Portugal: Funcionários de Call Centers ganham 6,20€/hora

151 Comentários

De acordo com os dados do ano passado disponibilizados no relatório European Contact Center Benchmark 2014, em Portugal os Call Centers dão emprego a mais 55 mil pessoas. A cada mês são criados novos postos de emprego e, normalmente, os requisitos para conseguir trabalho nestes locais não são muito exigentes (na maioria dos casos).

E em termos de remuneração? Sabia que em Portugal o salário médio pago num Call Center ronda os 719€?

CC_00


Licenciados, Mestrados, Doutorados, pessoas com o 12º ano e até com habilitações inferiores, todos podem ter uma oportunidade para trabalhar num Call Centers. De acordo o European Contact Center Benchmark 2014, a criação de Call Centers continua a crescer na Europa sendo que, segundo o relatório, em toda a europa trabalhavam 3.8 milhões de pessoas.

call-center

Em Portugal os Call Centers dão emprego a 55 mil pessoas e o salário pago mensal ronda os 719€ (6,20€/hora). O estudo revela ainda que a Suíça é o país onde mais se ganha ao trabalhar num call center, podendo a remuneração mensal chegar aos 3.500,00€ (32,50 €/hora). A Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca são também países onde o ordenado mensal é superior a 2000€.

ordenados

Dos 30 países que foram objecto de estudo, a Rússia é quem paga pior, sendo o ordenado de 299,00 € (2,6€/hora),

Comentários

151

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    Russia usa Euros? ….

      1. Avatar de int3
        int3

        Mas essa conversão é uma anedota. Lá com poucos euros compras muita coisa porque a moeda de lá é desvalorizada. E como lá eles produzem de tudo é por isso que conseguem vender barato e comprar as coisas de fora.
        Por isso não podes afirmar que na Rússia pagam menos porque para eles o valor de 2€ pode ser igual ao nosso de 5€… Nunca se deve misturar moedas…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Mas estás a levar a conversa para outro campo. Aqui só falamos em ordenados de call center…se a vida é cara, se a esposa gasta muito dinheiro isso são outras contas 😀

          1. Avatar de RA
            RA

            Nao acho que seja levar a conversa para outro lado. faz todo o sentido contextualizar um ordenado com o que se gasta num país!
            aqui no UK ganha-se bem mais por exemplo… mas para um t2 pago 1400libras por mes! que sao perto de 2000 euros so para a casa (sem contar com as contas)

            Nao quero dizer que se ganhe melhor ou pior…. apenas que o ordenado tb tem a ver com o que se gasta num país.

          2. Avatar de Edexote
            Edexote

            RA, estás a misturar alhos com bugalhos. O nível de vida de cada país não tem nada a ver com uma simples conversão. Se os russos vierem de férias para cá terão de levar com a mesma conversão e não há “na Rússia menos dinheiro dá para mais” que os salve.

          3. Avatar de MLopes
            MLopes

            o custo de vida (mais exatamente, o poder de compra) é irrelevante para a constatação de um facto. o texto limita-se a constatar um facto. cada leitor tirará as conclusões que entender em função do poder de compra estatisticamente apurado para cada país ou o percebido por cada um.
            se o texto tivesse a veleidade de querer analisar mais do que simplesmente constatar aí teriam razão, mas não quer…

          4. Avatar de Pedro Pinto

            O texto é apenas “centextualização” para os números do estudo.

          5. Avatar de Petro
            Petro

            Um ordenado de 700 euros em Portugal não é o mesmo que um ordenado de 700 na suiça, ou na russia, ou me inglaterra. ou na etiópia.. VÀ ESTUFAR ECONOMIA: A informaçao está descontectualizada e é ridicula.

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    6 .20€ por hora ?
    Isso era muito bom se realmente fosse verdade !!
    Em Portugal pagam mal por hora !

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sim devem se ter baseado no que as empresas pagam por operador, esqueceram foi que o os operadores estão em 99% por outsourcing.
      Já conheci vários Call Centers e muitos operadores de Call Center, garanto que a maioria ganha menos de 5€ hora, mesmo em serviços especializados.

      1. Avatar de ruiuda
        ruiuda

        Eu ganhava ~3,358€/hora limpos.

      2. Avatar de TR
        TR

        Eu já trabalhei em um call center e ganhava um pouco mais de 7,8Eur por hora. Mas era uma situação mais especializada. Mas sim, era para um operadora em outsourcing.

    2. Avatar de Nuno Gomes
      Nuno Gomes

      Denúncias relacionadas com Call-Centers em Portugal para efeitos de Tese:
      Proibição de idas à casa de banho; humilhações; chefias autoritárias; falarem consigo aos gritos; faltas de respeito; não cumprimento com as pausas…
      E-mail: call-center-denuncias@sapo.pt

  3. Avatar de Porreiro
    Porreiro

    Ganham mais do que eu que tenho como profissão programador.

    1. Avatar de Monica
      Monica

      E então? Deviam ganhar menos?
      Achas que merecias ganhar mais?

      1. Avatar de Darth
        Darth

        Acalma-te, histérica. O que ele claramente quer dizer é que faz um trabalho que exige mais conhecimentos, e que mesmo assim ganha menos. Deveria obviamente ganhar mais

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Exige mais conhecimentos de áreas diferentes, como é que é comparável?

          Lá por eu ser médico sou melhor que um programador?

          Este tipo de comparações é extremamente ridícula.

          1. Avatar de MiM
            MiM

            Tendo em conta que sem os programadores não haveria era digital. Sim deveriam receber mais do que actualmente recebem em Portugal. 😉

          2. Avatar de RA
            RA

            imagina entao se nao houvessem electricistas… como iam os programadores ligar os pcs?
            ou melhor! padeiros, pescadores e guardadores de rebanhos… sem eles nao havia comidinha, para o electricista se alimentar e poder ter a electricidade a funcionar para os programadores….. -.-

          3. Avatar de ricardo
            ricardo

            Tu é que és ridículo, não é preciso ser muito inteligente para saber que se precisa de mais conhecimentos para ser programador do que ser funcionário de call center.

          4. Avatar de MiM
            MiM

            entao desliga o PC, a tv, a net, o smartphone, tablet, o carro electrónico e inteligente, tudo o que for electrónico em casa. desliga tudo e vamos ver quanto tempo demoras até dar o braço a torcer e liga-las novamente. A questão é que para fazer pão, pescar ou guardar um rebanho de ovelhas não precisas de anos de estudo e de especialização. Qualquer pessoa o faz com menos ou mais eficiência. Agora construir e programar todas essas coisinhas que não vives um dia sem as usar ( tu e milhões de pessoas) já não me parece. Menosprezar o trabalho dos outros é fácil, até nos atingir a nós. pimenta no c* dos outros é refresco.

      2. Avatar de ze
        ze

        achas? um programador deveria receber o salário minimo ou menos lol

        1. Avatar de Dedo Maroto
          Dedo Maroto

          Eh lá, isto é só camaradas aqui power to the people! Mas acho que o que ele estava a dizer é que embora toda a gente receba mal ele como programador (trabalho que normalmente pressupõe aquisição de conhecimentos por uma vasta extenção de tempo e como tal dinheiro) recebe mais ou menos o mesmo o que é vergonhoso de todos os pontos de vista possiveis a meu ver.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não te preocupes que ganham o salário minimo ou pouco mais que isso, isso de ganharem 6.20€ à hora é mais uma fantasia desses individuos que fazem estas estatisticas vaseadas em “meia duzia” de pessoas das quais metade com um bocado de jeito já são os chefes que fazem subir a media

      1. Avatar de Dedo Maroto
        Dedo Maroto

        realmente 6.20 há hora só se for o call center que fica debaixo da secretaria do chefe….

        1. Avatar de rjtrigo
          rjtrigo

          Fantástico comentário.

    3. Avatar de Barkley
      Barkley

      Deves ser um bom programador…Que linguagens dominas e que plataformas?

    4. Avatar de Mark
      Mark

      Não és o único a maioriaque conheço está na mesma situação. Eu com 10 anos na área também não chegava a esses valores

    5. Avatar de Diogo Jesus
      Diogo Jesus

      A estupidez da sociedade portuguesa está definida neste comentário.
      Sabes lá o que é trabalhar com clientes, muitos deles mal educados. Ou a pressão exigida para obter resultados. Teres de moldar o discurso cada chamada que se faz, com o objectivo de ter resultados. O desgaste mental que trás é tão ou mais superior que o de um programador.
      Vais para sociedades nórdicas tipo UK, Suécia ou Canadá, e lá os pedreiros são tão bem vistos como um neurocirugião, e lá está, têm um nível de vida 30x superior ao nosso.

      1. Avatar de Bruno Costa
        Bruno Costa

        Na verdade alguns programadores também lidam com o cliente final e devo dizer que receber bugs, tickets, ter que explicar o problema, encontrar uma solução para o problema em questão junto do cliente não é fácil. Ser programador não é apenas desenvolver o software… Mas não desvalorizo de qualquer forma qualquer profissão. Aliás uma das profissões que dou mais valor é exatamente ao pessoal quem recolhe o lixo da rua, sem eles andávamos numa pulciga.

      2. Avatar de rjtrigo
        rjtrigo

        Esses pedreiros que falas tem o mesmo ordenado que o neurocirurgião?

  4. Avatar de Ti
    Ti

    Quem escreveu esta notícia não sabe mesmo nada do assunto. Em relação a Portugal, este não é de certeza o valor que se paga!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tens de ler que estas informações fazem parte de um estudo. O autor da notícia não inventou 🙂

      1. Avatar de Almiro Neves
        Almiro Neves

        Fornecao entao ai o estudo por favor. E que eu ja trabalhei em 2 call centers diferentes, e posso garantir que ninguem la dentro fazia perto disso que ai esta descrito. Ate me mandarem fonte de da informacao e ate essa se revelar fidedigna nao passa de mais uma tipica tapadela de olhos…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Tens link logo no início. Meti tabela no artigo também. Mas podes acreditar no que escrevemos 😀

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Uma pessoa tem uma vaca, outra tem 3 por isso em média têm 2 vacas cada, pode ser estatisticamente correto mas não corresponde á realidade.

  5. Avatar de Retido
    Retido

    Call Center PT (M*O-Retenção):

    Fulltime (40h semanais): 515,10€
    Part-time (20h semanais): 257,55€

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Então e o subsídio de férias + natal + subsídio de refeição? Estes complementos obrigatórios têm de ser incluídos na conta, já que noutros países eles não existem.

      1. Avatar de rojas
        rojas

        O subsidio de refeição não é obrigatório.

        Sim, há quem ganhe o ordenado mínimo sem subsidio de refeição.

      2. Avatar de Retido
        Retido

        Subsídio de alimentação:

        Fulltime (40h semanais): 6€ diários
        Part-time (20h semanais): 3€ diários

        Subsídio de natal/férias não incluídos. Bem vindo à PT.

    2. Avatar de epro
      epro

      Não fizeste contas à rv + subsidio de alimentação.
      Creio que o autor do estudo se baseou na remuneração total paga ao trabalhador.

      1. Avatar de ze
        ze

        e mais os premios de vendas… se ganham pouco, vendam mais

    3. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      Já ai trabalhei, talvez seja esse o valor antes de pagarem aos mercadores de escravos que “gerem” os recursos humanos (empreas de trabalho temporário), trabalhei nessa linha 2 vezes e 2 vezes me despedi por me sentir o advogado do Diabo. Mal possas foge dessa gente.

    4. Avatar de MARIA
      MARIA

      NEM MAIS UM CHAVO ( EUROZINHO ) =(((

  6. Avatar de outcast
    outcast

    lol, essas contas é de rir mesmo. 6.19*8 (horas)* 22 dias de trabalho = 1089.44 euros

    Acho que nem me vou dar ao trabalho de conferir o resto das contas, mas desconfio que devem ter saído ao lado…

    Mas nem sequer ponho em questão que 720 deve ser o salário medio. Nem é mau comparado ao salario min, mas normalmente quem tem este trabalho é quem nao arranja emprego ou simplesmente nao tem nada acima de 12 ano.

    1. Avatar de Joaquim Pedro
      Joaquim Pedro

      Nada acima do 12º? Então percorre os super e hipers e vê nas caixas licenciados a trabalharem… Quanto é que ganham? Desconheço a área.

      1. Avatar de Ragnar
        Ragnar

        Infelizmente é a nossa realidade.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Não podes fazer a conta dessa forma 6,19*8*22 não se faz dessa forma. Pegua no teu recibo de vencimento e vais ver que o valor hora que te é pago * a forma que tu ganhas te não dá o teu vencimento. Antes que digas insultos sou gestor de recursos humanos 😉

      1. Avatar de Dedo Maroto
        Dedo Maroto

        Identificas-te como gestor de recursos humanos para não seres insultado? bad call brother.

    3. Avatar de zezinho
      zezinho

      Acredito bem que um gajo que trabalhe num call center especifico e que fale em várias línguas ganhe isso ao final do mes.. de resto o grosso deve ganhar o ordenado minimo…. mais comissoes

    4. Avatar de Jsousa
      Jsousa

      Que mente tão fechada e sem informação, este estudo não diz verdade nenhuma. As pessoas que estão em Call centers são na maioria pessoas licenciadas, com mestrados e Call centers exigem sempre o 12 ano. Deixem de pensar que quem está neste tipo de trabalho que é burro ou não quer fazer nada da vida, claramente não sabe o que estes Call centers exigem para se lá estar e claramente não sabe a capacidade que cada operador tem de ter de argumentação e capacidade de se ajustar às situações. Cuidado com o que diz pois pode ter alguém seu próximo a trabalhar num Call Center

  7. Avatar de Humberto Franco
    Humberto Franco

    Isses valores só devem ser pagos em Lisboa …
    No call center da Apple, em Braga, na Concentrix, pagam cerca de 3 euros/hora …. e se não venderem extensões de garantia podem perder um bónus de 50 euros/Mês …
    Investiguem e vão descobrir coisas fantásticas …. como diferenças de ordenado entre Lisboa e Braga em agentes que executam as mesma funções …. e mais não digo!!!

    1. Avatar de Elisa
      Elisa

      É verdade, mas nas entrevistas para a concentrix são exageradamente exigentes, e depois direitos para os trabalhadores zero, pagamentos baixos contratos de trabalho da treta, etc

    2. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      As diferenças de ordenado em braga e lisboa e outros é mais do que normal em quase todas as profissões. Parecendo que não o custo de vida também é diferente.

    3. Avatar de Flavio
      Flavio

      Qual é a surpresa? Logicamente os salários Lisboa – Braga vão ser diferentes, os custos também o são… Nos outros países é igual, vai comparar os custos de vida e os salários de uma Londres com outra pequena cidade Inglesa, garanto-te que as diferenças são muito mais notórias que Lisboa – Braga.

      1. Avatar de Oliveira
        Oliveira

        Em Braga na Concentrix não se perde bonus, pode-se ganhar um bonus por vendas extraordinárias, assim como outro bonus de performance e ainda outro de assiduidade (acrescido de subsidio de alimentação, ferias, Natal e transporte)…e o mais curioso é que apenas cerca de metade das pessoas ganham o de assiduidade pois chegar a tempo ao trabalho e não faltar parece ser um favor que se faz a empresa. Já lá trabalhei, já sabia as condições andes de para lá ir e quando me surgiu uma oportunidade melhor saí mas não posso dizer que tive más condições de trabalho. Isto sou eu a falar, mas acho que temos que “agarrar o touro pelos cornos” e se não estamos bem procuramos alternativas.

  8. Avatar de pixel
    pixel

    Será verdade? A uns anos fui a uma entrevista para call center a papelada para eu assinar estava lá 1,20 €, um euro e vinte, por hora! E com uma meta por mês caso contraio rua e sem nada no bolso.

    1. Avatar de rui
      rui

      Para quem nem sequer domina a língua portuguesa (nem sabes escrever em português como deve ser), já ias receber muito.

  9. Avatar de Spike
    Spike

    bela treta, trabalhei ja em alguns (Cabovisao e PT) e era o salario minimo

    essas ditas estatísticas é mesmo para esconder o quanto mal se ganha em portugal

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Os preços do dia-a-dia em Portugal são muito mais baixos que noutros países.

      Na Suíça ganhas cerca de 5x mais que em Portugal, mas um apartamento (sem ser camarário claro) sai por uns 1200-1500€/mês; um café uns 3 -5€; um almoço com bebida uns 30-40€/pessoa, o supermercado também ele muito mais elevado. Se fizeres a vida “portuguesa” bem que no final do mês também tens zero.

      E se muitos emigrantes tem dinheiro, é porque fazem vida de trabalho-casa, e cafés vão na termos, e a comida na marmita. Eu já trabalhei na Bélgica e ganhava líquido cerca de 2X mais que em Portugal, mas o apartamento e transportes públicos e café saiam-me 3x mais caros! Poupei dinheiro mas só porque tinha muito menos pessoas conhecidas/sol, e daí muito menos jantaradas e saídas.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Em pt ha mt gente a ganhar bem é verdade mas n corresponde a realidade dakilo que a economia produz pa s pagar, n foi a toa k tivemos intervenção estrangeira…n é tb por acaso k mts famílias estão cheias d dividas e isso do n sair no estrangeiro pa s divertir n é verdade pois conheço imensos casos k contradizem essa opinião tal cm acredito k haja outros exemplos l revelem outra realidade contraria, mas um licenciado la fora sem dúvida k fara vida k aki nunca fara…

      2. Avatar de APereira
        APereira

        Errado…isso é um mito…

        Os custos dos bens essenciais em PT sao similares a maioria dos paises da Europa.

        Tirando as casas que sim efetivamente e usualmente sao mais caras, na maioria dos paises é tudo ao mesmo preco ou mais baixo até.

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          Subscrevo. Quem atira o custo de vida para os olhos é porque está a ser explorado lá fora. Relativamente ao que se ganha, Portugal tem o pior custo de vida da Europa (dos países que interessam pelo menos). Quando falam em fazer a mesma vida que cá, tem de perceber que noutros países não há tascas como aqui, por isso se forem a um restaurante vão pagar mais, mas se forem a um restaurante equivalente aqui vão pagar mais ou menos o mesmo.

          Os preços de “supermercado” são praticamente iguais em toda a Europa

        2. Avatar de ZH
          ZH

          Achas que sim?

          O “meu” T2 em Zurique custa 1800€/mês. Ir ao supermercado e conseguir fazer compras só com bens essenciais (como tu aí dizes) e pagar menos de 100€… por favor diz-me onde 🙂 Eu vou lá…

  10. Avatar de RickPinto
    RickPinto

    Mais uma vez, não sei onde raio vão buscar estes valores…
    E não está relacionado com o facto de pagarem pior no norte que no sul (sendo eu do norte).
    Estes valores são irreais, principalmente se estivermos a falar de operadoras de comunicações, cuja realidade conheço bem.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Não me parecem ser irreais. Grande parte dos salários incluem bónus. Depois há ainda subsidio de refeição + férias.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Isso é baseado só e apenas no salário base, não entra outros valores, senão falaria no valor à hora e nos outros fatores como por exemplo o valor que dava no total em media ao final do mês.

    2. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      O Sul não é Lisboa, compara com os salarios de Faro se queres um minimo de justiça. Mas de facto eu já trabalhei em varios contact centers e em todos eles os valores de que estão a falar são completamente fora da realidade, esse tipo de valor ganha um service manager e tem que ser daqueles com 20 anos de casa.

  11. Avatar de JJ
    JJ

    Claro se estiverem a incluir comissões que se podem receber e os valores pagos a supervisores e gestores, pode ate dar esse valor.

    A questão é que normalmente as empresas criam regras de forma a nem metade dessas comissões pagarem… logo o valor pago é bem inferior.

    Alem disso, esse valor, deve ser o salario bruto, sem os descontos.

  12. Avatar de Davide
    Davide

    Provavelmente o valor referido e sem descontos, seguros e etc

  13. Avatar de trabalhador
    trabalhador

    Gostava de saber onde o autor do estudo foi pesquisar para obter tais resultados no estudo. Porque a realidade, pelo menos em Portugal, é muito diferente e para pior!
    Além dos funcionários serem submetidos a uma pressão indecente, por parte dos empregadores, para impingir tudo e mais alguma coisa a potenciais clientes, ainda são penalizados senão atingirem determinados valores de vendas e/ou comissões! Do conhecimento que tenho, e não são assim tão poucos os call centers a que me refiro, ganha-se o ordenado mínimo nacional e mesmo assim é muito “chorado” por quem o paga, porque qualquer coisa é motivo para servir de penalização e se receber menos um bocado!

  14. Avatar de Nuno Leao
    Nuno Leao

    Dados de treta, obtidos por encomenda. Afinal pouca gente aqui deve desconhecer a arte de manipular números que é a estatística. Agora quero acreditar que a notícia sai aqui por ingenuidade e não por encomenda também,

  15. Avatar de Carlos Damião
    Carlos Damião

    No call center da EDP não chega aos 500€. 8h/dia 5dias/semana

    1. Avatar de ze
      ze

      isso é mentira. chega aos 500 , agr se faltas e te descontam no ordenado, essa já é outra questão

      1. Avatar de Edgar
        Edgar

        pagam 505 ordenado minimo, se descontares a segurança social, não levas os 505 😉

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Chega aos 500 e pode passar.

        Actualmente os contratos estão feitos a 2.20..

        E nem é a minha área, mas infelizmente tenho familiares a receber estes valores num pais da UE em 2015..

  16. Avatar de Demonoid
    Demonoid

    loool
    Que anedota de post.
    O autor deste “estudo” é daqueles que nunca trabalhou num de certeza….. Na MEO se conseguirem ganhar 450€ por mês (40 horas semana), já se pode considerar um verdadeiro luxo… Sem falar da pressão constante para vender productos……

    1. Avatar de Marco
      Marco

      conheço quem trabalhou num da MEO e ganha mais do que os 500€….

  17. Avatar de Alexandre fonseca
    Alexandre fonseca

    Estes valores não são reais. Em callcenter pagam 505 por 8 horas

    1. Avatar de Ed
      Ed

      Então convido-te a candidatares a um call center da PT/Meo, entre outros e nunca vais receber limpos, mais do que 450€ 😉
      Fala a voz da experiencia.

      1. Avatar de Colaborador MEO
        Colaborador MEO

        Então ou não estás cá à muito tempo ou faltavas constantemente, na meo é 505€ e mais o subsidio de refeição chega a ir quase aos 600€, se tiveres prémio aumenta ainda mais.

  18. Avatar de "Estudos dizem"
    “Estudos dizem”

    Este estudo deve de ser como o estudo que saiu com a média dos salários em Portugal. Devem de estar a contar com os salários dos colaboradores directos e não com os parceiros que trabalham por outsourcing. Ou então esta a ser contabilizados o ordenado pago pela empresa mãe à empresa de outsourcing e não o que a empresa de outsourcing paga aos trabalhadores que é menos de metade por vezes para 40h semanais.

  19. Avatar de Manuel
    Manuel

    Quem fez este artigo anda mesmo longe da realidade! o salaria mínimo e já não é mau!
    será que quem meteu a cunha para o empregar é de família?

  20. Avatar de Karpov
    Karpov

    Tretas. A NOS paga 3€ por hora. Aplicando os descontos faz com que na prática se ganhe ainda menos que isso . E pelos testemunhos de gente que trabalhou noutras empresas conclui-se que isto é prática generalizada. Tenho muita curiosidade em saber como chegaram ao valor de 6,20€…

  21. Avatar de Alc
    Alc

    Em toda a Europa trabalham 3.8 mil milhões de pessoas em call centers??? Sério? Algo está errado ou estou a interpretar mal!

  22. Avatar de Alc
    Alc

    Em toda a Europa trabalham 3.8 mil milhões de pessoas em call centers??? Sério? Algo está errado ou estou a interpretar mal!

    1. Avatar de Alc
      Alc

      Já foi corrigido! Obrigado

  23. Avatar de Marco
    Marco

    @Pedro Pinto: o link aponta para a página da altitude e não para o estudo.
    Qt a valores se forem brutos talvez se aceite…

  24. Avatar de Joao
    Joao

    O valor hora referido está ajustado com a realidade. Em todos os contact centers existem hoje em dia, remunerações variaveis que permitem incrementar o vencimento final.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      João a questão é essa mesmo. Como se trata de um valor variável não pode nem é considerado ordenado , mas sim subsídio. Ou seja, é pago como prémio adicional. Qualquer das formas mesmo com isso tudo os valores devem rondar mais pelos 630€ /650€ e não os valores de 1000€ que o artigo sugere, se assim fosse terias filas e filas de pessoal mortinho para trabalhar num call center

  25. Avatar de Joao
    Joao

    Quem trabalha/trabalhou em call center, ou conhece bem a área, facilmente se ri com este artigo e os dados em que foi baseado… Pior é que quem não está por dentro facilmente acredita nisto…

  26. Avatar de Mr. Lol
    Mr. Lol

    Eu trabalho no cc da fidelidade em Évora e ganho 250 em 4 horas. Mais subsídio de alimentação mais prêmios. Não é mau para o que pagam. Trabalho com mediadores e só somos avaliados no tempo e na forma do atendimento. Os chefes são porreiros e nunca tive qualquer problema. Ja la vão 2 anos, mas assim que terminar o curso abalo logo

  27. Avatar de wolf
    wolf

    Estes valores até podem ser verdadeiros, mas são o que as empresas principais pagam para depois outras de recursos humanos e empresas dedicadas aos call center contratar pessoal, pessoas essas que são submetidas a uma tamanha idiotice de perguntas e muitas vezes o ambiente de trabalho também não é o melhor, concluindo o estudo em nada corresponde à verdade e mais uma vez vêm atirar areia aos olhos a ver se ficam bem na fotografia, quem trabalha em call center que se manifeste pois não estamos em tempos de tapar os olhos.

  28. Avatar de Daniel
    Daniel

    Lol….6.20/h…lol….em que universo paralelo vivem?
    Quem fez o artigo nem se deu ao trabalho de verificar a realidade do pais. trabalho num CC e não ganho isso, nem conheço ninguém que ganhe isso noutros CC….
    E mesmo eu já trabalho na área de suporte técnico, que já é um pouco mais especializada e o ordenado é o mínimo nada mais.

  29. Avatar de SPAM
    SPAM

    SPAM alert, não vi relatório nenhum, apenas um link para um fornecedor de soluções de call-center….

      1. Avatar de SPAM
        SPAM

        @Pedro
        Acontece que se fores directamente ao site da European Contact Center Benchmark Platform (http://www.eccbp.be/index/pages/id_page-83/lang-en/) o salário médio em Portugal é de 650€.

        Esse relatório tem como base apenas um fornecedor…

        Em Portugal temos soluções de Call-Center, desenvolvidas por Portugueses, como por exemplo a Collab entre outras start-ups… em forte expansão nacional e internacional (Penso que seria bom falar-se nisto).

        Existem também outras entidades que elaboram relatórios, nomeadamente em Portugal a Associação Portuguesa de Call-Centers (APCC)

        Relatório de Actividade de Call-Centers em 2015: http://media.wix.com/ugd/43c603_2d3a1d59a48e44178d2e00a4087ef407.pdf

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Obrigado pela informação. Nós não temos muitos contactos de DataCenters em Portugal, se alguém quiser partilhar, força.

          1. Avatar de Colaborador MEO
            Colaborador MEO

            Manpower, TempoTeam, Adecco, Randstad e kelly services, tenho conhecimento de serem estes que colaboram com a Meo

  30. Avatar de manuel
    manuel

    Eu levo para casa em média 850 por 8 horas; salário mínimo e prémio objetivos; e penso que pagam pouco pelo stress que levamos todos os dias.

    1. Avatar de rui
      rui

      Para estar sentado essas 8 horas a chatear pessoas (e enganar, mas isso já é outra história) para comprar/aderir o produto que vendes e se elas disserem que não estão interessadas, muitas vezes chegar a tratar mal (a dizer que são burras porque não percebem nada do assunto quando percebem mais do que tu), e se não atenderem a chamada recebem mais umas quantas de hora em hora (ou menos) durante uma semana, … Com isso, receber 850 é uma humilhação para trabalhadores de outros serviços que exigem muitas mais competências e muito mais do trabalhador do que um call-center. E já agora, stress há em todos os trabalhos. Isso que tens é um emprego: ganhar “muito” e fazer “pouco”. Aproveita enquanto lá estás, e não chores porque mesmo no teu meio deves estar incluído num pequeníssimo grupo dos que mais ganham. E antes que venha o hate, já trabalhei em call-centers alguns anos. Só tinha de fazer X chamadas por dia, “vender” Y produtos por semana. Ser sujeito a avaliação por parte dos clientes no final de cada chamada em que algumas avaliações podem ser forjadas (mas isso já é outro assunto), etc. E no final de tudo, nem perto desses 850 chegava, mesmo com prémios, comissões e subsídios. E se vires outros comentários aqui, notas bem que ganhas mais que a média. E para o que fazes ainda dizes que és mal pago. É mesmo de rir. Conheço programadores, médicos, dentistas, (trabalhos que exigem muito mais competências, risco, stress, responsabilidade) que ganham menos que tu. E para quem acha que um programador merece pouco, imaginai um programador de uma empresa de segurança e que também fornece os sistemas para os bancos. Imaginai só o que um simples erro ou esquecimento pode fazer ao cliente final e à empresa que o forneceu. E vem agora falar em stress porque não sabem lidar com pessoas com pouca educação e empregadores exigentes… Essa é boa. É o que dá ter cunhas para meter.

      1. Avatar de Quatermain
        Quatermain

        Caro rui, nem todas as posições de trabalho em call center são para fazer “apenas X chamadas e vender X produtos”, alias, hoje em dia isso é impraticável.
        E sim, trabalhar num call center é mais desgastante do que os trabalhos que mencionou.
        Se realmente acha que um trabalhador de CC trabalha pouco e tem pouco stress, tem que tentar atender 60 reclamações com intervalos de 12 segundos por dia…

      2. Avatar de Assistência Técnica
        Assistência Técnica

        @rui….Está a generalizar duma maneira assustadora. Tal como diz @Quatermain (cujo comentário subscrevo) hoje em dia há call centers de tudo, vendas claro, mas também apoio ao cliente, suporte técnico, banca telefónica, serviços, etc etc etc.
        850€ por 8h já não é mau sem dúvida mas não sabemos a que custo! E acredite que isso é muitíssimo importante!
        Já trabalhei para o MEO móvel na equipa de Retenção OUTBOUND com ordenado 505€ + 6€ sub. alimentação + incentivos que poderiam ir até aos 450€, no entanto não lhe passa pela cabeça aquilo que tinha que me esforçar para os atingir e numa equipa considerável poucos atingiam. Portanto não vamos comparar graus de stress e responsabilidade entre profissões já que todas os têm de certeza umas mais que outras.
        Imagine média de 100 chamadas por dia num 1696 ou ter que responder a quase a mesma quantida de e-mails com avarias dum dia de trabalho…

  31. Avatar de Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues

    Duvido que exista muitos call-centre a receber 6.20€/h
    Media por mês fulltime: €992 se receber 6.20€

    Onde? Portugal duvido muito.

  32. Avatar de Milton Santos
    Milton Santos

    Completamente mentira.

  33. Avatar de ACSC
    ACSC

    Não confundir Call Center com Telemarketing!!!

    1. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      Não achar que call center e telemarketing são coisas diferentes !!!!!!!! Telemarketing é uma das actividades que são feitas em call centers, tal como apoio ao cliente, apoio técnico, retenção (telemarketing ultr agressivo transvestido de apoio ao cliente). !!!!!!!!!!!!! e mais !!!!!!!!!!!!!!!

  34. Avatar de Pedro
    Pedro

    O melhor é perguntar a Marta que o Pplware não tem noção da realidade

  35. Avatar de Eu
    Eu

    Mentira. Ganho 2.91€ hora….

  36. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    Isto de criarem notícias apenas para ter visitas e comentários é muito engraçado, mas a vossa credibilidade que estava acima de outros blogs da área está a ficar muito abatida.
    Se pensarembum bocado sabem que isso não é verdade nem esses valores nem os que colocaram nas áreas de TI, qualquer dia estão a dizer que as pessoas das caixas do continente também ganham 1000€ por mês. Continuem o bom trabalho que faziam e deixem de fazer notícias para ter muita gente a comentar que é o melhor que sabem fazer.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nuno

      Comentário infeliz quando existe um estudo com essa informação! O Pplware não inventa, põe isso na tua cabeça!

      1. Avatar de Ivy Kiara
        Ivy Kiara

        Muito bem respondido!

  37. Avatar de Daniel
    Daniel

    Isto está absolutamente errado. Eu trabalho num e recebo o ordenado mínimo sem o descontos. Com descontos fico com 460€ não pagam menos porque não podem.

  38. Avatar de manuel
    manuel

    Depende da função…
    Se for vendas pagam mto bem, se for customer care ou tecnica nem por isso, os premios sao maiores proporcionalmente á agressividade comercial da funçao.

  39. Avatar de peetlx
    peetlx

    Confirmem se estou correcto mas:
    719€ : 22 (Dias) = 32.682€ : 8 (horas) = 4.085€ ???? Onde foram buscar os 6.20€ Hora ???

    1. Avatar de Pedro Pinto

      719€ : 22 (Dias) = 32.682€ : 8 (horas) = 4.085€ CORRECTO!
      Mas para chegares aos 6,20€ tens de fazer outras contas.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        As contas não são feitas com 22 dias, mas sim com 30 dias, mesmo nao trabalhando ao fdsemana recebemos, assim

        719€ : 30 (dias) = 23,966€ = 23,966€/ 8= 2,99€ (dia).

        ou seja, bem menos que os propalados 6,20€.

        fazendo o contrário:

        6,20€*8= 49,6€ dia = 49,6€*30=1488€ mês brutos (isto é sem descontos e nem subsidio de alimentação)

        Obviamente este valor é completamente descabido, pois eu sou professor e não ganho esses valores.

        Por esse valor teríamos muita gente a deixar os seus trabalhos para irem trabalhar em Call center,

  40. Avatar de quatermain
    quatermain

    Nem um supervisor ganha €6.20/h… Para chegar aos €700 é preciso ganhar prémios de produtividade, prémios de vendas, receber duodécimo a 100% e juntar o complemento de refeição. Se souberem de algum sítio onde ganhe os €6.20/h avisem.me que eu volto a atender chamadas…

  41. Avatar de Edgar
    Edgar

    720€ (mesmo que sejam líquidos) 720/22 dias úteis = 33€ (arrendondados) 33€/8h= 4.1€ Muito longe dos 6.20
    Em Portugal esse valor em Call Center é uma falácia. É o emprego mais mal pago em PT, até uma mulher a dias ganha mais à hora.

  42. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Infelizmente lá vai o longo tempo que o pplware sabia colocar uma noticia sem ser por ingenuidade, ignorancia ou erro..

    Culpa não é vossa, mas estes estudos são mais que tretas que valem 0.

    Contudo fica a critica e o conselho de começarem a actualizar as vossas fontes e fazer o vosso estudo, sei que o trabalho de blogger e ter conteúdo para publicar não é facil, mas não percam o que vos fez crescer. Actualmente é muito assim..

    Quanto a noticia/estudo, mais que errada.
    Abraços

  43. Avatar de Mike
    Mike

    A maior parte dos CC são efectivamente mal pagos, mas por exemplo no sitio onde trabalho são 840 brutos mais SA e há outros CC’s a pagar um pouco mais, isto na zona de LX.

  44. Avatar de RuiP
    RuiP

    O grosso dos graduados que conheço a trabalhar há menos de 2 anos não passa os 750€ brutos. E segundo este artigo a malta de callcenter, em que o grosso não precisa sequer de escolaridade, ganha 1000€+.

    Interessante., no minimo.

  45. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    Os dados claramente são de efetivos nos call centers, ou seja aqueles que não trabalham para as empresas de trabalho temporario. é simples! obviamente que o estudo deveria incluir quem trabalha com contratos temporários, isto de fazer médias a gestores de conta diretores de linha, administrativos e supervisores é absurdo

  46. Avatar de Pedro
    Pedro

    Amigos basta fazer contas 6.2€ *8 horas *21 dias de trabalho da 1041€ por mês, isso nem um chefe de equipa ganha quanto mais um assistente. Falo por experiência de 11 anos de serviço de apoio à clientes . O valor hora é sempre estabelecido pelo ordenado base e não com os subsídios e remunerações variáveis.

  47. Avatar de Tiago
    Tiago

    Comédia de estudo para não variar…trabalho num call center em regime de Outsourcing e os elementos em atendimento nao ganham de todo 6,20€ nem nada perto disso. Quanto ao salário médio indicado, esse sim já está mais proximo da realidade.

  48. Avatar de pedro silva
    pedro silva

    Atenção. Os dados referem-se, claramente, a trabalhadores efectivos e não temporários. Vale a pena frisar que mais de 85% dos operadores de Call Centers são temporários, logo, os €6,20/h estão correctos nos efectivos mas são mais do que o dobro do valor ganho pelos trabalhadores temporários.

    1. Avatar de Vera Fonseca
      Vera Fonseca

      Nem supervisores efectivos, quanto mais assistentes efectivos! Anedótico!

  49. Avatar de jorge neto
    jorge neto

    Epa eu trabalho num call center e recebo 2,90euros à hora

  50. Avatar de Miguel Soares
    Miguel Soares

    Eu trabalhei 3 anos num Call Center e cada vez fui recebendo menos, não baseado no ordenado mas sim baseado no sistema de prémios que não sei se está incluido nesta noticia. Agora isto dos 6,20€/hora é como alguns dizem. Pegaram em meia duzia de macacos e fizeram a média. O pessoal de Outbound recebe mal que se farta e a pensar nisto recordo-me dum questionário que nos fizeram a perguntar se estavamos contentes com aquilo que recebiamos e com o nosso trabalho e fomos quase que obrigados a responder que sim por causa da chefia.

  51. Avatar de tony
    tony

    Alguém me anda a tirar dinheiro do bolso
    Outsoursing todos são
    no meu caso trabalho para linha de suporte técnico da Vodafone
    Ordenado base: 505€
    premio de qualidade: 200€ (variáveis consoante desempenho/qualidade)
    sub. almoço:5.03€

  52. Avatar de David
    David

    Grande mentira. E os depoimentos das associações “Ganhem vergonha” e “Precários inflexíveis”? O contraditório nesta noticia não existe.

  53. Avatar de Jorge
    Jorge

    Só para desmistificar um pouco o “mundo maravilhoso” que são os CC´s em Portugal.

    Apoio técnico Meo (Outsourcing como todo o atendimento Meo)

    505€ base para quem faz 40h semanais
    Subsidio alimentação: 6 euros (cartão) por cada dia trabalhado
    Prémio individual, mas com vários objectivos solidários que retiram pontos no final. Desde o negócio ruinoso entre a PT e Rioforte os objectivos estão de tal modo altos que é raro receber alguns euros.

  54. Avatar de Jose
    Jose

    Já fui agente em dois Call Centers (Outbound e Inbound) e em nenhum dos dois ganhei 6,2€/hora no entanto sei que em casos de Servico de Vendas pode-se ganhar mais que isso dependendo da performance.
    Entendo que ao tentar comparar este artigo com as realidades que conhecemos caiamos na tentação de nos focar apenas nessas diferenças, no entanto acho que este artigo nos dá mais que isso.
    O salário não é de longe o melhor tendo em conta a exigência e o desgaste mas por norma não é o salário mínimo, dependo da existência de horário por turnos é mais difícil de conciliar com a vida pessoal que outros empregos. Por outro lado permite emprego a muitas pessoas com ou sem Curso Superior, e na minha opinião temos que nos habituar à realidade que esse fator tem cada vez menos peso. Sendo um emprego visto como temporário há muita rotatividade no staff e isso permite mais oportunidades de evolução.
    O que me fica neste artigo é que é um mercado em expansão global, depois cada um faz as suas contas.

  55. Avatar de Kineticnrgie
    Kineticnrgie

    Digamos antes menos de €3 por hora…. Era bom se fossem €6….

  56. Avatar de service desk
    service desk

    queria só lembrar que os service desks especializados para apoio informatico pagam muito mais (media 1000€ ou superior) e tentem por help desk com lingua alema que por exemplo na teleperformance ha vagas ate aos 3000 … call centers nao é so meo e assim… temos fujitsu, siemens, sitel, cisco entre outras a pagar muito bem

  57. Avatar de Arnaldo Sá
    Arnaldo Sá

    Funções de apoio ao cliente numa língua estrangeira são renumeradas entre os 1000€ e 1500€ Brutto. Para Portugal nada mau.

    1. Avatar de Aaaa
      Aaaa

      Não é que não seja nada mau. É muito bom, mesmo.

  58. Avatar de Marco
    Marco

    Amigos, Quais são as principais empresas de Call Center em Portugal ?

  59. Avatar de Luis
    Luis

    Esta e para ti moderador , não sei que mal disse no comentário anterior, mas como sei que este comentário não vai passar digo aqui eu fui leve a dizer que estava, a dizer asneira mas esta gente é burra mesmo, assim como os moderadores para bloquearem a minha mensagem anterior que nada de mal tinha. Burros mesmo

  60. Avatar de Claudia
    Claudia

    Tanta gente mal informada que vem para aqui comentar… Estes ordenados existem e são praticados cá em Potugal, sim. Mas para lá chegar será preciso falar fluentemente inglês e mais uma língua estrangeira, algo que o artigo também poderia referir.

  61. Avatar de Jorge Cipriano
    Jorge Cipriano

    É uma pura mentira. Trabalhei 7 anos e pouco passava do Ordenado mínimo. Mesmo que assim fosse eram mais que justo! Mais uma vez se prova que a manipulação da Opinião Pública dá sempre frutos perante os ingénuos portugueses. Experimentem a trabalhar em Call Center, ouvir insultos pessoais, ouvir o cliente e escrever e registar ao mesmo tempo, etc, etc. Em cada fornada de 20 em formação, apenas 2,3 aguentavam.

  62. Avatar de Cátia Sofia de Almeida Cleto
    Cátia Sofia de Almeida Cleto

    LOL eu nem 5€ à hora ganho!!!!!! e ingénuos aqueles que acreditam que trabalhar num call center é pêra doce !!!!!

  63. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    E estive eu na PT a receber 1,2€ à hora…Este estudo é uma piada

  64. Avatar de Raquel Craveiro
    Raquel Craveiro

    Bom dia. Podem dizer qual é o callcenter k paga assim? É k vou ja p la. Ja trabalho a mts anos em callcenter e nunca recebi assim.

  65. Avatar de Operador/programador
    Operador/programador

    Depende muito do tipo de call centers. Ha pessoas que trabalham em call centers e tem comissão sobre vendas, há call centers de cobranças muito bem pagos e há os call centers “normais” que são mal pagos. Eu ja trabalhei em call center 3 anos enquanto estudei e não ganhavam, nem lá perto, este valor. Já agora, sou programador e comparar comunicador de call center com programador é de uma total ignorância e burrice. Posso dizer que já trabalhei em projectos em que o cliente paga milhões e tive que dar muito boas explicações ao cliente quando as coisas não corriam bem. Já tive que trabalhar 24 horas seguidas para resolver problemas/crises. Nunca tive estas preocupações no call center e a vida era bem mais fácil profissionalmente, por outro lado tenho uma vida particular muito mais tranquila.

  66. Avatar de Bruno Coelho
    Bruno Coelho

    Os trabalhadores de call centers são os novos operários. Os operários clássicos vivem no sudoeste asiático, china(s) , etc.

    Agora em vez de dizer que tudo está mal e votar em neo-liberalimos que apenas defendem os patrões, começam a reivindicar o que é vosso! Manifestem-se, não tenham medo!

  67. Avatar de Cibele
    Cibele

    Eu tenho muita vontade de morar em Portugal, todo ano voy de ferias e quero muito me mudar pra um país mais quente, com comida boa e qualidade de vida, moro na Irlanda a 14 anos, trabalho como customer service na Amazon, ganho 11.50 a hora, o salario é bom mas aqui td eh muito caro! Mas lendo os comentarios de vcs eu me assusto!

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Olá colega. Cloud Support Enginner, piso 3 🙂

  68. Avatar de tocas
    tocas

    Boas,
    alguem sabe quanto fica cada dia na formação da Manpower?

  69. Avatar de Giuliano
    Giuliano

    Quem souber onde estão pagando 6,20€/hora em Portugal, me avisem! Aqui no Brasil com R$719,00/mês você mora em baixo da ponte. Quanto custa uma boa blusa de frio aí? Aqui uma boa blusa você não paga menos de R$200,00. Estou pensando seriamente em ir embora para Portugal, pois o poder de compra e a qualidade de vida aí é superior ao Brasil, sem a menor sombra de dúvidas! Eu com 680,00€/mês já ficaria feliz da vida!