Portugal é um dos países mais descarbonizados da UE

45 Comentários

O mundo vive um processo de descarbonização e Portugal tem sido um exemplo. O cabaz energético português integra uma percentagem bastante mais elevada de renováveis do que a média da UE.

Portugal é um dos países mais descarbonizados da EU


Cabaz energético de Portugal integra 32% de energias renováveis

Portugal é dos países mais descarbonizados da União Europeia, estando no caminho certo para transformar todo o seu sistema energético e acelerar o desenvolvimento das energias renováveis, segundo revela o comunicado do Governo. A conclusão pertence à Comissão Europeia (CE) e está plasmada no relatório sobre o Estado da União na Energia.

Segundo os dados disponíveis recentemente, relativos a 2021, o cabaz energético português integra 32% de energias renováveis, quando a média da União Europeia é de apenas 19%. No cabaz da eletricidade, o avanço português nas energias renováveis é ainda maior: 65% contra 39% da média europeia.

Portugal é um dos países mais descarbonizados da EU

A CE recorda ainda que, no ano passado, Portugal eliminou completamente o carvão do seu cabaz energético, tendo anunciado que pretende atingir o objetivo de 80% de eletricidade renovável antes do previsto, em 2026 e não em 2030.

Mais informação aqui.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AlexS
    AlexS

    Agradeçam às barragens e à decadência económica e pobreza.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Agradeçam à chuva e aos espanhóis

    2. Avatar de gttt
      gttt

      descarbonizado é bom….

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Toda a decadência económica que não signifique baixa de salários é bem vinda. Menos é mais.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        “decadência económica que não signifique baixa de salários é bem vinda.”

        Mais um excelente exemplo que é possível escrever uma frase esquizofrénica apoiando com uma coisa e o seu contrário.

      2. Avatar de Ifm
        Ifm

        A China há 30 anos também tinha uma pegada pequena de carbono.

        Mas andava tudo de bicla, e a pé

      3. Avatar de Anung
        Anung

        Óh Grunho, não é mais fácil baixar os salários? É que se baixares os salários tens uma decadência económica absurda, logo és verde porque vais ter menos, muito menos!

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          O quê, então ainda não aprendeste a lição do teu amigo montenegro? Esse é que dizia que baixando salários os portugueses ficam pior mas o país fica melhor.

          1. Avatar de GM
            GM

            Por outro lado, os teus amigos camaradas, Isabel, Catarina, Mariana, Jerónimo e Paulo, associados ao António, trouxeram-nos ao caos que vivemos no dia de hoje. E seguintes.

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Amigo? longe dele….

            Mas mesmo aumentar impostos e dar esmolas como o teu amigo costa e aumentar impostos, casas, comida, taxas, taxinhas, etc….
            Maravilha, basta ver as casas de luxo ao preço da chuva.

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Alguma vez ouviram falar em leilões de CO2 (leilões CELE-Comércio Europeu de Licenças de Emissão)?
    É um mecanismo de regulação das emissões de gases com efeito de estufa em atividades que são responsáveis por cerca de 45% dessas emissões na União Europeia, como seja a queima de combustíveis, a refinação de óleos minerais, e a metalurgia. As empresas têm um valor de emissão a título gratuito, mas para exceder esse limite têm que comprar licenças de emissão de carbono, a quem as tiver para vender. As vendas das licenças são feitas por leilão. Em Portugal, a receita dos leilões CELE está consignada ao Fundo Ambiental – rendeu 514 milhões de euros, em 2021.

    1. Avatar de joao
      joao

      Montaram a narrativa, para depois abrirem um novo mercado e lucrarem em cima dele!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim conheço esse mecanismo, obrigado pela partilha e descrição.

      No meu entender como investigador em geociências, o mais importante é alterar os comportamentos e tecnologias por forma a destruir o mínimo possível do ecossistema e biodiversidade, reduzindo também a poluição no geral.

      Contudo, o CO2 é só o não problema, ao contrário doutras substâncias, essas sim tóxicas.
      Tanto que o CO2 é injectado nas estufas e produções agrícolas climatizadas fechadas, pois é uma das melhores formas de aumentar a produção, ao mesmo tempo que reduz a necessidade de fungicidas, por exemplo.

      Por outro lado, não há nenhuma prova de que o pequeno aumento do CO2 (de 0.02% para 0.04% da atmosfera) seja o causador do aumento das temperaturas. Aliás, as análises sequenciais de milhões de anos mostra que o aumento da temperatura antecedeu em 100 a 200 anos o aumento do CO2, o que, quanto muito, pode provar o contrário, embora correlação não seja causalidade, sendo uma hipótese por comprovar.

      Isto é mais um imposto e negócio por trás, disfarçados de bons samaritanos.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Tu estás a tentar contrapor o Alves@the Wiki-man?
        Não posso…..

  3. Avatar de CaptianObvious
    CaptianObvious

    Está tudo mt bem, mas a que custo? Se as pessoas comerem menos e aquecerem menos as suas casas, é garantido que é mais fácil falar em descarbonização.. O caminho está certo, mas a velocidade é que pode estar errada. Claramente que andamos a ser flashados todos os dias pelos radares das Taxas e Taxinhas.

    Foram os meus 5 min de reclamação do dia.

  4. Avatar de Um pouco mais...
    Um pouco mais…

    Concordo como AlexS todo este esforço tem um custo.

    Mais ainda, é fácil ter bons resultados quando não se tem poder de compra para consumir, basta verificar que somos um dos Países da Europa que menos consome energia. Esta situação reflete-se numa pior qualidade de vida dos seus cidadãos e na competitividade de um País.

    Por curiosidade fica a comparação do consumo de eletricidade por habitante (em W):

    Média EU – 700
    Alemanha – 753
    Espanha – 644
    Portugal – 528

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_consumo_de_eletricidade

    Enfim dados soltos são muito fáceis de usar para enganar o menos astuto/atento.

    Querem comparar fazemos o seguinte:
    Emissões per capita de Portugal – 3.8 ton
    Emissões per capita da Alemanha – 8.06 ton

    PIB per capita Portugal 24 567,51 USD
    PIB per capita Alemanha 51 203,55 USD

    Assim Portugal emite 0.155kg por USD enquanto a Alemanha emite 0.157kg por USD, posto isto, temos a certeza que somos verdes? Tenho as minhas dúvidas.

    Desculpem a ironia mas podemos ser ainda mais verdes se fecharmos as fábricas e desligarmos o aquecimento. Então se não sairmos de casa ainda mais verdes seremos.

    1. Avatar de TS
      TS

      Estás a comparar verde com ser pobre, mesmo q sejamos verdes porque somos pobres a realidade é q emitimos muito menos C02

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        “Estás a comparar verde com ser pobre, mesmo q sejamos verdes porque somos pobres a realidade é q emitimos muito menos C02”

        Esta frase é uma pérola da confusão que vai na cabeças das pessoas devid à propaganda. É o CO2 que está tornar o planeta mais verde.

    2. Avatar de mikado
      mikado

      A usar um site com dados do ano 2005. A serio?? Não encontraste nada mais recente??

    3. Avatar de Anung
      Anung

      Somos verdes e pobres.
      Mais um exemplo de que a miséria é verde.

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Agradeçam a chuva, ao sol e ao vento.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Felizmente isso são recuros ilimitados

      1. Avatar de GM
        GM

        Mas intermitentes. E com intermitência não acendes as lâmpadas. Já por outro lado poderíamos ser mais “verdes”, se o Governo como um todo tivesse, neste capítulo, “eles” no sítio. Para colmatar a intermitência, entre outras fontes energéticas, deveria-se recorrer (muito mais) à biomassa, com consequências directas na criação de mais emprego, redução de carga térmica nas matas e florestas, melhor ordenamento do território. Mas, claro, este negócio acabava com outros negócios porventura mais lucrativos.

      2. Avatar de Painkiller
        Painkiller

        Muitos dizem que há falta de água… talvez nos últimos dias lavem a boca…

  6. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Bem, pode ser que da proxima vez sejam mais ” coerentes ” e vendam os mesmos pelo custo da divida pública …

    Fica a dica.

  7. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Bem, pode ser que da proxima vez sejam mais ” coerentes ” e vendam os mesmos pelo custo da divida pública …

    Fica a dica.

  8. Avatar de GM
    GM

    Claro que sim. E para o ano, e seguintes, ainda mais, com o novo IUC. E brevemente com o novo IMI.

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “No cabaz da eletricidade, o avanço português nas energias renováveis é ainda maior: 65% contra 39% da média europeia.”
    Infelizmente não produzimos a quantidade suficiente para o que consumimos. Temos que importar 21% para cobrir as necessidades básicas. A maioria desses 21% é electricidade “suja” e extremamente cara; Em 2022 voaram 2.3 mil milhões de € com esta brincadeira.
    Por outro lado estamos dependentes, o que é extremamente perigoso face a conjuntura que se vive actualmente… Nem de propósito:
    https://pplware.sitedev.pt/motores/agencia-da-energia-alerta-para-a-perigosa-dependencia-da-europa-em-relacao-ao-petroleo/comment-page-1/#comment-3320156

    1. Avatar de Rui
      Rui

      21% não é assim tanto, é investir em mais umas renováveis e pronto e bem feito bem feito era investir isso numa central nuclear estava assegurada a energia limpa deste pais por uns 100 anos, para alem disso também há muita energia que vendemos a Espanha

    2. Avatar de João
      João

      O Velho do Restelo também conhecido por Yamahia!
      Basta veres os últimos dias para veres que estamos a 98% de renováveis. Sim, graças á chuva e ao vento, mas não deixa de ser bom.
      Ah, já sei o que vais dizer… a REN publicita dados fake e são comprados.

      1. Avatar de GM
        GM

        Uma andorinha não faz a Primavera. O facto de nestas últimas semanas andarmos à boleia de renováveis, sobretudo eólicas, o resto do ano necessitas de energia. E quando não tiveres sol nem vento, e ainda assim tiveres água, podes ter energia renovável através da turbinagem nas barragens. Não te esqueças que esse armazenamento serve também para os restantes consumos, humano, animal , indústria, agricultura, etc. E este ano hidrológico está a começar a ser chuvoso, mas o ano passado foi o que sabemos, e muita gente ficou aflita. Vê aqui, apesar de chuvoso, há bacias hidrográficas em apuros, outras muito bem, outras muito mal: https://snirh.apambiente.pt/snirh/download/semanal.pdf

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Pois mas infelizmente as condições favoráveis para hídrica e eólica são intermitentes.
        Desgraçadamente o consumo de electricidade fóssil aumentou a comparar com anos anteriores.
        https://www.edp.pt/origem-energia/

  10. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Com milhares de km2 de árvores e outras vegetação que ardem todos os anos é um pouco difícil acreditar que sejamos assim tão bons a proteger o ambiente.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Eucaliptos e pinheiros? Isso no ano seguinte já está a recuperar.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Eu arranco pinheiros do jardins de dois em dois meses. Parecem ervas daninhas .

        1. Avatar de Painkiller
          Painkiller

          Em Portugal há muito pinheiro “Manso” 🙂

  11. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    “A grande Fraude Climatica”

  12. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    Lá Chegará o dia em que se vai ler, como fomos tão parvos sem questionar nem procurar saber a verdade.

    1. Avatar de Painkiller
      Painkiller

      Nesse aspecto morro com sentido de dever cumprido…

  13. Avatar de VTPC_747
    VTPC_747

    E o país com menos poder de compra. Obrigado Costa.

  14. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Fui só eu que li descapitalizado em vez de descarbonizado?
    Ai a idade…

  15. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Talvez se virem as entrevistas do ex-secretário de Estado da energia de um tal ” governo “…
    O eng. Henrique Gomes ( salvo erro, que até se demitiu … ), talvez responda a alguns menos informados sobre as taxas e taxinhas e assim entendam algumas coisas … se conseguirem …

    Saudinha !

    1. Avatar de João
      João

      Tudo fala de taxas e taxinhas na eletricidade… eu não vejo nada, pago o IVA e a CAV e chega.
      O resto o pessoal acha que as redes elétricas se mantêm a custo zero, que as linhas elétricas nascem a custo zero… etc.