Portugal: Governo vai tentar combater bullying e cyberbullying nas escolas

9 Comentários

O bullying e o cyberbullying não são problemas que apareceram agora. Apesar das muitas ações de sensibilização, os resultados ainda não são satisfatórios. Relativamente ao cyberbullying este deverá ter mesmo crescido durante a pandemia.

O Ministério da Educação anunciou hoje a criação de uma comissão para o acompanhamento do combate ao ‘bullying’ e ao ‘cyberbullying’ nas escolas.

Portugal: Governo vai tentar combater bullying e cyberbullying nas escolas


Comissão para o acompanhamento do combate ao bullying e ao cyberbullying

Segundo uma nota do Ministério da Educação (ME) enviada à agência Lusa, esta comissão, com caráter permanente, é presidida pela Direção-Geral da Educação (DGE) e sucede ao grupo de trabalho criado em 2019. O objetivo é desenhar estratégicas de combate, promover formação de pessoal docente e não docente e monitorizar casos.

O Governo justifica a criação desta comissão com “a importância e necessidade de continuar a apostar na erradicação da violência em contexto escolar e em particular do ‘bullying’ e do ‘cyberbullying’”.

Portugal: Governo vai tentar combater bullying e cyberbullying nas escolas

Principais prioridades…

  • Desenhar estratégias de prevenção e combate ao bullying e ao cyberbullying;
  • Promover e monitorizar a formação do pessoal docente e do pessoal não docente, na área do desenvolvimento de competências sociais e emocionais;
  • Impulsionar, acompanhar e monitorizar o Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e cyberbullying;
  • Monitorizar a existência de situações de violência em contexto escolar, em particular destes dois fenómenos;
  • Apresentar, no final de cada ano letivo, propostas de atuação.

O ME sublinhou que a prevenção e o combate à violência em contexto escolar, em particular ao ‘bullying’ e ao ‘cyberbullying’, afiguram-se como “essenciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2016-2030”.

De referir que, devido aos “condicionamentos provocados pela pandemia” de COVID-19 na execução de algumas das medidas previstas para o ano letivo 2019/2020, este projeto foi relançado este ano.

Leia também…

Cyberbullying agravou-se com o distanciamento devido à pandemia

 

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Se um miudo roubar, não é o pai ou encarregado de educação que é diretamente responsável? Se sim, então devia-se responsabilizar também os pais dos filhos fazerem bullying.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Então segundo a nova filosofia do Estado e dos partidos de extrema esquerda os filhos não deixaram de ser dos pais e passaram a ser do Estado?!

      Felizmente não vou nessas balelas e filho meu é MEU filho, sou eu que lhe dou a educação, À escolha compete APENAS E SÓ, ensinar!!
      Aos Estado, dar meios para os ensinarem as crianças. SÓ!

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    «Comissão para o acompanhamento do combate ao bullying e ao cyberbullying»
    O que importa é dar tachos aos amigos.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Mais boys xuxas para o tuga sustentar.
      Ai aguenta aguenta…

  3. Avatar de CS
    CS

    E quem é que protege os portugueses do bullying do governo???

  4. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Vai tentar? Isso quer dizer que até agora não tentava?

  5. Avatar de ernez
    ernez

    E no trabalho, onde existe mais, nada?

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Pronto…mais uns Boys para essa comissão