Portugal: Recorde na produção de energia eólica com 103,1 GWh

17 Comentários

Ao longo dos últimos anos têm sido vários os “recordes” batidos por Portugal no que diz respeito às energias limpas. Relativamente à produção de energia eólica, Portugal voltou a fazer história.

No passado mês de novembro, a produção eólica atingiu máximos históricos, ultrapassando os valores de fevereiro.

Portugal: Recorde na produção de energia eólica com 103,1 GWh


O recorde era de 1 de fevereiro quando o sistema nacional conseguiu produzir 102,8 GWh. De acordo com informação divulgada pela REN, no passado dia 22 de novembro a produção de energia eólica chegou aos 103,1 gigawatts hora (GWh).

Produção de energia renovável ascendeu a 65%

De acordo com o comunicado da REN, em novembro a produção de eletricidade a partir do vento esteve 53% acima da média histórica. Assim, alcançou o segundo melhor mês de sempre em matéria de energia eólica. A entidade gestora das energias refere ainda que…

Nas renováveis, destacam-se as eólicas, com 26% do consumo, as hidroelétricas com 14%, a biomassa 5,5% e as fotovoltaicas com 2,2%. Nas não renováveis, o gás natural abasteceu 33% do consumo e o carvão não ultrapassou os 11%, mantendo-se no final do ano com valores historicamente baixos

A produção elétrica de origem renovável em novembro ascendeu a 65%, sendo os restantes 35% de origem fóssil, principalmente das centrais a gás natural.

Portugal: Recorde na produção de energia eólica com 103,1 GWh

Segundo o Expresso, o consumo de energia elétrica em Portugal aumentou 1,4% em novembro, ou 1,8% com correção dos efeitos de temperatura e dias úteis. Já o consumo acumulado anual regista uma evolução negativa de 1,5%, ou menos 0,5% com correção de temperatura e dias úteis.

Tal recorde demonstra a capacidade dos recursos endógenos e técnicos de Portugal para uma produção de energia mais sustentável, enquadrada nos objetivos recentemente divulgados no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) 2030.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Juliano
    Juliano

    Já o valor na factura não baixa nada, e a mama dos subsídios dados pelo estado às renováveis contínua. E a lei que proíbe alguém de produzir acima de certa quantidade e muito menos “vender” na rede?
    Estas notícias são muito giras mas contam apenas a verdade/versão da parte mais poderosa.

    1. Avatar de R
      R

      As renováveis não fazem baixar o preço; pelo contrário.
      Quanto ao resto, dou-lhe razão.

  2. Avatar de Philleas
    Philleas

    103,1 gigawatts hora (GWh) x 0,17€ kw é só fazer as contas como o Guterres.

    1. Avatar de int3
      int3

      Não te esqueças que:
      – há perdas no transporte
      – o custo operacional (manutenção por exemplo)
      – o preço por MWh varia conforme o mercado
      – O preço que ditas é com IVA a uma tarifa normal.

      O preço por MWh não chega aos 90€ por isso são 9 279 000€. Dá para pagar meia dúzia de turbinas por dia. Ainda dizem que não é viável. Só burros que por aí andam 😀

  3. Avatar de Nitrox
    Nitrox

    E mete mais os subsídios concedidos pelo governo a essas energias!!

  4. Avatar de ahramis
    ahramis

    Pois, o problema, como já aqui referido, é aquilo que produzimos a mais e é injectado na rede a custo… zero! Bem armadilhada a legislação sobre produção de energia fotovoltaica… O loby não brinca em serviço. A alternativa é a armazenagem de energia em baterias, o que, frequentemente, não compensa o investimento… Melhores dias virão?

    1. Avatar de AiQueEstáFrio
      AiQueEstáFrio

      E para onde vai essa energia assim injectada na rede a custo zero?

      1. Avatar de int3
        int3

        Achas que ele sabe o que está a dizer?

    2. Avatar de int3
      int3

      Caro.
      Nós não produzimos a mais. Portugal não é um país com a infraestrutura fechada. O mercado é ibérico e Espanha normalmente precisa sempre de mais do que nós. Por isso o excesso é vendido a Espanha ao mesmo preço que é vendido cá. Só em raras situações é que se nem Espanha nem nós precisamos e para não desperdiçar energia “oferece-se”. Não faz diferença nenhuma porque não consegue guardar. Mais vale dar energia verde do que desperdiçar a custo zero.

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        O preço de compra/venda entre Portugal e Espanha varia durante o dia, depende da oferta e procura, quando ele diz custo zero isto quer dizer que o preço de venda de energia pode chegar a zero, e isso é verdade e já aconteceu, Portugal já vendeu ou vende várias vezes durante o ano energia à Espanha a custo zero. Quem não entender isso que vá pesquisar ao google

  5. Avatar de Nitrox
    Nitrox

    Imagine-se se temperatura a partir de 2020 começar a descer!!!
    Bela bronca que era!!

  6. Avatar de pff fdsd
    pff fdsd

    Meus caros, escusam de fazer este tipo de postagens, ninguém quer saber de records de eólicas, nucleares ou de combustíveis fósseis, a malta quer saber é em quanto pode poupar ao mês. As renováveis até ao momento estão sempre a pesar no preço, supostamente algo que não custa a gerar devia ser de borla…

    1. Avatar de Alguem
      Alguem

      Não custa a gerar mas custa bastante a construir os geradores

    2. Avatar de int3
      int3

      E as turbinas caem do céu? Ninguém teve que pagar? Ninguém paga aos homens e mulheres que vão fazer a manutenção periódica? Reparações e avarias etc. Nada? É tudo de borla?
      Estamos num conto de fadas.

  7. Avatar de int3
    int3

    “O recorde era de 1 de fevereiro quando o sistema nacional conseguiu produzir 102,8 GWh. De acordo com informação divulgada pela REN, no passado dia 22 de novembro a produção de energia eólica chegou aos 103,1 gigawatts hora (GWh).”
    GWh é uma quantidade de energia. Assim como litros por exemplo. Estes GWh foram produzidos em quanto tempo? Por mês? semana? dia? semestre?
    Não está claro e suscita dúvidas.
    Porém na referência do antigo record menciona “produção diária”. Assim é que está bem. 4,3 GW de potência é muito bom. Equivale a quase 4 centrais de sines que é a que mais potência tem (1,18GW). O total de potência instalada em termoelétricas é de 7,4 GW. Acho que devemos investir muito mais em eólica e acabar com as centrais termoelétricas.

    1. Avatar de Miguel Silva
      Miguel Silva

      eu acho que dizer “no passado dia 22 de novembro a produção de energia eólica chegou aos 103,1Gwh” responde à tua pergunta. Cabe pensar um pouco e saber que 22 de novembro é um dia.

    2. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Não diria acabar com as centrais termoelétricas. Há certamente maneiras de gerar energia com calor de forma (quase) limpa. Por exemplo, através do sol e uso de espelhos+lentes para focar a luz. Até a nuclear consegue ser uma energia muito barata e bastante limpa, só tem o grande perigo de se algo correr mal, corre muito mal. Mas sim, concordo com o que disse, e acho que entre eólica, solar, barragens e centrais hidroelétricas teríamos energias não poluentes para alimentar o planeta inteiro, durante as várias estações.