Portugal já pode fazer chamadas pelo Gmail

53 Comentários

A ideia da Google é convergir todos os utilizadores para os seus serviços e de um ponto central poder dar-lhes acesso a tudo o que eles necessitam. Um dos serviços que até agora teve pouca expressão fora dos Estados Unidos foi a possibilidade de realizarmos chamadas dentro da interface do Gmail para qualquer número de telefone.

A Google abriu agora as portas deste seu serviço a novos 38 idiomas e Portugal está incluído nesse grupo. Passou ainda a ser possível comprar créditos em quatro moedas.


Este serviço tem um ano de disponibilização e a Google tem tentado lutar contra os gigantes, como o Skype, para conseguir a sua fatia neste mercado bastante apetecível.

Inicialmente este serviço foi disponibilizado de forma gratuita para todos os utilizadores dos Estados Unidos. O serviço não tinha custos e as chamadas eram gratuitas para números deste país. A Google ao alargar este serviços aos 38 novos idiomas procedeu a uma redução de preços, por forma a que este seja um serviço apetecível por todos.

Passou ainda a ser possível comprar créditos em quatro moedas diferentes. Assim, os utilizadores que pretendam podem adquiri-los em Euros, Libras e Dólares Americanos ou Canadianos.

Portugal foi incluído neste lote inicial de países e os preços para as diferentes numerações são bastante interessantes. Para a numeração móvel o preço é de €0,11 e para a numeração fixa é de €0,02. Os preços para os restantes países podem ser consultado aqui.

Todos os que não conhecem o serviço da Google podem aprender um pouco mais sobre ele vendo o vídeo abaixo.

Para poderem fazer chamadas dentro do Gmail é necessário que os utilizadores instalem o plugin de voz e vídeo da Google.

A Google realça que os utilizadores não têm de suportar o custo de estabelecimento das chamadas e por isso apenas é cobrado o tempo de conversação.

A disponibilização deste novo serviço a uma escala global vem colocar a Google em confronto directo com o Skype e dar um novo serviço que esta empresa não tinha.

Será que a compra da Skype pela Microsoft e a aliança deste serviço de voz com o Facebook ditou este alargamento?

Homepage: Tarifas
Homepage: Plugin
Homepage: Gmail

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de djx
    djx

    Que pena não ser gratuito 🙁

    1. Avatar de Hattori Hanzo
      Hattori Hanzo

      Acho muita graça quando se pensa que tudo o que a Google faz é gratuito.

  2. Avatar de BBC
    BBC

    Quando tento instalar o plugin diz que as chamadas através do gmail não estão disponíveis na minha localização actual.

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de Tomé M.

        Aqui também diz que não está disponível no meu País. E eu estou em Portugal 🙁

        1. Avatar de Pedro Morgado

          A mim diz exactamente o mesmo…

        2. Avatar de Gaius Baltar
          Gaius Baltar

          Há que por o Gmail em inglês. Aí já dá.

      2. Avatar de SL
        SL

        offtopic: isso foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico? “Escolhes-te”

        Desculpa lá a observação, mas é que ultimamente estou mesmo farto de ver palavras do género mal escritas, e em todo o lado…

        Há quem escreva mal propositadamente (ex. facebook, msn, etc) mas há certas situações (e esta é uma delas) em que o calão (neste caso é mesmo erro de sintaxe) não deve ser utilizado, principalmente por editores do site…

        É só a minha opinião, tentei ser construtivo, espero que ninguém leve a mal…

  3. Avatar de Stênio
    Stênio

    E a esperança de que vai chegar no Brasil nunca acaba.

    1. Avatar de Stênio
      Stênio

      Incrível, moro no Brasil, Baixei a o plugin, e quando entro no email do meu pai, o GoogleVoice aparece nos contatos, alguem sabe o motivo disso?

      Print – http://img191.imageshack.us/img191/3424/googlevoice.jpg

  4. Avatar de kekes
    kekes

    Já o uso a mais de meio ano nem sabia que ainda não era para toda gente lol, funciona muito bem devo dizer desde já, se bem que agora a operadora movel que uso tem tarifarios VOIP muito mais interessantes para chamadas internacionais.

  5. Avatar de Me myself and I
    Me myself and I

    Caro, existem servicos destes mais baratos, bem mais baratos

  6. Avatar de Edgar Marques
    Edgar Marques

    E SMS’s?
    Também podiam “abrir” o serviço a outros operadores…

  7. Avatar de Johnny
    Johnny

    Pode dar alguns exemplos?

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas.

    diz que para o meu pais não dá. O meu pais é Portugal. Alguém já conseguiu?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Aqui funciona bem. Só não tenho é Saldo, não será esse o teu problema? 🙂

  9. Avatar de Porquinhobranco
    Porquinhobranco

    No seguimento deste artigo, alguem pode sugerir alternativas com preços mais baixos, nomeadamente para chamadas para rede movel? Obrigado!

    1. Avatar de Ivo Fernandes
      Ivo Fernandes

      12 VOIP, por exemplo.

      1. Avatar de nfu
        nfu

        Realmente e’ o mais barato de todos.

        1. Avatar de euZinho
          euZinho

          Voipcheap, as chamadas para rede fixa são gratuitas para muitos países e funciona em Android também.

      2. Avatar de PTDennis
        PTDennis

        Obrigado pela dica! E através do site 12voip verifiquei que é possível enviar sms gratuitas para todas as redes!

        1. Avatar de Luis M
          Luis M

          Como é mesmo? Eu uso o 12voip mas não tenho sms á borla! Para mim custam +- 8 cêntimos…

          1. Avatar de Gaius Baltar
            Gaius Baltar

            As operadoras low cost têm SMS a € 0,04.

      3. Avatar de zbrix
        zbrix

        o 12voip não é mais barato. era se não cobrassem 0,039€ como taxa de ligação. o mais barato é o voipraider.
        cmps.

        1. Avatar de Stênio
          Stênio

          Quando vou fazer cadastro no voiprader diz que minha senha é inválida. Isso ocorreu com você?

  10. Avatar de jose
    jose

    Clico para instalar e isto abre o gmail e não faz nada. estou a usar o chrome, qual o stress?

  11. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    Bem após seguir os links de ajuda do google deparei com isto:

    Thanks for visiting Google Voice. We’re not yet open for users outside the US, but are planning to expand our service to additional countries in the future.

    Além de que o vídeo diz que tem novas línguas e não diz que está disponível em novos Países.

    Alguém conseguiu?

    1. Avatar de Ivo Fernandes
    2. Avatar de BMJ
      BMJ

      Também me dá essa informação.

    3. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Obrigado pela informação, mas falta salientar no artigo que só está disponível para GApps, ou seja, contas corporativas.

      1. Avatar de lfspaulo
        lfspaulo

        Eu uso com a minha conta pessoal, a minha esposa usa com a conta pessoal dela, e uso com a conta GApps que tenho…

        1. Avatar de El Lentinho
          El Lentinho

          Também já tenho disponível na conta pessoal.

  12. Avatar de José Freitas

    No que diz respeito aos valores indicados,faltou dizer que acresce o IVA.

  13. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Atenção que os preços não têm IVA. Retirado do site:
    “Please note: The listed rates do not include taxes and may change at any time. If your billing address is within the EU, you will be charged the applicable VAT rate for your country on top of the purchased calling credit amount – for example, if you order €10 of calling credit and the VAT rate for your country is 19%, you will be charged €11.90.”

    Não é assim tão barato como isso, quando temos redes móveis virtuais com chamadas a 0.08€ por minuto para qualquer rede e não temos de estar agarrados ao PC.

    1. Avatar de Pedro Marques
      Pedro Marques

      mas tens de ver tb que esses tarifario tem carregamentos obrigatorios por mes..
      alem disso com isto pode ligar do estrangeiro para portugal aos preços q diz ai..

  14. Avatar de aver
    aver

    Mas desde quando é que o Google Voice está disponível para Portugal ?

    O acesso não é por aqui:
    http://www.google.com/chat/voice/ ?

    A mensagem a que se chega no Gmail não é esta:
    “As chamadas através de Gmail não estão disponíveis na sua localização atual” ?

  15. Avatar de Miguel Costa

    Eu também não consigo ter acesso e aparece essa msg…

  16. Avatar de Rui Carvalhpo
    Rui Carvalhpo

    O serviço está disponível, só não fiz chamadas porque não tenho saldo.
    http://www.google.com/chat/voice/

  17. Avatar de Sharky @ PTNet
    Sharky @ PTNet

    Acho que é só uma questão de tradução no gmail ^^

    Se forem às definições do gmail https://mail.google.com/mail/ca/#settings

    Na tab “Geral” coloquem lá o idioma para “English (US)” por exemplo e depois vejam se não fica activo.

    1. Avatar de Tomé M.

      De facto isso funciona. Mas não devia ser assim…

      Já viram o que é mudar o idioma do Gmail só para poder usar as Chamadas.

      Pode ser que façam a alteração em breve…

    2. Avatar de Edgar Marques
      Edgar Marques

      Assim, já funciona!

    3. Avatar de aver
      aver

      😀 Assim já aparece, à esquerda Chat/ Call Phone.

    4. Avatar de Stênio
      Stênio

      Baixei o plugin aqui, quando entro na minha conta o voice esta lá, escrito: Chamar telefone, e olha que eu sou do Brasil, não sei como esta liberado.

  18. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Comigo funciona com tudo em português…

    Só uma questão, de quem não percebe nada de matemática e economia:

    Se pagarmos em euros, as chamadas para telemovel e fixo são: fixo – 0,02€; telemóvel – 0,11€.

    Se pagarmos em dólares americanos são: fixo – 0,02 US$; telemóvel – 0,15 US$

    Ou seja,

    Atendendo ao câmbio actual, é mais barato pagar em dólares americanos certo?

  19. Avatar de Francisco Teixeira
    Francisco Teixeira

    Olá boa tarde , eu estou em Portugal e tambem me diz que a minha localização nao dá ….

    Google rules !!! lol

  20. Avatar de johnito
    johnito

    Ja instalei e está tudo a funcionar, é pena o carregamento não poder ser por “paypal”.

  21. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    Curioso a notícia referir: “(…) procedeu a uma redução de preços, por forma a que este seja um serviço apetecível por todos.”

    Como sabem já existem providers internet 2 phone no mercado faz anos.
    Muitos deles têm destinos gratuitos que no google são pagos.

    Vejam esta comparação e reparem no que são realmente preços de arrasar…

    http://backsla.sh/betamax

    Se a ideia era entrar em grande, a Google até está a ser muito conservadora nos preços e os players actuais, que têm maturidade (e quota de mercado) nesta àrea de negócio, vão ser ainda mais interessantes.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Boa comparação Hugo
      “Vejam esta comparação e reparem no que são realmente preços de arrasar…”

      http://backsla.sh/betamax

      já utilizei,alguns,á dois anos que utilizo o nonoh,pois inclui dois dos países para os quais faço mais chamadas… ” Free SuperDeal!**”
      (atenção ás clausulas de abuso do free e do tempo em que é free………).

      Gerardo também utilizo… e concordo contigo.

      “Faço chamadas VOIP no meu Android. Muito mais simples do que usar o PC. E o tarifário é mais barato também. Desde o Android 2.3 que o SIP faz parte do OS pelo que nem é preciso uma App.” … é só colocar os dados de acesso.

      Venha a concorrência para baixarem os preços.

  22. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Faço chamadas VOIP no meu Android. Muito mais simples do que usar o PC. E o tarifário é mais barato também. Desde o Android 2.3 que o SIP faz parte do OS pelo que nem é preciso uma App. Sou mega fã Google, mas neste caso os preços parecem “a la” Apple 😀

  23. Avatar de Visitante
    Visitante

    Quanto ao Google Voice aqui está tudo a 100%.

  24. Avatar de aver
    aver

    Gosto pouco de dar sugestões para a app em concreto, neste caso para chamadas do iPhone para o estrangeiro.

    Chama-se ChatTime e é a única, que eu conheça – que faz chamadas por 3G. Infelizmente não dá em roaming, ou seja, no estranjeiro não a conseguem usar.
    http://itunes.apple.com/us/app/chattime-international-phone/id385527085?mt=8

  25. Avatar de YaBa
    YaBa

    Pena ser apenas através do GMail 😐
    Na aplicação para o droid não funciona, nem se pode ter um numero Google ainda.
    Ficamos a aguardar pelo “pacote” completo 🙂