Portugal no Microsoft Virtual Earth

22 Comentários

No âmbito de um acordo entre a Microsoft e o Instituto Geográfico Português (IGP), Portugal será dos primeiros países a dispor de informação geográfica precisa e actualizada na plataforma de mapeamento global da empresa norte-americana.

sshot-1

Este acordo entre a Microsoft e o IDP «possibilitará pela primeira vez à administração pública portuguesa a utilização desta plataforma para incorporar informação geográfica», disse à Lusa o subdirector-geral do IGP, Pedro Julião, no Fórum de Líderes das Microsoft, que se realizou ontem e hoje em Berlim.

O sistema, que depois da respectiva apresentação pública, foi apresentado no Fórum como novidade global, coloca Portugal entre os «primeiros países a adoptar esta lógica de funcionamento para a promoção de informação geográfica no apoio à governação», revelou Pedro Julião.

A plataforma, que será integrada nos serviços públicos e «permitirá reduzir tempos de resposta, e beneficiará também o cidadão» disponibilizará ainda informação geográfica uniforme e harmonizada de todo o território nacional aos cibernautas, explicou o responsável do IGP.

Fonte: Microsoft Virtual Earth

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Ribeiro

    viana nao aparece… interessante

  2. Avatar de Joaquim Almeida
    Joaquim Almeida

    Cá está a contrapartida da M$ pelos serviços prestados pelo nosso governo – Plataformas Windows em quase todos os ministérios, “dar” computadores… Bom pelo menos que a possamos aproveitar…

    Viana, Barcelos e Guimarães não aparecem, mas aparece Caminha (Vila com 2 mil habitantes) !!!!

    O Contribuinte Pagador

  3. Avatar de Paulo Ribeiro

    Joaquim deve ser do zoom mas axei piada caminha aparecer antes de viana, barcelos, guimarães e outros locais com grande população

  4. Avatar de Helder

    “Portugal” e “primeiros lugares” ???
    Alguma coisa nao me soa bem!!!!

    Empregos Aveiro

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ó pessoal, mas vocês achavam que o acordo era assinado e pumba aparecia logo Portugal inteiro?! As imagens que tem no programa devem ser as que já tinham, isto não é como nos filmes…

  6. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Sim, ainda vai demorar umas semanas ou meses….

  7. Avatar de Joaquim Almeida
    Joaquim Almeida

    Claro que é do zoom estar mal implementado, pois no mínimo “Viana do Castelo” capital de distrito deveria ser apresentado sobre o mar como a “Pova de Varzim”… Mas é algo cómico

  8. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Não sei onde é que andaram a ver, está lá tudo nos lugares certos.

  9. Avatar de Miguel Jeri

    Muito bem! E a implantação de software livre, para quando? 😉

    Ah falta vontade!

  10. Avatar de Suicide-Squad
    Suicide-Squad

    Com tanto dinheiro mal gasto por este governo e poupanças onde não deveriam existir, era importante que o estado se preocupasse em poupar onde realmente devia e interessa poupar: Coisas supérfolas, como o capricho de ter sistemas Microsoft a correr nas máquinas do governo. o Software livre existe, faz tanto como o Windows e nunca deixou ninguem ficar mal e o estado poupava milhões todos os anos em renovações de licensas, mas não! Toma lá disto que portugal ta xeio de guito não precisa ca dessas tretas de poupar que isso é pos pobres. Não deixa de ser uma boa iniciativa porcausa disso, mas há coisas mais importantes com que o governo se devia preocupar primeiro. Digo eu, não sei…
    Sempre quero ver onde vamos parar com políticas destas.

  11. Avatar de ZeX
    ZeX

    E o formato da M$ é aberto e livre ou temos apenas mais uma operação de lock-in dos sistemas públicos à M$ disfarçada de “benfeitoria”?

    Se a freguesia de Alguidares de Cima, por uma qualquer inspiração divina, quiser converter os seus sistemas para software aberto fica automaticamente excluida do acesso a este SIG ou vai haver contratualmente sempre maneira de ligar os sistemas?

    E é obrigatório aplaudirmos ou fica ao critério de cada um desde que continuemos a pagar através dos incontáveis impostos, taxas e mais o raio-que-os-parta tudo que a M$ se lembrar de pedir hoje ou num futuro próximo?

    E o nosso 1º bacharel sanitário já tem o powerpoint de propaganda a mais esta treta disfarçada de “plano tecno-socretino” feito ou ainda está em acabamentos?

  12. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    E pronto cá está quer dizer vai-se disponibilizar o serviço à empresa que mais garantias dá de NÃO interoperabilidade. Na volta ainda deve ser com exclusividade.

  13. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Há gente que não consegue ver a palavra Microsoft sem vir despejar veneno…

  14. Avatar de Zicx
    Zicx

    Ferreira lá isso é verdade. E as Câmara que não terão boas ligações de internet? Terão de fazer um upgrade, ou aderir ao projectos digitais. Projectos digitais esses que são todos microsoft com licenças “MVL” comuns entre municipios. E lá se vão uns milhões em soluções.. ups Solução
    Pouco a pouco vamos tendo a globalização digital…
    Poderá um dia deixar-se de chamar portugal para microport$oft?
    Abraço a todos…

  15. Avatar de Zicx
    Zicx

    Porque não se aposta na nossa caixa mágica para a administração pública e local? Sendo ele software nacional assim ainda contribuia-mos para a nossa economia…

  16. Avatar de Diogo Piçarra

    Mais vale usar o google earth ou google maps.

  17. Avatar de CientistaMaluco
    CientistaMaluco

    Zicx, Caixa Mágica (Trágica)?! Dá mais problemas que o Window$. É uma grande porcaria. Podiam era usar Fedora ou Ubuntu que tabém são grátis (este último até os CDs são enviados para os utilizadores sem custos), bastante melhores e muito bem adapatdos para funcionarem em redes.

  18. Avatar de Madeira

    Só um reparo, o acordo de parceria foi desenvolvido entre o IGP (Instituto Geográfico Português) e a Microsoft. E não entre o IDP e a Microsoft como é referido na vossa notícia.
    Em relação à notícia, as imagens que são referidas, na realidade pertencem ao Grupo Blom. Este licencia as imagens aos seus clientes (neste caso IGP). Esta tecnologia é designada como Pictometry, da qual o grupo Blom tem a exclusividade para a Europa até ao ano de 2015. Isto segundo um comunicado proferido pelo grupo que referi.

  19. Avatar de António
    António

    Os mapas apresentados são muito antigos. A minha casa aparece ainda em construção e eu já vivo nela há 4 anos.

  20. Avatar de ZeX
    ZeX

    Ferreira diz:
    “Há gente que não consegue ver a palavra Microsoft sem vir despejar veneno…”

    Se fosse só “o veneno” era indiferente, tipo passatempo ou desporto.
    O verdadeiro problema é que nos despeja também a carteira e sem nenhuma vantagem evidente.

  21. Avatar de Miguel Jeri

    Pois é Ferreira, se há pessoas que fazem isso, há gente não pode ver uma crítica à Microsoft, por muito pertinente e fundamentada que seja.

    Quanto há questão do Software Livre, há uma resolução da AR para a implantação nas instituições públicas e uma específica para o Parlamento (aliás foram um post do pplware). Ninguém vê as coisas avançarem, ou então é de mim. Mas parece que com a Microsoft as coisas andam às mil maravilhas.

  22. Avatar de Miguel Jeri

    Quanto “há” = Quanto à