Portugal: O céu tem estado estranho? “Nuvem de fumo” está a dissipar-se

4 Comentários

Portugal está coberto por nuvem de fumo dos incêndios florestais do Canadá. Segundo informações, desde o início do ano, já arderam mais de 76 mil quilómetros quadrados. Esta nuvem de fumo dos incêndios do Canadá deve dissipar-se sobre o continente nas próximas 24 horas.

Portugal: O céu tem estado estranho? "Nuvem de fumo" está a dissipar-se

Copernicus: nuvem de fumo deverá dissipar totalmente nas próximas 24 horas

De acordo com o IPMA, “durante os dias seguintes as condições atmosféricas deverão ser favoráveis para a dissipação da nuvem sobre todo o território nacional”. Refere ainda o IPMA que nuvem de fumo que chegou a cobria a totalidade do território continental encontra-se em fase de dissipação, afetando agora a Espanha, Grã-Bretanha, França, Bélgica e os Países Baixos.

Por outro lado, a nuvem de fumo intensificou-se sobre a região dos Açores e da Madeira. O IPMA destacou que a nuvem de fumo se tem mantido em altitude (acima dos 1000 m).

Portugal: O céu tem estado estranho? "Nuvem de fumo" está a dissipar-se

Segundo as previsões do serviço de Monitorização da Atmosfera Copernicus (CAMS), a nuvem deverá dissipar completamente sobre o território continental nas próximas 24 horas, mantendo-se ainda sobre os arquipélagos dos Açores e da Madeira até pelo menos dia 1 de julho (sábado). Durante os dias seguintes as condições atmosféricas deverão ser favoráveis para a dissipação da nuvem sobre todo o território nacional.

A agência espacial americana revelou ter uma rede global de monitorização de aerossóis designada de AERONET que tem medido o índice POA – profundidade ótica de aerossóis, avaliando a concentração deste tipo de partículas.

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Se não vais ao Canadá, o Canadá vem até ti.

    1. Avatar de Oh
      Oh

      Se este incêndio fosse nos EUA ou na Europa.. ias ver quase 24/7 nas noticias.

      Isto é demasiado mau e simplesmente ninguém quer saber.

  2. Avatar de Américo Mendes
    Américo Mendes

    Como não sou especialista da área…o excesso estúpido de CO2 destes incêndios:”Com mais de 400 incêndios ainda ativos, os fogos do Canadá já emitiram cerca de 160 megatoneladas de carbono. O fumo dos incêndios levou a uma significante descida na qualidade do ar na América do Norte, e esta semana, chegaram à Europa”, fonte Expresso (link infra.
    https://expresso.pt/internacional/2023-06-28-Incendios-no-Canada-batem-recorde-anual-de-emissoes-de-carbono-e1e4b98e

    Pergunta: com tanto excesso do carbono não devriamos estar a arder com aquecimento global que o mesmo provoca? É que por conta disto, andamos a pagar taxas de carbono, descabonizar a UE, etc, etc…com custos violentos (impostos!).

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A culpa é dos automóveis a combustão e não se fala mais no assunto loolol