Portugal: Governo admite acabar com os operadores de TVDE

79 Comentários

O TVDE é o transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (ou seja, plataformas como a Uber, Bolt, Cabify, entre outras).

Segundo notícias recentes, o fim do papel destes operadores está a ser ponderado para facilitar o reconhecimento de um contrato dependente com essas multinacionais.

Portugal: Governo admite acabar com os operadores de TVDE


TVDE: Objetivo é o reconhecimento de um contrato independente

A notícia está a ser avançada pelo JN que revela que o Governo admite acabar com os operadores de TVDE. De acordo com a informação, os motoristas assinam os contratos com os chamados “operadores de TVDE” e não com empresas como a Uber ou a Cabify.

Nesse sentido, e como forma de facilitar todo o processo, está a ser ponderado o reconhecimento de um contrato dependente entre os estafetas ou motoristas e as empresas que beneficiam dos seus serviços, como a Uber e a Cabify, ao invés de existir uma intermediação na relação laboral.

De acordo com o secretário de Estado Adjunto e do Trabalho…

Se não podemos assumir que estamos sempre perante um contrato de trabalho, não podemos excluir essa possibilidade à partida nem externalizá-la para outras empresas

Portugal: Governo admite acabar com os operadores de TVDE

No documento que foi apresentado pelo Governo, é defendida a criação de um mecanismo que facilite a presunção da existência de um trabalho dependente entre o motorista ou estafeta e as plataformas.

De relembrar que a atividade dos operadores de plataformas eletrónicas e dos operadores de TVDE pode ser exercida por pessoas coletivas estabelecidas em território nacional, mediante comprovação de que possuem os requisitos de acesso à atividade.

A atividade de operador da plataforma de TVDE está sujeita a licenciamento e só pode ser exercida por empresas que cumpram as condições de acesso e exercício definidas aqui.

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Isso será potencialmente bom para os estafetas e condutores, não que ache que ganham mal, mas assim podem vir a ter melhores condições, resta saber o que irá acontecer aos operadores tvde empresa que investiram em carros e formação dos condutores.
    Hoje em dia já não vivo sem estes serviços.

    1. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      E se eu como motorista, não quiser ser trabalhador dependente ?
      O Estado vai obrigar ?

      1. Avatar de ElConquistador
        ElConquistador

        Pois, falta um pequeno pormenor, há condutores que não queres investir em carro, se a Uber não fornece e não havendo este intermediário pelo meio que fornecia o carro vai ficar difícil esse condutor trabalhar neste serviço.
        Mas também podemos ver que sem os intermediários que colocam muitos carros no mercado pode ser benéfico para os condutores que querem investir num carro.

        1. Avatar de André
          André

          quem não quiser investir, escolhe outra profissão.

        2. Avatar de Marcelo Chagas
          Marcelo Chagas

          Eu acho que vc tendo recibos verde poderia pagar seus impostos de prestação de serviços as operadoras com seu próprio carro,sendo assim o que vc para a terceirizada dá pra financiar um carro e ainda sobra um dinheiro,ou não?

      2. Avatar de Tx2
        Tx2

        A ti ninguém te obriga, fazes o que quiseres.
        Agora pelo que percebi Uber, Taxify e afins é que são obrigados a empregar por esse meio.

      3. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        A ideia não é essa, precisamente o contrario, é ser trabalhador independente através de um contrato ou acordo colectivo.

        1. Avatar de João Carvalho
          João Carvalho

          Explica lá essa…. como é que se consegue ser independente e ter um contrato coletivo de trabalho????????????

      4. Avatar de Luiz
        Luiz

        Vai meu amigo!! Assim funciona a cabeça dos socialista, todo controle da liberdade do cidadão.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Muitos deste não querem ficar ligados a uma empresa, eles tem 3 ou 4 apps e apaham qualquer um dos clientes.
      Para os TVDE é muito melhor, pois está a trabalhar para todas as empresas ao mesmo tempo.
      Não fica a espera de um cliente específico.

      1. Avatar de A maníaca
        A maníaca

        O que queres dizer, é que trabalham “sem lei” e em Portugal o interesse é que se trabalhe com um contrato, com direitos e se paguem os impostos que tocam.

        Queres trabalhar “apanhar o que aparece” e até ser competição desleal para os taxistas (ou outras classes em regularidade), então o melhor é ires para outro país.

        Muito boa medida para que estas atividades não sejam tipo feirantes…

        1. Avatar de iMF
          iMF

          O que quero dizer é que eles trabalham como freelancer, agora trabalhas para a empresa X amanhã para a empresa Y.
          Não é sem lei, sem lei é os taxistas que não declaram treta nenhuma.

          Se não tua ideia ser freelancer é trabalhar sem lei, é porque não sabes o que dizes ou és taxista.
          Ou tens um tacho no estado que é a melhor coisa que te aconteceu

        2. Avatar de Honorato
          Honorato

          O taxista são uns chulos. Nem sabes quanto pagas de viagem só no final e ainda te assusta te com o que vais pagar e se tiveres malas são mais taxas e taxinhas por isto é aquilo que levares na mala. Sem contar os 3.50€ 4.00€ mal entras na no táxi já é um roubo e ainda não entras te nem sentas te. As pessoas querem poupar não querem estourar o dinheiro num táxi. As empresas de tvde pagamos metade e ainda nos dão descontos os taxi pagamos e ainda choramos o dinheiro que damos. Os taxi queriam não ter concorrência lixaram se, a concorrência é melhor se eles (taxi) não mudam os preços e não dão descontos o problema é deles vão perder os clientes. Os jovens e malta que sabe usar os aplicativos não querem pagar 10€ por 10 kms querem pagar 3/4€.

          1. Avatar de Honorato
            Honorato

            Ps: querem tirar a concorrência a força aos táxis

          2. Avatar de Diogo A
            Diogo A

            Olhe, então falo-lhe eu da perspectiva de um operador/motorista tvde. Tenho empresa unipessoal aberta, desde 2019 e opero com um carro de 2018. É realmente muito justo pagar 3€/4€ por 10km…(sarcasmo)
            Uber e bolt constantemente baixam preços em função do cliente deixando sempre os motoristas para último.
            É bom o cliente saber o quanto vai pagar, mas o motorista não sabe o que vai ganhar. Dou-lhe o exemplo de clientes que querem andar ás voltas e voltinhas com tempos enormes de paragem, e ao fim de uma hora pagam 7/8/9€ pela viagem. Quanta acha que recebe o motorista? E no meu caso sendo tambem o responsável pela empresa, com todos os encargos de contabilidade, combustivel, manutenções do carro, segurança social, etc. É realmente bastante justo….
            E os descontos que fala são descontos temporários para ganhar clientes, técnica de marketing chamada de dumping. Pesquise

    3. Avatar de Maria
      Maria

      AXA que os Motoristas ganham bem?????!!!

      MENTIRA!

      Um Motorista que trabalhe pra uma Empresa /Parceiro, hoje em dia ganha mto mal!

      No passado sim ganhava-se bem, agora à mto que se ganha mal!

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Lá acabam com a Uber em Portugal. Acham mesmo que a Uber vai fazer contratos de trabalho com os motoristas?

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Achas que nos outros países existe TVDE? Loooolllll.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Então como funciona a Uber nos outros países?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Com contratos/acordos de trabalho colectivos, pelo menos nos civilizados.

          1. Avatar de Claudio
            Claudio

            Na Inglaterra tem todos licença de minicab que basicamente e a mesma coisa que os TVDE. trabalham as horas que querem para as apps que quiserem e pagam os impostos como deve ser pq a Uber e afins mandam a actividade fiscal para o HMRC (as finanças la do bairro). E a ultima vez que vi ate me pareceu um pais bem civilizado. De qquer das formas pelo q me parece a Uber nao gosta muito desses “contratos colectivos” nao me admirava que saissem de Portugal por causa desse tipo de medidas. Uber, Deliveroo e afins assentam no modelo “Gig economy” medidas desse tipo baixam os lucros deles consideravelmente.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Não o fará, mas agora que o modelo está “provado” de certo que outras empresas não se importam de correr os riscos da contratação directa se a legislação não permitir subterfúgios… se permitir continua tudo como de costume.

    3. Avatar de ElConquistador
      ElConquistador

      Já funciona assim noutros países

    4. Avatar de Tabonitota
      Tabonitota

      Ideologias de esquerda enfim. Porque não deixam as empresas evoluírem e estarem estabilizasse no mercado ? Porque não deixam a economia evoluir ? Há sempre algo a impedir esse crescimento. É impressionante.

      1. Avatar de Meio Parvo
        Meio Parvo

        Completamente, sob o subterfúgio de se darem “direitos” aos trabalhadores, criam-se taxas e mecanismos regulatórios que são tudo, menos benéficos para a sociedade. E assim avança uma economia baseada no assistencialismo.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Sabes que a economia baseada no assistencial ismo é de direita, pouco liberal não sabes?

      2. Avatar de Anonymous
        Anonymous

        Portugal é assim um país de grande corrupção e de grande ditadura. Fuk pt

  3. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Pela lógica vão ter de acabar com os recibos verdes e contractos de serviços entre empresas e pessoas e empresas.
    E como a nossa lei laboral é muito simples, só vai melhorar a economia. 🙂

  4. Avatar de Filipe Lopes
    Filipe Lopes

    Quer parvoíce… Vão acabar com outsourcing em Portugal ?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Como está hoje não é outsourcing, é duplo outsourcing, e isso sim, deviam acabar.

      1. Avatar de PeterSnows
        PeterSnows

        Oi. Mas acontece em muito lado, duplo e triplo , obras, informática, … é mato

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Em informática é facil, digam que não, emprego há muito, falta é mão de obra, e todos pagam bastante bem. Burro é quem trabalha em informatica e se contenta com outsourcing e ordenados abaixo dos 2.000€ liquidos.
          Para as restantes areas, seria preciso legislar.

  5. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Eles querem controlar tudo e cobrar taxas e taxinhas
    “Licenciamento do operador de plataforma eletrónica – 500 €”
    Haja paciência. O que não perceberam quando os contabilista se queixavam que existem mais de 4000 taxas e taxinhas ?

  6. Avatar de Jonny
    Jonny

    Por mim como utilizador quero a solução que me ficar mais em conta quero saber das condições dos “funcionários” que estudassem e/ou procurem melhor emprego.

    1. Avatar de asdasa
      asdasa

      Se te acontecer a ti lembra te dessas palavras

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Sem duvida! Quero é o mais baratinho, o resto não é problema meu!

    3. Avatar de ElConquistador
      ElConquistador

      que asno

    4. Avatar de FAR
      FAR

      O perfeito exemplo da mentalidade moderna – conveniência máxima, escrúpulo mínimo.

      1. Avatar de asdasa
        asdasa

        Porque? O preco baixo e o mais importante

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          deves então comprar muito da wish tu…

        2. Avatar de Pe@ce
          Pe@ce

          Queres o preço baixo mas compras telefones topo de gama. O que interessa é o preço justo, e que todos tenham as mesmas oportunidades.
          Ao tirares um intermediário do meio alguém vai ganhar mais e consumidor deverá tb pagar menos.

    5. Avatar de Ze Nandoooo
      Ze Nandoooo

      Completamente de acordo.

      Até sugiro mais: os funcionários nem encartados deveriam ser, para o serviço ficar ainda mais barato. E uma isenção de inspeção para este tipo de veículos, porque se não interessa a condição do condutor a do carro muito menos.

      1. Avatar de ChiNelo68
        ChiNelo68

        zé e se fossem buscar os condutores às zonas mais pobres e desfavorecidas? não consegues roubar quem não tem nada 😀 e pra eles o que vier é lucro. só vejo vantagens!!!! /s

        1. Avatar de gigbola
          gigbola

          Era ir ao Alentejo buscar uns asiáticos, ficaria mais em conta, quer a vertente financeira e a velocidade de entrega dos pacotes…..

  7. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Ou então com salário fixo e deixa de ser atractivo trabalhar para as plataformas, mas acho bem dar alguma seguranças as estes trabalhadores, mas convinha pedir a opinião aos mesmo e não fazer este tipo de alterações por decreto.

  8. Avatar de outra vez !!
    outra vez !!

    Só dá Chico esperto e sem escrúpulos. Trabalhadores/pessoas que se estam nas tintas para o seu semelhante excluo á partida. Se não são humanos a vida os ensinará.
    Como esses negócios eniciaram a atividade na base do Chico esperto nunca usei e nunca irei usar por mim podem fechar. Táxi já existe e mesmo esses se vejo que não cumprem regras são carros que nunca virei a usar. Já tenho profissional eleito o que torna a coisa melhor .

    1. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      Taxis.
      Só em ultimo ultimo ultimo recurso
      Até apanho autocarro do aeroporto para casa.
      No aeroporto quando vais para locais perto, é sempre a mesma coisa. São mal educados e até te recusam a levar.
      Lembro-me quando apanhava taxis, à noite de madrugada na adolescência , para voltar para casa depois de ir à discoteca. E metade dos condutores estavam bêbados. A outra metade andavam a mais de 120kms/h na 2ª circular. Por vezes combinavam os 2 atributos.

      Prefiro pagar mais por qualquer outro serviço a andar de Taxi.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Ainda me lembro quando morava na alta de lisboa e apanhava taxi no aeroporto, sempre de trombas, nem carregavam as malas e na altura de pedir factura era um filme onde até cheguei a ter recusas, era quase preciso andar à porrada para me levarem a casa.
        Felizmente chegaram os TVDE e tudo mudou.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Não preciso de TVDe para nada. Tenho um telefone 24h por dia de taxi, que me desenrasca para todo o lado e há mais de 5 anos. 3 pessoas 5*. Não tenho dinheiro na situação? pago depois. Há uma greve de que soube na altura? Telefone e lá vem o transporte.
          Um serviço UBER com rosto, e nao um tretas qualquer escolhido por uma plataforma.

          1. Avatar de Honorato
            Honorato

            Não é a plataforma que escolhe tas enganado. Vê se que nunca andas te de tvde. Os condutores de tvde é que aceitam a viagem tem o nome da pessoa ranking de estrelas quantas viagem já fez de que começou a trabalhar na plataforma etc…

          2. Avatar de Rodigo
            Rodigo

            E esse dinheiro que pagas…100%, limpos…
            O estado leva 0%..
            É assim nessa classe…
            E vai continuar a ser com pessoas como tu.

  9. Avatar de -----
    —–

    Só dá Chico esperto e sem escrúpulos. Trabalhadores/pessoas que se estam nas tintas para o seu semelhante excluo á partida. Se não são humanos a vida os ensinará.
    Como esses negócios eniciaram a atividade na base do Chico esperto nunca usei e nunca irei usar por mim podem fechar. Táxi já existe e mesmo esses se vejo que não cumprem regras são carros que nunca virei a usar. Já tenho profissional eleito o que torna a coisa melhor .

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Olha o Florêncio ainda se dá ao trabalho?
      Agora deve ter muito tempo livre desde que se acabou a máfia das licenças de taxi de praça.

  10. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Finalmente descobri o que significa o TVDE nos carros.

    1. Avatar de ---

      Só dá Chico esperto e sem escrúpulos. Trabalhadores/pessoas que se estam nas tintas para o seu semelhante excluo á partida. Se não são humanos a vida os ensinará.
      Como esses negócios eniciaram a atividade na base do Chico esperto nunca usei e nunca irei usar por mim podem fechar. Táxi já existe e mesmo esses se vejo que não cumprem regras são carros que nunca virei a usar. Já tenho profissional eleito o que torna a coisa melhor .

      1. Avatar de Honorato
        Honorato

        Se não gostas de tvde e táxi não tens remédio para reclamar em andar de Fiat lá pata

  11. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Agora com estes contratos é que se vai ver quais as empresas realmente que querem operar em Portugal, dentro da lei…

  12. Avatar de Luis
    Luis

    A foto é do Funchal, 31 de janeiro.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Obrigado, sem isso não teríamos assimilado a noticia da mesma forma.

  13. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Engraçado os taxis fizeram o que quiseram durante anos.
    Andavam bêbados, velocidades altas, carros velhos, mal educados, recusam serviços do aeroporto em frente à policia, não passam factura se a pessoa não pedir … e nunca vi o estado intervir.
    Agora vem a Ubber e afins (carros mais limpos, podes avaliar o serviço, apps bestiais, facturas automáticas, condutores mais educados, …) e de repente vistoriam tudo.
    Não estou a dizer que no serviço dos TVDE é tudo bom, mas para mim não tem comparação.
    .
    Algo de muito errado existe na nossa sociedade.

  14. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    No outro dia pedi um Uber, a app dizia que vinha o Paulo, e veio um monhé que mal sabia português, e que de Paulo nada tinha. Nada contra o monhé que tb tem direito de ganhar a vida, mas se a app diz que vem o Paulo, tem de vir o Paulo, se não diz que vem o Ibrahim… Pode ser que estas maroscas acabem.

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Reporta a Uber eles investigam e tiram a licença ao Paulo. Trafulhas vai sempre haver seja com contrato colectivo or “Gig Economy”

    2. Avatar de Rodigo
      Rodigo

      E denucias te na plataforma…
      Até devias tirar uma foto…

  15. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Deveria ser proibido os rent a car , alugarem carros e quando não estão em aluguer, ou fazem mais de dois anos, mete-nos todos no TVDE, ganham de dois lados. Esmagam os pequenos que querem trabalhar por sua conta, tal a quantidade de veiculas que despejam nas ruas.

  16. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não entendi bem o que o governo quer .
    O que falta e só colocar as pessoas que trabalha no TVDE e estafetas de entregas como funcionários.
    O problema é que com direitos vem também as obrigações.
    Já trabalhei em restauração, e lá trabalha no mínimo umas 10h por dia. Tinha de chegar uns 15 minutos antes para se trocar.
    Só saia depois do último cliente.
    E tinha de torcer para nenhum funcionário faltar no dia da sua folga. Porque o gerente ligava e tinha de ir trabalhar de qualquer forma. E na restauração e mesmo assim. Não está satisfeito a porta da rua e serventia da casa.
    Estas empresas virem para dar a liberdade que em muitos trabalhos as pessoas não têm. Agora me diz. Quem prefere trabalhar 10h por dia tendo que cumprir horários.
    Com um salário fixo. Ou trabalhar na Uber eats faz a sua hora. O seu dia,

  17. Avatar de Bruno
    Bruno

    Seguindo este princípio, no que é que difere do outsourcing?

  18. Avatar de Rui
    Rui

    Sinceramente que ideia absurda.
    Ser motorista de TVDE em 80% dos casos é uma alternativa a não estar desempregado. Os motoristas mal conseguem algo melhor saem da actividade. Ou seja ficam os restantes 20% em que a maioria possuem viatura própria ou seja são parceiros .
    Esses sim (parceiros motoristas) como as coisas estão hoje estariam todos felizes por deixar a parceria com a Uber para terem um salário digno e um horário de trabalho de acordo com a lei e sem todas as despesas inerentes a manter empresa e encargos com a viatura.
    E por fim existe os 5,,% de parceiros que não são motoristas e sim empresas de aluguer e venda de veículos que como parceiras das plataformas têm centenas de carros na praça . Essas sim vão sofrer e esse será o único motivo porque a lei não avançará. Não ,é uma empresa parceira do grupo Salvador Caetano que presta esses serviços ou uma empresa de um secretário de estado que é parceira da Uber ou outras que vão deixar que essa lei passe..
    Resumiendo a lei e muito ma para os motoristas de trabalho temporário. Má para as grandes empresas parceiras e boa para o motorista que quer fazer disto profissão.
    O cliente…vai pagar o preço mais alto.

  19. Avatar de Luís Espírito Santo
    Luís Espírito Santo

    Grande treta sr. Secretário do Estado. Tão preocupado com as condições de trabalho de quem não se queixa. Qual o problema dos motoristas? É como se estivessem em regime de recibo verde. E quantos trabalhadores estão nas mesmas condições trabalhando para empresas de limpeza contratadas pelos serviços públicos do Estado. Onde está a preocupação com estes trabalhadores? Ou será uma maneira encapotada de beneficiar os Táxis. De obrigar o consumidor a pagar 30 euros numa viagem de táxi, quando podia pagar 10 euros em TVDE? Foi a sua prova de existência, sr. Secretário de Estado?

  20. Avatar de Rodigo
    Rodigo

    Vai de bicicleta…

  21. Avatar de Wilson Antunes
    Wilson Antunes

    Eu até me podia rir com esta piada de mau gosto se não fosse um assunto sério: é que existem cidades que proibiram os TVDE simplesmente para que os TAXI continuassem com o monopólio e não precisaram de inventar desculpas saloias/utópicas como esta.

  22. Avatar de Leandro Guerreiro
    Leandro Guerreiro

    Já era hora… O modelo de negócio “UBER”, que acredito caracterizar mais esse tipo de trabalho do que a sigla TVDE, é reconhecido pela simplicidade, rapidez e efetividade. Aqui em Portugal, assim como em outros países da Europa, o governo só fez complicar, burocratizar. Vamos acreditar um pouco na doutrina laissez-faire.
    A grande verdade é que o modelo funciona, mas dividir o salário que já é pouco com o patrão é PHODA.
    ABRAÇOS A TODOS.
    L

  23. Avatar de Matias
    Matias

    Genial. É realmente impressionante a cabeça de um não liberal. Cria dificuldades ao trabalho, extingue receitas aos cofres públicos e inviabiliza o ambiente de negócios no país. Tudo em nome da proteção ao trabalho, que passa a não existir. Não se protege o que não se possui.

    1. Avatar de Wilson Antunes
      Wilson Antunes

      Genial é o seu comentário, concordo inteiramente.

    2. Avatar de Leandro N Guerreiro
      Leandro N Guerreiro

      Sem apologia ao capitalismo selvagem, que leva indivíduos ao cosumerismo (diferente do consumismo), creio na livre circulação do capital e não na gangrena menetária que perdura em muitos paises. Espero eu, que o governo tome medidas sensatas para que motoristas Uber, Bolt, etc, possam trabalhar entre 8 a 10 horas e ter um vencimento digno, e não ter que ficar com c* sentado 12-14 horas no carro pra ganhar menos que um salario minimo, é claro, após dividir o lucro com o “parceiro”, esse ultimo o qual não deveria existir nesse modelo.
      Cumprimentos

  24. Avatar de Andre
    Andre

    Se for como na Inglaterra já é uma vitoria, la são contratos de trabalho, com todos os beneficios das leis trabalhistas-

  25. Avatar de Abílio
    Abílio

    Fiz uma viagem (menos de 10 km) de Uber (TVDE) a partir do aeroporto Sá Carneiro. Não tenho aplicação no telemóvel. Cobraram-me 39 euros!!! Nem fatura me passaram. Normalmente costumo utilizar táxi e pago cerca de 18 euros. Não vou colocar a aplicação no telemóvel e nunca mais na vida vou utilizar os serviços da TVDE.

    1. Avatar de Wilson Antunes
      Wilson Antunes

      Caro Abílio, Se não usou uma aplicação TVDE (UBER ou outra) então não andou de TVDE, teve apenas o serviço de um motorista particular que lhe cobrou o que bem lhe apeteceu cobrar sem qualquer conseqüências para ele pois você não consegue identifica-lo e reclamar da desonestidade dele.
      Este tipo de desonestidade é o que mais há nos Taxis, por isso é fundamental usar uma aplicação TVDE para não ficar desprotegido.