Portugal: Primeiro supercomputador a funcionar já em 2018

51 Comentários

Portugal, e a maioria dos países, não constam do TOP 500 que possuem as máquinas mais poderosas do mundo. Aliás, Portugal nem sequer tem um supercomputador mas a Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos da América) vai emprestar uma super máquina à Universidade do Minho.

Este supercomputador, que será o primeiro em Portugal, entrará em funcionamento já no primeiro trimestre de 2018.

supercomputador


Hoje, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou em Braga, que o supercomputador será cedido pela Universidade do Texas (Estados Unidos da América) e vai integrar um centro de computação avançada que nascerá na Universidade do Minho (UMinho).

Segundo comunicado da FCT, “esta nova infraestrutura de computação inclui vinte bastidores da plataforma de computação avançada STAMPEDE 1, cedidas à FCT pelo Texas Advanced Computing Centre (TACC) da UTAustin, no âmbito da Parceria Internacional entre a Universidade do Texas e Portugal, permitindo desenvolver novas áreas de computação no nosso país, assim como aplicações diversas de âmbito cientifico e empresarial em áreas que abrangem o clima, a segurança marítima, o apoio às pescas, a monitoração de padrões de mobilidade nas cidades, o estimulo da biodiversidade, a gestão do risco nas florestas e aplicações na área da saúde, incluindo a bioinformática.

Entre outras potenciais aplicações, esta infraestrutura de computação servirá o AIR Centre, recentemente criado pela “Declaração de Florianópolis”, assinada a 20 de junho por iniciativa de Portugal em estreita cooperação internacional. O MACC servirá de base ao estabelecimento da rede “AIR CENTRE DATA INTELLIGENCE NETWORK (AIR_DataNet)”, a desenvolver durante 2018, juntamente com o Texas Advanced Computing Centre (TACC) da UTAustin e o Barcelona Supercomputer Centre (BSC), entre outros parceiros internacionais envolvidos no AIR Centre, de modo a facilitar o desenvolvimento das ciências dos dados e aplicações à interação clima-oceanos.

Esta nova infraestrutura enquadra-se ainda no esforço nacional em curso no âmbito da Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030 (INCoDe.2030) que, sob coordenação da FCT, inclui o estímulo a novas atividades de I&D nas áreas da computação científica, em ciências e tecnologias quânticas, inteligência artificial e media digital.

supercomputador

Ainda neste âmbito, Portugal foi um dos países signatário da Declaração Europeia para o avanço da computação avançada, EuroHPC, em 23 de março de 2017 em Roma, através da qual se pretende estabelecer o enquadramento intergovernamental que permita desenvolver e operar a próxima geração da infraestrutura Europeia de computação avançada.

A nova infraestrutura, propriedade da FCT, será instalada no 1º trimestre de 2018 na Universidade do Minho, complementando os recursos já existentes nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Centro. A sua operação será totalmente integrada nas redes nacional, europeia e internacional em modos de acesso totalmente abertos, facilitando a adoção da Estratégia Nacional de Ciência Aberta. A gestão desta nova infraestrutura está a cargo de uma Comissão de peritos, incluindo utilizadores, com coordenação pelos serviços de computação avançada da FCT.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lembrou ainda que 2018 será o ano de concretização do programa de estímulo ao emprego científico, com a contratação de 3.000 novos investigadores.

Leia também…

Linux é líder absoluto no mundo da supercomputação

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de poiou
    poiou

    Como é o primeiro supercomputador? Não existe o milipeia em Coimbra?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vamos investigar . A info oficial que temos é que este será o primeiro supercomputador a funcionar em Portugal

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Também tenho ideia que já existiam supercomputadores em Portugal, um dos quais na Universidade de Coimbra. Aprendia-se nas cadeiras teóricas de informática.

    3. Avatar de Emanuel Rrocha
      Emanuel Rrocha

      Centopeia >>> Milipeia >>> Navigator (last upgrade), sim no Dep. de Física da Faculdade de Ciências e tecnologia da Universidade de Coimbra.

  2. Avatar de Ricardo Oliveira Neto Leite
    Ricardo Oliveira Neto Leite

    Ora se Portugal não tem supercomputadores o que são o NxPy e a Centopeia?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vamos investigar . A info oficial que temos é que este será o primeiro supercomputador a funcionar em Portugal

      1. Avatar de Bruna
        Bruna

        Eu sou uma das testemunhas, onde se nao estou enganada, em 2009, fui numa visita de estudo á Universidade de Coimbra visitar o maior computador em Portugal, idêntico ao que se apresenta nesta imagens, mas penso que só iria estar emprestado á Universidade de Coimbra durante um determinado período de tempo…. Penso que era o centopeia.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Bruna e outros leitores, vamos lá ver se nos entendemos. Quem diz que é o primeiro computador é a FCT. Apenas nos limitamos a dar essa informação. No entanto, estamos à espera de informação para saber se essas super máquinas de Coimbra entram no segmento desta que aí vem.
          Assim que tivermos informações, publicaremos.

  3. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Bem pode ser que no fim nos deem o supercomputador. 😀

    1. Avatar de Sharp o verdadeiro
      Sharp o verdadeiro

      Tipico comentário de um pedinchão, sempre à espera dos outros.

      1. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        Pedinchao nao achas que eles vão te emprestar a ultima máquina dessas deles não. Vais levar com um modelo que tem anos. Achas que precisam dele tendo ja la 1 ou vários,melhores.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Ele não “vão te” de certezinha.

  4. Avatar de lmx
    lmx

    Quanto vai custar o empréstimo?
    Ha helicopters parados e podiam parar vidas, mas temos submarinos do mais caro,e grandes frotas de bmw’s para a Policia novinhos em folha, enquanto isso mais de 100 mortos, e mais de 200 feridos nos incendios…
    Afinal ha dinheiro…anda é algures..

    Quanto vai custar…o empréstimo?

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Bem mais caro do que simplesmente euros, podes acreditar.

    2. Avatar de int3
      int3

      emprestar e alugar são coisas diferentes.
      não queres ver portugueses formados com experiência em supercomputadores?…

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Se quero?
        Quero se fizer falta…
        Neste momento ha milhões de coisas mais prioritárias, como alavançares tecnologicamente o teu País, para ai sim, vires um dia a precisar de um supercomputador..

    3. Avatar de JVC
      JVC

      O problema do português é que nunca está satisfeito. Quando tínhamos submarinos velhos, a malta criticava porque eram obsoletos e custavam dinheiro. Se a polícia tem material velho e uma frota automóvel caduca, ficam indignados. Uma vergonha! Como pode a polícia proteger o pobre cidadão contribuinte?

      Pois é. Não há almoços grátis e tudo custa dinheiro.
      É se preso por fazer e por não fazer. Sempre com a desculpa do dinheiro do contribuinte. O problema não são os subs ou os carros da polícia. Grave é haver um sistema de emergência com falhas conhecidas e todos chutaram para canto.

      Quais são os helicópteros que estão parados?

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        +1
        Acrescento só uma elucidação que não devia ser necessária, mas parece ser, a maior parte do território português é mar, dizer que não precisamos de submarinos é ridículo.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Ninguém disse que não precisamos de submarinos, até podem fazer jeito, para analizar a fauna Marinha…mas agora fora o sarcasmo..

          Comprar submarinos de acordo com o teu País que é de 3º Mundo..no entanto podias ter 6 submarinos, e foste comprar 2 por 1.5 billiões cada, e ainda não se sabe a extenção do problema…
          É que essas coisas são maquinas de derreter dinheiro, não é um investimento necessário no momento…temos uma divida de mais de 130 %…isto sem contar com a CGD e CGA, porque se contarmos com elas…temos mais de 200% de divida.

      2. Avatar de Vituku
        Vituku

        Nem te des ao trabalho de tentar explicar seja o que for, este tipo de pessoas é o mais predominante em Portugal, o típico “chico-esperto”, que não sabe o que diz mas convence-se que por falar seja o que for de um assunto já se torna expert e culto. Infelizmente temos essa característica irritante, de criticar, sermos teimosos, conseguirmo-nos convencer das nossas próprias mentiras. E geralmente este nicho do nosso povo são os que menos fazem para mudar seja o que for ou para melhorar a nossa sociedade. Tudo resulta de uma falta enorme de humildade, humanidade e educação, o que se espelha numa grande falta de cultura e depois dá nisto.
        Mas todo esse destilar de ódio não passa apenas de frustrações e invejas. Não quero com isto defender seja quem for, e muito menos o abuso e o crime de colarinho branco, ou o crime “convencional”, ou seja lá o que for que está eticamente incorrecto. Trata-se apenas da constatação de uma realidade inerente ao nosso povo.

    4. Avatar de Aj
      Aj

      O melhor da notícia é dizerem que vão contratar 3000 novos investigadores. A 1000€/mês de salário no mínimo vaí sair barata a brincadeira qd nos bem sabemos que em serviços públicos os investigadores para pouco servem … Não por culpa deles mas de quem gere as suas alocações. Conheço ” investigadoras” há mais de 6 anos na universidade que simplesmente o q fazem e depois de concluírem os estudos prestam acessoria aos ainda licenciados porque os responsáveis das cadeiras já n estão para esses trabalhos. Isto são grande maioria dos investigadores públicos no nosso país …amas secas de alunos.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Descreves-te na Integra o nosso problema..

        Um País sem tecnologia, e sem querer ter tecnologia, não pode almejar ter supercumputadores, não faz sequer sentido…temos 3 e não teem utilidade..

        Porque não basta o supercomputador, é necessario os 99 % primeiro, para justificar o 1% final..
        Portugal não protege nem investe na sua tecnologia, não faz sentido mais supercomputadores..

        Somos um País de integração de productos de terceiros.

    5. Avatar de Rui
      Rui

      Mas o que é que os Submarinos têem a ver com o assunto?
      O estado português gasta por ano entre 65 a 70 mil milhões de euros. Os 2 submarinos portugueses (só os melhores nesta altura) custaram 800 milhões e a pagar durante muitos anos, mas são nossos, patrulham as nossas águas e estão disponíveis.
      E não te indignaste com o estado português gastar 1,1 mil milhões de euros com o Euro2004 e a construir estádios que agora os Municípios até pensam em dinamitar, para diminuírem os custos?
      Tudo tem um custo e ninguém dá nada a ninguém!!!!!
      Provavelmente com tanta reversão a colocar-nos antes da vinda da troika, tenhamos outro embate contra a parede e nessa altura não venhas falar de submarinos, porque a nossa dívida vai em 250 mil milhões de euros!!!!!!

  5. Avatar de Coiso
    Coiso

    Bom, assim fica fácil espiar

    1. Avatar de Vituku
      Vituku

      Andas a ver filmes a mais. Lê qualquer coisa inteligente, estuda o mundo lá fora, fora da tua cabecinha doente. Claro que isso existe, mas isso é uma pequena migalha no mundo da tecnologia, e isso acontece na sua maioria para garantir a nossa segurança, se não fosse isso os ataques terroristas seriam bem mais e mais graves. Sabes a quantidade de ataques terroristas que se têm evitado â conta de espionagem? Não sabes mesmo o que dizes, ou quiseste só aparecer na coluna dos comentários?

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Parafraseando-te a ti próprio: “Lê qualquer coisa inteligente, estuda o mundo lá fora”.

  6. Avatar de Arranca Nabos
    Arranca Nabos

    Sim mas corre o Crisis?

  7. Avatar de Vava
    Vava

    Isso e mais uma do nosso governo, vao emprestar, so um burro e que acredita nisso, ninguem da nada a ninguem , ou vamos pagar um aluguer bem alto ou ja compraram e foi um uma massa de dinheiro e estao aqui a tapar olhos com area mais uma vez, portugal tem tudo grande, e sempre o primeiro em tudo, mad os ordenados as reformas e as pensoes e tudo baixo, e uma vergolha, nao precisamos de ter um supercomputador, precisamos de ter bons ordenados e um nivel de vida para os nossos filhos

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Vai sair mais caro do que pensas mas não é em dinheiro.

    2. Avatar de Vituku
      Vituku

      O que vai acontecer é exactamente o que tem estado a acontecer já há alguns anos, as empresas tecnológicas investem na formação de profissionais em Países como o nosso, porque somos muito bons nesta área, e claro que depois o inevitável acontece, depois de formados, os nossos profissionais são recrutados para o mercado Internacional, que aí sim, somos respeitados e reconhecidos, e esse é o maior erro do nosso País, somos escravizados, são-nos impostas demasiados condições para nos conseguirmos integrar numa empresa, não reconhecimento pelo nosso trabalho, e muito menos reconhecimento financeiro. Custa a acreditar que em Portugal haja Programadores Senior a ganhar bem menos que um Programador em inicio de carreira na Irlanda (onde me encontro a trabalhar desde há 10 anos). Um Programador Senior consegue trabalhar por contrato (tipo recibos verdes) a ganhar pelo menos 450 euros por dia, podendo até ultrapassar os 600. Portanto, cerca de 10 mil euros mensais, e dependendo de muitos factores pode até conseguir mais.

  8. Avatar de Ze
    Ze

    E depois vem a conta da luz e das obras necessárias para preparar um espaço para a instalação de cluster destes …. Sim, que um supercomputador não funciona a carvão e não é arrefecido com os abanicos das sardinhas…

    1. Avatar de poiou
      poiou

      É uma ideia, pôr lá peixeiras, e era 2 em 1, assavam sardinhas e arrefeciam a coisa

  9. Avatar de Ivo ferreira
    Ivo ferreira

    Não precisamos supercomputadores, precisamos é de pensões e ordenados altos
    Não precisamos de tratores enxadas servem e o dinheiro que sobra da pra subir os ordenados,
    Não precisamos de camiões, levamos os materiais as costas, e o dinheiro que sobra também dá pra subir mais ainda os ordenados e pensões…. E se seguirmos esta lógica ainda vamos ser todos ricos um dia…
    O pessoal tem é que abrir os olhos e não ver apenas o dia de hoje

  10. Avatar de Telmo
    Telmo

    O Governo poderia aproveitar esse power para minerar Bitcoins hehe

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      De acordo, mas desde que pagues tu a conta da luz.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      … E abater à dívida pública ! :)))))

      1. Avatar de M. Centeno
        M. Centeno

        Obrigado pela dica. A proposta já está a ser elaborada.

        cumprimentos,
        Ronaldo das Finanças

  11. Avatar de j.augusto
    j.augusto

    Cá por mim ainda vão por windows na coisa!!….

    1. Avatar de bola
      bola

      E qual o problema ser for Server Core não vejo porque não.

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Sim, vão deixar-se levar (mais uma vez), pelo lobby da MS.

  12. Avatar de Luís Alves
    Luís Alves

    O maior neste momento é o supercomputador de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      A FCUP tem um supercomputador? :O

  13. Avatar de int3
    int3

    comentários retardados como sempre.
    são sempre contra progressos académicos no país e nem percebem o que é que isto faz! que raiva!

    1. Avatar de Hugo Gonçalves
    2. Avatar de Ze
      Ze

      Explica lá a nós, os retardados, o que é que “faz” um supercomputador em Portugal? E qual é a sua utilidade prática para 99.9% da população? Talvez seja para ajudar alguns estudantes universitários a saber escrever Português …

  14. Avatar de ED
    ED

    Isto para minar Bitcoin era um mimo. Lá vão aparecer mais uns quantos Bill Gates agora que usarão o poder da super máquina em seu proveito!

  15. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Vá, toca a actualizar com factos mais relevantes e interessantes 🙂
    Os principios da Supercomputação em Portugal
    http://supercomputer.pt/a-supercomputacao-em-coimbra/