Portugal: Navios elétricos carregados por geradores a gasóleo?

49 Comentários

A mobilidade elétrica é uma realidade, mas há muitas variáveis para que seja perfeita. Recentemente, na internet, mais propriamente nas redes sociais, surgiu a informação que os navios elétricos da Transtejo são carregados por geradores a gasóleo. Será verdade?

Portugal: Navios elétricos estão a ser “carregados por geradores a gasóleo”?


Navios elétricos da Transtejo são carregados por geradores a gasóleo… temporariamente!

De acordo com o Polígrafo do SAPO, é verdade! A publicação nas redes sociais tem já milhares de reações e partilhas, tendo sido avaliada pelo Polígrafo.

Segundo o que foi revelado, a situação foi confirmada, primeiramente, pela Transtejo à SIC, a 17 de julho, com a empresa a ter explicado que “para que todos os navios possam estar ligados à corrente, de modo a cumprir as recomendações dos fabricantes, foi forçada a alugar os geradores em questão, apenas pelo período necessário à conclusão da empreitada do segundo posto de transformação, que deverá estar concluído em setembro”.

Até essa data, os cinco navios elétricos – de um total de 10 comprados no âmbito de um concurso lançado, em 2020 que se encontravam “no cais de Cacilhas já com baterias e em fase de testes” vão continuar a ser carregados com geradores a gasóleo.

A TTSL – Transtejo Soflusa refere que atualmente “nenhum dos 10 navios elétricos está ao serviço e a transportar passageiros”. Sobre o funcionamento dos 10 novos navios, que irão entrar em funcionamento em setembro, a Transtejo referiu que “têm um Sistema Elétrico de Propulsão, composto por vários módulos de baterias de iões de lítio, baseado em acumuladores e motores elétricos”. E que, quando “devidamente equipados com baterias”, estas embarcações “carregam de dois modos (carregamento rápido e carregamento lento”.

Portugal: Navios elétricos estão a ser “carregados por geradores a gasóleo”?

A propulsão dos navios é do tipo “Battery System”, baseado em acumuladores e motores elétricos, com capacidade suficiente de carga para permitir uma operação diária com carregamentos nos terminais fluviais.

No caso do carregamento lento, as embarcações “permanecem permanentemente ligados à corrente elétrica, a fim de manter as baterias carregadas e balanceadas”. É precisamente para dar resposta a esta necessidade que estão a ser utilizados os geradores a gasóleo. A empresa refere, no entanto, que  esta “fonte de alimentação alternativa é utilizada apenas pelo período necessário à conclusão da empreitada do segundo posto de transformação”.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario
    Mario

    Enfim começa se a casa pelo telhado.

    1. Avatar de anonimo@anonimous.com
      anonimo@anonimous.com

      Realmente um problema gravissimo, os navios vao entrar em funcionamento em Setembro, e só em Setembro vão ter ligação á rede disponivel!

      /s

      1. Avatar de IMF
        IMF

        Tu fazes igual não é??
        1°compras a PlayStation
        2° compras a televisão

        Ou
        1°compras o carro elétrico
        2° metes a instalação para o carregar.

        Está certo!

        É pessoas como tu que andam a planear as obras públicas.
        Houve derrapagens… Poderaa….

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato, primeiro compra o carro, depois vem a instalação, até aí tudo certo, até para saber os requisitos de potencia, até lá carrega numa tomada comum.

          1. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
            Mascotes electricas nao obrigado.

            Ai esta ele…essa resposta é so ridicula.

            Primeiro o carro e depois a infraestructura…deve trabalhar na função publica com certeza.

          2. Avatar de JL
            JL

            Óbvio, para quê gastar dinheiro se não precisar ? Já vi que não pesca nada do assunto.

          3. Avatar de IMF
            IMF

            Esquece este JL é um comedor de palha.

            Nem sabe o que é um requisito de potência… Sabe aquela que é feita online a pedir aumento de potência.
            Que nós contadores novos é quase imediata.

            Mas se a instalação da casa não suportar mais potência contratada, aí o menino não sabe o que fazer.

            Mas pela lógica destes meninos quem mora num apartamento no 5 andar e tem a estação de carregamento de carros elétricos a 50km e o posto de trabalho a outros 50km na distância oposta.
            O que faz ??

            Compra o carro e depois logo se vê onde carrega!

            Ou vai de manhã para o trabalho, sai do trabalho, passa por casa e vai fazer 50km para ir carregar o carro e volta para casa
            Ou comprar um gerador a gasóleo.

            Está certo, 1 comprar se depois logo se vê.

            Haaa pois é este gajo vende carros… O que interessa é vender é só facilitismo, depois o comprador que se amanhe.

          4. Avatar de JL
            JL

            Portanto, sempre a mal criado.

            Eu expliquei o requisito de potência necessário, não leu, aprenda a ler e vá ler.

            Ninguém falou em aumento de potência, que na maior parte dos casos nem é preciso.

            A casa não tem de suportar, apenas o local para carga. Deixe de comer palha, os carros não carregam dentro de casa.

            Carrega com uma tomada comum, porque para 100 kms por dia chega bem e a potência mínima em casa chega e sobra.

            Não foi isso que eu disse, mas em vez de comer palha, aprenda a ler.

            Deve ser daqueles que pensa que para fazer 50 kms é preciso 22 kw de potência em casa. Em sua casa deve ser tudo à grande.

            Exato, se tiver um local em casa com uma tomada pode comprar à vontade, a não ser que faça mais de 200 kms por dia.

            Não, não vendo carros, deixe de comer palha e ser ridículo.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ó @JL, a sério que está a recomendar ás pessoas para usarem uma tomada doméstica para carregar o carro? Olhe que alguém pode acreditar e morrer por causa disso!

            Já se esqueceu deste vídeo?
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcraw1W6xuRCdijn4lCQ?e=2Q6Rhl
            As tomadas domésticas não são projetadas para fornecer a quantidade de energia necessária para carregar um carro elétrico de e podem causar superaquecimento. e o uso prolongado de uma tomada doméstica para carregar um carro elétrico pode aumentar o risco de incêndios e falhas elétricas.
            É melhor ter mais cuidado com o que anda praí a espalhar!

          6. Avatar de JL
            JL

            Então qual é o carregador que todos os carros trazem ?

            Que tem esse video a ver com o assunto ?

            Volto a repetir,.quem faça até 150 a 200 KMS por dia (dependendo do gasto do carro) uma tomada simples chega.

            Usar experiências de inexperientes nunca foi boa ideia.

            As tomadas domésticas são projectadas para fornecerem até 13 amperes contínuos, o máximo que os carros carregam nestas tomadas, estando a grande maioria deles limitados a 10 amperes.

            Não engane as pessoas com as suas tretas.

          7. Avatar de IMF
            IMF

            Claro JL basta ter uma tomada em casa, é só atirar a extensão pela janela da casa de banho ( para não incomodar muito as visitas dos vizinhos nem sujar a roupa na corda deles).

            E 25m de extensão chega e sobra para chegar do 5 andar ao passeio.

            É isso o que interessa é vender o carro, tal como um bom vendedor o faz.

            Carregar nem que seja a gerador.

            Sim 10A, qualquer tomada tem obrigação de aguentar contínuo.
            Isso lá tens razão, mas isso corresponde a +/- 2kw/h.

            O problema aqui é que não faZ sentido nenhum primeiro comprar e depois se pensar como carregar.

            Mas tu achas que sim, é porque és um comedor de palha.

          8. Avatar de JL
            JL

            Não desvie a conversa, ninguém falou em extensões, qualquer pessoa com 2 dedos de tesla sabe bem que no mínimo deve ter um lugar de estacionamento com uma tomada capaz, isto não é infraestrutura de carregamento, é o básico de uma garagem partilhada ou não. Quando se fala em infraestrutura de carregamento já se fala de carregar a potências mais altas e com wallbox.

            O que não faz sentido é os comedores de palha falarem de caviar.

  2. Avatar de Veritas
    Veritas

    Já vi um indivíduo a carregar um Tesla com um gerador eléctrico a gasolina.

    Fazia uma barulheira desgraçada.

  3. Avatar de André R.
    André R.

    Como em qualquer construção, primeiro faz-se o telhado, e depois as paredes e no fim os alicerces…

  4. Avatar de Luis Rosa
    Luis Rosa

    Solução duplamente prejudicial. Aquilo que era para fazer menos estragos à natureza…

  5. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Os fundamentalistas da mobilidade elétrica adoram ser enganados. Exigem o impossível e depois ficam admirados com estas palhaçadas. O fundamentalismo, seja ele qual for, é sempre mau.

    1. Avatar de JL
      JL

      Nesse caso acuse-se a si próprio, já que está sempre com fundamentalismos.

  6. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Lembrem-se sempre, os ambientalistas que hoje dizem que o elétrico é a melhor solução, são os mesmos que duas décadas atrás andavam a vender o “diesel limpo” da Volkswagen. Verifiquem, há um senhor de uma certa organização ambientalista portuguesa a vender esses carros (i.e., um SEAT Leon) numa entrevista da SIC Noticias.

    1. Avatar de Sn
      Sn

      Nunca ouvi os ambientalistas dizer que o diesel era limpo, se alguém a nível individual tinha essa opinião não quer que era generalizada

  7. Avatar de Владимир Путин
    Владимир Путин

    Se até postos da Tesla o são , porque razão não haveria a Transtejo de fazer o mesmo? Esta treta de tudo elétrico não é mais que uma mentira que é mais prejudicial ao meio ambiente.

  8. Avatar de Hugo
    Hugo

    Pelos comentários se percebe o nível de grunhice de quem vomita populismo sem sequer ler o artigo até ao fim.

  9. Avatar de Sn
    Sn

    Não percebo este pessoal que vomita ódio aos carros eléctricos. Trabalham num bomba de gasolina e estão com o medo de perder o emprego? Só pode ser algo do género.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Desde que todas as discussões se tornaram politizadas os discursos extremaram-se.
      Não digo que seja toda a gente mas muitas pessoas.

  10. Avatar de Luis
    Luis

    o que interessa aqui é saber quanto tempo demora a adjudicar, projetar e construir o segundo posto de transformação
    os geradores a gasóleo é temporário a curto, medio ou longo prazo (em portugal as coisas são a muito longo prazo)

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Nem mais.

    2. Avatar de Zé

      Faltou a parte burocrática que muitas vezes é o que demora mais. Como sempre na Tugalância, poderiam ter preparado melhor as coisas. Mas sei por experiência própria que até ter um posto de transformação funcional, é uma longa maratona, muitas vezes com prolongamento. E a E-Redes não é propriamente lesta.
      Ainda assim acho que será benéfico.

  11. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Qual foi a parte de estarem em testes que não perceberam?
    Eu não me lembro mas dizem os meus pais que eu antes de correr comecei primeiro a andar e antes disso a gatinhar, mas pelos visto a maior parte do tugas saiu a correr do pi… da mãe.

    1. Avatar de NB
      NB

      O primeiro navio chegou em Março 2023. Testes!? Com datas de entrada em funcionamento constantemente adiadas…

  12. Avatar de NB
    NB

    É só tiros nos pés. O melhor é nem falar no processo de aquisição, ou do suposto planeamento de entrada em serviço das ditas embarcações constantemente adiado. Entretanto, continuam a ser canceladas ligações diariamente, enquanto os 5 novos navios já entregues estão no cais da Transtejo em Cacilhas a apanhar pó.

  13. Avatar de João Serra
    João Serra

    Esperemos que tenham meios de salvamento para todos a pilhas se existir um incendio como sucede muitas vezes nos carros vai ser tudo a agua.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então e se fosse a gasóleo incendeiam mais ?

      Já agora, os navios têm baterias LFP que não ardem.

      1. Avatar de João Serra
        João Serra

        Pois nem têm tempo de arder explodem.

        1. Avatar de JL
          JL

          As baterias não explodem, e muito menos se forem LFP.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não vi nada a explodir e nada a confirmar se são lfp, nmc, nca, lco, e muitas outras.

  14. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Eu avisei.

  15. Avatar de TdSR
    TdSR

    Carros e navios elétricos têm sido grande FAIL.
    Quando todos os subsídios acabarem as vendas caem 90%.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não existem subsídios.

      É como os diesel, acabaram os incentivos e têm vindo por aí abaixo.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Quando é que os Diesel não pagaram ISV e IUC?

        1. Avatar de JL
          JL

          Pagaram menos, além disso continuam a usufruir de combustível mais barato pago pelos que andam a gasolina, deduzem IVA no combustível, deduziam IVA do veículo, pagavam menos IUC e ISV, neste houve a febre dos comerciais de 2 lugares que toda a gente tinha.

          Por essas e por outras é que chegaram a ser 70% dos veículos, agora estão a ir pelo ralo.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pagaram foi mais pq tinham mais CC que os gasosas. Deixe-se de tretas.

          2. Avatar de JL
            JL

            Nessa altura não pagaram, tal como não pagam ainda hoje.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pagaram pois e pagam. Ao contrário dos BEV que é uma rebaldaria

          4. Avatar de JL
            JL

            Nem têm de pagar, os poluidores é que pagam.

  16. Avatar de joana g
    joana g

    A malta pensa que a electricidade nasce nas arvores…
    Não ha nem capacidade, nem possiblidade de transporte dessa capacidade suficiente para alimentar tudo electrico.

    É exactamente por isso que a malta usa gás para aquecer/cozinhar,etc, e usa hidrocarbonetos para veiculos moveis.
    Para coisas que não precisem de mecanica, ou seja que sejam electronicas, ai a malta usa electricidade.

    No entanto essa electricidade parte dela vem dos hidrocarbonetos, pois claro…ela não nasce nas arvores, e obte-la por outros meios é economicamente proibitivo.

    1. Avatar de JL
      JL

      No meu caso vem do lado das árvores, do telhado.

      Onde dizem que não há capacidade ? Leu a notícia ?

      A sério que ainda usa gás para essas coisas ? Vive um bocado no passado.

      Então as fábricas funcionam é com combustíveis ? Curioso, pensava que era com electricidade.

      Por acaso não, é mais barato, experimente lá ter um gerador em casa e uns painéis e ao fim do ano vens qual é mais barato.

    2. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      A maioria da electricidade produzida em Portugal já é renovável.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Qual? Aquela que mata tudo o que mexe em PT?
        O problema é que não chega para as encomendas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então você é um BOT ? Já desconfiava.