Portugal: Rede Multibanco já tem concorrente com 300 caixas

38 Comentários

A rede Multibanco, que é gerida pela SIBS, é amplamente conhecida em Portugal até porque é a partir das caixas Multibanco que levantamos o nosso dinheiro e realizamos outras operações.

Mas sabia que em Portugal existe um concorrente à rede Multibanco, que tem já 300 caixas? Vamos conhecer a rede Euronet Worldwide.

 


Segundo dados da Pordata, em 2015 existiam 12.437 caixas ATM, sendo este mercado claramente liderado pela SIBS. Mas a rede Multibanco tem um concorrente que começou a operar em Portugal em Maio de 2015. De acordo com o jornal Público, a rede Euronet Worldwide tem instaladas em Portugal 300 caixas automáticas destinadas, especialmente, a estrangeiros.

Ao nível as operações, esta nova rede permite transferências, sistema de pré-pagamentos e levantamentos.

7652812-Euronet_ATM_Lugnercity

Em declarações ao Público, Nikos Fountas revela que a Euronet está a investir em Portugal ao contratar trabalhadores e fornecedores portugueses.

A empresa tem actualmente 5600 funcionários, 59 escritórios em 41 países (a sede é nos EUA). Em 2015, a empresa lançou um sistema inovador de transferência de dinheiro directamente entre caixas automáticas.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nope
    Nope

    Esqueceram-se de dizer que se paga uma taxa (dependendo da caixa) à volta de 3,5€ ou mais por levantamento. Apenas e só se fizerem levantamentos a crédito (cartão de crédito) é que ficam isentos desta taxa, que claro está, não existe no sistema multibanco da SIBS.

  2. Avatar de Dope
    Dope

    Esqueceram-se de dizer que se paga uma taxa (dependendo da caixa) à volta de 3,5€ ou mais por levantamento. Apenas e só se fizerem levantamentos a crédito (cartão de crédito) é que ficam isentos desta taxa, que claro está, não existe no sistema multibanco da SIBS.

    1. Avatar de Nope
      Nope

      É o contrário do que dizes:
      – Os levantamentos com cartão de débito não pagam comissão (o Multibanco tmbém não paga)
      – O levantamento com cartão de crédito (cash advance, o que é o mesmo que um crédito) pode pagar.
      (Fonte: “O Público”)

    2. Avatar de censo
      censo

      Pagas a taxa do cash advance, portanto não há diferença.

    3. Avatar de JJ
      JJ

      Eu já levantei dinheiro nessas caixas, no Algarve, e não paguei nenhuma taxa.

      1. Avatar de jl
        jl

        Pois eu levantei no Algarve 200 euros e paguei 10€ de taxa sem aviso.
        Só dei por ela quando vi o extrato mensal

      2. Avatar de nulldev
        nulldev

        Pois comigo foi pior, também no Algarve…. na noite da passagem de ano ia fazer um levantamento… e ” o seu cartão foi capturado por razões de segurança”…. tão depressa não volto a usar…fxxxx

    4. Avatar de Joao
      Joao

      Já lhe aconteceu? É porque eu já levantei por diversas vezes nestas caixas e nunca me cobraram taxas.

    5. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Já basta o banco governar-se com o nosso dinheiro que numa conta bancária rende 0 e ainda temos de pagar para o mivimentar, para não falar nas comissões e outras tretas que já se têm de pagar… Era tira o dinheiro do banco, de vez!!!

      1. Avatar de Uhpapa
        Uhpapa

        Claro que não tirava o dinheiro do banco… pagava e calava.

    6. Avatar de just a normal guy
      just a normal guy

      deviamos mas tambem nos bons exemploes,em que se pode pagar nem que seja 30centimos com cartao multibanco em qualquer lado,coisa que aqui em portugal so apartir de 5euros em alguns estabelecimentos e noutros ate existe limite minimo de 10euros,e depois vem dizer que devemos andar com menos dinheiro e pagar mais com o cartao multibanco,como se aqui em portugal sao uns xulos.

    7. Avatar de Pedro Antunes
      Pedro Antunes

      Estás enganado. Estás a confundir com outra rede de atm’s que opera no nosso país e que cobra realmente essa taxa.

  3. Avatar de Joao
    Joao

    A primeira vez que vi esta máquina pensei que teria de pagar taxas. Uma vez por último recurso tive de recorrer a estas máquinas e apercebi-me que não se paga nada (pelo menos para levantar dinheiro).

  4. Avatar de MS
    MS

    Se são especialmente destinadas a estrangeiros, alguém me sabe dizer se ao levantar dinheiro com um cartão do UK vou estar a pagar aquelas fantásticas taxas?

    1. Avatar de MS
      MS

      Já estão respondido acima, obrigado, quando li ainda não deveriam ter sido aceites os comentários.

  5. Avatar de Farrael
    Farrael

    Tem que ser cuidado com os dispositivos de clonagem de cartões, que existem idênticos às ranhuras dos cartões desses ATM’s

    https://youtu.be/ll4f0Wim4pM

  6. Avatar de JJ
    JJ

    Só é concorrente para levantar dinheiro… porque para o resto o MB português, bate qualquer sistema do género a nível mundial.

  7. Avatar de Sargas
    Sargas

    Como não existe informação, nem conhecimento, o ideal é não utilizar estes equipamentos.

  8. Avatar de Camp
    Camp

    Alguém sabe como se solicita a instalação de uma ATM (rede SIBS ou Euronet) num estabelecimento (sede de um clube recreativo)? E se estas redes pagam alguma coisa à entidade onde estão instaladas?

    1. Avatar de mags
      mags

      Fala com um dos bancos acerca disso, apesar da Rede Multibanco ser gerida pela SIBS, as caixas multibanco são da responsabilidade dos bancos.

    2. Avatar de censo
      censo

      Para quê ? Para rebentarem tudo à bomba ?

    3. Avatar de nulldev
      nulldev

      Não sei se pagam…mas eu não queria máquina nenhuma destas por perto…. de vez enquanto PUUUUUMMMM….. e tudo o que está à volta…..o seguro paga os estragos já para não falar do perigo…..

  9. Avatar de Ricaa
    Ricaa

    So porque é novo nao é necessariamente melhor

  10. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    O Sistema da SIBS que serve a rede portuguesa de multibanco é so dos sistemas mais sofisticados do mundo, seria interessante tambem passa essa informação 😉

    1. Avatar de Nope
      Nope

      Serve a rede Multibanco … e a rede Euronet Worldwide.

  11. Avatar de ACS
    ACS

    Na baixa do porto multiplicaram-se que foi uma coisa doida. Acho que é mais virada para turistas. Se não estou em erro paga-se taxas.

  12. Avatar de Zé sempre em pé
    Zé sempre em pé

    Mas já não havia uma coisa parecida? Lembro-me de há uns anos ter ouvido falar numa rede de MB concorrente da sibs…

  13. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    Ainda hoje olhei para uma ATM destas nas chegadas do aeroporto da Portela.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Nas partidas do aeroporto agora é tudo dessas… Queria carregar o telemóvel e não dava. Só levantar dinheiro mesmo.

  14. Avatar de Hugo
    Hugo

    Tentei levantar dinheiro à uns dias numa dessas maquinas e só deixava levantar um máximo de 80€. Concordo que a sibs é uma excelente empresa na vanguarda dos serviços mb, mas é ela também a maior responsável por ainda não termos cá em Portugal serviços como a Apple pay, Samsung pay, ou o mesmo serviço da Google.
    Isso sim é futuro. Infelizmente temos de nos entreter com os mbway e afins.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Não tem nada a ver com a SIBS, tem mesmo a ver com as empresas que mencionas não terem interesse em expandir o serviço a Portugal e /ou os bancos não verem interesse (ou melhor dizendo, mercado) para isso funcionar actualmente em Portugal. Pelo menos no caso da Apple Pay é com acordo com os bancos e os cartões emitidos têm de ser suportados pelo serviço Apple Pay, isso é tudo e somente uma questão dos bancos e não da SIBS. Depois há a questão dos POS terem de suportar e não existe assim muito interesse nisso (contactless existe imensos e aos anos, e mesmo assim não vês quase ninguém usar). Outros países onde não existe nada disso na Europa: Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Holanda, Bélgica…

      E quanto a “temos de nos entreter com os mbway e afins”, o serviço mbway está anos luz do Apple Pay, Android Pay ou Samsung Pay… esses serviços só substituem os cartões, o serviço mbway substitui o homebanking e mesmo necessidade de cartão no caso de levantamento de dinheiro, tendo praticamente todos os serviços da rede MB disponíveis na aplicação (pagamentos ao Estado, pagamentos de serviços, carregamento telemovel) mais os serviços próprios mbway (como repartir as contas entre utilizadores mbway, pagamento directo a lojas/estabelecimentos à semelhança do paypal, etc).

  15. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    muito cuidado

  16. Avatar de UmDosKeEsperaNaFila ATM
    UmDosKeEsperaNaFila ATM

    e mesmo assim apos a euronet chegar a portugal pelo ke vi nao vai haver atm contactless ke vergonha

  17. Avatar de Daniel
    Daniel

    Um pouco tarde a comentar este artigo, mas é pertinente: porque é que no aeroporto as máquinas agora são todas Euronet? Pelo menos corri praticamente todo o aeroporto e onde antes estavam máquinas da rede Multibanco agora estão Euronet… para levantamentos, tudo bem, mas quem viaja para fora e quiser fazer uma operação de última hora que faria sem qualquer dificuldade na rede MB (como pagar ao Estado, carregar telemóvel, etc) lixou-se com isto. As máquinas já lá devem estar há uns largos meses mas só reparei agora pois só recentemente precisei de uma máquina MB para fazer um pagamento ao Estado antes de viajar e tive a infeliz ideia de pensar “bem, faço amanhã quando chegar ao aeroporto”… grande erro que cometi…

  18. Avatar de Golfinho
    Golfinho

    Bons dias tentei saber o meu saldo enquanto que no multibanco posso fazer isso nesta rede não posso

  19. Avatar de maxim
    maxim

    “Euronet” com sede nos EUA? ta serto…vou evitar sempre que puder essas máquinas

  20. Avatar de Lucileia madeira
    Lucileia madeira

    Tenho o cartão Nubank e estou em Portugal no Algarve, não consigo levantar dinheiro no caixa ATM o que devo fazer, sendo k tenho limite e é cartao internacional.

  21. Avatar de Lucileia madeira
    Lucileia madeira

    Tenho o cartão Nubank e estou em Portugal no Algarve, não consigo levantar dinheiro no caixa ATM o que devo fazer, sendo k tenho limite e é cartao internacional.