho é que as linhas deviam ser de todas as empresas do ramo, se foi a PT que as montou então que venda a parte devida a cada empresa da concorrencia, aliás, a PT tem as linhas já obsoletas, deviam em conjunto meter umas novas, eu pago o serviço de 8mb mas só tenho de 4mb, enfim é sapo, eles mesmo me disseram que é devido ás linhas serem antigas. somos roubados á vista de todos e ninguém faz nada.

  12. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    É verdade, eu tb tenho 8mb e na realidade so chega aos 4mb.
    É uma roubalheira.

    Os da clix tb andam a dormir. Se tivesse cobertura aqui na minha zona já tinha mudado. E se calhar tb umas milhares de pessoas. Mas enfim….

  13. Avatar de Emigrante
    Emigrante

    Já à muito tempo que não é obrigatório ter telefone para se ter internet, para quem tiver serviço netcabo por cabo, desde de que garantas o pacote mínimo de canais, ou seja, não pagas assinatura de telefone mas pagas mensalidade dos canais, que em muitas circuntâncias compensa dada a implementação dos telemóveis e dos serviços VOIP.
    No que se refere à velocidade, meus caros, é uma lei da procura e oferta. Uso netcabo e não me queixo da velocidade (se calhar se usarmos um operador mais barato maior serão os utilizadores maior será a sobcarga da rede e por conseguinte a atenuação de sinal aumenta), mas claro que não é a velocidade utilizado no Japão. Já ouvi falar que está previsto para 2010 existirem operadoras com redes acima de 200mb/s, mas nada confirmado. O que acho errado são os preços praticados,mas como o mercado das operadoras está livre, que quiser pode fundar a sua empresa e ver se faz diferente do que existe. Para melhor eu mudo!

  14. Avatar de PGR
    PGR

    Aproveitando a embalagem da NDSL, pergunto se alguém tem opinião sobre o lançamento do serviço-adsl (qualidade/preço) da nova “casa/duplex” Vodafone.
    Prometem (até) 24Mb por uns módicos 9.90€ até Março 2008.
    Qualquer feedback é bem-vindo nesta altura de escolha.
    Um abraço

  15. Avatar de Henrique
    Henrique

    Até que enfim mas nâo sei se vou aguentar até lá, e isto é o prazo que eles dão mas o mais certo é demorar o dobro do tempo mas prontos já se vê uma luz ao fundo do túnel.

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    @Emigrante: não é obrigatório para quem vive num sítio coberto por rede de cabo…é que nem toda a gente de Portugal vive em território cablado… (a última vez que vi dados sobre isso acho que eram ainda mais de metade, mas já foi à muito tempo, se calhar agora já é diferente)

  17. Avatar de Óscar Jorge Ferreira
    Óscar Jorge Ferreira

    31 de Outubro passou…. e aonde está a NDSL?

  18. Avatar de Óscar Jorge Ferreira
    Óscar Jorge Ferreira

    Falam em 1 de Fevereiro 2008…. por isso eu vou esperar… apesar das ofertas alicitientes que andam por aí como “ofertas de natal” querem é agarrar o maior numero de clientes possiveis com clausulas de 12 meses… Abraços

  19. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Pela amostra os preços não vão baixar grande coisa, aí uns 5€, a não ser que os isp diluam os custos do aluguer da linha para baixar mais alguma coisa.

  20. Avatar de Filipe
    Filipe

    Ninguém constrói uma casa para os outros lá morarem – a não ser que paguem bem. Quem é que vai fazer obras numa casa arrendada se as rendas estiverem congeladas? É esse o problema das regiões do interior votadas ao abandono…
    A melhor solução seria como no Reino Unido onde a empresa que tem a propriedade das linhas é participada por todas as empresas de retalho. Assim pagam todas o investimento. Em Portugal o problema é que os novos concorrentes – Belmiros e cia. – reclamam, reclamam mas não investem na rede. E a PT tb não vai jogar €€ para o Belmiro apanhar.

  21. Avatar de Telmo
    Telmo

    Peço desculpa por tornar a abrir o tópico, ma já é possível actualmente ter sapo em casa sem pagar aluguer nem telfone à PT?

  22. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Telmo
    É possível desde que estejas numa zona Sapo, liga 16200 e informa-te.