Portugal: forças policiais vão poder usar bodycams nas fardas em 2026

24 Comentários

A informação foi avançada pela ministra da Administração Interna, na quinta-feira, e dá conta de que as forças policiais vão poder usar bodycams nas fardas, em 2026.

Bodycam

Esta quinta-feira, a ministra da Administração Interna anunciou que, em 2026, as forças policiais vão poder usar câmaras nas fardas, as conhecidas bodycams.

O processo iniciado antes do XXIV Governo foi interrompido por vicissitudes judiciais que estão ultrapassadas e, nós, por isso, contamos, em 2026, ter pronto o processo para que as forças policiais possam ser devidamente apetrechadas no quadro rigoroso definido pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Disse a ministra, anunciando que foram autorizadas, também, mais de 1480 câmaras de videovigilância, cuja “operacionalização prática cabe [depois] às Câmaras Municipais”.

Bodycam

Administração Interna estabeleceu acordo com a NOS

Relativamente às bodycams, o Tribunal de Contas deu visto favorável ao contrato do Ministério da Administração Interna com a empresa NOS, para adquirir a plataforma que vai gerir os dispositivos.

O concurso público para a aquisição desta plataforma iniciou ainda durante o Governo de António Costa. No entanto, o processo foi interrompido duas vezes.

Só em janeiro deste ano é que o Tribunal Supremo Tribunal Administrativo permitiu retomar o processo.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Nenhum problema, desde que o Povo possa possa igualmente usar câmaras para registrar operações policiais.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Se o policia está a gravar está a gravar, ou achas que as câmaras são parciais e só gravam o que lhes apetece?
      Os agentes não têm acesso as gravações, não podem editar os vídeos.
      Para o caso do Odair Moniz tinha dado muito jeito, tirava muitas duvidas, se realmente o Srº tinha ou não a faca e se alguma vez sacou da mesma, vai ser vir para os dois lados para a defesa do agente ou provar a má conduta do agente, por conhecimento de causa ficavas admirado com a forma que a maioria das pessoas se dirige a um agente.
      Claro que há bons e maus polícias, o problema dos polícias é que para se ser polícia tens de ser capaz de pensares primeiro nos outros e só depois em ti, é uma daquelas profissões que não podes ser polícia só porque não havia mais nada, vais ser um mau polícia.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Não faço ideia dessa “pureza “ das gravações deles, só sei que para termos a certeza o melhor é haver também as dos outros. Quanto a essa história da “santidade” da profissão, a única que sei é que não chega aos 100%. Talvez 90, 95, ou mesmo 99%, sei lá, mas mesmo assim a precisar de nos precavermos desse 1% mau. Para não falar de um provérbio, salvo erro siciliano, que diz que a melhor maneira de um mafioso evitar problemas com a polícia é entrar para lá.

        1. Avatar de Vitor Miranda
          Vitor Miranda

          Ó Grunho e porque tens a certeza que as outras “camaras”, serão mais puras? Atualmente, qualquer pessoa tem um telemóvel e filma tudo, só que depois para as redes sociais, só mostram aquilo que lhes interessa. Onde está a pureza?

    2. Avatar de José Barbosa
      José Barbosa

      Continuo a não compreender essa fixação e dúvida para com a idoneidade das operações policiais, você não está nos EUA: é essa mentalidade de grunho que faz com que os incumpridores saiam impunes e cada vez mais a polícia não queira fazer o seu trabalho. Dão cartas de desconto aos coitadinhos violentos, ladrões e afins e teimam em querer culpabilizar a polícia.

      Se calhar se andassem em cima das manobras perigosas, material descarregado ilegalmente, etc etc até o Grunho iria ver até que ponto as entidades são condescendentes… Se for à Alemanha por exemplo, vai-se arrepender de querer a polícia tão ativa hahaha. Mas aí apanha o ladrão, apanha o que descarrega ilegalmente sem VPN (e alguns até com VPN hahaha) e por aí em diante.

      Você seria muito mais esperto se cooperasse com as forças policiais no sentido de filmar transgressões e até de fazer um abaixo-assinado para que QUALQUER crime com prejuízo acima de 50€ fosse considerado para à terceira ir para a cadeia, em vez de passar a mãozinha na cabecinha de quem prevarica 100x abaixo de 500€ e nunca lhe acontece nada… mais, até recebe subsídios porque são “coitadinhos”!

      Melhor, tipos espertos em Portugal, Espanha e afins:
      – fazem crimes e, como tal, dinheiro sem rastro
      – cometem crimes abaixo do valor limiar para assim ser considerado leve e não acontece nada (nem que o façam 100x)
      – conseguem que sejam considerados pessoas com família frágil e conseguem: habitação social + subsídios + rendimento mínimo + escolas / material grátis
      – sujam tudo porque “a câmara / junta pagam para alguém limpar” e porque “faço o que quero, se alguém reclama, leva!”
      – muitos e algumas etnias (protegidas…) andam com carros totalmente ilegais mas, como são violentos e protegidos, a polícia faz de conta que eles não existem.

      Moral das história: paga quem trabalha, é roubado (impostos e carteira/casa/telemóvel) quem trabalha e, quem prevarica, sai ileso. Mas sim, parece-me que é a polícia que precisa de ser filmada……. é cada grunho…

    3. Avatar de Artilheiro
      Artilheiro

      Por causa do povo usar câmaras, para destorcer os factos, é que está como está.
      Hoje em dia, é mais criminoso um policia, que o próprio criminoso.

      1. Avatar de Artilheiro
      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Desde quando é que são as câmaras que distorcem os factos? Nunca te disseram que uma imagem vale mais que mil palavras?

    4. Avatar de Eu
      Eu

      Que quer isso de o povo usar? Já têm sido usadas muitas vezes imagens do povo.
      Ou queres que o agente antes de deter alguém, lhe dê espaço e tempo para sacar do telemóvel e poder gravar também?

    5. Avatar de Anung
      Anung

      Olha, olha……
      Estou muito contente, pensava que eras um meio comunista mas afinal és um comunista inteiro 🙂

    6. Avatar de Telmo
      Telmo

      Concordo,
      Mas com um aparte.

      As camaras são produzidas cá?
      É que caso contrário são uma falha de segurança tremenda.

      Repara que é necessário toda uma infraestructura para alojar os videos, e actualizações de código constantes, vamos deixar empresas externas aceder ao nosso quintal, ainda mais no que toca a Polícia?

      Resumidamente, as camaras teem que ser produzidas cá, e o software igual.
      Claro claro, os chips não são nossos, ou grande parte não são, mas os circuitos, o firmware, o desenho, e o software deve ser feito em Portugal.

      Se não for assim, não queremos as camaras, para nada, pois o que estamos é a instalar um cavalo de troia mesmo no centro da coisa(Forças de segurança).
      Não ha maior perigo.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Maior perigo só as baboseiras de pessoas que desconhecem a tecnologia, e pelo que parece não percebem nada de tecnologia

  2. Avatar de José Barbosa
    José Barbosa

    Que forças policiais?! Este país está a reduzir todo o sistema público e os poucos efetivos, não estão efetivos porque estão de baixa prolongada.

    Basta verem a criminalidade a aumentar, o horror de manobras perigosas na rua e polícia… só a ver as fotos dos radares ou nas rotundas a controlar seguros / inspeções. Em várias cidades grandes é ver nas ruas malta a oferecer pancada, a exigir moedas ou em assaltos e polícia… “ahh temos pouca gente, se calhar daqui a um par de horas vamos aí…”

    A mim bateram-me no carro e consegui que o condutor parasse, chamei a polícia e estivemos quase 45 minutos para vir; aos meus pais uns tipos de uma etnia bateram-lhe de propósito no veículo para tentar roubá-lo e a policia veio quase 1h depois, o que lhes valeu foram outros condutores que pararam a ver a cena e ameaçaram os tipos, senão bem que corria mal.

    Portanto, impostos para quê? Para pagar o círculo de ajudas dos governos e afins.

    1. Avatar de BS
      BS

      Disse tudo! O cidadão acha que pode ter os mesmos direitos que a polícia, que pode filmar um qualquer outro cidadão como se fosse familiar. Todos temos direitos, mas também temos deveres! Hoje em dia a polícia, bombeiros só dão jeito quando é para próprio benefício, caso contrário a culpa é sempre deles! Sugestão: em caso de aflição, de problemas, chamem o super homem ou o Batman!!

      1. Avatar de TiagoC
        TiagoC

        Tudo dito e subscrevo.

  3. Avatar de guilherme
    guilherme

    Se for a sério como na América, que elas estão sempre ligadas em caso de detectar movimentos bruscos e são obrigados a ligar durante abordagens.

    E as mesmas não podem desaparecer, senão o polícia é despedido, outra das coisas é que o conteúdo é descarregado de x em x dias para um servidor que a polícia não controla.

    Se for assim, concordo agora se for só para inglês ver…

  4. Avatar de Factos
    Factos

    Por fim! Por pouco os criminosos é que mandavam na polícia e nos tribunais. Já bastou darem tempo de antena na tv.

  5. Avatar de Anung
    Anung

    Finalmente para ver se acaba o jornalixo anti forças segurança e pró criminosos vitimas da sociedade.

  6. Avatar de oligar
    oligar

    Deviam era ser obrigados

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    É uma boa notícias, tanto para o agente de autoridade (cumpridor da lei) como para o cidadão (cumpridor da lei).
    Vamos lá ver quantas bodycams vão ser adquiridas. Penso que temos cerca de 40.000 agentes ativos (PSP + GNR), se houver 10.000 com bodycam já seria bom.
    Espero que não fazem isso a la portuguesa, torrem uns milhões , e depois não dão seguimento, não fazem manutenção do serviço, e daqui 2 anos nada funciona.
    Resta saber, se o cidadão pode pedir as gravações.

  8. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Como já disseram aqui, até deviam ser obrigados.
    Isto é principalmente para proteger o cidadão.
    Já vi um policia a dar uma chapada nas mãos de uma pessoa que estava a filmar um evento, caiu e partiu-lhe o telemóvel. Essa pessoa não estava a fazer nada de mal, apanhou por tabela porque outra ao lado estava a causar problemas. Não é ilegal filmar forças policiais, desde que não obstruam as suas funções. Portanto isto é melhor para todos na minha opinião, pode não ser é para alguns policias mais agressivos.

  9. Avatar de Profeta
    Profeta

    Deixem mas e os policias trabalhar. Ha aqui malta preocupada em que tambem deviam filmar. Mas estao com medo do que ? Se nao se meterem em confusoes com os agentes de autoridade eles nao vao ter com voces. Simples assim. Nao vale a pena inventar, isso a mim cheira-me mais a conversa de bandido que de pessoa de bem. Vao trabalhar malandros.

  10. Avatar de PJA
    PJA

    Finalmente, como um país moderno deve ter. Se a tecnologia o permite deve ser implementado, é bom para a polícia e é bom para os cidadãos.

  11. Avatar de VAOpoK
    VAOpoK

    Nos outros países já usam há mais de 10 anos.