Portugal: contribuição audiovisual deverá passar para os 3€

73 Comentários

Está preparado para ajudar, ainda mais, a financiar a RTP? Segundo a TVI, a contribuição audiovisual poderá aumentar 7% já em 2017, o que significa um aumento de 20 cêntimos.

Este aumento servirá para compensar a isenção que será dada a cerca de 500 mil famílias com baixos rendimentos.

TV_02


A contribuição audiovisual paga pela maioria dos portugueses (neste momento seis milhões de titulares de contratos de eletricidade) deverá subir já no próximo ano passando dos 2,80€ para 3€.

Ao contrário do que previa o programa do Governo, esta contribuição mantém-se na fatura da eletricidade e não passa para as comunicações.

caudio_01

Segundo a TVI, um agregado familiar que hoje não beneficia da tarifa social paga 65 euros em energia – 50 euros de eletricidade e 15 euros de gás – terá então, no acesso ao pacote (Tarifa Social, Apoio Social Extraordinário ao Consumidor de Energia e Isenção da Taxa Audiovisual) uma poupança mensal de 30 euros.

No final do terceiro trimestre de 2015, o número de beneficiários da tarifa social de eletricidade era cerca de 85 mil, ou seja, menos de um quinto do objetivo de chegar aos 500 mil definidos pelo anterior Governo. No entanto, o número registou um aumento expressivo, uma vez que, em abril, os beneficiários chegavam apenas aos 45 mil.

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Fontes
    Pedro Fontes

    Essa taxa audiovisual não é obrigatoria pagar na fatura na luz para quem tem Nos ou meo?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O governo queria mudar isso, mas vai continuar a ficar na factura da electricidade.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Ora lá está qualquer coisa como 216 milhões por ano! Claro que isso não podia mudar!
        Primeiro há menos de 6 milhões de contratos com empresas audiovisuais, depois teria que ser distribuído pelas 3 e não de forma igual! Fizeram as contas e viram que iam perder dinheiro! Então ficou igual e aumentaram ainda mais a taxa para terem mais lucros hehehe finos!!! E chulos…
        Eu não vejo TV em casa! Tinha box da Vodafone por 25 euros, mal acabou o contrato OBRIGATÓRIO de 24 meses se não renovasse voltava para um valor exorbitante para mim, ainda tentei negociar e também tentei não renovar o contrato! AO 25º mês lá veio a fatura de quase do dobro do valor! Mês a seguir deitei tudo a baixo!
        Só eu vou dar 6 euros de contribuição de dois contratos de luz! bufffffáf

      2. Avatar de Jorge Santos
        Jorge Santos

        Ia dar ao mesmo pois não iria deixar de pagar ….
        O ideal seria que este valor fosse pago por quem não tem serviço pago de TV, pois são esses que usufruem “gratuitamente” dos canais em sinal aberto. No entanto também entendo que há muita gente para quem 3 euros representa 2 ou 3 dias sem pão.

        1. Avatar de Ppalma
          Ppalma

          Pois, o problema é que existe muito sitio, até em lisboa, onde o TDT não funciona…. não faz sentido pagar-se sem que a TV não funcione via TDT …. afinal estamos a pagar a TV publica, e ela não funciona na maioria do país (TDT).

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Mas o mais bonito de tudo isto, é p valor de iva aplicado, que para quem ainda não reparou, a eletricidade (bem essencial) paga 23% iva e a taxa de audiovisual, paga 6%….. Quem me dera entender estas peripécias da porcaria dos nossos governos….

  2. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    Programa de governo vale zero. O que lá está, nada é para cumprir…

    1. Avatar de lo
      lo

      ok, camarada do psd.

      1. Avatar de Movius
        Movius

        Pessoalmente não sou camarada do PSD, PS e afins. Voto em quem a consciência e acima de tudo a informação manda. Promessas é um mal de todos… Mas este govern prometeu muito, espero que alguma coisa cumpra. O défice é que este ano já vai para o dobro do que o governo anterior previa, mas a ver vamos. Voltando à noticia, o pessoal da RTP merece, são muito bons profissionais (pelo menos em custos), mas as audiências não ajudam, pagamos nós pelas fracas receitas de publicidade e afins.

  3. Avatar de antonio raul
    antonio raul

    O mais curioso, caso de tribunal, é ser cobrado IVA sobre uma taxa, tal como tentam fazer com a da propriedade pseudo-intelectual aplicada a dispositivos de armazenamento (eu não pago nem um cêntimo, compro todos estes aparelhos fora, tenho pena das empresas portuguesas que vivam destes…)

  4. Avatar de Nelson
    Nelson

    Porque só sabem aumentar as contribuições que os Portugueses têm que fazer… Os salários há muitos anos que não aumentam… mas tudo o resto aumenta… Não tarda muito estou também a pedir isenção de tudo e mais alguma coisa para além do RSI… Andam a semear a revolta e um dia destes algo ruim vai acontecer… Ainda dizem que não há portugueses de segunda categoria… Quando chegar o dia de ajustar contas com todos aqueles que estão a usurpar os bolsos de uma boa parte dos portugueses, ninguém fique admirado… Basta esta geração que estar a ser educada por pais revoltados iniciarem a sua vida profissional e tudo estar pior.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      ” Os salários há muitos anos que não aumentam”

      Não. Aumentam. Atualmente está em 505€ e agora pergunto qual é efeito de receberes mais dinheiro se tens de gastar mais dinheiro nestas tretas?! É patético.

      Dão 50 tiram 100. É uma tristeza.

      1. Avatar de int3
        int3

        Está em 530 colega. Aumentou este ano…. Deixa de criticar sem saberes.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          o que ele quis dizer é que normalmente quando existe um aumento de ordenado mínimo , existe também um aumento de gás luz telecomunicações serviços prestados pelo estado etc.. quando vamos a ver afinal não temos um aumento mas sim uma diminuição de ordenado ou um poder de compra menor.
          Quanto à noticia em si o que eu posso dizer é continuem a aderir a tv paga continuem… Os TUGAS andam a NANAR

        2. Avatar de Jorge
          Jorge

          Está certo. mas o facto do valor estar errado o conceito mantém-se.
          E ainda o facto do SMN aumentar não implica que todos vão ser aumentados. Por exemplo alguém que ganhava 530 euros antes da subida não vai passar a 555, vai ficar na mesma pois não existe lei que o obrigue.

          1. Avatar de lo
            lo

            alguém que já recebia 530 (deve ser raro tem termos de salário bruto, 530), já teve a vantagem por mais tempo de receber os 530 comparado com os que recebiam o SMN de +-500.

  5. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Descer os vencimentos e abolir as pensões vitalicias nem pó mas espremer mais uns cêntimos ao comum trabalhador…
    Só mesmo em portugal….

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      esqueci-me de mencionar algo muito importante.. Descer os vencimentos e pensões vitalicas de todos os membros e ex membros do governo, e dos milhentos administradores que são tão necessários ao país como os mais de 230 deputados que estão na assembleia.

  6. Avatar de YaBa
    YaBa

    3Eur? por cada contrato de electricidade? para financiar concursos 760, música pimba e outro lixo sortido?
    Excelente negócio!

    1. Avatar de Frazão
      Frazão

      É que o problema é mesmo esse. Ainda se a grelha fosse alguma coisa de jeito. Mas aquilo não tem ponta por onde se pegue com aqueles 760. Os conteúdos das televisões portuguesas, de facto, são uma treta.

    2. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Que se lixe incutir cultura aos portugueses. É um vergonha. Já nem a RTP2 dá nada de jeito. Eu sou do tempo em que no final dos telejornais passavam reportagens culturais interessantes e após isso? Programas familiares diversificados.

      Agora?
      Domingo a Segunda à noite – Novelas
      Segunda a Sexta à tarde – 760
      Sábados e Domingos à tarde – Porcaria dos 760 outra vez

      Os apresentadores passaram a exercer a função de vendedores.

      E no final de contas o Tuga paga, reclama e não tem razão.

      1. Avatar de O Movimento Livre
        O Movimento Livre

        O que ainda dá de jeito é sexta-feira à noite, o Sexta às 9 – de resto, é uma vergonha.

    3. Avatar de jorge rodrigues
      jorge rodrigues

      verdade

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      e tem vindo a piorar ao longo dos anos

    5. Avatar de Tito Cadavez
      Tito Cadavez

      Por mim podiam-me retirar todos os canais públicos, não me fazia a mínima diferença. Porque é que essa contribuição não vem dos concursos patéticos de chamadas telefónicas com que massacram toda a tarde? Pelos vistos muita gentinha das tais 500mil famílias gasta as contribuições nestes programas estúpidos.

    6. Avatar de lo
      lo

      A rtp 3 (informação) é bom para notícias e debates de futebol/política. Até na rtp1 tem programas bons para ver, as notícias e depois os programas à noite.

      Mas sabias que aqueles programas da tarde que não interessam aos jovens são seguidos por muitas pessoas diariamente, e isso significa mais dinheiro para o canal proveniente da publicidade.

      Às vezes também passam filmes bons na rtp.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Agora falta termos acesso a todos os canais abertos em sinal aberto.

  8. Avatar de Luís Duarte
    Luís Duarte

    Eu gostava era que alguém me explicasse porque é que um imposto acresce de IVA.

    1. Avatar de Sem nome
      Sem nome

      Não se esqueça que está em Portugal e preciso alimentar os Bancos Banif, Novo Banco e o BPN

    2. Avatar de _root
      _root

      Provavelmente porque na ótica do Estado, o imposto seja lucro….logo deve ser taxado o Imposto sobre Valor Acrescentado.

      Pena é que os canais TV públicos (e até os privados) não tragam qualquer valor …nem sequer acrescentado!

    3. Avatar de Poveirinho
      Poveirinho

      Definição de taxa – prestação que se exige dos particulares que utilizam um serviço público.
      Incidência do IVA – Estão sujeitas a imposto sobre o valor acrescentado (…) as prestações de serviços efectuadas no território nacional.
      Ora se a taxa audiovisual corresponde à prestação de um serviço público, deverá estar sujeita a imposto.
      Deve ser este o espírito da coisa, mas na verdade trata-se de uma verdadeira palhaçada…

    4. Avatar de Jose
      Jose

      Não é um imposto, mas sim uma taxa.

    5. Avatar de JBM
      JBM

      O IVA incide sobre o preço de todos os bens e serviços adquiridos por um consumidor, com a legislação do IVA a permitir explicitamente que se aplique sobre outras taxas e impostos sobre o produto (essas outras taxas acabam por ser custos do produto, fazem parte do seu preço).
      Aqui o ponto questionável é se esta contribuição é um pagamento por um verdadeiro serviço.

  9. Avatar de Segredo
    Segredo

    Não faz sentido uma pessoa pagar mais de 50€ para ter os tres serviços e ainda pagar mais esses 3€, mas enfim, é o país que temos

  10. Avatar de Sem nome
    Sem nome

    Há há há 3€ para ver o Portugal em festa e somos Portugal e um roubo TDT não presta ponham 30 canais que eu desisto da Meo IPTV

    1. Avatar de André
      André

      Por acaso esses 3€ não servem nem para o Portugal em festa (SIC) nem o Somos Portugal (TVI)! Mas percebeu-se a ideia 😉

  11. Avatar de Jos Figueiras
    Jos Figueiras

    Estamos feitos ao bife,sejam Coelhos,Cavacos,Paulinhos,Costas,Jerónimos,Catarinas e agora os pasteis de Belém,com os Martelos a bater;não há nada de bom a esperar,é pagar,pagar e cada vez mais e mais,nunca lhes chega.Com diz o velho ditado muda-se de moleiro mas não se muda de……………???

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Optimo para os condomínios ! Aqueles que só têm luz então… pagar por uma coisa que não se tem.
    Bem vindos a Portugal, onde se paga por ter e não ter.

  13. Avatar de torres
    torres

    Ninguém põe mão a esta gentalha?
    CHULOS, os tais VIP´S como jogadores da bola esses não pagam MEO ,NOS etc… nós temos que aguentar com estes números.

  14. Avatar de tiago
    tiago

    Boa noite, eu nao entendo é porque a empresa endesa sendo uma empresa de electricidade não cobra ao seu cliente esse valor? Isto só prova que Portugal é só corruptos

  15. Avatar de Just curiosity
    Just curiosity

    3€ quase que dá para pagar uma mensalidade de cardsharing pra aí com 300 canais…

  16. Avatar de Jorge
    Jorge

    Dia 24 vamos votar não se esqueçam

  17. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Não vejo a reclamação. A esmagadora maioria dos países têm uma taxa anual de 120-180€ e só em poucos a tv é melhor, mas como digo, em muito poucos (independentemente do número de canais). Pelo menos por este valor em Portugal, os 4 canais tem conteúdos que agradam a uma boa parte do estrato sócio-económico, e com o que não se paga Vs outros países dá para serviços pagos com uma oferta muito superior.

    1. Avatar de _root
      _root

      Por este valor tens direito a 2 canais e não 4.

    2. Avatar de Telmo
      Telmo

      Só em poucos a TV é melhor? Somos o único país da UE em que o número de canais se manteve após a TDT. É um bocado patético só continuarmos com 4 canais, enquanto no resto dos países há aí uns 20.

  18. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Não vejo a reclamação. A esmagadora maioria dos países têm uma taxa anual de 120-180€ e só em poucos a tv é melhor, mas como digo, em muito poucos (independentemente do número de canais). Pelo menos por este valor em Portugal, os 4 canais tem conteúdos que agradam a uma boa parte do estrato sócio-económico, e com o que não se paga Vs outros países dá para serviços pagos com uma oferta muito superior.

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      So para terem uma ideia.
      Em inglaterra pago 145 libras(187.85 Euro) pela taxa da BBC.
      Claro que a qualidade nao se compara mas tb nao e muito melhor. (mas ao menos temos 43 canais para ver “Free Viewe DDT” .

      1. Avatar de Joao Santos
        Joao Santos

        Pois, mas a BBC não tem publicidade. Portugal é um caso único. Recebe uma taxa paga pelos espectadores e ainda recolhe valores astronómicos de publicidade. Decidam-se. Ou publicidade ou taxa. A RTP vive acima das nossas possibilidades. Os custos da RTP são na ordem dos 300 milhões € / ano.

  19. Avatar de migas
    migas

    Quem tem tv cabo não deveria de pagar. E a pagar a “contribuição” que coloquem todos os canais públicos a sinal aberto, como a RTPM, RTPA, entre outros. O canal Parlamento dispensa-se. lol

  20. Avatar de neapo
    neapo

    Que tal baixar o salário dos funcionários que ganham bem acima da média ou mesmo rescindir o contrato com eles? Para quê tantos canais da RTP se a maioria nem passa no TDT?
    O povo quer lá saber de tudo isto, as audiências mostram-no: futebol, novelas e quinta isso sim é realmente importante.

  21. Avatar de Francisco Franco
    Francisco Franco

    já fazia falta. ao menos a rtp passa programação de qualidade. viva o 760 100 200. prémio em cartão for ever. música pimba a tarde toda. e ainda pagamos mais por isso.

    nice 🙂

  22. Avatar de Jose
    Jose

    Este aumento servirá para compensar a isenção que será dada a cerca de 500 mil famílias com baixos rendimentos.

    Mentira

    Este aumento é para pagar os brutos salários de uns senhores apresentadores.

  23. Avatar de LG
    LG

    Que mimo

    Aqui na Suíça pago 450.- (411€) so de imposto audiovisual por ano

    1. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      Estar a comparar realidades diferentes é um bocado parvo

      A que tens direito por esses 411€ por ano? qual o rendimento médio na Suíça? etc etc… tudo diferente…

      1. Avatar de LG
        LG

        Eletricidade é mais barato… Então explica isso nem tudo se refere ao rendimento médio. Até podia estar desempregado e não ter nenhum rendimento mas pagaria na mesma 411€ se quiser ter uma televisão/radio em casa.

        So comentei porque há muitas queixas para quem quer pagar assim como há queixas que a qualidade é baixa e querem melhor. Aqui tenho 400+ canais e a RTP Internacional (única que apanho de Portugal) é das únicas que ainda não transmite em HD. As pessoas queixam se mas ninguem quer pagar…

    2. Avatar de mig
      mig

      Sabe nada do que diz…

    3. Avatar de Joao Santos
      Joao Santos

      Portugal é um caso único. Recebe uma taxa paga pelos espectadores e ainda recolhe valores astronómicos de publicidade. Decidam-se. Ou publicidade ou taxa. A RTP vive acima das nossas possibilidades. Os custos da RTP são na ordem dos 300 milhões € / ano.

  24. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    Concordo, desde que todos os canais portugueses passem para a TDT.

  25. Avatar de int3
    int3

    Acho bem.
    As coimas deviam de ser proporcionais ao rendimento anual também. Acho ridiculo alguém pagar um imposto de X euros quando alguém que recebe bastante por ano esses X não é mesmo nada.
    Passam a 180 no limite de 120 e pagam 120€ de multa. Alguém que tem ordenado mínimo esses 120 são destruidores. Alguém que receba 1000€ por mês 120 é quase nada. quem recebe 2000 ou 3000 é priceless. podem continuar a fazer infrações porque compensa. A Lei devia de ser igual para todos…
    neste momento quem tem menos rendimentos é quem sofre mais…..

  26. Avatar de RuiP
    RuiP

    O mais interessante é que mesmo que nao tenhas televisao em casa, tens que pagar 🙂

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      O valor inclui rádio e basicamente serve para sustentar rádio e tv públicas.

  27. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Ai Costa, a vida Costa…

    1. Avatar de zé do taco
      zé do taco

      Onde andara o coelho ?

      1. Avatar de TiagoC
        TiagoC

        Na toca… talvez.

  28. Avatar de Jolman Oliveira
    Jolman Oliveira

    15 Euros de Gás?!? Não deve ser no mesmo Portugal onde eu vivo….

  29. Avatar de Ppalma
    Ppalma

    E enquanto é aumentado, existe muito sitio onde a TDT não funciona… ou sejaanda malta a pagar e não tem a TV publica de modo “publico e gratuito”…. tenham vergonha…

  30. Avatar de pensador linuxiano
    pensador linuxiano

    BANDO DE MENTIROSOS ! VIGARISTAS ! LADRÕES! DIZIAM QUE IAM METER NOS OPERADORES DE TV MAS FIZERAM TUDO AO CONTRARIO. PORCARIA DO PS A MENTIR !

  31. Avatar de zé do taco
    zé do taco

    Não precisamos da RTP fechem-na , já basta a SIC e TVI passar telenovelas e futebol , na Europa é que são parvos pagarem uma taxa audiovisual mais alta que em Portugal , só em Espanha a TVE tem todos os seus canais em acesso livre , nós e que fazemos bem , pagamos aos meos e zons , já la vão 80 % das famílias famílias Portuguesas , agora Espanha com mais de 30 canais em sinal aberto isso é mau exemplo para os Portugueses com o seu bom gosto por telenovelas e futebol , agora pagar 3 euros para a RTP , eu prefiro pagar 20 euros aos meos e zons para ver a SIC e TVI , não precisamos do TDT nem da RTP , já temos os meos e zons .

    1. Avatar de jakim
      jakim

      e a sic e a tvi são melhores queres ver?
      privatizem mas é a rtp e pronto, acaba-se com o problema!

    2. Avatar de Jolman Oliveira
      Jolman Oliveira

      Estou completamente de acordo contigo!

  32. Avatar de CatS
    CatS

    Alguém me sabe dizer se, no caso de apartamentos com arrecadação com quadros de electricidade separados (logo obriga a contratos de electricidade distintos), faz sentido ou é mesmo obrigatório pagar a taxa no contrato da arrecadação, sitio que nem tampouco existe tomada de antena e os consumos nunca ultrapassam os 400kwh/ano (nem perto disso!) ?

  33. Avatar de Jose Carvalho
    Jose Carvalho

    Caros portugueses,
    Vivo na Holanda e não pago nenhuma taxa de televisão . Temos 5 canais da TDT gratuítos. e a parte disto podemos fazer os contractos com que entendemos.
    Pergunto para que as pessoas pagam este imposto. A televisao TDT portuguesa nâo presta para nada!
    So vemos telenovelas, futebol, noticias (de horas) para nâo dizerem nada, “estâo sempre a falar no mesmo”!
    e muitos reclames. este tipo de televisão e o que eu vejo quando estou ai e ferias.
    Sou tambem obrigado a pagar uma coisa que não utilizo e e assim que funciona a democracia em Portugal!
    Portanto senhores portugueses continuem a pagar sem protestos estes tipos de taxas !
    Jose Carvalho

  34. Avatar de Bazinga
    Bazinga

    Eu tenho andado a ver o que diz o diploma e a lei.
    Se é uma “contribuição” legalmente devíamos ter uma maneira legal de deixar de contribuir.
    Parece que a única forma é ter electlicidade off the grid.
    Não obstante, e no meu caso, não tenho tv cabo e nem sequer o cabo da antena nem na sala, nem ligado à tv.
    .
    Deviamos ter argumentos legais para exigir a extinção da cobrança coerciva desta “contribuição obrigatória”.
    A falácia dos 400Khw ao ano é simplesmente hilariante.

    Alguém consegue argumentos que podessem ser apresentados, de uma forma legal, para que extinguissemos esta dupla taxa?