Portugal: Pirata informático rouba 500 mil euros através da Internet

19 Comentários

O número de ataques informáticos tem vindo a crescer em Portugal e no mundo. Os piratas informáticos têm-se aproveitado da ingenuidade dos utilizadores mas também das falhas dos sistemas. Os métodos de ataque são sempre muito semelhantes, mas com bons resultados.

Um pirata informático de Lisboa lesou várias empresas portuguesas (e não só) e conseguiu “roubar” 500 mil euros.

Portugal: Pirata informático rouba 500 mil euros através da Internet


A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, com a colaboração da UNC3T, no cumprimento de mandado emitido pelo Ministério Público – DIAP de Braga, deteve e fora de flagrante delito, o presumível autor de vários crimes contra o património, crimes informáticos e crimes de branqueamento.

Pirata informático usava dois métodos de “ataque”…

Segundo a PJ, o detido e os restantes “colaboradores” são suspeitos de utilizarem cartões de crédito e contas de correio eletrónico de forma fraudulenta, com o objetivo de lesaram as vítimas. Através da referida atuação indicia-se que vários particulares e empresas nacionais e estrangeiras foram lesados em centenas de milhares de euros, valores que eram dissimulados e depois repartidos entre os indivíduos que integravam o grupo.

Portugal: Pirata informático rouba 500 mil euros através da Internet

No caso dos cartões de crédito, o pirata informático lesava diretamente particulares e empresas. No caso dos e-mails, o pirata tinha acesso às contas, conseguindo ver os emails recebidos, alguns dos quais com cobranças de pagamentos. Depois o pirata alterava os documentos, especialmente o de cobranças de pagamentos, e reenviava-os com referências multibanco diferentes.

Ao todo o pirata informático conseguiu roubar meio milhão de euros a empresas e particulares portugueses e estrangeiros. Contou ainda com a ajuda de um grupo de amigos, com quem dividiu e dissimulou o dinheiro que obteve ilegalmente.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oscar
    Oscar

    canalha, podia usar os conhecimentos para criar algo para ajudar e não roubar….forca com eles…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Depende do ponto de vista não é?
      Ele ajudou os amigos dele. Qual é a diferença dele para os politicos???

      1. Avatar de Peace
        Peace

        Duas diferenças principais:
        1 – foi apanhado
        2 – é sempre mais fácil apanhar a arraia miúda do que o tubarão

      2. Avatar de ZéBoss
        ZéBoss

        a diferença é que os politicos e e administradores de bancos estão todos soltos

      3. Avatar de AP
        AP

        A diferença dele para os políticos é que ele também tinha a possibilidade de adicionar previamente uma alínea no Diário da República que o salvaguardasse. Como não o fez: tramou-se.

  2. Avatar de rodrigues
    rodrigues

    Recentemente o Novo Banco roubou 300M€ aos contribuintes… já foi alguém preso?

    1. Avatar de Tinoco
      Tinoco

      Roubou ?
      Isso deve ser desconhecimento da realidade, para o Novo Banco vender algo tem que ter a aprovação do fundo de Resolução.
      Mas recuemos ao inicio.
      Quem vendeu o Novo Banco ?
      Que se saiba foi António Costa e Centeno, com uma garantia pública de 3.900 milhões concedida em 2017 aquando da sua venda ao Lone Star.
      E quando o Novo Banco vem exigir o pagamento dessa garantia de 3.900 milhões que está em contrato, o povo revoltam-se ?
      Então a hipocrisia dos deputados é atroz, quem aprovou os orçamentos de estado onde estavam lá essas verbas ?
      BE, PCP e PS, e agora vêm reclamar de que ?
      A Assembleia da Republica deve fiscalizar os Governos, é assim que funciona a democracia, mas devem estar a dormir ou então a tratar da sua vida, que é o mais provável.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Tanta ingenuidade. Fazer o que ele fez é fácil. Através de centenas de tutoriais online explicam como qualquer pessoa pode fazer o que ele fez. O mais difícil nas técnicas de intrusao e muitas vezes moroso é esconder o nosso rasto. Ele estava mesmo a pedi-las.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Esconder o rasto é o mais complicado e só ao alcance dos melhores.
      Se for bem feito, não há maneira de saber a origem, mas fazer isso exige profundos conhecimentos que não é qualquer um que tem.
      Alguém descobriu o grupo criador do wannacry e semelhantes? Até o FBI teve que pagar para ter os pc de volta.
      Nunca os apanharam, estes sim, mestres…
      Houve rumores que eram russos, ok, mas a Rússia é muito grande.

  4. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Já sei quem foi, foi o Ricardo Salgado, esta em teletrabalho!!!

    1. Avatar de Oscar
    2. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Se fosse esse e pandilha já ninguém em portugal tinha calças…

  5. Avatar de José Delgado
    José Delgado

    Poucas vezes tenho visto comentários tão pertinentes. Não são só aquelas basbaquices que estamos acostumados a ver. Muito bom. Parabéns a todos.

  6. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Foi preso e libertado logo de seguida!O crime económico compensa …

  7. Avatar de Jota
    Jota

    Os amigos do Rui Pinto voltam a atacar!!! São uns heróis! É cada def…!

  8. Avatar de AJ
    AJ

    Realmente hoje em dia quem quiser ser “hacker” é, há muito para aprender na net. Mas para ser mestre demora o seu tempo e nem todos têm motivação para tal… um bom hacker não se anuncia nem se gaba e ele que cria todo o software que se utiliza por ai…

  9. Avatar de AJ
    AJ

    Software comp o que vem por defeito no Kali Linux por exemplo…

  10. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Eu já fui hacker e só precisei do internet explorer 5.