Portugal: Escola Digital “rende” 260 milhões a fornecedores

14 Comentários

Conhece o programa Escola Digital? Desde há 2 anos que Portal tem tido uma aposta forte na digitalização no campo da educação. A compra de portáteis para os alunos e outros equipamentos que fazem parte dos “kits tecnológicos” e internet “renderam” 260 milhões aos principais fornecedores.

Da lista dos principais fornecedores fazem parte a Inforlândia, MEO, Informantem, Claranet e CTT.

Portugal: Escola Digital "rende" 260 milhões a fornecedores


O maior fornecedor da Escola Digital é a Inforlândia

De acordo com o Portal Base, desde 2020, os contratos mais avultados foram fechados com a Inforlândia, Meo, Informantem, Claranet e CTT. Segundo revela o DN, só estas cinco empresas angariaram  259,6 milhões de euros em contratos com o Estado, para distribuir mais de um milhão de computadores e hotspots à comunidade escolar.

O maior fornecedor da Escola Digital é a Inforlândia com 101 610 milhões de euros contratualizados com a Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência. Outro grande fornecedor das escolas é a MEO. Só em três contratos com o Estado, para aquisição e fornecimento de computadores, a empresa do grupo Altice soma mais de 56,66 milhões. A Informantem e a Claranet, realizaram contratos com a Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência, também para fornecimento de computadores para o ensino básico e secundário, de mais de 37,73 milhões e 36,91 milhões de euros, respetivamente.

Os CTT Soluções Empresariais realizaram contratos de 26,73 milhões. O DN /Dinheiro Vivo contactou o Ministério da Educação para fazer o ponto da situação da Escola Digital, mas não obteve quaisquer respostas às questões enviadas.

Para esta nova fase do programa Escola Digital, já se encontram no Portal Base contratos da Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência e adjudicados às empresas Areal, Nautilus, BCN, Decunify e Databox, no valor global de 13,45 milhões de euros, para fornecimento e instalação de videoprojetores nas escolas públicas, revela o DN.

Portugal: Escola Digital "rende" 260 milhões a fornecedores

O Programa “Escola Digital” é promovido pelo Ministério da Educação e gerido pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC), assenta em várias medidas de ação. Destaque para o acesso a equipamentos digitais, conectividade à internet gratuita, formação e acesso a recursos digitais.

O objetivo é garantir o acesso dos alunos a equipamentos informáticos com ligação à internet e recursos pedagógicos digitais. Há escolas que já começaram a distribuir pelos estudantes os computadores.

De referir que serão distribuídos 600 mil computadores pelos alunos.No passado ano letivo, o Ministério da Educação distribuiu cerca de 450 mil computadores e hotspots de internet, segundo um programa que começou por se focar nos alunos mais carenciados (com Apoio Social Escolar).

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ja_sabemos
    ja_sabemos

    aos mesmos ? brincas ?

  2. Avatar de Jotas
    Jotas

    Ainda diziam que o PRR não contemplava
    dinheiro para as empresas…

    1. Avatar de AndroidPolice
      AndroidPolice

      Este nào é dinheiro do PRR. Embora seja dinheiro proveniente da UE.

  3. Avatar de D
    D

    Ninguém fala é na qualidade (ausência da mesma) dos equipamentos.
    Magalhães v3…..

  4. Avatar de dude
    dude

    O carregador pifou? A escola paga? Eu pago? Onde?

  5. Avatar de Cunha
    Cunha

    Programa de empréstimos de portáteis mal desenhado.
    O e-escolas do tempo do Sócrates foi muito melhor pensado. Portateis a 150€ para todos.

    O sistema de empréstimos para alunos e profs é só estúpido… Quem anda no terreno percebe perfeitamente o que estou a dizer .

    1. Avatar de Honorato
      Honorato

      Atenção que era por escalão. O escalão A nem pagava o Magalhães, o B pagava 75€ e o C eram os tais 150€

  6. Avatar de AJCS
    AJCS

    Ao fim de um ano os PC estão prontos para o lixo, fraca qualidade e má utilização são as principais causas, havia forma de gastar melhor o dinheiro, dotar as escolas de melhores meios informáticos e dar formação aos professores, alguns nem sabem usar os meios tecnológicos.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Com PS, e tudo uma grande festa, depois pagam os mesmos só custume

    1. Avatar de Patati
      Patati

      No caso, paga a UE.

  8. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Os suspeitos do costume Inforlandia e afins..

  9. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    E ainda a procissão vai no adro.

    Deixa pousar.

    Quando fizerem bem as contas vai ser a educação de todo um pais que berrou, desapareceu .

    Mas por outro lado vai existir gente, como sempre, a dizer que esta muito bom, mesmo facilmente se vendo que não.

    Só com hardware e software as contas vão ser tão grandes que vão superar todos os aumentos negados aos proficionais em decadas além que daria para montar varios parques escolares do zero.

    Deixa pousar.

  10. Avatar de secalhar
    secalhar

    Vai sempre para os mesmo bolsos.