Portugal no Facebook

43 Comentários

No momento em que escrevo, existem 642 613 900 pessoas registadas na rede social mais importante do momento: o Facebook. O iluminado que criou a empresa chama-se Mark Elliot Zuckerberg e, com apenas 26 anos, foi eleito personalidade do ano 2010 pela prestigiada publicação americana Time.

Para além de já ter direito a um filme que até foi premiado pela crítica mais exigente, o Facebook torna-se em 2011, uma poderosa arma revolucionaria ao dispor dos mais fracos e oprimidos.

Discutir a evolução, repercussão e implicação do Facebook nos media, no social e na economia levar-nos-ia a escrever muitos e muitos artigos.

Mas…e Portugal?

Há dias deixamos uma questão pertinente, de alguma forma até será uma questão perturbadora, mas que merece ser respondida: Estaremos a ficar obcecados pelo Facebook?

Após a leitura de uns gráficos interessantes no sítio socialbakers.com, fiquei a saber que hoje, dia 27 de Fevereiro (quando vos escrevo estas linhas), 3 381 000 portugueses têm o seu perfil registado no Facebook. Três Milhões, Trezentos e Oitenta e um mil portugueses. Este número representa mais de 30% da população portuguesa.

Então, depois de ler muitos dos comentários no post da semana passada pensei: Então… há povo que consegue “viver” sem a internet e sem redes sociais?

A verdade é que a resposta é um redondo NÃO e a sustentar essa verdade estão as estimativas mais aproximadas e estas apontam para que cerca de 65% dos internautas portugueses estejam registados. Sim, 65% de todos nós que navegamos por esta aldeia global estamos registados no Facebook.

Existe uma “douta certeza” muito ouvida habitualmente à mesa de café ou lida em muitos sítios por essa internet fora, que são os utilizadores femininos que predominam e/ou são mais activos nesta rede social. A sustentação desta argumentação é conhecida por todos: o interesse das mulheres pela componente mais social e lúdica da sociedade.

Qual o Sexo forte do Facebook?

Quanto à maior e/ou menor actividade social no Facebook por género, não será desta que conseguirei detalhar com alguma objectividade. Quanto ao número de utilizadores, a coisa pia de outra maneira.

Dos 3.381.000 portugueses registados na rede social do momento, 51% são Homens e 49% são Mulheres.

E quanto às idades?

Temos por hábito designar os outros por cotas ou miúdos(as) por comparação à nossa idade.

Eu acho que sou novo, mas para os meus primos… páh… eu já sou cota!!!! As amigas dos meus primos teenagers até me acham um tipo engraçado e que diz umas coisas e tal… mas para eles sou cota e cota para mim é a D. Luisa da contabilidade lá do escritório. OK admito são perspectivas.

Mas os autores destes números são práticos. Dão-nos a possibilidade de olharmos com pormenor à caracterização etária dos utilizadores portugueses registados no Facebook.

Curioso, o facto de a faixa etária dos meus primos, dos 13 anos aos 24, só representar 37% dos utilizadores e os adultos compreendidos entre os 25 e os 44 anos representarem 52%.

Claro que os números frios, práticos são pouco interessantes, mas na verdade o que achamos ou o que determinas maiorias acham vale de pouco face à verdade absoluta. A sociedade está dominada pelas redes que se alimentam do elemento comum: pessoas… e Portugal é um óptimo fornecedores de alimento para as redes socias.

Vamos ver o que nos reserva o futuro e claro ficaremos com as premonições dos mais cépticos que irão iluminadamente acrescentar aquele termos técnico que “os números valem o que valem”… sabedoria. Para já, ficamos com a certeza que o Cristiano Ronaldo é o maior com 20.418.805 fãs.

Estados com mais utilizadores registados:

  • 1.Estados Unidos da América: 152.189.880
  • 2.Indonesia: 35.174.940
  • 3.Reino Unido: 28.940.400
  • 4.Turquia: 26.417.820
  • 5.Filipinas: 22 651 600

Estados com menos utilizadores registados:

  • 213.Vaticano: 40
  • 212.República de Nauru: 140
  • 211.Samoa Americana: 620
  • 210.São Tomé e Príncipe: 1.220
  • 209.Tuvalu: 1.620

Nota: Alguns dados foram recolhidos até final de Janeiro 2011.

Fontes: fbrankp

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Ficon contente de ver que o FB é uma rede social mais usada por adultos.

    E apesar dos valores revelados por os utilizadores registados em cada pais, era interessante ter essa percepção mas a nível de Rácio. Era mais fácil p termos uma ideia de qt “viciado” esta o nosso pais face a outros países da Europa.

    1. Avatar de R
      R

      É mais utilizada por adultos, mas os números não devem ser reais. Conheço vários casos de crianças registadas como adultos para contornarem as restrições…

      Cumps

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    também sou utilizador, mas não dos que comenta tudo e mais alguma coisa, alias, nesse aspecto quase sou ausente, volta e meia por causo do cityville, para distrair um pouco cabeça, mas muita gente parece dependente do facebook, se vão jantar fora metem um post a informar isso mesmo, se vão ao WC idem aspas, isso já é doentio.
    Já agora, tenho muita pena ainda não haver em português de Portugal, em brasileiro não gosto, até já meti em inglês outra vez.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      status update: no “escritório” para fazer um número 1.

      status update: afinal é um número 2.

      status update: @£§@$#@ NÃO HÁ PAPEL!!!!

      1. Avatar de Vítor M.

        Há uns tempos seguia um tipo no Twitter (por razões óbvias não vou referir o nome dele). Comecei a seguir para ver o nível de jornalismo que ele conseguia incutir nos twitts que mandava.

        Não aguentei muito até o remover… o tipo tem uma participação no Twitter abominável, pretensioso, inútil até mais não. Fui obrigado (a bem da sanidade mental) a banir o tipo do meu Twitter.

        Na verdade há muita gente que se serve das redes sociais como escape, caixote do lixo, para a sua vaidade, inutilidade e para estar presente onde fisicamente não consegue estar, mesmo que seja no meio de um grupo de pessoas que estão ao lado, no mesmo edifício ou na mesma escola.

    2. Avatar de EmanuelP
      EmanuelP

      @Carlos

      O Facebook existe em PT-PT, só tem que ir ao fundo da página do Facebook e alterar o idioma para “Português (Portugal) 😉

      Cumps

  3. Avatar de slooney

    Parabéns! Um artigo muito interessante!

    Não fazia a mínima ideia do número de utilizadores registados em Portugal e sempre me fazia essa pergunta.

  4. Avatar de luminoso
    luminoso

    “[…] com apenas 26 anos, foi eleito personalidade do ano 2010 pela prestigiada publicação americana Time.”

    Prestigiada? Palavras de quem? A revista que removeu Julian Assange da votação online quando tinha um esmagador 1º lugar…..

    1. Avatar de Vítor M.

      De facto concordo contigo, no entanto não deixa de ser a mais prestigiada publicação mundial. Cuidado com a euforia em torno do Julian Assange e da WikiLeaks… mesmo esta não publica tudo o que tem em mãos… apenas publica o que lhe interessa em seu benefício, não são palavras minhas mas são palavras de muita gente que gostaria de ver alguns documentos publicados e que eles não publicam.

      Há muito para contar ainda…

      1. Avatar de Kingdra
        Kingdra

        Não querendo defender ninguém mas se ele realmente publica-se tudo ainda estaria em piores lençóis do que aqueles que esta agora.

        E apenas a minha opinião ate poderia não ser assim.

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois sem dúvida, mas isso ele sabia no que se estava a meter. Este mundo não é para gente séria…

          1. Avatar de Ciro Espítama
            Ciro Espítama

            Acho piada que o Wikileaks utiliza a liberdade e a democracia para publicar assuntos confidenciais de determinados países, pessoas ou empresas. Ninguém vê o site a divulgar os podres da China, Cuba, Coreia do Norte, Irão ou outros regimes ditatoriais. É fácil contar os segredos dos países onde a Internet é livre. Gostaria de vê-los a divulgar segredos onde as informações não circulam.

  5. Avatar de pph
    pph

    “O iluminado que criou a empresa chama-se Mark Elliot Zuckerberg e, com apenas 26 anos, foi eleito personalidade do ano 2010 pela prestigiada publicação americana Time.”

    É verdade, mas consta por ai que não foi eleito, foi escolhido para tirar o lugar a outro.

    1. Avatar de Vítor M.

      Realmente… ainda vou ver o filme… ontem fiquei curioso quanto a esse rumor.

    2. Avatar de R
      R

      Já agora qual seria o “outro”?…

      Cumps

      1. Avatar de pph
        pph

        O moço do wikileaks. O que de facto foi o mais votado.

  6. Avatar de Tiago Dias

    Não imaginava que já houvessem tantos utilizadores portugueses registados.. para quem conhece o país além das grandes cidades, 30 % já é uma percentagem bastante significativa.

    É igualmente interessante ver o intervalo de idades que tem maior número de utilizadores do FB. Demonstra que estas coisas já não são só de e para miúdos, mas cada vez mais as redes sociais estão viradas para a toda a população em geral.

    Sem dúvida que o Zuckerberg teve um momento de génio quando apostou nisto.. Até para ele não deve ser fácil acreditar no que se tornou esta ideia…

  7. Avatar de Afonso
    Afonso

    O FB é uma das grandes criações da internet, conseguimos estar todos on-line, todos juntos por uma causa, comunicamos, enviamos “emails”, partilhamos, ou não, o que queremos e com quem queremos. Vai no futuro mudar, ou já está a mudar, a forma como nos relacionamos com os outros. Quando todos estivermos on-line, quandos os dispositivos móveis assim o permitirem $, facilmente falamos com quem queremos. Nunca estivemos tão ligados uns aos outros como quando estamos on-line. Quanto ao filme, vale a pena ver, e perceber como uma ideia para ver miudas se transformou nisto, e que está a tranformar o mundo.

  8. Avatar de Marcos
    Marcos

    Vaticano? 40? Será que o Papa Bento XVI está registado?
    ahah

    1. Avatar de Vítor M.

      Cidade do Vaticano. Mas não deve ter o Papa não 🙂

    2. Avatar de Alex
      Alex

      40 Deve corresponder a 90% da população.

  9. Avatar de Nelson Freitas
    Nelson Freitas

    30% de utilizadores registados? Sim isso acredito. 30% de pessoas registadas? Isso já não acredito. Conheço pessoas que têm mais de um perfil registado no FB, logo esse número não deve ser assim tão certo. Aliás, tenho uma ex-colega que tinha 7, sim sete perfis registados no FB. Completamente fanática pelos jogos de tal forma que criava perfis para ter vizinhos e amigos e sei lá mais o quê…

    Confesso que uso, mas não para jogos, tenho lá o meu reader dos amigos e mais nada.

  10. Avatar de André Coelho
    André Coelho

    “Então… há povo que consegue “viver” sem a internet e sem redes sociais?
    A verdade é que a resposta é um redondo NÃO.”

    O “povo” que vai comigo para Paredes de Coura para o meio do nada, vive muito bem sem internet e redes sociais. Estamos mais preocupados com comida e alcóol xD

    1. Avatar de Vítor M.

      Duvido 😀 esse povo que curte o Paredes de Coura já foi um povo “desconectado”, hoje, em horas de expediente, são “normais” usam tecnologia, curtem a boa onda da informação…. conheço muitos que estiveram acampados como eu estive em Vilar de Mouros… noutros tempos e nessa altura de facto eram raros os que sabiam da existência do computador. 😀

  11. Avatar de eu
    eu

    “Então… há povo que consegue “viver” sem a internet e sem redes sociais?

    A verdade é que a resposta é um redondo NÃO.”

    Claro que é um redondo NÃO! Acabaste de fazer duas questões que em nada tem uma a ver com a outra!
    Se eu vivo sem Internet, não vivo de facto! Se vivo sem redes sociais (Hi5, Facebook, MySpace, Twitter), podes ter a certeza que vivo e ainda te garanto que vivo melhor! De que me serve dizer que tenho 1000 amigos no Facebook se quando vou a ver, apenas conheço 50? Apenas 20 se dão diariamente comigo e apenas 3/4 estão ao meu lado quando preciso?

    Vamos separar as águas sff.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas o não é resposta às duas… as duas são consequência uma da outra.

      Muitos só usam Internet por causa das redes sociais e outros só conhecem as redes sociais porque estão inseridos no meio cibernético.

      Podemos separara as águas sim, mas na verdade ambos os rios são desaguar ao mar. Mais tarde ou mais cedo, ambos encontram-se…

    2. Avatar de Hooligan
      Hooligan

      No teu caso vives bem (ou melhor) sem redes sociais pq provavelmente tens o teu grupo de amigos muito perto de ti e n conheces mais ninguém por esse Portugal fora…

      Eu terminei o meu curso fui trabalhar para a capital e deixei muita gente para trás.. o FB é uma das formas utilizadas de manter contacto e dar e receber ‘as novidades’ ao pessoal com quem me é impossível estar diariamente.
      Como não tenho muito tempo durante o dia e durante a noite adicionei paginas como jornais regionais, nacionais, bandas, tecnologia, pessoas que tenho interesse em seguir….. e em vz de visitar as paginas todas q referi vou ao FB e aparecem-me lá os últimos posts destes… chama-se a isto informação centralizada!!

      aah só mais um pormenor.. o FB tem uma ideia inovadora que é simplesmente extraordinária… só adicionas as pessoas que queres…não é fantástico???

      q mania que as pessoas tem de dizer aah e tal há pessoas que tem 1000 amigos e conhecem apenas 100 e depois?!?!?! cada um sabe de si!

      Cumps

  12. Avatar de A.V.
    A.V.

    A introdução deste artigo engana… Eu a pensar que este artigo era a falar sobre a hipotetica utilização do FB para nos mobilizarmos, para discutir ideias, para finalmente nos unir-mos como povo e fazer alguma coisa pelo país… Sobre o papel que teve nas últimas revoluções contra regimes e que nos estão de certo modo a afectar…. mas não… não passa de mais um artigo igual ao que alguem fez na semana passada sobre números e o possível vício que pode ser o FB. Estes artigos fazem-me lembrar o anúncio publicitário…. “Bla bla bla whiskas saquetas”… Mas neste caso é so mesmo o “Bla bla bla”. De qualquer forma parabéns pelo trabalho do copy paste dos gráficos 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Essa das saquetas não sei, não sou consumidor.

      A intenção do artigo é clara e, na minha perspectiva, muito útil para mostrar a importância desta rede social na sociedade portuguesa e, a quem de direito, usufruir e aproveitar estas redes para chegar às pessoas de forma mais próxima e com mais qualidade.

      De facto comecei a ler o teu comentário e pensei que trazias algo de novo, mas depressa vi que é mais do mesmo… nada de inteligente. Mas ok parabéns pelo soluço, pelo menos respiras. 😀

      1. Avatar de Hooligan
        Hooligan

        LOOOOL devia ser acrescentado aqui o botão ‘Gosto’!! eu carregava!

        ele há com cada comentário…há gente que quer parecer muito inteligente e sábio mas quando abrem a boca, neste caso mexe os dedos, e enfim…não sai nada de jeito!

  13. Avatar de sheldon
    sheldon

    No Brasil, já são cerca de 10 milhões de usuários e a tendência é de aumentar ainda mais, visto que, os usuários estão migrando do Orkut para o Facebook.

    1. Avatar de Ciro Espítama
      Ciro Espítama

      Ainda é muito pouco para a população do país. Creio que a população mais instruída e com nível de vida mais elevado está a aderir mais, pois o FB (e também o Twitter) tem a facilidade de acesso por smartphones, tablets, etc. Já a população menos instruída e/ou mais pobre ainda prefere o Orkut.

  14. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Continuo a não entender o uso REAL do FB peço desculpa mas não me serve.

    1. Avatar de Vítor M.

      O que é óptimo. Não é por muita gente utilizar que tem de servir a todos. Fazes bem ter uma opinião, mesmo que seja contrária a um grande número de utilizadores.

  15. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    O Facebook é bom para ocupar os desempregados.

    1. Avatar de Rui Campos
      Rui Campos

      Os desempregados … ok.

      Sim porque os que estão empregados não usam … nem no local de trabalho nem fora dele… ohh please!

    2. Avatar de Vítor M.

      Olha que acho que são os “empregados” que mais utilizam.

      A quantidade de pessoas que navega diariamente deve ser muito mais a que está empregada… mas podemos tentar ver esses números também.

      1. Avatar de ReDLine PC

        Não sei porque também acho que os “empregados” são os que mais utilizam, mas venham de lá esses números e já se tira as dúvidas.

  16. Avatar de John
    John

    O que ele queria dizer era, ocupar os desocupados.