Portugal: Governo vai dar computador a 300 mil estudantes

45 Comentários

Esta pandemia que ainda vivemos revelou várias carências na sociedade. Com muitas famílias confinadas em casa e aulas online, a verdade é que muitos não tinham sequer computadores para acompanhar as atividades e realizar trabalhos.

Atentos a tal “descriminação”, o Governo revelou que durante o próximo ano letivo, cerca de 300 mil alunos vão receber um computador com acesso à Internet.

Portugal: Governo vai dar computador a 300 mil estudantes


Um computador para 300 mil alunos! Mas computadores são da escola…

Durante o próximo ano letivo, cerca de 300 mil alunos vão receber um computador com acesso à Internet. Os equipamentos serão entregues por prioridade, pois numa primeira fase apenas as famílias carenciadas, beneficiárias dos escalões A e B da ação social irão receber. Ficam de fora os alunos do escalão C.

Os equipamentos vão custar 70 milhões de euros, que sairão da reprogramação dos fundos europeus geridos pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) revela o JN após declarações de Ana Abrunhosa (ministra da Coesão Territorial).

Portugal: Governo vai dar computador a 300 mil estudantes

Não há garantias que os equipamentos sejam entregues já em setembro e por cada ciclo será atribuída uma máquina com especificações diferentes. A ministra referiu que os computadores pertencerão às escolas, mas que serão entregues aos alunos para realizar as suas tarefas escolares.

A aquisição dos computadores é a menor parte, pois o Governo vai investir 450 milhões de euros na nova Escola Digital, sendo que 400 milhões são do programa Portugal 2020. Segundo Ana Abrunhosa, o maior investimento é na instalação de internet de banda larga nas escolas, a criação de conteúdos pedagógicos digitais e a formação de professores.

 

Leia também…

COVID-19: Alunos têm de devolver computadores cedidos pelas autarquias

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu
    Eu

    1 computador para 300 mil alunos?! Como vao os alunos dividir o tempo do computador entre eles?
    Just kidding.. 😀

    Alguem sabe sobre specs das máquinas? Ou se existe uma lista de requisitos mínimos?

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Jesus Cristo também partilhou 1 pão e 1 peixe por milhares de pessoas.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Muito bom 😀

      2. Avatar de Helder Coelho
        Helder Coelho

        Este país acha que dar o peixe é a solução em vez de dar a cana para pescar, a continuarmos assim vamos longe. Parece que não aprenderam com o e-escola… O pápá a conduzir Mercedes e o filho com PC a pato! Sociedade a beira do colapso. Somos uns país de aproveitadores, mas mantenho me fiel a minha educação.

    2. Avatar de pedro
      pedro

      pois eu queria saber já que sou um dos alunos

  2. Avatar de N. Mendes
    N. Mendes

    Deve ser uma boa oportunidade quando começarem a aparecer no OLX

    1. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Infelizmente foi o que se viu mesmo com o e-escola…

  3. Avatar de indignado
    indignado

    Lá vem mais um magalhes para encher os bolsos a um primo ….

  4. Avatar de indignado
    indignado

    Numa compra de 300 mil portáteis tendo em conta a quantidade e o desconto associado nuca fica a mais de 500 euros a unidade, pelas minhas contas redondas 600mil euros, com 450 milhões ainda vai sobrar muito ser roubado …

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Faz lá as contas outra vez, Sr. Indignado…. 🙂

    2. Avatar de Fernando Fernandes
      Fernando Fernandes

      70.000.000/300.000=233,333 euros por computador

    3. Avatar de F. Galvão
      F. Galvão

      Há muito dinheiro para roubar mas mesmo a 500€ o computador o custo é de 150 milhões e não 600 mil euros

    4. Avatar de Bob
      Bob

      Para fazer essas contas, é preciso saber a marca, modelo e especificações.
      Só depois se pode dizer qual o preço a que ficariam 300 mil portáteis.

      Por 66.000€, +-, podem comprar máquinas empresariais recondicionadas, com alguma garantia, por exemplo.
      Ou, aumenta-se um bocadinho a qualidade, e podemos comprar 300.000 Dell Ultrabooks, por 90.000€.

      Se for a comprar 300.000 unidades do modelo que estou a usar, já se ia gastar mais de 600 milhões de euros, e isto com um desconto a rondar os 30%. Em 300.000 unidades, consegue-se melhor.

      Quando vir o que vão comprar, em concreto, já para perceber se alguém inflacionou os preços.

      1. Avatar de Jomi
        Jomi

        Onde posso comprar os Dell Ultrabooks a 30 cêntimos?

    1. Avatar de COITADO DO CAMÕES
      COITADO DO CAMÕES

      estão a eliminar o crime

  5. Avatar de jesus
    jesus

    ok e quando for para pagar vai ser a dividir por todos ?

    Lá vai a JP Sá a criar o magalhaes XPTO, no mercado de 2 mão andam uns bem fixes.

    1. Avatar de adbu
      adbu

      Se os computadores são da escola, claro que é o estado a pagar, pois é um bem do estado. Assim como as estrada que tens ao pé da tua casa, com mais ou menos buracos, também é paga por todos.

      1. Avatar de Nuno Pinto
        Nuno Pinto

        É paga por todos os que pagam impostos, mas é usufruida por todos mesmo os que nao pagam..(nada). Uns porque realmente sao pobres (e estes deve-se ajudar a pescar e também a construir a cana de pesca) e outros que dizem-se pobres mas na realidade sao parasitas (E ESTES SAO SEMPRE OS QUE SE QUEIXAM MAIS – AI COITADINHO DE MIM QUE QUERO UM PC PARA O MEU FILHO QUE TB TEM DITREITO PQ SOU POBRE -só nao dizem é que só sao pobres a declarar os rendimentos, depois tem iphones de topo, carros alemaes de topo, vao de ferias para aqui e para acola, etc..) todos conhecemos estes exemplos seja na familia, seja no trabalho, seja nos vizinhos..

        1. Avatar de BFontão
          BFontão

          Todos nós os conhecemos e todos nós fazemos “vista grossa”, por isso eles estão cá para ficar e temos que viver com eles…Dêem lá os computadores aos filhos deles para eles não me virem chorar para porta! Aproveitem e juntem um carregador para o novo Iphone e uma manutenção completa ao seu pópó alemão que assim ninguém os ouve durante uma temporada!

  6. Avatar de art
    art

    Não percebi…..Os equipamentos vão custar 70 milhões de euros……………..A aquisição dos computadores custará 450 milhões de euros ….sinceramente não percebi

    1. Avatar de adbu
      adbu

      Se fosse 70M, ficava cada computador com instalação de Internet e formação de professores a 233€, o que não me parece realista, nem para computadores very low specs.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Em lado algum, neste artigo diz que “a aquisição dos computadores custará 450 milhões de euros”, está apenas referido que “Os equipamentos vão custar 70 milhões de euros” e que “o Governo vai investir 450 milhões de euros na nova Escola Digital”, são 2 tópicos diferentes, 70 milhões para computadores e 450 milhões para a “Escola Digital”, provavelmente estes ultimo serão investimentos em infraestruturas, formações etc.

      1. Avatar de art
        art

        Agora diz , mas diz , depois de corrigido ….e já dá para perceber . De qualquer forma obrigado.

  7. Avatar de Mauro Rodrigues
    Mauro Rodrigues

    serão todos i7 com 16gb RAM e ge force 1070 ? ou tretas que nem à net conseguem ir e não têm disco sequer…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O que tu queres sei eu…
      Para estudar um computador de 200€ chega bem!

      1. Avatar de Mauro Rodrigues
        Mauro Rodrigues

        Eu bem vi na pele os Magalhães, com sistema operativo Linux numa interface manhosa, lento e pouco intuitivo, entradas USB, WiFi e capacidade de rede e internet precários . Disco e memória com espaço da treta, tudo imbutido, gráfica pessima, os miúdos mal conseguem correr o PowerPoint quanto mais videojogos. Dêem um PC relativamente atualizado às crianças que dure 5 ou 6 anos, que dê para fazer tudo, as crianças tem o direito de ter acesso um pouco de tudo, para chegarem ao mercado de trabalho com algum conhecimento médio de computadores, não o que tenho visto , que nem imprimirem um documento sabem e mal sabem criar pastas e mover ficheiros.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          As crianças merecem tudo de bom. Mas não creio que precisem de PC’s com “i7 com 16gb RAM e ge force 1070” para aprenderem a “criar pastas e mover ficheiros”…

    2. Avatar de LR
      LR

      Será que só existem esses 2 extremos? Não será uma opinião algo redutora? Acho que nem 8 nem 80.
      Pessoalmente, creio que o ideal seria um desktop, e não um portátil. Se é para o aluno usar em casa, não necessita de um portátil, e um desktop será, à partida, menos propenso a acidentes, quedas, esquecimentos, etc. Claro que se for para trabalhar também fora de casa, o desktop não faz sentido.
      Por fim, seja qual for a opção escolhida, pelo menos que venha bloqueada a instalação de software sem autorização do agrupamento de escolas.

  8. Avatar de Serafim
    Serafim

    Esperemos que os pais destas crianças colaborem. Muitas Câmaras compraram computadores para emprestar às crianças que não tinham equipamento para aceder às aulas digitais durante a pandemia, mas os pais, quando souberam que eram emprestados e que os tinham de devolver, nem os foram levantar.
    Se não existirem equipas que os levem aos alunos, não vai passar de boas intenções. E muitos irão parar, no fim de semana seguinte, à feira de usados mais próxima…

  9. Avatar de Paulo Baptista
    Paulo Baptista

    ” Segundo Ana Abrunhosa, o maior investimento é na instalação de internet de banda larga nas escolas, a criação de conteúdos pedagógicos digitais e a formação de professores.” Tenho muitas, mas muitas dúvidas desta afirmação ou do seu contexto. Acredito, é uma fé, que os 450 milhões irão inteirinhos, ou quase, para as operadoras instalarem fibra no interior do país. Dessa forma, o Estado financia a abertura de novas infraestruturas que depois as operadoras privadas aproveitarão para fornecer servidos próprios. Bem pensado. É só uma desconfiança. Oxalá esteja enganado. Quanto à criação de conteúdos pedagógicos, fico de sobrolho levantado. Cheira-me a apoio do estado a editoras privadas. Nada contra, desde que tudo preto no branco e com base em concursos públicos. Relativamente à formação de professores, quase não me contenho de rir. A formação já existe disponível, há muito, e é dada sobretudo por outros professores, com certificação específica de formadores em TIC. Que eu saiba, a grande maioria, para não dizer a totalidade, não recebe dinheiro em troca. É pago em géneros, tipo, um cabaz de créditos para poder juntar na próxima progressão de carreira. Falemos então nesses 450 milhões e no seu destino mais do que previsível. Blá, blá, blá.

    1. Avatar de Paulo Baptista
      Paulo Baptista

      Esqueci-me de uma pergunta. Porque diabo o Estado decidiu investir este ano? Por causa da pandemia? Então deverá ser avaliado o custo dos orçamentos que irão vencer os concursos, com orçamentos a preços de 2019. Só para ver a diferença. Só para ver quanto vai custar a mais , o facto dos governos terem deixado as escolas chegado ao estado de miséria tecnológica, às quais se exige que apresentem resultados com PC’s de madeira e Internet a válvulas.

      1. Avatar de Tuaregue
        Tuaregue

        n te preocupes que se calhar vai ser distribuído mais uma tablet/portátil da JP. Foi o computador de eleição de muitas autarquias. E sinceramente, tirando alguns cursos profissionais, este mesmo computador serve perfeitamente. Para office e internet…

  10. Avatar de Luís Henrique Silva
    Luís Henrique Silva

    pois para depois devolver de novo….
    se forem um lenovo como já vi e baratinho ainda compensa

  11. Avatar de terra ano30
    terra ano30

    Ai os meus impostos, para onde estão a ir…

  12. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Mas de onde bem a pasta para isto?!!! loolll,… Alquimistas a governar?!
    deixem-me adivinhar computadores chineses,..

  13. Avatar de Silva
    Silva

    Um dia chega a factura
    e depois os mansos do costume levam mais uns impostos na gasolina,no gaz,na edp,no automóveis,no irc, no iva,no gasoleo em tudo.

  14. Avatar de PPlware é fixe
    PPlware é fixe

    Tablets para substituir o peso dos livros até se percebia.
    Agora… Água no bico.

  15. Avatar de Vivas
    Vivas

    Ce isto e pelos escalons do SAZE quer diser que vao continuar a aver milhares de proficionais da fuga ao fixco onde os filhos vao continuar a ozufroior de livros e tabletes e agora compotadores de gratis enquanto que os coiroens que fasem os descontos todos os mezes nao tãeãe diraito a nada triste pais

    1. Avatar de Fernando Pessoa
      Fernando Pessoa

      Acredito que precisa novamente de ir para a escola!

      Nossa que atentado à Língua Portuguesa, isto de a ‘internet’ ser livre a todos, mesmo que não saibam escrever e ler dá nisto.

      Misericórdia.
      Fui.

  16. Avatar de SC
    SC

    Descriminação é o que todos os portugueses sentem quando lêem notícias destas. Dinheiro sempre para os mesmos.

  17. Avatar de Guilherme Dias
    Guilherme Dias

    Isso poderia acontecer aqui no Brasil,seria muito bom…
    Saiba sobre o Receber Consorcio Cancelado Goiania, Sao Paulo – SP