Portugal é dos primeiros países a ter vistos para “Nómadas Digitais”

39 Comentários

Já ouviu falar em Nómadas Digitais? O mundo está em constante evolução e transformação e na era que vivemos a tecnologia tem definido o caminho. Nesse sentido é necessário adaptar culturas e os territórios de baixa densidade têm hoje o grande desafio de atrair pessoas.

Os nómadas digitais, ou seja, trabalhadores com boa formação, podem facilmente trabalhar remotamente de qualquer sítio, onde haja internet, para o mundo. Portugal é um dos primeiros países a ter vistos para “Nómadas Digitais”.


Portugal lançou recentemente um novo visto para nómadas digitais. Este é um visto de estadia temporária e de autorização de residência que pode ser pedido a partir de hoje (dia 30 de outubro) nos consulados portugueses ou no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Esta nova Lei dos Estrangeiros prevê medidas para trabalhadores remotos em Portugal.

Para o pedido de visto de residência para trabalhadores remotos, existem apenas dois requisitos que diferem do anterior visto D7:

  • prova dos rendimentos médios mensais nos últimos três meses no valor mínimo equivalente a 2820€ (em 2022) e 3040€ (já em 2030);
  • documento a atestar a residência fiscal do Requerente.

De referir que este visto pode ser solicitado por candidatos que não façam parte da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu.

 

Segundo o Governo, as alterações ao regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do território nacional estabelecem “procedimentos que permitem atrair uma imigração regulada e integrada, para o desenvolvimento do país, mudar a forma como a administração pública se relaciona com os imigrantes e garantir condições de integração dos imigrantes”.

Este visto para procurar trabalho em Portugal por parte dos Nómadas Digitais (e não só) é válido por 120 dias e poderá ser prorrogado por mais 60 dias, sendo concedido nos postos consulares portugueses, que comunicam de imediato ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Documentos  para pedir o visto para Nómadas Digitais?

  • Comprovativo de residência fiscal
  • Comprovativo de rendimento de, no mínimo, 2.820 euros brutos por mês (em 2022)
  • Atividade subordinada: contrato de trabalho ou promessa de contrato de trabalho ou declaração de empregador a comprovar o vínculo laboral
  • Atividade independente: contrato de sociedade ou contrato de prestação de serviços ou proposta escrita de contrato de prestação de serviços ou documento demonstrativo de serviços prestados a uma ou mais entidades.

 

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JóJó
    JóJó

    Somos uns vendidos!

    1. Avatar de Rio
      Rio

      Deve ser também dos poucos Países que quem é milionário e tem visto Gold tem direito a 125€.. Já ajuda-os pra pagar uma multa insignificante por excesso de velocidade.

  2. Avatar de Joseph Goebbels
    Joseph Goebbels

    desde 2015 a 2022 e sempre a cair no ridiculo

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mas pelo menos o salário mínimo aumentou de 485€ para 705€… Penso que quem recebeu este aumento de 45% na retribuição mensal mínima não se importará por aceitarmos pessoal que trabalha a partir de casa no nosso país…

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        E já foste ver quanto aumentou o custo de vida? se esse aumento serviu de alguma coisa? Tenho quase de certeza que se fores perguntar se o custo de vida está bonzinho agora com este ordenadito vão te fazer um manguito

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          O custo de vida aumentou o mesmo que se o aumento do salário mínimo tivesse sido aumentado 0€ como de 2011 a 2014…

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Esse pessoal que ganha o salário mínimo é o que depois não consegue pagar os valores das rendas, que dispararam devido a esses nómadas digitais que estão dispostos a pagar 1500€ ou mais de renda mensal por um apartamento, o que faz com que os senhorios subam os preços devido a existirem pessoas dispostas a pagar preços pornográficos de aluguer. O português comum não tem possibilidade de pagar esses valores.

  3. Avatar de Nick
    Nick

    Fazem tudo para atrair os de fora, já os de dentro nada se faz para os segurarem sendo mesmo “convidados” a saír. Este país está a pouco e pouco a perder a sua identidade.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      E estamos alegremente a perdê-la. Depois admirem-se.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Os de cá, muitas vezes são obrigados a sair, pois embora consigam emprego não conseguem ganhar o suficiente para pagar os preços desajustados do mercado imobiliário.

  4. Avatar de zé

    Somos os primeiros em tanta coisa….. Pena não Sermos Realmente os Primeiros No Essencial

  5. Avatar de wtf is this
    wtf is this

    Os nómadas digitais, ou seja, trabalhadores com boa formação

    1. Avatar de andy
      andy

      exato, escrito por quem sabe 0

    2. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      São tão bons que ninguém os quer em lado nenhum.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        A quantidade de ignorância deste comentário é imensa…
        Trabalho há 12 anos para empresas estrangeiras. Se amanhã decidir ir viver para Espanha é porque não me querem em nenhum lado?

  6. Avatar de GM
    GM

    São bem dispensados. Sei de uma situação em que um apartamento T3 foi arrendado por 1000€ a um grupo de 3 nómadas digitais irlandeses. O apartamento está muito bem localizado, com uma vista fabulosa sobre a praia e mar. Tem cerca de 40 anos, não é nada de especial. O proprietário fica bem servido pelo valor pedido. Quem arrendou fica ainda melhor pelo valor que está a pagar. Já os munícipes da zona, ficam com menos uma hipótese, além de que a esmagadora maioria não teria poder económico para poder pagar valores dessa grandeza. Além da vista, o apartamento não vale aquele valor.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Concordo (e se pagam 1000€ por um T3, já não é “mau” para o que se vê por aí). Isto só vai prejudicar ainda mais os jovens adultos portugueses que pretendem ter habitação, que não têm certamente esse tipo de salários. Em vez disto, o estado devia era promover o investimento público de habitação e vender/arrendar a preços controlados… A habitação é um direito.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Quem melhor para aproveitar a vista do que quem passa os dias em frente à janela?
      Quanto aos munícipes da zona, sei de um que passou a estar bem na vida sem se chatear nada…

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É esse o grande problema. São os nómadas digitais e os reformados franceses e italianos que chegam e alugam apartamentos por valores altos, o que faz com o que o incentivo a aumentar os preços seja ainda maior. A imagem que passa para os senhorios é, vamos aumentar, porque há quem pague. E claro, o português comum, fica de fora, pois não ganha o suficiente para suportar esses valores. 1000€ é uma bagatela para um estrangeiro desses, no país de origem se calhar nem um quarto alugava com 1000€ quanto mais um apartamento.

  7. Avatar de irritadiço
    irritadiço

    Um Nómada digital tem de ganhar pelo menos 2820 EUR brutos por mês? Eh lá!!! Assim também quero ser Nómada digital…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      É um salário baixo

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Não é muito difícil. Como freelancer consegues facilmente fazer entre 90 a 100 euros por hora, com um contrato de 32h semanais. Vai dar em média um pouco acima dos 10000 EUR mensais.

    3. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      já dizia o outro… estudasses XD

      1. Avatar de KeyboardWarrior
        KeyboardWarrior

        Também há outra engraçada – “Os burros que estudem” 🙂

    4. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      quem quer, que tente! , pode fazer freelance ou trabalhar para uma empresa fora de Portugal, estando a viver em Portugal.
      Porque nao tenta?

    5. Avatar de Nuno
      Nuno

      A quantas propostas de trabalho no estrangeiro já respondeste?

      1. Avatar de GM
        GM

        Há tanto para fazer por cá, vai-se desperdiçar a trabalhar para os estrangeiros? Não é de admirar que depois faltem profissionais para os lugares vagos, cá. Se cada um e cada qual olhar apenas para o seu umbigo, faz sentido o que dizes. Se olhares no sentido abrangente da comunidade, já não.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          +1 Se podemos trabalhar para empresas portuguesas com ordenados mais baixos e piores condicoes, que sentido faz trabalhar para as empresas estrangeiras.
          Deve-se primeiro e antes de tudo trabalhar pelo pais, tudo o resto (ordenado e afins) só interessa a pessoas egoístas.

        2. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Ahahahah deu me vontade de rir com o teu comentário sem noção

          1. Avatar de GM
            GM

            Continua a rir-te. Mas não te engasgues.

        3. Avatar de Nuno
          Nuno

          Eu não pago as contas com o trabalho que se faz por cá… Não meto um teto em cima dos meus filhos com o nr. de contribuinte da entidade que enriquece às minhas custas, e não vou de férias à pala da comunidade. Eu trabalho única e exclusivamente por dinheiro!
          E não sou egosísta… Mas também não sou burro!
          Deixo cá 23% ou mais de tudo o que compro para as vossas baixas, desempregos, reformas, etc…

    6. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A maioria ganha bem mais do que isso, ainda mais os norte-americanos. Viver com salários de outros países, com os preços de Portugal é um mimo para essa gente. Podem dar-se ao luxo de almoçar e jantar fora todos os dias, pagar 1500€ de renda, etc.

  8. Avatar de Adeus
    Adeus

    Acho que é uma boa iniciativa. No entanto só deveriam ser aceitem em regiões sem problemas habitacionais. O problema das rendas altas tem que ser resolvido e os nómadas digitais não vão naturalmente ajudar nessa matéria. Agora como é que se combate a ganância? Não sei….

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Poucas são as regiões sem problemas habitacionais… E os nómadas digitais vão sobretudo para onde há problemas desses, e por isso mesmo agravam-se. Porque é que viver dentro de Lisboa é caríssimo? Porque há estrangeiros com capacidade de pagar valores altíssimos, e só eles conseguem lá viver.

  9. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Portugal gera sub-desenvolvimento e atrai mediocridade.

    A desregulação e aumento do preço das rendas não se deve aos chamados «nómadas digitais», mas sim à chamada «Lei das Rendas» – que é ilegal, inconstitucional, e criminosa – elaborada pela ex-Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Maria Graça, por forma a permitir que o actual esquema de arrendamento fosse possível.

  10. Avatar de Red Devil
    Red Devil

    Uma coisa que seria de importancia ser referida no post seria mensionar o tempo que uma pessoa nessas circunstancias podera ficar no pais com esses visto.

  11. Avatar de JS
    JS

    Portugal só não é bom para os portugueses

  12. Avatar de Roberts
    Roberts

    O problema é que a maioria sao ytubers que veem a falar de Portugal e está habiendo un efeito chamada á imigraçao , Alem de que nao pagam os mesmos impostos que os portugueses .Enquanto a França fecha fronteiras , Portugal abre as de par en par