Portugal: Sistema informático do Ministério Público atacado

15 Comentários

As informações ainda não são muitas mas sabe-se que, de acordo com uma fonte oficial, que o Sistema Interno de Comunicações do Ministério Público está offline, o que tem impedido a troca de informação internamente.

A falha é à escala nacional e tratou-se da tentativa de um ataque informático. Falta saber neste momento qual a dimensão do ataque e estragos que terá causado.


A notícia foi avançada pelo Diário de Noticias que revela que o sistema SIMP (Sistema de Informação do Ministério Público), está com problemas de funcionamento devido à tentativa de um ataque.

Numa mensagem interna, os administradores do sistema referem que  “atendendo ao facto do sistema de informação estar a ser alvo de persistentes ataques desde as 12.00 do dia 18 de maio, por precaução, decidiu encerrar-se o mesmo“. Em declarações aos jornalistas, a Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, referiu que este apagão não atinge os inquéritos criminais e desvaloriza a situação, dizendo que “não é caso para alarme“.

Este ataque surge após uma semana dos ataques massivos do ransomware que, segundo algumas informações, afetaram empresas de mais de 150 países.

O Pplware tentou obter informações mais detalhadas junto da Procuradoria-Geral da República, mas até ao momento ainda não existe qualquer informação adicional.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blob
    Blob

    Será que estão a tentar apagar os processos que o BdC tem em cima???

    1. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      lolol, é bem possível! 🙂

    2. Avatar de Luís M
      Luís M

      Os do LFV são mais graves!!!

  2. Avatar de Wanna Cry
    Wanna Cry

    Isto é um ataque normal !

    Keep Calm and carry on .

  3. Avatar de diogo
    diogo

    ou a destruir escutas e documentos do Sócrates. lol.
    Isto só acontece mesmo em Portugal. É uma vergonha. Ainda vêm dizer que não é grave.
    Estes sistemas têm que estar bem protegidos.

    1. Avatar de geww
      geww

      e por ser em Portugal, nao está bem protegido?
      Engraçado, porque ENORMES empresas de tecnologia e muito seguras, acabam atacadas ou algo do género na mesma lol.
      o muito dificil de fazer não é impossivel.

    2. Avatar de Jota
      Jota

      Não acontece só em Portugal.
      Essas lamurias já são habito dos portugueses.

    3. Avatar de 111111a
      111111a

      até diria que portugal ainda tem mt pouco disso 😀

  4. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Alguém do Ministério Público queria o dinheiro do homenzito que está para morrer a tantos anos na Àfrica do Sul… basta só enviar os dados e instalar uma aplicaçãozinha para transferir ahah
    Todas as semanas recebo email dos advogados desse homem, mas eu não preciso de tanto, depois era um problema para o IRS 😛

  5. Avatar de Bolb
    Bolb

    Será que estão a tentar apagar os processos que o Vieira tem em cima???

    1. Avatar de Damião
      Damião

      Os que são públicos, ou referes-te aquele individuo que fugiu para a Galicia?

  6. Avatar de SemCry
    SemCry

    Acho que será mais os do BES e BPN

  7. Avatar de Redin
    Redin

    Vitor, acerca do Wannacry, será que este link tem a resposta ou é apenas uma manobra de marketing?
    https://thehackernews.com/2017/05/wannacry-ransomware-decryption-tool.html

    1. Avatar de Tk
      Tk

      Não é marketing. Se tiverem sorte funciona mesmo. Existem já vários testes a comprovar.
      O problema é quem já deu reboot ao PC, ou outro processo já ter reescrito na mesma zona de memória.

  8. Avatar de Alvega
    Alvega

    Como o post é um pouco vago de factos, esperei por mais desenvolvimentos, como nao surgiram…

    “Joana Marques Vidal, referiu que este apagão não atinge os inquéritos criminais e desvaloriza a situação, dizendo que “não é caso para alarme“.”
    Então porque desligaram o dito sistema ?
    Foi para festejarem a vinda do Papa ou a vitoria do Benfica ?
    Cairam da cadeira quando foi anunciada a vitoria no euro-festival ?

    Fosse eu uma mente perversa, e diria que, aproveitaram a “onda” e a coberto dos recentes ataques informáticos, há que “limpar” uns processos “incómodos”, desde que ninguém descubra…e se o descobrirem…foi erro informático. Como sempre.
    Mas claro que nada disso aconteceu, pois temos em Portugal, alvos muito mais apetecíveis…tipo Benfica, Sporting, hospitais, PT.
    Por certo queriam atacar as infraestruturas informáticas desse potentado, Exercito Português (lol…), mas enganaram-se no Ip e foi parar a Justiça…salvo seja. Temos o mesmo direito dos outros em ser-mos alvo da Coreia do Norte !!!
    Será que foram mesmo eles ??