Portugal: PJ ganha Unidade de Combate ao Cibercrime

24 Comentários

O Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que cria, na estrutura orgânica da Polícia Judiciária, a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica, designada por UNC3T, atribuindo-lhe competências e especificando o nível de direcção.

Isto significa que Portugal passa a ter outras condições que permitirão elevar a fasquia qualitativa na resposta e serviços ao cidadão, tanto em matéria de investigação como de prevenção criminal, tanto no espectro nacional como em sede de cooperação internacional.

pj_02


Finalmente está aprovado o decreto de lei que permite à PJ ter uma unidade operacional especializada que permita alcançar a necessária resposta estrutural, preventiva e repressiva ao fenómeno do cibercrime e do ciberterrorismo, e que é inspirada no modelo adotado pelo EC3 (European Cybercrime Center) da EUROPOL.

A informação sobre a criação desta Unidade de Combate ao Cibercrime foi inclusive partilhada na conta oficial do EC3 da EUROPOL.

Para a criação desta unidade, foram ouvidos o Conselho Superior da Magistratura, o Conselho Superior do Ministério Público, a Comissão Nacional de Protecção de Dados e a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal.

A criação desta nova Unidade de Combate ao Cibercrime permitirá a Portugal dar uma resposta mais rápida e eficaz aos fenómenos criminais emergentes, complexos, internacionais e provenientes do crime organizado que não se restringem apenas ao vulgarmente conhecido e referido como Cibercrime. Outras áreas de combate ao Crime ficarão melhor servidas com uma Unidade nacional de combate ao Cibercrime. Esta é uma área de combate transversal e que acrescenta valor a outras tantas.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    As empresas discográficas agradecem!!

    1. Avatar de MataRatos
      MataRatos

      Tb vão andar a caça disso?

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Lógico que não, isso não é cibercrime.

    2. Avatar de fulld
      fulld

      Será que vão andar atrás do youtube? uhmmm Porque na realidade quando precisas de alguma musica, basta ires lá que é gratuito lol E ainda te dão oferta do videoclip.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Gratuito? Que eu saiba as empresas discográficas recebem dinheiro pelo número de visualizações… (por isso é que tens publicidade no inicio dos vídeos)

        1. Avatar de fulld
          fulld

          Porquê, tu gastas algum?
          Eu não gasto nenhum, nem pub tenho (uso adblock!)

  2. Avatar de jafostes
    jafostes

    será mais uma empresa do estado a custar milhoes apenas para combater o Cibercrime grave (ataques a empresas e isso)
    por triste que pareça nao vao dar atenção a pequenas coisas que custam bastante a certezas pessoas como empresas discograficas, cinema…etc…

  3. Avatar de Ze
    Ze

    A PJ já tinha um departamento interno que tratava desses assuntos, embora o orçamento fosse gerido centralmente daí a não permitir uma equipa grande e altamente qualificada assim como ferramentas essenciais para este tipo de práticas.
    Tendo em conta os excelentes profissionais que temos na área da cibersegurança é com bons olhos que vejo esta unidade ganhar vida e nos manter mais seguros. Só não gosto do nome, mas é apenas um detalhe.

  4. Avatar de Spirit
    Spirit

    Mais uns tachos para alguns que não faziam nada

    1. Avatar de Rantanplan
      Rantanplan

      Plenamente de acordo, e se fôr para continuar com a tendência a PJ irá continuar a prestar um mau serviço ao País. Faz tanta investigação criminal e ninguém é incriminado, basta lembrar os submarinos, o antigo PM, o Duarte Lima, o Carlos Cruz… tudo inocentes. Que andará a nossa policia a fazer, hein???? Será que podem errar tanto nas suas investigações?

      Agora a sério, para que serve mesmo este departamento?

      1. Avatar de luis reis
        luis reis

        engana se, a PJ faz um excelente trabalho, o problema são os Tribunais

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Nunca ninguém faz nada, aliás só quem parte pedra e mete massa é que sim.

      Pela tua (e a de muitos) teoria a polícia, engenheiros, médicos, juízes, políticos, etc estão todos no café a tomar uma “loirinha” fresca e a comer tremoços.

      Aliás em Portugal pelos vistos todos os trabalhos qualificados não tem interesse, ouço todos os dias que são demasiado bem pagos e não fazem nada. Agora futebolistas, técnico que passa o cabo da TV e Internet, o pedreiro, a cabeleireira, o zé do café, etc esses sim trabalham como uns desgraçados e ganham uma ninharia.

      Um dia que vás ao hospital e não haja médicos, chama a enfermeira e o Cristiano Ronaldo para operarem. Ou então vai ao tribunal sem advogado porque alguém te fez uma falcatrua e pede à secretária que te defenda…

      É cada um …

  5. Avatar de Jose Pedro
    Jose Pedro

    Fachada. É só fachada para o público. Perguntem a quem lá trabalha, quantos anos têm os seus computadores. Há quantos anos não recebem material novo? E com novo quer dizer moderno e compatível com a função. Perguntem as limitações da internet com que trabalham. Isso sim mostrava o País pequenino que somos, com chefias e directores “pequeninos”, mas a querer dar uma imagem de que temos tudo.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Tu e todos os que conheces pagam os impostos devidos? Conheces alguém que esteja reformado por invalidez sem o estar? Conheces alguém que trabalha “por debaixo da mesa” ou que esteja em vendas sem factura?

      Nessas perguntas tens adivinhas respostas porque é que os polícias tem armas e pc velhos, porque é que cirurgias demoram tanto, porque é que os bombeiros tem que pedir aviões à Rússia, etc.

  6. Avatar de André T
    André T

    Infelizmente não deve ter capacidade monetária para pagar a especialistas da área, de um modo geral, os “bons”, os “melhores” profissionais, estão no privado e não vão sair de lá.
    Embora o trabalho da PJ seja exemplar e destacável no meio de toda a função pública, deve também sofrer de alguns problemas crónicos da função pública.

  7. Avatar de Lumia 630DS
    Lumia 630DS

    Olhó streaming…canudo…foge, qeles andem aí…..desliga a box, tira a ficha, corta o sinal, vem ai o Paulo Julio….apre velocidade…

  8. Avatar de David
    David

    ….ainda “se lembraram” a tempo……. estamos ainda muito atrasados a esse respeito. Mesmo o próprio CNCS é uma coisinha muito recente e com muito por fazer ainda.
    Para os menos informados, invistam 20 ou 30 minutos a informarem-se, sobre o que se está a falar e o que está em causa.
    http://www.jn.pt/nacional/interior/ciberespaco-passa-a-ser-zona-de-guerra-5227895.html
    só assim de repente….”só naquela”…..

  9. Avatar de neapo
    neapo

    “Para a criação desta unidade, foram ouvidos o Conselho Superior da Magistratura, o Conselho Superior do Ministério Público, a Comissão Nacional de Protecção de Dados e a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal.” Tudo gente super informada sobre segurança informática e cibercrime… nem uma única faculdade foi tida em conta… jobs for the boys, nomes sonantes para as quintas.

    1. Avatar de opaen
      opaen

      “nem uma única faculdade foi tida em conta”, achas que deviam ter em conta que faculdade? alguma especializada em segurança informática?

  10. Avatar de k
    k

    Óptimo. Aqui a uns anos fui a PJ porque me roubaram o portátil (valor cerca de 1700€) e eu descobri onde ele estava (sistemas remotos, fotos da camara, etc). Levaram-me ao polícia que “mais percebia de computadores”. Era um gajo que o melhor que sabia fazer era pesquisas no google. Montes de promessas mas nunca me recuperaram o pc. Mas 1 semana depois vieram-me ao meu local de trabalho perguntar se eu também não conseguia encontrar um outro portátil que foi roubado pouco depois do meu, o melhor que me trouxeram foi uma etiqueta com o modelo dele. Dass, que tamancos…

    Por curiosidade andei com este caso em tribunal 5 anos, muitas tardes perdidas no tribunal à espera de audiências que nunca aconteceram, só mesmo a última. Os gajos que roubaram foram encontrados e julgados. No ultimo julgamento, aquilo era uma festa. 5 gajos vestido de preto de um lado, 4 do outro (não sei o que faziam lá) mas estavam a trocar piadas, a rir e a brincar com os telemóveis. Atrás de mim os 3 gajos que me roubaram. A juíza se virou para mim e disse que como o portátil me tinha sido dado pela empresa (um empresa de informática ao qual eu lhe ia comprar o portátil), porque é que eu estava ali porque a empresa podia bem dar-me outro e mandou-me embora.
    Merda de justiça em portugal. 5 anos, fiquei a ver navios e ainda são insultado pela juíza e os acompanhantes à volta dela. Perdi completamente a fé na polícia e no sistema judicial depois disto.

  11. Avatar de return null
    return null

    Acho ótimo pois o ciber crime está a aumentar exponencialmente em todo mundo. Já temos o CNCS, já temos o UNC3T, qual será o próximo abrir? Será que existe pessoal competente o suficiente para trabalhar na área?
    Que contratem hackers em vez de engenheiros e mr robots. A ameaça está em crescimento.

  12. Avatar de 00001010
    00001010

    É para darem uso aos milhares que gastaram em software obsoleto…

  13. Avatar de Julio de Matos
    Julio de Matos

    A Pijotinha tem mais uma desculpa para andar a deter jovens que partilham noticias dos anonymous ou que usam algo que posse ser referencia dos mesmos. mas uma coisa é certa. a opressão que o estadinho facho dos tachos e das barrigas fartas aplica sobre a juventude só lhes vai dar mais vontade de resistir e combater esta fachada politica global. Para não falar que os senhores agentes, pobres coitados que sobrevivem de ordenados baixos, LOL, ainda se apropiam de muito objecto pessoal que possam encontrar nas suas divertidas rusgas domiciliarias. E mais comediante é fazerem rusgas a casas onde habitam idosos que não sabem sequer o que é um computador.
    A Primavera está a chegar e essa ninguém a irá para!

    Expect us!

  14. Avatar de rogerio
    rogerio

    aí eu pergunto: e o crime promovido por gestores, como é que fica?