Portugal: Preço da eletricidade é o mais elevado da União Europeia

49 Comentários

É verdade que há muita tecnologia que é quase indispensável para to dia a dia! No entanto, se faltar a eletricidade a tecnologia serve de pouco já que deixa de funcionar.

Sabia que são os portugueses que pagam mais pela energia na União Europeia tendo em conta o poder de compra? Conheçam os valores.

Portugal: Preço da eletricidade é o mais elevado da União Europeia


Dá próxima vez que ligar uma lâmpada lá em casa lembre-se que está a pagar bem pela eletricidade (comparativamente ao poder de compra dos portugueses). Saiba também que metade do valor que os portugueses pagam pela eletricidade corresponde a impostos e taxas.

Os dados foram publicados recentemente pela Eurostat e mostram que no segundo semestre os consumidores domésticos em Portugal pagaram 22,9 euros por 100 kWh de eletricidade o sexto preço mais alto. A Dinamarca está no topo da tabela (31,2€ por kWh), seguindo-se a Alemanha (30€ por 100 kWh), a Bélgica (29,4€), a Espanha (24,8€) e a Irlanda (25,4€ por 100 kWh).

Já o preço médio mais baixo no segundo semestre do ano passado foi pago na Bulgária (10,1€ por 100 kWh), na Lituânia (11€) e na Hungria (11,2€).

Portugal: Preço da eletricidade é o mais elevado da União Europeia

Portugal no topo da Lista

Quando se analisa os preços ajustados ao poder de compra em cada país, Portugal surge como o país onde a eletricidade é mais cara. Como se pode ver na seguinte imagem criada pelo JN, com base nestes valores, Portugal aprece no topo com 28,2 PPC (poder de compra) por 100 kWh.

Segue-se a Alemanha com 28,0 PPC por 100 kWh. Na cauda está o Luxemburgo com 13,8 PPC por 100 kWh.

Portugal: Preço da eletricidade é o mais elevado da União Europeia

Contudo, de acordo com o relatório do Eurostat, mais de metade da conta da eletricidade (55%) paga pelos portugueses é relativo a taxas e impostos.

Na União Europeia, só os dinamarqueses têm uma carga fiscal mais elevada na fatura da luz (64%). Na Alemanha, os impostos pesam 54% na fatura da luz, revela o JN.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco
    Vasco

    Onde se lê 22.9 euros por kWh deve-se ler 22.9 euros por 100 kwh

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Onde se lê “deve-se ler”, deve ler-se “deve ler-se”.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Bem ou mal, foi 100% mais útil que o teu comentário.

        1. Avatar de Filipe B
          Filipe B

          sim, mas teve mais piada 😉

        2. Avatar de Wishmaster
          Wishmaster

          Sujeito, ambas as formas estão correctas…

        3. Avatar de MM
          MM

          Seria útil, se ele não tivesse corrigido uma coisa certa por uma errada, mas se calhar estava só a trollar. A únidade de Watt sempre foi escrita com ‘W’, nunca com ‘w’, como ele tenta dizer. Portanto, foi mais útil a correção de Português. 😉

          1. Avatar de MM
            MM

            Ok vi agora que afinal ele queria adicionar os ‘100’ kWh, engano meu, o ‘w’ foi apenas um typo. As minhas sinceras desculpas pelo lapso.

      2. Avatar de Vasco
        Vasco

        Obrigado, depois pagas….

    2. Avatar de AP
      AP

      Onde se lê “22.9”, deve ler-se “22,9”.

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Como sempre estamos sempre em 1o nas coisas negativas…as rendas das casa tbm devemos estar em 1o.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      6500€ é o ordenado médio em Munique? Se for o Jorge tem razão e é mais caro em Portugal.

      2400€ são 36% do teu salário.

      Um renda em Portugal é perto de 600€. Um ordenado médio de Portugal não anda nos 1600 mas sim nós 900 e pouco o que faz da renda 75% do salário médio ou seja é mais do dobro do que o que pagas pela tua casa em Munique.

      1. Avatar de David
        David

        Então porque é que há imensa casa em PT que é de propriedade própria, mesmo contendo um empréstimo e nossos países mesmo fazendo esforço para adquirir uma… é quase impossível? E no fundo nunca é nossa… Sendo tb que a carga fiscal para a manter é alta…
        Criticados muito o nosso país, mas, só vivendo para crer…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Em PT normalmente as casas sao compradas tendo em conta 2 ordenados.

        2. Avatar de Narciso Miranda
          Narciso Miranda

          Ó Blue Beast – verdadeiro ou falso nao sei – Onde se encontra um T3 em Lisboa de 150m2 por menos de 250mil euros? Pq eu quero 4 sff

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Pago 1000£ por uma moradia T3 +1 isso sao pouco mais de 25% de 1 ordenado (somos 2 a trabalhar). Em PT em relacao a % de ordenado é tudo muito mais caro.

        1. Avatar de Jose Carlos Lourenco
          Jose Carlos Lourenco

          Eu pago 1600 CHF são perto de 1500 euros por T3 na Suíça. Mesmo 2 a trabalhar com uma criança de 4 anos o dinheiro não da para pagar o plano de saúde que somos obrigados a ter mesmo que não se vá ao médico

  3. Avatar de Blue Beast
    Blue Beast

    PORTUGAL-um dos países mais pobres de toda a Europa,onde o salário mínimo mensal não ultrapassa os 600 euros e onde se paga mais na electricidade,que é um bem tão essencial à vida.Nem dá para acreditar. 🙁

    1. Avatar de David
      David

      Pois é… Mas o povo não se defende nas eleições, nem mostra o seu descontentamento…etc…
      Se Portugal não tivesse a corrupção que tem, estaríamos muito provavelmente melhor que a Dinamarca! Mas está no sangue artista do português… Embora a nova geração esteja a mudar um pouco… Mas levará décadas…a se ver verdadeiras melhorias…

      1. Avatar de pedro
        pedro

        o melhor comentário que já li, avaliação realista do que se passa em Portugal !!!!

      2. Avatar de Rodrigo Da Silva
        Rodrigo Da Silva

        corrupcao?! O que o povo quer ‘e a bola!

        Pode haver corrupcao mas o povo ‘e que ‘e burro e nao quer saber disso para nada… desde que o seu clube ganhe

      3. Avatar de anon
        anon

        A nova geração está a mduarmudar mas já vêm tarde. Futuras gerações têm um futuro negro com estas políticas.

        1. Avatar de David
          David

          A nova geração está a mudar! tarde? porque?
          Será pq aquilo que a nova geração está a tentar mudar, se torne difícil porque nós, os pais, dificultamos, pela mentalidade e ideologias que transmitimos?

          esta geração, tem a dificuldade que nós lhes impomos! pois, sonos nós que passamos o tempo a querer tanto, e quando deveríamos passar tempo com os mesmos, a tentar educá-los, acabamos por os levar para centros comerciais ou lhes compramos telemóveis, e consolas para colmatar a nossa ausência!
          A culpa é nossa! Por uma questão de cultura!
          Aproveitem mais o vosso tempo com eles, ajudem-nos a crescer melhores, melhor educação, pois essa é dada em casa, porque as escolas é para aprender uo tentar orientar o aluno a ser alguém na vida, e tb alguma educação, mas a base é dada em casa, e esquecemos muito isso! OS nossos exemplos para eles é educação e nós falhamos nisso!
          Mas depois dizemos que eles estão condenados! e sim é um facto, terão dificuldades acrescidas, mas somente porque nós, lhes dificultamos o futuro, não porque eles vêem tarde!

          Nós somos os culpados! e só nos resta admitir!
          Destruimos tudo mas dizemos que a geração futura é que não presta!

          Mas uma outro exemplo de como somos!
          IMAginando que sou agricultor, se este ano chove muito, o estado dá subsidio, se não chove dá subsidio, se se há uma praga, dá subsidio, etc etc etc… não queremos trabalhar? há o rendimento mínimo, se não há emprego, há outra cena qq…
          Trabalhar que é bom, não interessa, mas quando há um jovem que cria algo e ganha alguns tostões e acaba por ser bem sucedido, dizemos que foi na droga ou outra cena qq…

          Enfim!

          Como disse, admitir que fomos nós que falhamos seria já um passo para uma mudança, mas… o currupto é que é condecorado, ainda aplaudimos e se for preciso defendemos… este é o espelho da nossa terra!mas depois queremos ser competitivos e ser alguém, mas quando toca a dar o exemplo… falhamos…

          “povo unido jamais será vencido”… pois é… só não sei em que somos unidos!!!

      4. Avatar de João M.
        João M.

        Infelizmente a geração de hoje interessa-se pouco por politica. Está mais preocupada em ver videos de influencers para emagrecer do que ver um debate politico, ler programas eleitorais ou até participar na vida politica. Temos um Benfica que ganha o campeonato, e temos centenas de milhar no MArquês – enchem tudo de lixo – e depois fazem uma marcha pelo ambiente esta semana com nem uma centena de milhar na rua.

        Gostava de ver melhorias mas para melhorar é preciso, no minimo, votar e este domingo tudo aponta para um aumento na abstenção . A malta acha as europeias tão inuteis que dependendo de quem “ganhe” podemos até ter impostos cobrados por Bruxelas ou fundos europeus reduzidos… mas a malta quer é Benfica e FAcebook a bombar para reclamar no sofá.

        1. Avatar de David
          David

          @João M. A geração de hoje interessa-se pouco por política pq foi essa má imagem que transmitimos às crianças, não lhes incutimos o dever de defender os seus direitos e deveres, e muito menos o dever de votar! antigamente, votar era um privilégio para uns e para outros uma miragem, hoje… o dia de voto é dia de praia, patuscadas etc…tudo menos defender o seu pais…
          Nós temos poder, simplesmente na hora da verdade… assobiamos…

          Hoje muitos dos que lutaram pelo 25 Abril devem pensar… eu lutei para isto?

          A culpa é nossa, e não das crianças que passam o dia agarradas aos telemóveis…

          Nós é que falhamos com eles! os valores que nunca lhes transmitimos!

          Abraço

      5. Avatar de Tecnical
        Tecnical

        Eu não creio que uma nova geração vá mudar muita coisa… Se pensarmos bem, não existem políticos humildes e com coragem suficiente para mudar o que quer que seja. Na política são todos família.

    2. Avatar de anon
      anon

      Atenção. Pagamos mais pelas taxas e não eletricidade propriamente dita. O zé tuga gosta de ser humilhado e roubado.

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Vivo no UK e nao poderia explicar isto de forma melhor.
      Tanto a classe politica como o povo, nao dá para conseguir perceber a razao para os precos das coisas (for forma geral ) serem tao altos em Portugal.

      Na ultima vez que estive em Portugal (Marco deste ano), fiquei chocado com o preco dos bens essenciais…
      Pao, massa, arroz, carne, refrigerantes mais caros do que aquilo que pago no UK.
      Igual para roupa, gasolina/gasoleo…

      Mas em conversa com um grupo de amigos, a pergunta foi “Ah e quanto é que pagas por um café?”, yah pago 2 ou 3 vezes mais por um café aqui que em Portugal, restaurantes ela por ela dependendo… mas… isso é que importa?

      Os valores apresentados nos gráficos acima sao indicativos, pois por exemplo pago £0.11 por kwh, ou £11.0 por 100kwh que ao cambio actual sao 12.50Euros, ridiculo Portugal pagar mais.

      Enquanto as pessoas estiverem mais preocupadas em fazer vida de café e acharem que o problema do país sao as empresas que nao querem pagar salários mais altos, quando estes estao atolados em impostos, esquece lá isso…

  4. Avatar de Blue Beast
    Blue Beast

    Senhores moderadores,posso mudar de nickname ?? Então eu é que tenho o único nickname de “Blue Beast” e mais acima aparece um tipo com o mesmo nickname ?? Mas que m**** é esta ?? Vou mudar imediatamente de nickname,mas é que é já,isto se vocês me deixarem.Espero bem que sim.Eu sou único. 😐

    1. Avatar de Ginger Ale 007
      Ginger Ale 007

      Já mudei de nickname.Agora esse trafulha que fique com o nome.Já não me interessa. 🙂

  5. Avatar de oleg677
    oleg677

    Acho muito bem. Espero que o governo vai introduzir mais impostos para “salvar a planeta”, “para urgência climatérica” (sarcasmo).

    1. Avatar de anon
      anon

      Para quando o imposto sobre os políticos para salvar Portugal deles?

  6. Avatar de neapo
    neapo

    Faltam 6 países da UE na lista, não sabemos dessa forma se Portugal ainda ficaria no top.

  7. Avatar de anon
    anon

    Portugal juntamente com Dinamarca e Alemanha, onde paga-se mais taxas do que consumo. Vergonha.

  8. Avatar de paulex
    paulex

    Bom dia o problema do preço das energias (electricidade, gás e combustíveis) e dos salários tem nome: IMPOSTOS/ESTADO! Nas facturas é possível verificar que os custos fixos e impostos são elevadíssimos… E nos salários é possível verificar que para o funcionário receber 630€/mês líquidos, a empresa tem um custo anual de 11700€ (11700/14=835.72€) e o funcionário desconta 66€/mês para a segurança social)… Continuamos a pagar ao ESTADO como se fossemos ricos e a receber do estado: a maior carga de impostos e cativações de sempre… Enquanto malta como os banqueiros, políticos, governadores, comendadores e administradores utilizam o dinheiro de todos nós sem serem responsabilizados, acreditem que a fatura vai continuar a ser entregue aos mesmos: NÓS!

    1. Avatar de David
      David

      Pois é, mas quando é para votar? estás onde? reclamar é bom… Mas olha vejam a situação do Berardo, ao Sr. Espirito Santo, Socrates… entre outros…

      Gozam connosco (alegadamente)… e só é entregue a nós pq nós aceitamos, e se aceitamos, assumimos… A culpa não é do ladrão, a culpa é do dono da casa…

      Nós permitimos!

  9. Avatar de Fulano
    Fulano

    Novidades, há???

  10. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Sendo o Benfica (ou qualquer outro clube) campeao ninguem quer saber disso. Basta o clube ganhar para andar tudo feliz da vida a festejar que a vida esta a correr bem.
    Enquanto o pessoal se preocupar com coisas futeis e ignorar o importante vai continuar a ser assim.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Ora, precisamente… Muito bem dito.

      As pessoas têm aquilo pelo que lutam.

      Como o português não luta por nada, nada tem. A não ser o Benfica campeão para ser feliz na sua miséria. Depois anda aos caídos…depois vêm as fracturas nas relações familiares, as depressões, os problemas de saúde causados pelo stress, etc, etc, etc…tudo consequência da distribuição de riqueza (e sendo mal distribuída como é, é agravada pelos custos impressionantes dos serviços e dos bens….).

    2. Avatar de David
      David

      Conhecidos por… o País dos 3 F’s…

      E com direito na Wikipedia!

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Três_F

      e logo dois F’s que mais limpam no país… E ainda os idolatramos!

  11. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    É muito simples pressionar as eléctricas e o Governo para retirarem muitas taxas que vêm na factura ou que as reduzam. Quanto ao preço em si, também é fácil.

    Basta que as pessoas se unam e façam um “blackout”, não utilizem electricidade à noite, ou utilizem o mínimo possível. Apaguem luzes, vão para a cama mais cedo, etc. Isso terá um impacto terrível. Ao mesmo tempo, é reivindicar (não sei se a DECO – pseudo-associação de consumidores que pouco faz em relação a muitos problemas irá dar conta do recado de conduzir uma reivindicação organizada e concertada com a pressão que os consumidores podem fazer).

    1. Avatar de David
      David

      Engraçado… vendemos a EDP!
      Coisas básicas… que deviam pertencer ao estado pq é do povo… Rede aguas, rede eletrica, rede comunicações por cabo (rede telecomunicações algumas pertencentes ao estado, outras cada companhia que coloque…) e a saude!

      Uma jogada… Vendemos a PT que era do estado, para os franceses… depois passado algum tempo… esses mesmo vendem a um consorcio a infraestrutura de comunicações que era nossa… engraçado… é que esse consorcio tem pessoas que na altura foram a favor da venda da PT à Altice…(alegadamente)

      Fomos, reza a história, donos de meio Mundo… Hoje já nem donos do nosso estado somos (alegadamente e práticamente)…

      Mas desde que haja um tostão para o café… maravilha 😀

  12. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Pior do que o preço da electricidade é o preço do gaz natural.
    Isto é uma vergonha, o preço mais alto da europa num pais que tem o salário minimo mais baixo da europa.
    Aqui em Portugal está bom para os tubarões. Aqui os peixinhos não têm vida longa.

  13. Avatar de DrFrank
    DrFrank

    Acho estranho faltarem paises na comparacão gas e luz. Até parece que querem mandar a malta para o sitio onde está mais barato (i.e. Luxemburgo)

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Continuas a nao ter hipotese, mesmo que no luxemburgo pagassem o dobro os portugueses, continua a ser sempre mais barato que em Portugal por causa dos salários lá.

      1. Avatar de David
        David

        @ Louro
        Sendo da opinião que é cara sim, pq é mm caro para as posses de um comum português… passamos tb a ideia que fora é tudo extremamente melhor!
        Contudo, não podemos comparar, pois são realidades diferentes, há custos inerentes muito diferentes…
        Na verdade, se compararmos com um país onde as pessoas por norma falam, da Suíça… os ordenados são superiores… há de facto um maior poder de compra… contudo… esquecemo-nos de que…há custos para quem lá vive que não existem para nós… e apesar de termos um ordenado baixo, Portugal continua a deixar que as pessoas comprem casa… em alguns países é mesmo extremamente difícil de as comprar devido aos valores exorbitantes (e não vou buscar as grandes cidades como Lisboa, que eu sou da opinião que deveria ser regulamentado… ) contudo…. todos querem ficar ricos à força…

        1. Avatar de Louro
          Louro

          @David,
          O custo de vida é sem dúvida alguma comparado entre o salário que as pessoas recebem e aquilo que gastam nos bens básicos para o seu dia a dia.
          Nao estava a dizer que fora de Portugal tudo é uma beleza pois problemas existem em todos os lados, mas convenhamos que no que diz respeito a custo de vida Portugal é dos países mais caros da UE, até para mim que vivo no UK, Portugal é caro e vejo isso cada vez que vou aí visitar amigos e familia.
          A questao da suica é muito complicada, e nao está ao alcance de um Portugues comum perceber como as coisas funcionam, a menos que viva lá, caso contrário quando se fala em números comecam a perder a cabeca pois estao habituados a um salário médio de 900euros por mes.

          Tenho um amigo que está a viver com a mulher na Suica, falavamos dos custos e afins e dizia ele que se tinha mudado para uma zona mais longe da cidade para poder comprar casa e deixar de viver num apartamento, e que pagava o equivalente a 2500Euros/Mes, ok… á primeira vista é caro, mas qual é o teu income… entre ele e a mulher, nenhum deles com profissao qualificada (tipo engenheiros ou assim), trazem para casa a volta de 12000Euros por mes para casa…

          Um truque para conseguir perceber os custos de vida, é calcular tudo em percentagens…
          E comparando com o UK
          Salário minimo em Portugal 700Euros (*12)
          Salário minimo no UK (full time) £1250
          Uma renda em Portugal? 450Euros, sao cerca de 64% do salário.
          Uma renda no UK?£500, sao a volta de 40% do salário.
          Conta da eletrecidade, mais cara que no UK…
          Conta do gas, mais caro que no UK…
          Comida no supermercado, ao mesmo preco ou algumas coisas mais caras… UK produtos frescos e fruta por norma é mais caro.
          Roupa, mais caro que no UK
          Combustivel, mais caro que no UK
          Comprar carro, mais caro, muito mais caro que no UK. (e antes que fales dos seguros, sao ela por ela com Portugal).
          Impostos, mais caros em Portugal

          Nao queramos ser mais papistas que o papa a tentar fazer os outros acreditarem que em Portugal é que se está bem…

          Portugal tem o sol, a praia… tirando isso… vai ser porreiro para quando me reformar ir para aí viver com a minha reforma de cá, e mesmo nisso cada vez parece que compensa menos e mais vale a pena levar o meu dinheiro para Espanha.

  14. Avatar de Gomes
    Gomes

    Se o preço fosse um pouco mais barata não chegava para pagar ordenado ao administrador….

  15. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Se os preços fossem mais baratos não chegava para os administradores dessas empresas(tubarões) comerem lagosta e caviar todos os dias.
    O importante é eles viverem bem, os outros que se f….
    Essa é a mentalidade egoísta que temos.

    E os políticos também têm os seus interesses subalternos.
    O povo que se f…

    É assim