Portugal: Número de radares de velocidade vai passar de 30 para 80

60 Comentários

O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) teve a sua estreia em julho de 2016 e desde essa altura que estão a ser instalados e colocados em funcionamento novos radares nas estradas portuguesas.

Até à data estão instalados 30 radares de velocidade, mas o número de radares vai aumentar para os 80.

Portugal: Número de radares de velocidade vai passar de 30 para 80


O sistema SINCRO tem como objetivo a promoção do cumprimento dos limites de velocidade legalmente estabelecidos e, consequentemente, o combate à prática de velocidades excessivas, através da fiscalização contínua e automática da velocidade de cada veículo em cada local de controlo.

Atualmente existem apenas 30 radares para 50 cabines, isto significa que existem sempre 20 (cabines) que não terão qualquer radar, mas tal informação não é do conhecimento público – saiba onde se localizam.

80 novos radares de velocidade

De acordo com o avançado pelo Jornal de Notícias, o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) vai passar a contar com mais 50 radares nas estradas portuguesas, fazendo um total de 80.

Portugal: Número de radares de velocidade vai passar de 30 para 80

O concurso público para a aquisição e instalação dos novos radares deverá ser lançado muito em breve, dentro de um mês”, confirmou ao JN Rui Ribeiro, presidente da ANSR. Os aparelhos de controlo de velocidade vão rodar por 100 cabinas.

Rui Ribeiro revelou ainda que equipamentos já foram escolhidos e “deverão ser colocados e em funcionamento durante o próximo ano”. Falta apenas “definir os locais onde vão ser colocados”. O presidente da ANSR explicou que os radares vão ser instalados nos troços das estradas com mais acidentes provocados por excesso de velocidade.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    Acho muito bem, alguém tem que pagar o buraco do Joe…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Claramente a culpa é da CGD… banco público.

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        yap.. pois é

        1. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          É por estas e por outras que a malta fica em casa em vez de ir por um «X» no subscrito… Se não querem que a malta ande mais do que 120 porque raio os carros não saem de fábrica já com um limitador???

  2. Avatar de LushinK
    LushinK

    Sempre a sugarem do Zé Povinho.

    1. Avatar de Taberneiro
      Taberneiro

      se o Zé Povinho cumprir com as regras de segurança e conduzir de forma cívica e respeitadora, não há sugadela nenhuma.

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        E tão simples como isso, a culpa do Zé Povinho ser idiota e não haver respeito nem civismo nenhum não é da policia nem dos radares. Austria, Suiça, Republica Checa, Alemanha, Eslovenia, falo nestes porque já conduzi lá bastantes vezes e o que não falta é radares mas nem são precisos porque a maioria das pessoas cumpre.

        1. Avatar de pH
          pH

          Sim, mas não é com este tipo de radares fixos que se vai criar prevenção e educar as pessoas.
          Por que não controlar a velocidade média entre portagens por exemplo? Já é feito noutras cidades e é bem mais eficiente, pois garante que em todo o percurso a pessoa cumpre, não apenas na zona onde está o radar.
          Além disso o limite de velocidade das nossas auto-estradas já está ultrapassado, tendo em conta a tecnologia e qualidade das estradas. Por que não aumentar esse limite (130 ou 140 km/h) como também acontece noutros países?
          Era bem mais proveitoso ter mais carros patrulha na estrada a mandar parar e multar quem desrespeita (andar na faixa da esquerda, tail gate, falta de sinalização, cumprimento de sinais, estacionamento, etc.) do que este tipo de medidas para apanhar distraídos e fazer dinheiro fácil.

          1. Avatar de Woot!
            Woot!

            Bom bom era retirarem a carta ao atrasados que fazem as rotundas por fora e aos que aceleram e aos para não deixar outros entrarem na auto-estrada. E aos que travam também. Ambos são perigosos.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Um simples motor 1.5 a gasóleo já tem de origem 130cv e a 120Km/h nota-se que o carro fica preso… os 130/140Km/h era realmente o ideal.

            No entanto não esquecer que as estradas em Portugal são mal planeadas e obrigam precisamente a ter que se reduzir a velocidade. Por exemplo, vieres de Gaia e passares na VCI em direcção a Gondomar (A43) o máximo que consegues conduzir é a 80km/h… e quando entras na A43 reduz para 70km/h durante uns quilómetros precisamente pela má construção das estradas (com curvas e contra curvas seguidas ou curvas muito mas mesmo muito apertadas).

          3. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Concordo contigo que sem duvida essas infrações também deviam ser bastante fiscalizadas (andar na faixa da esquerda, tail gate, falta de sinalização, cumprimento de sinais, estacionamento, telemóveisetc.) mas não concordo com a parte do distraído, um carro pode ser mortal e não deve haver distrações na condução, pois 1 segundo que olhes para o rádio está o gajo da frente parado, olhas para trás para falar com o amigo ( como eu vejo muitas vezes, descontração total como se estivessem na sala de casa ) e tens um perigo à frente e nenhum tempo para reagir porque “distração”

          4. Avatar de Alfie
            Alfie

            Epá um condutor distraído é um perigo e se se distrai a alta velocidade pior ainda. Deixa lá estar os radares para conter o disparate e travar os pseudo Fangios que acham que têm reflexos rápidos a alta velocidade e acabam a bater nos rails e nos outros. Quando conseguires melhorar a tecnologia dos reflexos dos condutores então poderás aumentar o limite.
            Quanto ao comportamento na condução faz realmente falta apertar com os que usam o telemóvel a conduzir, conduzem pela esquerda (os condutores portugueses são muito esquerdistas!), não ligam a sinais (luminosos, verticais, etc.) e toda uma série de asneiras que diariamente se vêm.

          5. Avatar de pH
            pH

            Concordo totalmente que a “distracção” não é algo aceitável e que a partir do momento em que uma pessoa está a conduzir, deve estar empenhada e concentrada nessa tarefa.
            Quando referi apanhar distraídos referia-me ao facto de muitas vezes não darmos conta de já ter ultrapassado o limite de velocidade, muito por culpa dos carros de hoje em dia serem mais filtrados e seguros. Num carro recente, se não olharmos para o conta Km é muito fácil ultrapassarmos os 120 numa boa auto-estrada e não ter a sensação de que o estamos a fazer.

      2. Avatar de Emanuel delgado
        Emanuel delgado

        E se a polícia der o exemplo e respeitar as mesma regras também….. Não vamos ser hipócritas, o que pregam aos 4 ventos como prevenção rodoviária não passa de caça a multa, por que na realidade não estão a prevenir absolutamente nada….a não ser o orçamento de estado…

  3. Avatar de Joao
    Joao

    E pronto, acabaram-se os acidentes com esta medida

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Com esta não mas se fossem escondidos provavelmente o número de acidentes causados por excesso de velocidade reduziam bastantes. Os tugas se não souberem onde estão os radares, certamente vão ter mais cuidado com os limites de velocidade, os que não tiverem recebem a respetiva multa e é assim que as pessoas aprendem, quando dói no bolso.

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Não sei em que mundo vives lol

        1. Avatar de Joao Magalhaes
          Joao Magalhaes

          Looool, essa é diferença Miguel, não vivo em Portugal e viajo bastante de mota e carro pela Europa e sinceramente essa pergunta faço eu a ti. Dou-te um exemplo, onde eu vivo, como peão se passar a estrada fora das passadeiras ou com o sinal vermelho para os peões se for apanhado sou multado, como normalmente a cidade tem bastantes policias à paisana, tu não sabes quem está do outro lado da passadeira, então as pessoas cumprem, sem ser turistas é raro veres alguém a passar. Dou-te outro exemplo, aqui de carro, a maioria das pessoas tem dashboard cameras, se tu cometeres um infração à minha e se eu filmar, vou à policia e tu vais pagar pela infração. Podia te contar a experiência que tive na Austria, Rep Checa, Alemanha, Eslovenia, Suiça, Holanda, Bélgica, etc. não são perfeitos, mas o respeito e civismo é muito maior, cada vila, aldeia, cidade, estrada nacional e Auto-Estrada não faltam radares, impensável e dificil passar por uma dessas cidades a mais de 50km. Itália é o pior e Portugal também não é muito melhor. Este ano já vamos com 200 mortes na estrada e 800 feridos graves, mas o teu mundo continua a ser um mundo de pessoas que só pensam nelas.

          1. Avatar de Adolfo Noites
            Adolfo Noites

            Deves ser um gajo compridor, mas é mais ao comprido no sofá!

  4. Avatar de Ruben
    Ruben

    Agora façam os famosos estudos. Acidentes nº de acidentes e mortes ANTES e DEPOIS dos radares 😉

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      * Nº de acidentes

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Por acaso era um bom estudo para se fazer. Por exemplo aquele radar logo a seguir à ponte 25 de Abril no sentido Sul Norte nas curvas seguintes ao radar era habitual ver carros a despistarem-se e depois de colocar o radar nunca mais vi nenhum. Ou é mera coincidência ou então pelo menos aquele radar reduziu o número de acidentes

      1. Avatar de Zé

        Sim aquele radar na A1 junto à saída de Coimbra Norte, evita milhares de acidentes, numa recta de 3 faixas….

      2. Avatar de jr
        jr

        Deviam por outro radar antes da outra curva. Ja nao se despistam antes, agora é na outra curva à frente.

        E radares fixos (1 a cada 200 metros!), durante a ponte 25 de abril toda, ambos os sentidos. De assistir acidentes em dias de chuva estou eu farto.

    3. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Estudo bom era dizerem que iam ter radares na estrada mas não dizerem onde. Assim é fácil, já sabes onde está o radar é só reduzires a velocidade nesse sitio, agora escondidos é que era. Aposto contigo que o número de acidentes ia reduzir, podia não ser logo, mas assim que as multas começassem a chegar a casa rapidamente os condutores aprendiam a respeitar o limite de velocidade.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Como se o excesso de velocidade fosse a principal causa de acidentes.
        A estupidez é tal que o limite com tempo bom/seco é igual ao limite com chuva, ou ate neve ou nevoeiro.

        1. Avatar de Gusmão
          Gusmão

          … e que tal ver o cadastro dos condutores para se ver quem têm sinistros e de que tipo…
          Somos todos diferentes e no meu caso quando vou devagar é que tenho tendência para ficar algo relaxado e menos atento…
          No meu ponto de vista a sinistralidade é em grande medida porque ao volante faz-se de tudo e conduzir é só mais uma coisa, sendo que deveria ser a única…
          Fala-se com o parceiro(a) do lado e já agora também se olha, fuma-se, come-se, manuseia-se no telemóvel e cada vez mais nos sistemas infotainment dos carros (que grande perigo) e isso sim ninguém que falar. É bem mais fácil multar os incautos (porque os apressados com atenção dificilmente serão apanhados pelos radares fixos e até os carros descaracterizados) que assim dão uns euros ao erário público e até conquistam ainda alguns votos…
          Em nota final, é ver a quantidade de sinistros que têm vindo a acontecer em que as pessoas se despistam sozinhas, sem a intervenção de outro qualquer veículo, pois é, a tal distracção…

        2. Avatar de Joaquim
          Joaquim

          Oh ToFerreira a dar lógica e factos a socialistas?

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Boa tarde! Já que passou aqui o assunto de radares, qual a melhor aplicação para Iphone, da localização dos mesmos? Quanto ao assunto em questão, isto não é nada mais que caça à multa. Basta ver a quantidade de radares móveis em carros descaracterizados, quando o carro autónomo se tornar mais um “carro do povo”, acaba-se esta roubalheira… Até lá temos de levr com isto e ser cautelosos!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Se o radar estiver sinalizado, não é caça à multa… mas se estiver escondido isso sim!

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Loooooooooool, caça À multa porquê ? Fico muito contente dos que estão escondidos, as pessoas só têm que respeitar o limite de velocidade e o código da estrada. Só “caçam” os que não cumprem e se não cumprem acho muito bem que sejam “caçados”. Caça à multa é partirem o farol e dizerem que eu não tenho luz. Se estiverem escondidos À espera dos incumpridores que estacionam em segunda fila e se estão a ca… para os outros, acho muito bem que os multem. Jà chega de desrespeito por quem cumpre, espero que sejam todos caçados e bem multados.

        1. Avatar de Manuel
          Manuel

          Caça à multa sim, a maior parte dos radares móveis descaracterizados estão em zonas que não são pontos negros da circulação rodoviária. Conheço alguns sitios que apesar de não ser permitido andar a mais de 50km/h, podia-se facilmente andar a 60 ou 70km/h visto que são estradas largas, com passeios e sem passadeiras, visto que não andam sequer peões… Mais, desde que haja responsabilidade e bom senso a velocidade por si só não é o maior fator dos acidentes. Uma boa parte dos acidentes são causados por negligência, como por exemplo falta de atenção na condução, que associada à velocidade sendo ela 50 ou 70km/h provoca acidentes

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Aliás, quem vai mais lento na auto-estrada costuma ser um perigo não detectado pelas autoridades, porque obrigam os outros a realizar manobras perigosas. Por exemplo, muitas AE com duas vias se aparece um “pastelão” a 60Km/h numa zona de máximo de 100Km/h é um perigo autentico quando as vias estão com mais fluxo…

          2. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            looooool, até se podia andar a 200km/h mas se diz que é 50km/h e tu vais a 70km/h desculpa, estás a desrespeitar o código da estrada, se em 100 carros que passam lá, 90 fazem isso então desde quando é caça À multa ? Façam para que os sinais sejam atualizados, até lá, quem não cumpre é “caçado”. Como te disse, caça à multa é tu não teres feito nada e a policia passar uma multa inventada, tudo o resto és tu que está no incumprimento, a culpa não é deles, só tua. A mim não me caçam eles. Gps com limite de velocidade das estradas e vou atento à condução, a olhar para os sinais que existem na estrada, é para isso que servem, não para voces ignorarem e depois virem com a choradeira.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Se queres que reduzam a velocidade avisa que tem radar, podes crer que a larga maioria reduz e os efeitos são notórios para a prevenção.

          Agora esconde os radares e quem é apanhado (ou porque pode estar distraído ou por outro motivo como por exemplo ultrapassar um cromo que vai na faixa do meio) nem sequer sabe onde foi apanhado, quando ou como em nada contribui para a prevenção. Isto sim é pura caça à multa…

          1. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Man, claro que reduzem, vêm a 200Km/h e aparece o aviso de “Radar a 500mt” obvio que reduzem ,sabem que há radar, mas passam o radar e voltam para os 200. Agora se Souberem que há 20 radares na A1 de Lisboa para o Porto mas não saberem onde estão, podes ter a certeza que a maioria faz a A1 a 120, os “distraidos” são apanhados, azar, a culpa é de se distrairem em vez de irem concentrados na condução e acima de tudo , respeitar quem quer cumprir.

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É para pagar o buraco do Joe e o fim das taxas moderadoras nos centros de saúde.

  7. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    E para quando radares que multem os que circulam demasiado devagar para as condições, criando embaraço para o trânsito e consequentes acidentes. Mais importante que circular depressa (ou devagar) é circularem todos à mesma velocidade (e adequada), é o mais eficiente e seguro e o que devia ser estimulado.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      ISTO!

      O limite mínimo para circular numa AE deveria ser 80Km/h, se não consegue mais que vá pelas nacionais.

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Deveria mas não é e até ser só temos que respeitar, eles pagam os mesmos impostos para usarem a AE e não é necessário aumentar o limite minimo da AE, é necessário é educar as pessoas a andarem na faixa da direita e já vimos que em Portugal só se educa a ir à carteira. Ando na Alemanha todos os anos e quando entro na AE alemã o limite de velocidade desaparece do GPS, mas as pessoas andam à direita. A AE dá para todos e o mais importante da AE é tirar os carros das cidades, principalmente por causa dos “distraidos”

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Circular pela direita é a principal razão do que disse, com carros lentos na faixa da direita, temos de andar constantemente a fazer ultrapassagens, manobra arriscada e propícia a acidentes, para além do desnecessário acelera/trava.

          1. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Não é rapaz, AutoEstrada na Alemanha com 2 faixas e sem limite de velocidade, espéctaculo, as pessoas respeitam e sabem usar aquela coisa que em Portugal não se usa, chama-se “piscas”, eu apanho camiões a 60Km/h e abrando até poder fazer a ultrapassagem em segurança. O que vem na esquerda vê aquela coisa chamada “pisca” e abranda também porque sabe que eu vou entrar e vice versa, porque um bom condutor conduz a olhar umas dezenas de metros mais à frente, ora se eu vou na esquerda a ultrapassar e vejo que a 100 metros à um camião e carros colados, abrando porque sei que os carro vão ultrapassar. Sim, em Portugal é perigoso porque não há civismo nenhum, háo o eu e os outros que se lixem ” abrandar 20km/h para aquele entrar, é que nem pensar” o bom é não deixar entrar, o bom é não abrandar para facilitar a ultrapassagem, enfim, nunca vai mudar porque voce espelha bem a mentalidade geral.

  8. Avatar de pedro
    pedro

    o problema não é a velocidade … mas a falta de bons transportes públicos (e que sejam pontuais) !!!

  9. Avatar de Ze Ruela
    Ze Ruela

    Com o transito de m**** que temos diariamente e os buracos em todas as estradas nao vejo nenhum problema, anda sempre tudo parado. Para ja nao falar da velhada toda… Inferno

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “velhada” ?? Tenha respeito !! Veja lá é se você chega a essa idade e depois também é vítima de gozo.Sinceramente,há cada camelo neste mundo…

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Portanto vão colocar mais 50 limites de velocidade logo após os radares.
    como acontece na A5 por 2x, na A23 onde colocaram um sinal de 100 Km máximo de velocidade e logo a seguir o radar…

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Se fores a 120Km demoras 1 segundo a reduzir para 100km, se não fores atento à condução, és caçado, resumindo, quando pegas num carro deves te concentrar na condução, a maioria concentra-se no rádio, na conversa com os amigos, no telemovel e depois os azares acontecem. Pena às vezes os inocentes.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        E achas seguro é correcto reduzir essa velocidade num segundo? Tens alguma oficina de reparações?

        1. Avatar de Joao Magalhaes
          Joao Magalhaes

          Normalmente os sinais de aviso estão a uns bons 500 metros, não precisas do segundo pois tens 30 segundos pelo menos para reduzir a velocidade, 1 segundo é provavelmente o tempo que precisas. Não entendi a pergunta, oficina de reparações por reduzir de 120km/h para 100km/h ? Loooooooooooooooooool, no meu carro é só tirar o pé do acelarador, nem preciso usar o travão, oficina para quê ?

  11. Avatar de R
    R

    E que tal debruçarem-se sobre a qualidade dos pneus que por aí circulam? É escandalosa a quantidade de acidentes causados por pneus fracos e ninguém faz nada.

  12. Avatar de R
    R

    E que tal debruçarem-se sobre a qualidade dos pneus que por aí circulam? É escandalosa a quantidade de acidentes causados por pneus fracos e ninguém faz nada.

  13. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Venham eles !! Fazem muita falta que é para ver se muita gente ganha mais juízo a conduzir.Pelo que se vê por aí era bem preciso um radar por cada 5 em 5 quilómetros que era para ver se muitos/as não andam para aí como malucos/as nas estradas.

  14. Avatar de BrunoM
    BrunoM

    A grande maioria dos acidentes e mortes ocorre nas estradas nacionais e o governo vai gastar uma pipa de massa para controlar a velocidade nas autoestradas.
    Efetivamente dever-se-ia fazer uma analise dentro de um ano para avaliar se a medida teve algum efeito e caso se venha a verificar que apenas serviu para caçar umas massa ao zé povinho o responsável da medida deveria devolver o dinheiro das multas.

  15. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Mesmo assim muito pouco para o tamanho do país. Para prevenção devia de existir mais do dobro

    1. Avatar de fak
      fak

      de que serve teres mais radares se estão todos sinalizados? basta reduzir a velocidade mal o sinal aparece, depois é resumir a velocidade de 180 à hora…
      ou seja, radares para quê? não fazem nada, só servem para apanhar o pessoal que vai distraído e não vê o sinal de radar na estrada…

  16. Avatar de Bruno
    Bruno

    Mais vale radares fixos sinalizados do que andarem a caça com radarers moveis.

  17. Avatar de censo
    censo

    A desculpa da prevenção e redução de acidentes, a mesma utilizada quando se instalaram os primeiros radares, e, pasme-se, o numero de acidentes aumentou desde então. Então concluo que os radares foram mal colocados ou que como equipamento não valem nada? Nada disso. Estes concursos para fornecer equipamentos dão muito dinheiro…a alguém. E não se investe em nada que realmente faça prevenção. Não se investe na educação. Não se investe na construção das bases para o civismo. E não é nas escolas de condução, é mais para trás. Na escolinha dos meninos. Os meninos são habituados desde pequenos que a impunidade é a regra. E assim, desprezam tudo e todos. Salve-se quem puder. … E querem apostar que depois destes radares os acidentes continuarão a aumentar ??

  18. Avatar de LA
    LA

    Preocupem-se com quem vai ao telemóvel, a enviar mensagens e a jogar. Isso sim, é intolerável…

  19. Avatar de Daniel Filipe
    Daniel Filipe

    Antes de pensar em instalar radares fixos, os cretinos deviam colocar primeiro sinalética como deve ser.
    A sinalética que temos no momento é um tributo ao fascismo do passado. Para já o sinal é muito pequeno e segundo, está muito perto do radar(olhem para Espanha seus burros). Isto não foi concebido para reduzir velocidade e muito menos prevenção de acidentes mas sim a típica caça à multa. É a tal chulagem do costume. Mas ninguém é obrigado a pagar a multa… Entupam o ministério com papelada e esperem 2 anos. Viva a democracia, usem-na!