Portugal: Piratas desviam um milhão de euros de contas bancárias do Montepio

34 Comentários

Os alertas para esquemas fraudulentos, especialmente de Phishing, são mais que muitos. No entanto, este tipo de campanhas continua a funcionar e a fazer muitas vítimas.

Segundo informações, um grupo de piratas informáticos que operava uma rede a partir de Braga conseguiu desviar mais de um milhão de euros. Os piratas enganavam os utilizadores e passavam o dinheiro roubado para familiares.

Portugal: Rede de piratas saca um milhão de contas bancárias do Montepio


Falsos emails de bancos, sobretudo do banco Montepio, enganavam clientes que davam dados e ficavam sem depósitos. O processo já tem 55 arguidos. Esta rede, que tinha como cabecilhas um conjunto de piratas informáticos, funcionava a partir de Braga.

Como funcionava o esquema de Phishing

Neste tipo de “ataques” o método é quase sempre igual! Phishing! Por norma, o phishing é realizado através de email, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas, ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar.

Tenha em consideração que os emails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:

  • User e Passwords, e até mesmo a alteração de passwords;
  • N.ºs de Segurança Social, Cartão de Cidadão;
  • N.º da Conta Bancária e dos e cartões de crédito;
  • Email;
  • entre outras informações pessoais.

De acordo com o JN, os piratas conseguiram roubar mais de um milhão de euros de dezenas de contas bancárias, a maioria das quais do Montepio, sobretudo no Minho. O caso já está a ser investigado pelo Ministério Público de Braga. Alguns dos suspeitos são cidadãos brasileiros, suspeitos de participarem na fraude. O Pplware tem alertado para estes esquemas fraudulentos. Relativamente ao Montepio podem ver aqui e aqui.

O primeiro ataque deste grupo de piratas aconteceu em agosto de 2013. Segundo o jornal, foram desviados 10 mil euros a apenas um cliente.

Leia também…

Tenha cuidado com o Phishing! Não seja enganado…

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Agora entendo porque a comunidade em Braga está a crescer.

  2. Avatar de Aldónio correia
    Aldónio correia

    O Titulo dá a impressão que foram roubadas 1 milhão de contas e não um milhão de euros.

    1. Avatar de Vítor M.

      Podia realmente induzir noutra leitura.

  3. Avatar de ovingadorortografico
    ovingadorortografico

    Há pessoas que nunca em tempo algum deveriam ter acesso a qualquer tecnologia. Só nabos caem nestes esquemas.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      E cá está ele. O inviolável lol
      Tudo burros…menos eu.

      1. Avatar de ovingadorortografico
        ovingadorortografico

        Eu não penso como tu. Assume-te e não ponhas nos outros aquilo que tu realmente pensas. Eu só disse que só nabos caem nestes esquemas de phishing principalmente quando se referem a contas bancárias.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Aposto que são pessoas com mais de 55 anos

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Não respondas ao Hugo que não passa dum troll a criticar os outros. Não deve ter espelho em casa coitado

        3. Avatar de Hugo
          Hugo

          Rui, tem vergonha na cara…ainda há dias levaste TODOS os comentários apagados. Passas o tempo a mudar de nome e chamas-me troll? Vergonha alheia, é o que sinto por ti e nem me orgulho disso, é mérito teu.

        4. Avatar de Hugo
          Hugo

          ovingadorortografico, não é o que eu penso, antes pelo contrário, tendo a desconfiar de tudo, seja fidedigno ou não.
          Os esquemas de fraude evoluem e estão constantemente a aparecer novos métodos, uns mais flagrantes que outros, mas lançar a cana não custa. Eu ACHO que hoje não me enganarão, mas há que estar atento pois amanhã reúnem meia dúzia de informações verdadeiras, criam um novo esquema e não será nem a inteligência nem o conhecimento que evitarão a burla.
          Por outro lado, assumindo que efectivamente “há pessoas que nunca em tempo algum deveriam ter acesso a qualquer tecnologia”, acho que apenas engenheiros mecânicos deviam ter acesso a automóveis e chefs de cozinha acesso a comida. A metáfora é descabida, mas não mais que a tua afirmação inicial.

  4. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Os piratas informáticos são um perigo para a sociedade e para as democracias e têm que ser punidos exemplarmente!

    1. Avatar de jilo
      jilo

      Tem calma Isabel dos Santos, nem todos são maus!

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Os “piratas” são um mal necessário.
      Se não existissem os sistemas não seriam tão seguros…e aí viriam outras pessoas, tipo…vamos chamar-lhes “piratas” fazer das suas.
      Um pirata no fundo é um oportunista e acho que não passa pela cabeça de ninguém exterminar os oportunistas.

  5. Avatar de Diogo Nunes
    Diogo Nunes

    Hoje em dia, estes erros são facilmente detectados… maneira de escrever, cores, próprio link em si.

    Com a introdução da validação das operações por SMS, acredito que estas situações acabem.

    1. Avatar de ovingadorortografico
      ovingadorortografico

      Não acabam. Há muito nabiço. São a nova geração de analfabetos.

  6. Avatar de Redin
    Redin

    Ops!
    Ainda pensei que se estava a falar de cryptomoedas.
    Afinal até parece que a moeda fiduciária é mais segura.

  7. Avatar de Astérix
    Astérix

    Realmente, cair nestes truques ainda.
    Cair num truque super elaborado, com alta tecnologia, super discreto, com keyloggers, bots e etc e tal, isso nenhum de nós está livre.
    Agora emails de phishing, olhe clique ali e deixe lá os seus códigos que a gente agradece.
    Há muito calhau com olhos por aí…

    1. Avatar de Vítor M.

      Há muitos que falam como tu e depois são os próprios a cair 😉 cuidado, a engenharia social está sempre à espera dos que dizem “quem eu? Eu nunca caio nessa”…

      1. Avatar de Astérix
        Astérix

        Eu não disse que nunca cairia num truque.
        O que disse foi que um email a dizer para clicar num link e deixar nesse link as minhas credenciais, garantidamente não caio nisso.
        Agora coisas mais elaboradas, keyloggers, para sacar as passwords, sequestro do cartão do telefone para contornar a verificação de dois passos, etc, isso já é outra coisa.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ora pois 😉 sempre na defesa e de olhos abertos. Agora, muita gente ainda cai nestas. Vou-te contar, aqui que ninguém nos ouve, o que se passou com um conhecido há cerca de um mês atrás. A esposa, uma jovem enfermeira, tentou fazer um pagamento pela app bancária da sua instituição bancária. Várias vezes que tentou e várias vezes recebeu um erro de acesso “erro de ligação”. Um erro que por vezes esta app deste banco dá. Coincidência das coincidências, nesse mesmo dia da parte de tarde, ela recebeu um SMS com um link, para validar uns códigos, dado que o seu acesso tinha sido atualizado. Além disso, eram solicitados “certos códigos”. Ora, a jovem, convencida que os dois casos estavam ligados, forneceu “inocentemente” tudo o que foi solicitado na tal página.

          Adivinha o que aconteceu nos momentos seguintes até ela, no dia a seguir de manhã, descobrir.

          Acertaste. “Apenas” desapareceram vários milhares de euros”. Várias transferências, de diferentes valores, foram feitos nesse dia e no dia seguinte. Quando deu conta, nessa manhã…. pronto. Foi ao banco, participação na PSP, participação na judiciária…. e sabem quem foi, sabem a nacionalidade, sabem o valor roubado… mas o ladrão “deve ” estar já no seu país. Mas foi tudo feito cá, nas nossas instituições bancárias.

          E repara, é uma pessoa bem formada, que sabia destes esquemas, mas o momento certo e uma coincidência do raio… deu nisso.

          1. Avatar de Redin
            Redin

            Daí que o nome “Engenharia Social” se aplica que nem uma luva.

      2. Avatar de ovingadorortografico
        ovingadorortografico

        Engenharia social, nome pomposo que hoje se dá á aldrabice ou vigarice.

      3. Avatar de Redin
        Redin

        Um dos nossos bons youtubers teve recentemente um caso muito curioso e que graças ao seu “olho clínico” conseguiu evitar o pior.
        Eles andam aí, hem?
        https: //youtu.be/rygHCJSuko4

  8. Avatar de Luís Correia
    Luís Correia

    Todos os inteligentes deste país esquecem que ainda estamos na cauda da Europa em questões culturais e que milhares de jovem abandonam a escolaridade obrigatória. Por isso isto é perfeitamente normal acontecer neste país.

  9. Avatar de King Banido
    King Banido

    Depois ainda apoiam o Rui Pinto… O gajo é um heroi? É, mas um bocado burro…
    Merece o que lhe está a acontecer! Pena é os outros (De cá de Portugal, nomeadamente malta do SLB ,FCP e politicos) não irem com ele…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Herói seria se revelasse tudo o que sabe mas foi vender informação do Benfica ao Porto, extorquir o sporting e as revelações sobre o seu clube não as faz porque não lhe pagam . Isto é herói ou chupista?

      1. Avatar de King Banido
        King Banido

        Por isso é que eu disse, que apesar de ser um heroi por vir com estas coisas a publico, foi burro… Bastaria não ter extorquido ninguem e ter feito as coisas a bem, que apesar de ter invadido algo que não deveria, fechariam os olhos, e ainda seria condecorado por este mundo a fora. Fora que certamente arranjaria um grande trabalho na europa para combater a corrupção, como está neste momento a fazer mas por detrás das grades.

        Para mim merece ser preso, mesmo que a informação que conseguiu traga um grande bem a este mundo(Portugal com o futebol e politicos, Luanda leaks, o caso agora do City e provavelmente PSG, fora outros…).

  10. Avatar de Astérix
    Astérix

    Sorte do Rui Pinto estar preso, senão já o teriam suicidado.
    Lá, está seguro, cá fora, com o que sabe, não ia durar muito.

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    « Os piratas enganavam os utilizadores e passavam o dinheiro roubado para familiares.»

    Ena! Estes fazem concorrência directa aos os nossos queridos políticos.

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    Somos roubados pelos políticos que nos desgovernam à décadas, e ninguém parece incomodado. Mas já se sabe quem é que vai ser punido…

  13. Avatar de JBaptista
    JBaptista

    Fui vítima, e foi na própria página do Montepio no mês de Janeiro.
    O ataque deu se com o meu sms do banco.
    Com entidade de uma empresa do Porto só que a referência nada tinha haver com esta empresa.
    Os bancos já não tem rosto, usam o nosso dinheiro e gerem várias empresas bancárias o que leva à fragilidade do nosso dinheiro.
    Teremos que voltar para o sistema dos nossos avós se queremos trr o dinheiro seguro.

  14. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Mas isto hoje em dia não pode acontecer assim tão facilmente, e nem sei se em 2013 podia.

    Ora tenho ideia que nesse ano ja era obrigado a dar uso ao cartão matriz para qualquer operação que fizece decrescer o saldo, e pelo menos a 3 anos incluíram também o codigo sms.

    Ou seja com user e password não podem fazer nada, precisam ainda da matriz e do codigo enviado por sms.

  15. Avatar de Luís
    Luís

    Há esquemas cada vez mais elaborados, e há empresas que apostam zero na proteção informática, sua e dos seus clientes por consequência.
    Ainda na semana passada, ao receber mensagem dos ctt sobre uma encomenda que ia ser entregue em minha casa, recebi uma outra mensagem não identificada, a dizer:
    “a sua morada não está confirmada, pelo que a sua encomenda não será entregue hoje. Clique no link para confirmar a sua morada. (link)”.

    Sem ser um esquema muito elaborado, aposto que será credível para muita gente, e denuncia a fragilidade de uma instituição como os correios que está constantemente na sombra de ataques como estes.

  16. Avatar de AlexX
    AlexX

    Quem recebe sms de fonte desconhecida para validar o que quer que seja, já tem de algum modo o smartphone comprometido e estará sendo vigiado através dele. Qualquer um cai num esquema engenhoso, a espécie humana cai muito mais facilmente numa ilusão que se lhes monte que uma galinha numa armadilha (generalizando).