Portugal: Está a chegar a rede móvel 4,5G?

24 Comentários

A Web Summit foi o local escolhido para a PT e a Huawei demonstrarem, pela primeira vez em Portugal, o funcionamento da rede móvel 4,5G, tendo sido atingidas velocidades de 1.7 Gbps.

Na demonstração foi ainda utilizada, de forma pioneira, tecnologia NGPON2 desenvolvida na íntegra pela Altice Labs, em Aveiro, para suportar a conectividade entre as estações móveis e o core da rede.

rede001


O que anteriormente era apenas possível em condições laboratoriais, encontra-se agora disponível na Web Summit em Lisboa: numa demonstração única, a PT e a Huawei ultrapassam a barreira de velocidade de um gigabit para transferências de dados móveis na rede LTE. Esta rede garante 5x mais velocidade que a rede móvel actual e 2x mais que a velocidade premium de fibra ótica.

Há um legado de inovação e pioneirismo nas redes móveis que é agora reforçado com este importante passo a caminho do 5G. É mais um compromisso com o país e com os nossos clientes, numa aposta no investimento em tecnologia e nas redes de alto débito, que irão viabilizar o desenvolvimento de serviços cada vez mais inovadores e orientados a melhorar o dia a dia das pessoas, como os conteúdos em mobilidade, a “Internet das Coisas” e a “Indústria 4.0.

Alexandre Fonseca, CTO da PT

4,5G – A caminho do 5G

Hoje em dia, a necessidade de conectividade constante, a qualquer hora e em qualquer lugar, criou um verdadeiro “tsunami de dados” com a proliferação de conteúdos em vídeo, das soluções de Internet das Coisas (IoT) ou de Machine-2-Machine (M2M). Desta forma, as necessidades de transferência de dados de alto débito nas redes móveis são cada vez mais elevadas, sendo responsáveis pela evolução das atuais redes LTE (4G e 4,5G) para o 5G.

Para além de um débito mais elevado, superior àquele que se atinge hoje na rede fixa com as ofertas standard da fibra ótica, as redes 5G permitirão obter níveis de latência ao nível do 1 milissegundo, ou inferiores, e maior densidade de conexões por site, o que potencia o desenvolvimento de soluções de IoT e M2M. Permitirão, igualmente, fornecer mobilidade total para serviços de Vídeo 3D, 4K/UHD e de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).

rede_000

Na demonstração que decorreu na Web Summit, o maior evento de tecnologia do mundo, foi implementado espectro multibanda, usado atualmente pelas redes 2G / 3G / 4G comerciais, complementado através da agregação de até 5 frequências portadoras em multimodo FDD + TDD e usando tecnologia MIMO (4X4 MIMO) e conjugando modulação 256QAM.

Durante a demonstração, a PT e a Huawei apresentam as mais recentes soluções de tecnologia 4,5G, utilizando plataformas de HW e SW comerciais, Huawei Lampsite FDD e Macro TDD em conjunto com dois dispositivos protótipo, com a capacidade de transmitir tráfego de dados através de cinco frequências portadoras usando MIMO 4×4.

Parceiras de longa data, PT e Huawei estão ambas comprometidas com o desenvolvimento continuado de tecnologias de comunicações móveis e no lançamento de redes LTE cada vez mais rápidas e avançadas em Portugal. Em 2014, as duas empresas fizeram uma demonstração com duas frequências portadoras, atingindo velocidades de 300 Mbps, serviços esses que já se encontram disponíveis na rede LTE comercial da PT. ​

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Edgar
    Edgar

    A Nokia já anda a implementar a rede 5G, por isso é não venham cá com essas meias evoluções para vender mais uns equipamentos, quando deviam saltar logo para o 5G.

  2. Avatar de Pedro Pinto

    @Edgar, é preciso preparar a Infraestrutura antes de passar para 5G…que só acontecerá em 2020.

  3. Avatar de alex
    alex

    Em muitos sítios nem a 3G funciona… Já para não falar em locais mais isolados que chamadas só com telefone fixo porque nem rede há..

    1. Avatar de Ricardo Lopes
      Ricardo Lopes

      Apoiado! Existe zonas que nem o 3G funciona..

    2. Avatar de A. Silvestre
      A. Silvestre

      É verdade, eu nos arredores de Caldas da Rainha, só tenho 3G e mal !!!!! e dizem-me os operadores que é do local! Há poucos clientes, por isso não justifica o investimento.

  4. Avatar de Vlad
    Vlad

    Acho que era bem mais interessante ampliares a cobertura 4G antes de virem com o 4.5G. Ainda existem muitas zonas que nem 3G têm, outras que nem cobertura têm para fazer uma simples chamada.

  5. Avatar de o senhor
    o senhor

    4g apenas funciona em condições no Porto e em Lisboa o resto do país é uma vergonha muitas das vezes nem 3g há e já falam em 4.5G, 5G.

    1. Avatar de Marcos Martins
      Marcos Martins

      Recomendo vivamente que apresente Queixa no Livro de Reclamações e remeta o Duplicado após fotocopiado para a ANACOM através de Carta Registada com Aviso de Recepção e exponha por escrito todas as dificuldades

  6. Avatar de Rui
    Rui

    4.5G … 5G para quê ?
    Para venderem depois tarifários com apenas 500 MB por mês.
    Vejam o caso do VODAFONE RED.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      o RED tem até 3GB que saiba ….

      Abc

  7. Avatar de Tiago Pereira
    Tiago Pereira

    Que adianta velocidade para depois nos esperarem com: política de utilização responsável. E ao fim de 20gb estão a cortar a velocidade. São as operadoras que temos

  8. Avatar de Miguel Batista
    Miguel Batista

    Marketing!

  9. Avatar de eu
    eu

    Olhó ZeZé Camarinha

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Que o 5G é um padrão de requisitos mínimos em termos de consumos de energia/débitos e mais um par de coisinhas sim, procurarem no google têm logo link da wikipédia.

    Agora 4,5G (quatro G’s e meio )? Que norma é essa isso não aparece na internet. Marketing da Pt… enfim…

    Queria adicionar que na verdade a conversa do 5G só se põe porque a europa e os states têm uma competição cultural e histórica neste tema (especialmente por causa da pré-meta 4G).

  11. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Eu se fosse as publicações de notícias fazia censura total e absoluta até que os aproveitadores dos operadores móveis passem realmente a cobrir 100% do país e a oferecer tráfego verdadeiramente ilimitado sem quaisquer restrições.
    Eventuais restrições de velocidade deveriam apenas e só ter haver com eventuais sobrecargas momentâneas nas antenas aos quais os clientes se estão a ligar naquele momento, e nos casos em que tal acontecesse mais que apenas uma dúzia de dias por ano deveriam os operadores ser obrigados a reforçar a capacidade.

    1. Avatar de José Henriques
      José Henriques

      Ainda gostava que me mostrasses que países conheces com melhor cobertura móvel que o nosso, já para não falar na qualidade de cobertura (fora da rede NOS, claro).

      1. Avatar de Joao Terra
        Joao Terra

        A nós vende gato por lebre. Existem horas e dias em que é impossivel a rede da Nós, isto porque a rede é vendida como fibra e não é, a rede é por cabo coaxial, ligado a uma antena LTE. se não estou em erro

  12. Avatar de Joao Terra
    Joao Terra

    Muitos como eu, nem tem acesso ao 4G, apenas 3G e mal, reclamo sempre com os da meo e nada. Acho engraçado que mesmo tendo velocidades 4G, mal passa os 30GB é logo capado a 128KB/S.

    1. Avatar de Marcos Martins
      Marcos Martins

      Recomendo vivamente que apresente Queixa no Livro de Reclamações e remeta o Duplicado após fotocopiado para a ANACOM através de Carta Registada com Aviso de Recepção e exponha por escrito todas as dificuldades

    2. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Na NOS chegas aos 15Gb de tráfego e já levas com limites de velocidades abusivos.

      1. Avatar de Joao Terra
        Joao Terra

        O problema é que a nos como tem menos antenas, faz muito TS Abusivo. Eu tenho um amigo que é meu visinho que tem a WOW, ele no speedtest tem boas velocidades, mas chega a fazer download´s a 1MB ou menos, isso é mesmo péssimo
        Eu uma latura fui cliente kankuru e a min bloqueavam a ligação a 1 MB/ S, deixei de ser cliente. Agora na meo tenho mais tráfego que me deram

        1. Avatar de TiagoC
          TiagoC

          Levei com 1 més de Agosto a ouvir desculpas e a ter velocidades de quase 0 kbps. A Nos na 4G é HORRÍVEL!!!

  13. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Nem a 4G presta quanto mais 4,5G…

  14. Avatar de Angels
    Angels

    Todos falam mal das redes de Portugal venham para o Brasil ver o que é bom as vezes entras numa loja nem rede tens a 4g e quase uma miragem