Portugal: Mapa mostra cidades que podem ficar submersas já em 2050

73 Comentários

Muito se tem falado sobre as alterações climáticas! Há medidas em curso impostas por vários países, mas segundo um relatório recente, o aquecimento global é pior e está a ser mais rápido do que se temia.

O Programa de Aumento do Nível do Mar da Climate Central permite ter uma ideia do que pode estar submerso em Portugal em 2050, isto se as emissões de carbono continuarem ao ritmo atual.

Mapa mostra cidades portuguesas que podem ficar submersas já em 2050


Veja quais a cidades portuguesas que podem ser afetadas…

O cenário não é muito otimista e 2050 não está assim tão longe. Os alertas são quase como um ultimato e é mesmo urgente a mudança. De acordo com ferramentas que estão disponíveis online de forma gratuita, é possível ver o cenário daqui a 30 anos se nada for feito.

Em Portugal, cidades como Aveiro e Figueira da Foz poderão estar ameaçadas já nos próximos trinta anos.

Portugal: Mapa mostra cidades que podem ficar submersas já em 2050

Regiões como o Estuário do Tejo e o Estuário do Sado também poderão sofrer grandes alterações, com o caudal dos rios a apoderar-se de áreas significativas para a produção agrícola.

Portugal: Mapa mostra cidades que podem ficar submersas já em 2050

A sul do país, a subida do nível médio do mar e a intensificação de tempestades, colocará em risco as ilhas barreira da Ria Formosa como o Farol e a praia de Faro.

Portugal: Mapa mostra cidades que podem ficar submersas já em 2050

Lugares emblemáticos como o Padrão dos Descobrimentos, em Belém, e as Caves do vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, também estarão ameaçados pela subida das águas.

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) estima que o limiar do aquecimento global (de +1,5° centígrados) em comparação com o da era pré-industrial vai ser atingido em 2030, 10 anos antes do que tinha sido projetado anteriormente, “ameaçando a humanidade com novos desastres sem precedentes”.

De acordo com os especialistas da ONU, os “humanos são indiscutivelmente responsáveis” pelas alterações climáticas e não há outra alternativa senão a redução dos gases de efeito de estufa.

Ver Mapa

Leia também…

Alerta: Aquecimento global é pior e mais rápido do que se temia

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Em Portugal,cidades como Aveiro e Figueira da Foz poderão estar ameaçadas já nos próximos trinta anos.” Poderão não,vão estar verdadeiramente ameaçadas.Assim como o Estuário do Tejo,o Estuário do Sado e todo o sul do país.Mesmo as zonas ribeirinhas de Lisboa e do Porto irão estar submersas.

    1. Avatar de Imf
      Imf

      Sim, como a subida do mal que ja se fala ha mais de 30 anos, mas a Holanda ainda nao virou a Atlântida a Heineken perdida no fundo do oceano.

      Comos as temperaturas que iam subir muitoooooo, que em 2020 iamos ser o deserto do sara da europa….. pois bem que este ano esta dificil escolher os dias para ir de férias.

      O clima vai mudar, como sempre mudou em toda a história do planeta terra, mas nao vamos usar tudo e mais um par de botas para meter “medo”, para no fim pagares a taxa e a taxinha extra do ambiente.
      Que é a unica coisa que eu retiro destes “estudos” é um pretexto para aplicar uma taxa amiga.
      Amiga do estado ladram

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Podes mostrar aqui os estudos e meta-análises que suportem o que escreveste, Imf?

      2. Avatar de Adeus
        Adeus

        ??? Lol onde foste buscar isso rapaz? Nós últimos 30 anos tem-se falado exactamente no que está a acontecer agora. Pelo clima em Portugal não ter sido dos mais quentes não quer dizer nada. Este tipo de comentários é o que dá as pessoas poderem dizer o que lhes apetece.

      3. Avatar de Rui
        Rui

        Exactamente.
        Sermos fundamentalistas do ambiente (ao contrário da China e dos EUA que até são os maiores poluidores do planeta), é uma estratégia muito bem montada do desgoverno para aplicar mais uma dúzia de taxas e taxinhas.
        Não é por acaso que os combustíveis têem 2/3 do seu custo justificado com impostos e não é por acaso que a energia eléctrica é da mais cara da Europa!!!!!

        O actual Ministro do Ambiente, essa sumidade, já referiu em plenas cheias do Mondego, que as populações deviam resignar-se e abandonarem esses terrenos que podem sofrer cheias!!!!!!

        Quem não dá ouvidos ao Ministro são os Holandeses, esse povo do 3º mundo e que vive de esmolas dos outros, quando continuam a ganhar terreno ao mar e não é que mais de 60% do território dos Países Baixos está abaixo do nível do mar!!!!!! Não é poder ser inundado, eles têem a maioria do país debaixo de água e são teimosos como um raio e não abandonam o país e vão por exemplo colonizar a Estrela, onde certamente deve morar o senhor Ministro!!!!!!

        Também de vêem notícias sem parar sobre os crimes do desmatamento do Amazónia (só com o actual Presidente, que antes dele nunca existiu desmatamento!!!!!), o Macron até refere que a Amazónia devia ser gerida pelo mundo inteiro!!!!
        Palavras tão meiguinhas….. a realidade é que o Macron e meio mundo quer é as riquezas da Amazónia sem pagar nada! Os Brasileiros que não vão na conversa e já agora perguntem como é que a França, Países Baixos….. mantêem imensos territórios e ilhas na América e nós os inteligentes entregamos todos os territórios aos terroristas de esquerda!!!!!

        1. Avatar de Fo
          Fo

          Tens de fumar menos dessa cena que andas a fumar.

          1. Avatar de joao
            joao

            pensando bem há ai muito para fumar…

      4. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        A lógica é, 99% dos cientistas estão certos e tu é que estás errado, mas a solução era tirar as taxas para podermos poluir mais e mais barato. Faz todo o sentido ser ignorante hoje em dia. Quem diria…

      5. Avatar de Pedro
        Pedro

        Está tudo bem Imf?

    2. Avatar de Memória
      Memória

      O Aeroporto do Montijo já só pode vir a servir para submarinos (no Fake News)

    3. Avatar de "A ver o mar"
      “A ver o mar”

      Oh… Estava à espera de ver tudo em gelo como no filme “O dia depois de amanhã” O “tempo” é lixado! Basta acenarem umas notas a determinadas pessoas e o “tempo” muda! As águas em Portugal têm subido que é um diaparate! As celebridades venderam as casas que tinham à beira mar antes que ficassem submersas!

    4. Avatar de Jacqueline Borralho
      Jacqueline Borralho

      Ó Sandokan, aonde estão os planos de evacuação das populações das zonas costeiras? Aonde estão as proíbições de construír junto ao mar? É que temos que proteger as populações. Ou não?

  2. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Pelo que me foi dado ver, em 2050 finalmente terei a praia perto de casa…

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Kkkk. 🙂

  3. Avatar de rixard
    rixard

    Vi mapas bem mais catrastofistas que esses nos anos 90 com essas mesmas previsões para 2010-2020 e a verdade é que subiu quê? 1 cm? Comecem a pensar quanto vos roubam em impostos com estas histórias e deixem de ser tolos…

    1. Avatar de Imf
      Imf

      Apoiado, isto devia ser considerado, partilha de fake news.

      Por se dizer 100000vezes uma mentira nao passa a ser verdade.

      E mentiras destas ja nos contam ha bem mais de 30 anos.
      E a unica coisa que realmente mudou foi a carga fiscal, do “ambiente “…. de resto esta tudo igual

      1. Avatar de Adeus
        Adeus

        Fake são os seus comentários com tamanha aldrabices e pura ignorância. Se você tiver filhos espero que eles tenham juízo e não saiam a ao pai (ou mãe). E o pior é que outras pessoas que vão ler isto acreditam…depois é uma bola de neve de ignorância

      2. Avatar de "A ver o mar"
        “A ver o mar”

        Tenho 60 anos e a água nâo subiu coisa nenhuma

      3. Avatar de Martins
        Martins

        30 anos não é nada para a idade da Terra.
        A Terra não vive como tu.
        Há cada um…

      4. Avatar de Fernando
        Fernando

        Eu concordo totalmente, os meus livros de ciências naturais acusavam que as mesmas áreas iam estar inundadas por 2020, agora passou para 2050 quem tiver dúvidas consulte os manuais de ciências do 5° e 6 ano de 1998 ….

        1. Avatar de FAR
          FAR

          Apresente provas sff. Tire foto do livro carregue isso e disponibilize o link.

          Falar (ou escrever) é fácil.

    2. Avatar de Adeus
      Adeus

      Sim viu pois claro que viu… Eu penso é na quantidade de pessoas mentirosas….

  4. Avatar de ratel
    ratel

    Conversas da treta.
    A Holanda está abaixo do nível do mar e não estão preocupados.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Verdade. Pareces ser uma pessoa bem informada.

      Só não percebo porque é que foram gastos cerca de 5 mil milhões de euros no programa delta works para melhorar as proteções do país contra inundações.

      Porque é que existem impostos diretos aplicados a toda a habitação relacionados com proteção contra cheias.

      E porque é que o país está a gastar cerca de mil milhões de euros anuais para combater as alterações climáticas.

      Deve ser por falta de preocupação. A gasolina a custar 1.85€ o litro, impostos sobre carros a diesel entre 900 a 1500€ por ano. Mostra uma falta de preocupação extrema.

      Partilha mais das tuas tretas. Quais são as tuas fontes? Facebook?

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Graças ao seu muro que custou bilhões e que se falhar lá vão eles todos nadar com os patinhos…

      1. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        Os diques agora chamam-se muros… Bilhões é o quê? Come-se com carne ou com peixe?

        1. Avatar de FAR
          FAR

          Quando alguém recorre a atacar os erros de gramática / semântica para tentar descredibilizar um ponto de vista / opinião, já se sabe quem ganhou a argumentação.

          1. Avatar de papagaio
            papagaio

            ahah….tadinho

    3. Avatar de Memória
      Memória

      Interessante também é que foram obrigados a conceder que este último Inverno (e possívelmente também durante este frio, chuvoso e miserável Verão) o nível médio das águas do mar *baixou*.
      A explicação que deram/sugeriram foi que os ventos predominantes tinham vindo do Leste, e que tinha havido muitos centros de baixa pressão atmosférica ao longo da costa

    4. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Tens que te informar antes de fazer uma afirmação sob pena de pareceres ridículo. Mas eu informo-te, estão de facto bastante preocupados e não são os únicos, quem tem um mínimo de cultura e procura informar-se minimamente sabe disso.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Vivo há 50 anos na Holanda, e posso informa-lo que nunca vi nenhum holandês (ou qualquer residente das Nederlanden) preocupado (excepto q.b. para ser P.C.) com estas estórias.
        Se o nível do mar subisse (e em certas zonas da Europa desceu, devido à subida do nível da costa) os holandeses seriam capazes mesmo sem auxílio externo e Bazukas de reforçar os diques.
        A maior parte dos holandeses tem a mania contrária, onde quer que fiquem alojados querem saber como fugir rápidamente em caso de incêndio, é a obsessão nacional.

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Vives na Holanda e não sabes o que se passa aí?! Basta uma procura rápida no google para encontrar incontáveis resultados, só um exemplo entre milhares:

          “¿Qué hacer? En septiembre de 2019, el instituto científico Deltares –una entidad independiente que emplea a 800 investigadores– publicó un informe “exploratorio”, encargado por el Estado, que estudia varias opciones para el futuro, asumiendo una subida del nivel del mar de más de dos metros, con el fin de producir un inventario de medidas necesarias a corto plazo (los próximos 20 años) o largo plazo (después del año 2080). ”

          https://www.climatica.lamarea.com/resistencia-o-adaptacion-holanda/

          O holandês comum e ignorante pode não estar preocupado, mas o governo holandês está bastante e reforçar os diques não é solução viável a longo prazo

          1. Avatar de Memória
            Memória

            O “governo holandês” actualmente não existe, há um governo demissioário, desde Março 2021 e que não tem o menor interesse em reforçar os diques ao longo do mar.
            O nível médio da água do mar em NL subiu no último século cerca de 20 cm. Não há razões para crer que suba muito mais neste século
            Se quiser ver a posição dos especialistas oficiais procure “In de twintigste eeuw is de zeespiegel ongeveer 20 centimeter gestegen” e encontra logo o site do KNMI. Use Google translate.
            (para lhe poupar trabalho: para este século previsão de subida entre 26 en 82 centimetros.
            Para um video interessante em português veja o prof João Tilly (não estou necessáriamente de acordo com as posições políticas dele), e procure “Porque é que o nível do Mar não sobe??”.

          2. Avatar de Memória
            Memória

            Também interessante: Vivo numa casa ao longo de um canal, e está cerca de metro e meio abaixo do nível médio da água do mar.
            Ainda não me preocupei tanto que tenha perdido 1 simles minuto de sono com o “problema”

  5. Avatar de A
    A

    É dizer ao governo para aumentar os impostos. Se resolvem alguma coisa na mente deles por essa via, este problema também não deve ser excepção!

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Pena, a Margem Sul parece que ainda se safa, adorava que já tivesse ido com os porcos nessa altura.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ah,ah,ah,a do “Ricardo” é demais. 😀 😀 😀

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Quando eu andava na escola a mais de 40 anos os livros diziam que o mar em 2020 tinha engolido maior parte das praias e casas junto ao Mar em Portugal, hoje passado 40 anos está tudo igual.

    Alguém anda a enganar alguém…

    1. Avatar de Adeus
      Adeus

      Com certeza não estudou bem a matéria ou andava distraído nas aulas. E não está tudo igual….a ignorância é que continua a mesma.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Fdx vais ser tu que me vais me ensinar?
        Moro junto a praia, o café a frente de minha casa ainda lá está a 40 anos.

        1. Avatar de Daniel Sousa
          Daniel Sousa

          Mas então o café à frente da tua casa é a referência nacional e talvez internacional? É isso?

    2. Avatar de Memória
      Memória

      E antes disso, nos anos 70, se calhar os mesmos(?) garantiam com um enorme chorlho de evidências “científicas” que vinha aí uma Época Glaciar que nos ia deixar todos debaixo de gelo,

  8. Avatar de Samuel Pereira
    Samuel Pereira

    Pessoal, não vai acontecer!
    Se alguém em 2050 vir isto, de nada.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “De nada” ou “Que nade” ?? Kkkk. 🙂

  9. Avatar de Filipe
    Filipe

    Em vez de se preocuparem com fake news e tópicos que exageram E MUITO aquilo que está a acontecer, lembrem-se do seguinte: existiram empresas que investiram milhares de milhões em veículos eléctricos. Agora têm de inventar desculpas para os venderem. O que é dito hoje que vai acontecer em 2050, já o diziam em 1990 que ia acontecer em 2010. Tudo isto serve para inventarem mais um ou outro imposto para irem ao bolso de todos.

    É assim tão complicado de entender? Abram os olhos antes que seja tarde.

    1. Avatar de Memória
      Memória

      Nunca nos devemos esquecer que sai ainda mais barato / é mais fácil corromper “cientistas” do que políticos

  10. Avatar de Rafael
    Rafael

    O que interessa é mudar o presente para preservar o futuro e evitar esse desastre ambiental

    1. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Onde é que andaste nos últimos milhares de anos para ajudares a evitar os outros cataclismos que o planeta sofreu.
      O CO2, esse desgraçado que alimenta as plantas, é o culpado disto tudo!

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Primeiro foi o nuclear agora é isto. É com cada bicho-papāo wue inventam… Governam pelo medo. Porque sabem que só existe duas maneiras de controlar. Seja pela esperança ou seja pelo medo.

  12. Avatar de Manu
    Manu

    Bom dia a todos é uma vergonha a ONU vir dizer k os humanos são responsáveis pelo clima Quando deviam culpar os políticos e grandes país como a América e grandes empresários em que triste mudo vivemos

    1. Avatar de Olaf
      Olaf

      De certa forma somos, porque permitimos que a palhaçada politica continue, como se eles é que tivessem de mandar em nós

  13. Avatar de Falinhas Mansas
    Falinhas Mansas

    O aeroporto do Montijo vai ter como destino final, receber hidroaviões…

    1. Avatar de Memória
      Memória

      E submarinos.
      Lisboa vai tornar-se na ‘Nova Veneza’ da Península Ibérica

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      O aeroporto do Montijo vai ter como destino receber submarinos. E o problema do novo aeroporto fica resolvido por natureza porque o antigo vai chegar e sobrar para todo o tráfego.

  14. Avatar de gigbola
    gigbola

    Com tanto monte que há para construir em segurança, vão fazer cidades junto ao mar……

    1. Avatar de airtup
      airtup

      Vá dizer isso aos 200 alemaes que foram arrastados monte abaixo pela cheias do mes passado.

    2. Avatar de Memória
      Memória

      Ou em zonas sujeitas a tremores de terra/maremotos numa média de 200 em 200 anos.

  15. Avatar de airtup
    airtup

    No poligrafo diz que é para 2030..
    Qual o correcto??

    1. Avatar de Vítor M.

      O nosso. Consultado o estudo: Rising sea levels could result in towns and villages […]being below the flood level by 2050…

  16. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Isto são tudo estudos com bases em teorias tiradas do “rabo”, certo?

    É que já ouço há muito (+/- 20 anos) falar nestas teorias e nunca se confirmaram. Uma coisa é dizerem que videntes dizem isto e aquilo… uma pessoa aí dá o desconto, podem ser aldrabões (mais provável), ou podem de facto estar a ver as coisas mas não conseguem fazer a conversão temporal de forma correcta (menos provável, mas possível)… agora pseudo cientistas a dizer isto e aquilo quase como certezas incontestáveis e depois não se verifica nada do que dizem já me cheira a incompetência ou mesmo: aldrabice.

    Voltando às alterações globais, essas são inegáveis, os videntes há muito que previam grandes alterações globais, e hoje acontece tanta desgraça a cada dia que passa que a notícia de hoje é facilmente ultrapassada por uma nova desgraça algures em outro lugar, e ambas são esquecidas muito rapidamente por uma qualquer outra desgraça que acontecerá depois de amanhã. As alterações aí estão de uma forma global, a afectar tudo e todos, querem encontrar responsáveis, mas os responsáveis é cada um, ele(a) mesmo(a), não precisa de apontar o dedo aos outros, basta olhar-se ao espelho para encontrar o responsável… isto é válido para 99,99999999999999999% da população, sim: incluindo eu que escrevi isto.

  17. Avatar de João Carlos Miroto Miroto
    João Carlos Miroto Miroto

    Até pode haver todas estas alterações anunciadas, agora a comprovação que se devem as emissões de carbono aí para o baile. A ONU que eu saiba não é especialista em estudos ambientais. Deixem os especialistas falar!

  18. Avatar de Adelino Santos
    Adelino Santos

    Nunca li tanto disparate junto … de parte a parte.

    1. Avatar de Vítor M.

      Era aqui uma boa oportunidade de fazer a diferença. Até porque poderia acrescentar algo (é sempre interessante novos pontos de vista). Mas não.

  19. Avatar de MalicX
    MalicX

    Nos últimos 100 o nível do mar subiu menos de um cm. Deixem de fumar essas mer#as. Vão é trabalhar. No pior cenário subirá um cm. As alterações na costa sempre existiram e vão continuar a existir. Erosão meus caros, apenas isso. Os icebergues, como o nome indica estão 90% submersos, ocupam área. Mesmo que derreta todos, o que não vai acontecer porque estão a congelar na Antártida, o impacto seria de centímetros.

  20. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    A minha reforma daqui a 20 anos vai ser na minha Figueira. Ia ser tão poético eu desaparecer junto com ela…

  21. Avatar de Rui
    Rui

    Não consigo entender como é que há tantas pessoas descrentes em algo que se vê no dia-a-dia. As alterações climáticas provocam fenómenos atmosféricos anormais para a época. Ninguém deu conta das notícias sobre o centro da Europa e a quantidade de inundações? Em pleno Verão assistimos a um tempo atípico, algo que é cada vez mais comum em todo o planeta.
    Só quem não quer é que não vê. A solução não passa pelo estado cobrar taxas, passa por todos nós responsabilizarmo-nos por isto. Reduzir, reutilizar, reciclar. Evitar transportes poluentes. Reduzirmos a nossa pegada ambiental não apenas a nível profissional mas também a nível pessoal. Temos todos que trabalhar para um planeta melhor pensando nos nossos filhos, netos e gerações seguintes que vão certamente sofrer muito mais do que nós já sofremos.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Haja alguém sensato. Lê-se tanta barbaridade… não admira que estejamos condenados. O conhecimento tem dessas coisas, quando não se tem tudo parece mentira sendo mais fácil acreditar nas teorias da conspiração.

    2. Avatar de Olaf
      Olaf

      Deixar de consumir carne, entre muitas outras coisas que pudemos mudar.

  22. Avatar de kodiakshadows
    kodiakshadows

    Ides ter água com fartura. Isto é cíclico, depois vem uma reviravolta e no próximo seculo andam todos a morrer de frio

  23. Avatar de Pepe
    Pepe

    E o que é normal? Por baixo dos glaciares já houve mar, por baixo das tão protegidas dunas há seixos (godos)… É cíclico, o homem tem a mania de contrariar a natureza por interesses que muitas das vezes nem sequer são comuns mas sim pessoais…

  24. Avatar de Grunho
    Grunho

    Antes de isso acontecer vão ser banidos da circulação os SUVs e os superdesportivos e alvejados a matar os incendiários avistados em flagrante. Com total apoio popular.