Portugal: Consumo de eletricidade cai 12% em abril

20 Comentários

Apesar de se pensar que o consumo de energia cresceu nestes últimos meses há algumas novidades neste setor! De acordo com a REN – Redes Energéticas Nacionais,o  consumo de eletricidade caiu 12% e o de gás natural 26% em abril.

Além disso, pela primeira vez em 35 anos, Portugal  não produziu eletricidade a partir de carvão. A produção das centrais a e do Pego foi nula no mês de abril.

Portugal: Consumo de eletricidade caiu 12% e o de gás natural 26% em abril


É um momento quase inédito! Pela primeira vez, em 35 anos, a produção das centrais a carvão de Sines e do Pego foi nula no mês de abril. Falamos da produção de eletricidade a partir de carvão.  De acordo com a gestora da rede elétrica nacional…

A produção de carvão, que já era muito reduzida, foi mesmo nula em abril, o que acontece pela primeira vez desde a existência das atuais centrais a carvão de Sines e Pego (desde 1985). Nesse sentido perspetiva-se o encerramento das duas centrais

De relembrar que em outubro, o Governo anunciou estar preparado para encerrar a central termoelétrica do Pego no final de 2021 e fazer cessar a produção da central de Sines em setembro de 2023. 

Portugal: Consumo de eletricidade caiu 12% e o de gás natural 26% em abril

Produção renovável abasteceu 69% do consumo nacional de eletricidade

Comparativamente a outras fontes de energia, a REN refere que em abril  as condições hidrológicas foram favoráveis, com o índice de produtibilidade hidroelétrica a situar-se em 1,17 (sendo a média histórica igual a 1), enquanto nas eólicas o índice situou-se em 0,85 (média histórica igual a 1). A produção renovável abasteceu 69% do consumo nacional, a produção não renovável 17%, enquanto os restantes 14% foram abastecidos com energia importada de Espanha. Já no acumulado dos primeiros quatro meses do ano, o índice de produtibilidade hidroelétrica situou-se em 0,96 e a produtibilidade eólica em 0,86.

Entre janeiro e abril, a produção renovável abasteceu 69% do consumo (sendo hidroelétrica com 35%, eólica com 26%, biomassa com 6% e fotovoltaica com 2%) e a produção não renovável 28% do consumo, o que segundo a REN aconteceu praticamente apenas com gás natural.

O consumo de eletricidade caiu 12% em abril, segundo dados da REN, que refere que é necessário recuar a agosto de 2004 para encontrar um consumo mensal tão baixo como o do mês passado. Se o consumo de energia for contabilizado corrigindo os efeitos de temperatura e o número de dias úteis do mês, a queda em abril ainda foi ainda maior, de 13,8%, em relação ao período homólogo.

Já no mercado de gás natural, o consumo nacional teve em abril uma quebra de 26%, com uma diminuição de 13% no segmento convencional (consumo doméstico) e uma redução de 66% no segmento de produção de energia elétrica, de acordo com a REN.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    As centrais a carvão não funcionaram porque o consumo de energia caíu (basta pensar das unidades industriais em layoff)!!!!!

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      caiu 12% as renovaveis ficaram pelos 69% num mes normal andam normalmente nos 62/63 que nao é nada mau penso que a previsao do governo esta boa em fechar a central no final de 2021 talvez se consiga mais cedo a prioridade é acabar com o carvao so dps com o gas natural e assim chegar aos 100% de renovaveis

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    A Alemanha consegue produzir cerca de 8% de energia solar no seu mix energético.
    Se Portugal aproveitasse a maioria dos telhados (de boa exposição – sul, sudeste) para investir no solar passaria de 2% para 20% na produção energética por esta via, sem ocupação de terras pelos grandes parques solares.

    1. Avatar de VP
      VP

      Neste país é complicado, não tens incentivos do governo, o investimento sai todo do teu bolso e ainda por cima tudo o que gerares e que não consigas aproveitar vai de borla para a EDP.
      Se ainda fizessem como noutros países em que a energia não aproveitada durante o noite fica em credito para ser usada durante a noite.
      Quem mora num prédio precisa de autorização do condomínio, torna-se mais fácil para quem tem vivenda.

      Por outro lado acho que muita gente está pouco informada relativamente ao painéis solares. Hoje em dia já se consegue comprar um kit completo com um painel solar de 285W por 300€, num local com boa exposição solar com apenas um painel pode-se traduzir numa poupança de 75€+ /ano.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sim está certo, tenho 2 painéis solares de autoconsumo, a questão dos créditos e a elaboração de uma Lei que estabelecesse a cada edifício novo a obrigatoriedade de instalação de painéis em função da sua área (mínimo 500W), era fundamental para haver mais autoconsumo. Mas estava a pensar em algo mais industrial, vamos ver como a Tesla vai abalar o mercado de energia como fez para os carros elétricos, com renda de painéis solares e a utilização de baterias de casa Powerwall, criando assim uma rede virtual de armazenamento maior que qualquer barragem no mundo. Aí os “players” do mercado já se vão mexer.

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Como é que o consumo de eletricidade cai em tão grande quantidade se praticamente toda a gente no país esteve em casa durante o passado mês de Abril ?? Não pode ser,é uma incongruência total.Então as pessoas gastaram mais energia e o consumo caiu ?? Essa é boa !! 😀 😀 😀

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      As empresas , algumas e não são assim tão poucas, têm potências / consumos instalados imediatos de 10 GW a 20GW de consumo instantâneo. Isso é a potência toda de uma aldeia / vila.
      Muito motor eléctrico de grande porte. Alguns até com bancos de condensadores enormes para correcção da reactância de tanto motor a trabalhar

    2. Avatar de SergioM
      SergioM

      Só olhando para a industria percebe-se o porquê da descida, só dando alguns exemplos no ramo automóvel, a produção da Renault em Cacia, a Autoeuropa em Palmela, a PSA em Mangualde pararam as sua produções. A Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) no Tramagal, a Toyota Caetano em Ovar.
      Agora se quiseres contar com o resto da industria portuguesa que esteve parada em abril facilmente se percebe porque o consumo desceu.

      1. Avatar de OS
        OS

        Toyota Caetano em Ovar é uma Insignificância em relação ao polo em Oliveira do Douro V N gaia ai sim é uma autentica comedora de energia, basta ter Caetano Bus,aeronautica,Toyota e empilhadores da mesma marca.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Por um lado tens a industria que esteve parcialmente paralizada e por outro tens muita gente em teletrabalho, que penso (não tenho dados concretos ) que acaba por ser menos energía consumida por trabalhador que estando num escritorio e tendo como base de analise a empresa onde eu e a minha mulher trabalhamos. Em casa não temos a necessidade de acender uma unica luz durante todo o horario de trabalho, não temos ar condicionado, não tenho telefone IP, apenas o telemovel, etc, etc.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        *as empresas – são 2 empresas diferentes.

    4. Avatar de Joao
      Joao

      Já para não falar em lojas, centros comerciais, cafés e restaurantes, discotecas…

    5. Avatar de FAR
      FAR

      O consumo de muitas empresas é assustadoramente grande. Algumas industrias usam quantidades gigantescas de energia que não se comparam com TV’s ligadas durante mais tempo em habitações domésticas. Os valores são simplesmente muito diferentes.

      1. Avatar de ze
        ze

        Porque achas que quem está em teletrabalho tem TV ligada? Só se for funcionário público..

        1. Avatar de fc
          fc

          Porque é que acha que um funcionário público em teletrabalho está a ver televisão. Se há um grupo que teve que trabalhar mais durante esta quarentena foram os funcionários públicos que ficaram em teletrabalho. Basta imaginar o número de processos de layoff, baixas médicas, subsídios de desempregos e apoios à família qud tiveram que processar.

          1. Avatar de test user
            test user

            Como estivessem todos a trabalhar e os sistemas estivessem preparados. Função Publica esta precisar choque tecnologico e redução significativa. Esta crise não suporta estado lento e caro. Resgaste esta caminho. Desta vez brincadeira vai acabar.

          2. Avatar de test user
            test user

            Como estivessem todos a trabalhar e os sistemas estivessem preparados. Função Publica esta precisar choque tecnologico e redução significativa. Esta crise não suporta estado lento e caro. Resgaste esta caminho. Desta vez brincadeira vai acabar.

        2. Avatar de FAR
          FAR

          Não queria ofender 😀 eu corrijo! TV e, vá, 2 computadores. Estava a da um exemplo por absurdo a pensar na miudagem e no/a parceiro/a em layoff. Ainda assim os valores são desproporcionais quando comparados com os consumos industriais.

  4. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    Pode ter caido mas a conta de electricidade das pessoas vai subir e não é pouco!