Portugal: Conheça já o novo Documento Único Automóvel (livrete do carro)

108 Comentários

No seguimento do Simplex+, têm sido várias as medidas impostas pelo Governo Português. A mais recente é ao nível do “livrete do veículo”, oficialmente conhecido como Documento Único Automóvel (DUA).

O novo Documento Único Automóvel entra já em vigor a 1 de agosto e cabe na carteira.

Portugal: Conheça já o novo Documento Único Automóvel (livrete do carro)


O Documento Único Automóvel/certificado de matrícula é o documento que identifica um veículo. Além disso, permite circular nos países da União Europeia. Este documento contém informações como a marca, o modelo e a matrícula e outras características do automóvel. Também o nome e morada do proprietário, são informações que constam deste documento. Se houver encargos associados ao veículo, também constam do DUA.

Este documento agrega ainda as informações do livrete e do registo de propriedade do veículo.

Novo Documento Único Automóvel chega a 1 de agosto

O “DUA na Carteira” é uma medida Simplex+ incluída no Plano Justiça + Próxima, que visa também simplificar o conteúdo informativo disponível no documento, que reúne dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário.

O novo Documento Único Automóvel chega já no dia 1 de agosto. Segundo comunicado, o ministério da Justiça referiu que este documento é mais fácil de guardar na carteira e nesta primeira fase só chegará a novas matrículas. Em 2020 este documento chegará a todos os veículos.

Portugal: Conheça já o novo Documento Único Automóvel (livrete do carro)

Esta medida é coordenada pelo Instituto dos Registo e Notariado (IRN), em colaboração com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e as diversas entidades fiscalizadoras do trânsito, como a GNR e a ANSR.

Comentários

108

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Duarte Miranda
    Duarte Miranda

    Finalmente.

  2. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    O dua, nao vai tardar a ter uma aplicaçao para ele, ou a juntar do cartao cidadao e carta de conduçao.

  3. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Isto é um cartão rigido?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Penso que sim, como a carta de condução

      1. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        ainda bem que o meu livrete já se está a desfazer. cartão rígido faz bem mais sentido

  4. Avatar de Maria
    Maria

    Este juntamente com o cc e a carta no telemóvel é que era fixe 🙂 🙂

  5. Avatar de O rapaz
    O rapaz

    Era colocar a carta de condução, livrete entre outros no cartão de cidadão e pronto.

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      Não é possível devido ao fato de poderes «perder» a carta de condução e nesse caso também ficavas sem o CC, e o livrete também não dá porque se venderes o carro todo o documento teria de ser substituído.

      1. Avatar de Ze das Quintas
        Ze das Quintas

        É so a info do CC que tem que ser subsituida, nao vejo impedimentos, o Estado gosta muito de duplicar as cenas.

        1. Avatar de PAULO SILVA
          PAULO SILVA

          Não dá. teria que ter impresso o numero da carta de condução, categorias e prazo de validade, para não falar do DUA.
          A info podia ser actualizada mas o que esta impresso no cartão não seria possível.

          1. Avatar de fak
            fak

            A policia tem máquinas para ler o teu CC.
            honestamente o que eu fazia era agregar tudo ao CC, há mais que espaço. por exemplo, se o CC tivesse a mesma fonte, mesmo tamanho e espaçamento que tem a carta, cabia o dobro da informação que atualmente tem.

            ao agregar a carta ao CC, dispensa-se um cartão e dá para colocar a informação que não é usada apenas para formato digital, como por exemplo para o CC ia apenas as categorias e as suas validades e nº de carta, o resto, podia ser através do aparelho, convenhamos, o IMT onde foi emitido, data de emissão, aquele codigo manhoso que não tem legenda… não interessa a ninguém… assim como não interessa no CC a minha altura, data de nascimento, nome dos pais ou aquela série de com letras e numeros, isso podia ir tudo para ser apenas disponivel através do aparelho de leitura, ao remover toda esta informação praticamente inútil do CC, cabe lá o dobro da informação, certamente punha-se lá a info da carta e ainda sobrava espaço…

            quanto ao DUA, a mim não me aquece nem arrefece. para mim, documentos do carro ficam no carro, tenho é uma cópia do livrete em casa caso seja roubado ou assim para poder apresentar na policia, seja cartão ou livrete, só tem um sitio para estar: porta-luvas.

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            fak,
            Não se pode.
            Os titulares de um documento e do outro são distintos.

          3. Avatar de Caramelo Voador
            Caramelo Voador

            @fak, “honestamente o que eu fazia era agregar tudo ao CC” e se tiveres 3 carros, cabe tudo no CC? Haja paciência.

          4. Avatar de Pedro Sousa
            Pedro Sousa

            Como é que voces emprestam o carro à mulher ou ao filho se estiver tudo no vosso cc?
            Cabecinha…

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Não é o estado que gosta de duplicar. As coisas têm estado separadas desde o início por bons motivos.

      2. Avatar de fak
        fak

        mas tu não andas com o CC, carta de condução, cartões do banco, etc numa carteira? supostamente tens de perder a carteira para perderes o CC… e os outros documentos também…

        ou andas com os documentos onde? presos aos pelos dos tomates com molas do estendal?

        1. Avatar de PAULO SILVA
          PAULO SILVA

          @FAK: quando menciono perder a carta de condução leia-se: ficar inibido de conduzir, ou seja entregar fisicamente o documento ao IMT…

    2. Avatar de Ze das Quintas
      Ze das Quintas

      Concordo!

    3. Avatar de Ines
      Ines

      Isso era bonito para emprestar o carro…

    4. Avatar de JP
      JP

      Cartão do Mini-preço, pingo-doce, BP entre outros dava muito jeito.
      Na nova legislatura lançavam o cartão do agregado, com todos os documentos do mesmo…
      Ideias geniais!

      1. Avatar de fak
        fak

        Já há um cartão assim… ou melhor, tipo isso… chama-se cashback world… é um cartão que como diz o nome, dá cashback, e das duas uma: ou substitui os cartões de fidelização tipo continuente, BP, etc ou então simplesmente dá retorno, agora não tenho a certeza.

    5. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Que ideia tão absurda…
      E depois para a mulher ou outra pessoa usar o teu carro tinha de levar o teu CC?

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    Sendo assim a partir de 1 de Agosto alguma alteração ao “livrete” ele passa a vir nesse formato?

    1. Avatar de goolo
      goolo

      só para carros novos, os outros só para o ano…

  7. Avatar de DA
    DA

    Não sei porque insistem em chamar-lhe DUA. Está escrito no documento que se chama “Certificado de Matrícula”.

  8. Avatar de DA
    DA

    Não sei porque insistem em chamar-lhe DUA. Está escrito no documento que se chama “Certificado de Matrícula”.

    1. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Por acaso está lá escrito Documento Único Automóvel.
      Onde diz certificado de matrícula é na zona que torna o documento válido na Europa…

  9. Avatar de Rui
    1. Avatar de Frederico
      Frederico

      UMM Alter, a gasolina e que cumpre as normas EURO 6 😀

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    No Brasil ja existe, e ja muito tempo, até o podem ter no celular, e é válido perante as autoridades rodoviária, a Tugolandia sempre a tentar copiar os outros, Tugolandia = 3º mundo.

    1. Avatar de ok
      ok

      Não sei porque andas então em sites da “tugolandia”

    2. Avatar de tootall
      tootall

      mas não param de imigrar para a Tugalandia, do bom e do mau, mas como não sou mal educado e ignorante como VOÇê, não vou dar a resposta que merece .

    3. Avatar de JP
      JP

      Não devia entrar na tua frequência, onde tens mais experiência, mas deixa-me dizer-te que a intenção de terceiro mundo que é a Tugalandia, como tu descreves, valoriza aspectos mais valiosos como a cidadania, o próximo, entre outros aspectos. E falo com experiência própria.
      Antes de despejar aquilo que o caracteriza, pense… ou melhor, não escreva.

      1. Avatar de JP
        JP

        *intenção de primeiro mundo

    4. Avatar de JP
      JP

      Já agora, Jorge,
      Sabe dizer-nos se para tirar a carta de condução, no exame do Detran, ainda é necessário desenhar vários riscos verticais, com o mesmo comprimento, durante 1 min e contá-los no final?

    5. Avatar de ASAS
      ASAS

      E ainda cá estás?

    6. Avatar de eu
      eu

      A tugolandia é terceiro mundo, por isso é que vocês vêm para cá para gamar e elas para atacar, cambada de vacaria e ladrões zucas

    7. Avatar de Daniel
      Daniel

      Estranho que a afluência de brasileiros para a “Tugolandia” seja tanta… E o contrário não aconteça…
      Se não gosta do país, porque visita os nossos sites?
      A sua opinião é, deveras, irrelevante… É o comentário típico de quem só visa inflamar, provavelmente por um miúdo sem grande “vida”

    8. Avatar de Joao
      Joao

      Deves ter escrito o post em casa proque certamente se fosse na rua tinham-se roubado o telefone kkkkk

  11. Avatar de Neighborino
    Neighborino

    Então em vez do livrete agora é um cartão, fixe… uma coisa que me faz confusão é continuar a ser necessário andar com um papel do IUC, mais o papel da ultima inspecção -_-‘

    1. Avatar de fak
      fak

      wtf… há uma coisa chamada porta-luvas no carro… que é supostamente desenhado para meteres lá documentos e objetos pequenos…

      1. Avatar de Nitroglycérine
        Nitroglycérine

        É otimo, pois em caso de furto ou roubo da viatura, os amigos do alheio têm salvo conduto para a estrada.
        É o qu eu faço.

        1. Avatar de fak
          fak

          Nitroglycérine

          também se fores a pensar assim também não andas com o cartão do banco contigo, sempre podes ser assaltado e roubarem o cartão e depois anda o amigo do alheio a fazer compras no ebay com o teu cartão…
          mais vale alugares um cofre no proprio banco para guardares lá o cartão…
          ah não mas isso também não dá, o banco pode ser assaltado… mais vale destruí-lo e fazer novo cartão a cada utilização…

          tás a perceber o meu raciocínio?

    2. Avatar de ASAS
      ASAS

      Nunca foi necessário andar com o “papel do IUC”!

    3. Avatar de Woot!
      Woot!

      Papel do IUC?? What?? Já parei em várias operações stop e foi algo que nunca pediram. Já nem o selo da inspecção tem de estar no vidro. Basta teres no porta luvas.

    4. Avatar de fak
      fak

      os unicos que te podem pedir o comprovativo de pagamento do IUC são as finanças, o IUC é de caracter fiscal, não rodoviário.

      os documentos que obrigatóriamente têm de estar no carro quando circula são a carta de condução e CC, carta do seguro, certificado de matricula (DUA/livrete) e folha da inspeção. no pára-brisas tens de ter o selo do seguro afixado. o selo da inspeção deixou de ser obrigatório.

      tudo o resto podes deixar em casa, mesmo que seja referente ao carro, como o papel do IUC.

    5. Avatar de Jorge Barros
      Jorge Barros

      O papel do iuc não é necessário trazer, aliás a psp ao pedir o cc sabe logo se o condutor tem o iuc pago, pois cruza os dados com as finanças

      1. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Como é que a psp sabe pelo meu CC se o carro da mulher ou do meu sogro tem o IUC pago?
        Ainda se fosse pela matrícula…

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Claro que não é pelo CC do condutor, mas sim pela matricula da viatura, até porque o condutor pode não ser o proprietário da mesma!

  12. Avatar de Fixo
    Fixo

    No Brasil o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) não tem o formato de um cartão de crédito, como o referido no post. Tem um formato de várias páginas, que não é muito diferente do que existe atualmente em Portugal.

    Quanto à aplicação para smartphone do CRLV era para estar finalizado em Dezembro de 2018. Já tem o seu? Anda com o seu CRLV só no smartphone/celular ou anda também com o CRLV em papel? E a sua CNH-e (carta de condução eletrónica), não anda também com a CNH em papel?

  13. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    A seguir era um seguro na carta, para não ter de andar a pagar diferentes seguros por ano, quando só consigo circular com um carro de cada vez…

  14. Avatar de FilipeOS
    FilipeOS

    Ao contrário do que dizem para aqui não concordo que o DUA deveria ser junto com a carta ou CC pois o carro nem sempre é usado pela mesma pessoa e esquecer de mudar de carteira/pessoa implicava multa…

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Além de que nem pode, pois são titulares diferentes.

  15. Avatar de LFC
    LFC

    Ainda é preciso colocar morada???
    Tanto estou 3anos numa casa, como posso estar 3meses. Tenho alguma necessidade mudar de casa devido a trabalho.
    Tive de colocar a minha morada como sendo a do meu pai por causa destas mudanças constantes.
    E achava eu que íam retirar assim como fizeram com o CC.
    Pagar para alterar morada nesse cartão não deve ser 30€ como dantes (ou 60 já não me lembro bem)

    1. Avatar de JJ_
      JJ_

      A morada já a coisa de 1 ano ou 2, que não é obrigatório actualizar no cartão.
      Desde que esteja actualizada no CC (info digital), é tranquilo.

  16. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Penso que é só para quem tem viatura nova é que precisa deste novo livrete.Olhem,o meu só para o ano.

  17. Avatar de Roberto
    Roberto

    Mais um cartão???? Para que livretes ou cartões? A psp e gnr tem tudo informatizado. É só olhar no sistema

    1. Avatar de JJ_
      JJ_

      Convém teres alguma coisa que prove que o carro é teu…

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Está no “sistema”. Provar o que? Só precisas de CC para provar que tu és tu.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          E como se sabe, o sistema nunca comete erros não é verdade?

      2. Avatar de Louro
        Louro

        @Woot!
        Nem do CC deverias de precisar… Bastaria dar o teu nome e morada, e já sabem quem tu és… pela fotografia em sistema já deveriam de saber se és tu ou nao… Em caso de dúvidas bastava um leitor biometrico e voilá…

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Verdade mas até chegar aí ainda vai faltar muito. Contentava-me por só precisar do CC de preferência o da app id.gov.pt xD

        2. Avatar de Rui
          Rui

          E como fazias, ao viajar no estrangeiro?

        3. Avatar de fak
          fak

          por aquelas fotos ranhosas que o RC tira?
          e sabias que há pessoas que não têm impressões digitais? é algo chamado Sindrome de Nagali…

      3. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Efectivamente, o carro não é teu.

        O que prova é que o direito de uso do carro é teu.

    2. Avatar de fak
      fak

      gente cartões sempre há-de ser preciso…
      vamos que a máquina avaria, estão num local sem internet ou algo do género, vão para o estrangeiro onde eles não têm a nossa base de dados…

      como fazem? esperam lá até ao dia de são nunca à tarde para que confirmem a vossa identidade?

      concordo que deviamos ter menos cartões mas não acabar com eles na totalidade…
      e ter o CC apenas no smartphone eu não concordo, vai que ficas sem bateria? perdes o smartphone?
      para mim ter o CC no smartphone seria um complemento, não um substituto.

  18. Avatar de Unkelin
    Unkelin

    E como é que se recebe o documento novo? Por correio, ou vai ser preciso estar horas numa fila no IMTT?

  19. Avatar de Joaquim Abreu
    Joaquim Abreu

    Acho bem , só que a meu ver deveria ter mais informações sobre o veículo para não acontecer o mesmo que a um colega meu que comprou um veículo que tinha sido dado como perda total do seguro, foi reparado Nao fez inspecção b pois na altura a seguradora não lhe pediu os documentos do mesmo o carro foi reparado as tres pancadas e hoje é o k se vê!!! Enfim, atenção k o meu colega comprou o veículo sem saber de nenhum destes detalhes, isto foram informações k a seguradora lhe passou pois na Zurich não lhe aceitavam fazer seguro para aquele veículo, por causa do ocorrido, despertando assim a curiosidade e ficando a saber tudo o k se passou com o veículo, miséria

  20. Avatar de Panter
    Panter

    CC e DUA no mesmo documento?… Bonito!… Eu tenho um carro, minha esposa outro, meu filho pede-me o carro emprestado e eu fico em casa a coçar os “tintins”, porque não tenho o meu cartão de identificação para sair à rua com outro carro!… Há pessoas!…

    1. Avatar de Hugo Andre
      Hugo Andre

      conheço paises em que a carta de condução está agarrada ao documento veiculo.

      e conheço outros paises em que o mesmo documento é válido para até x pessoas andarem com o carro!

      Por isso Portugal e os Portugueses também podem inventar!

      Agora, privacidade é outra coisa!
      Não gostaria que utilizando o meu cc, soubessem que carro tenho e me desvalorizassem ou valorizassem como pessoa por ter ou nao ter!

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        “conheço paises em que a carta de condução está agarrada ao documento veiculo.

        e conheço outros paises em que o mesmo documento é válido para até x pessoas andarem com o carro!”

        Por exemplo?!

  21. Avatar de Louro
    Louro

    E que tal acabarem com a obrigatoriedade de as pessoas andarem com tudo que é documento atrás?

    A matricula nao é suficiente para identificar o veiculo?
    Se pela matricula tem acesso a toda a info do carro, qual a necessidade de andar com mais documentos que podem ser perdidos ?

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Porque isso implica depositar a confiança total nas mãos de outrém.

  22. Avatar de amrsa
    amrsa

    Os nomes dos campos são mesmo assim? A., B., C.1., …, Z.3? Não é lá muito intuitivo. Como é que sabemos, por exemplo, qual destes nomes corresponde ao número do quadro? Claro que nalguns casos, é óbvio pela resposta (por exemplo, marca, cor, pneus, etc).

    1. Avatar de fak
      fak

      AMRSA
      o documento só chega em agosto, certamente vai ter uma legenda num lado qualquer, tipo a carta de condução…

  23. Avatar de Joao
    Joao

    O problema e o estado contratar uma equipa TI competente, capaz de criar um servidor eficiente e autonomo para as infos dos cidadaos. Eu que conheco da materia sei que seria um sistema muito mas muitos dispendicioso, no entanto gasta-se tanto dinheiro em remendos e futilidades que mais valia investi num sistema centralizado com todos os detalhe do cidadao. Ex.: Seguranca social + Financa + CC + Carta de conducao com um cartao unico associado a ID que pode ser utilizado digitalmente. A um cidadao pode ser atribuido N carros de acordo com a sua categoria (de carta). Esse carro tem o seguro associado e so seria possivel conduzido por outros com autorizacao do proprietario. (Nao ha complicacoes, em diversos sitios hoje em dia ja temos de registar as nossas matriculas em nosso nome para aceder a um parque ou estacionamento por exemplo). Isto tudo a pensar de forma geral, o estado tem mais do que mamoes publicos para pensar nisto, quanto mais nao seja que arranjem um taxo a um sobrinho ou filho para pensar no assunto. O pensar sai caro.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      O pior é que isso já existe.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Existe diversas bases de dados mas nada digitalmente bem estruturado para utilizar para o efeito.

  24. Avatar de Lumia
    Lumia

    Quem tem o documento único vai ser obrigado a mudar para este novo formato?

    1. Avatar de fak
      fak

      eventualmente sim

    2. Avatar de ASAS
      ASAS

      Claro que não!
      Eu ainda tenho um livrete e registo de propriedade com 20 anos e continua perfeitamente válido!

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Até deixar de ser. Provas disso não faltam. Veja o caso do B.I.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Ah?!
          O que tem o BI?
          Há milhares (milhões) deles e continuam válidos!
          Os meus pais tem BI’s vitalícios!…
          Assim, tal com o eu referi, eu ainda tenho o livrete e registo de propriedade com mais de 20 anos e continua válido!
          Portanto, a “prova” que tu escolheste, só prova o contrário do que tu pretendes dizer!…

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Exceto que não, é exatamente o suficiente para a questão aqui.

            B.I. deixou de ser emitido há uns anos. Já não se fazem, já não podes obter um.

            B.I.s vitalícios foram emitidos enquanto ainda se emitiam, agora já não se fazem.

            Além disso, foram emitidos apenas para cidadãos já de certa idade, que quer dizer, regra geral. que são válidos durante pouco tempo. Sensivelmente menos de uma geração.

            Tal como disse, é até deixar de ser.

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Não o quê?!
          Há milhares de BI’s e continuam válidos, ponto!!

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Até deixarem de estar.

    3. Avatar de amrsa
      amrsa

      Acho que, se a partir de Janeiro de 2020 vender o veículo, nessa altura o documento do novo proprietário será este novo.

      1. Avatar de ASAS
        ASAS

        Óbvio!
        Quando o veículo muda de proprietário tem que ser emitido um novo docimento.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Não muda de proprietário. Muda de titular de usufruto do veículo.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Não muda de proprietário?!
            Bem… estás todo “desnorteado”!…

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Então deixo a sugestão de leres a lei e dares um toque ao teu advogado acerca dessas questões.

          3. Avatar de Daniel
            Daniel

            Eh pá!…
            Então vens “mandar postas” e agora “encaminhas” para o advogado?!
            Coloca aqui a tal lei que diz que “não muda o proprietário”, porque eu não necessito de advogados para a ler!…

          4. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Deixei a melhor sugestão possível.
            Agora cabe-te a ti, se tiveres interesse na questão.
            Eu não vou fazer o teu trabalho de casa.

          5. Avatar de ASAS
            ASAS

            Bem, se isso é o melhor que consegues dizer sobre o assunto…
            Enfim, nos tempos que correm, qualquer pode dizer (e beber) o que lhe apetecer sem ter que se preocupar em justificar o que escreve, portanto!…

  25. Avatar de Luis Duarte
    Luis Duarte

    e curioso ainda ninguem ter comentado os milhoes que vao entrar nos cofres do estado, ha pois vao ter que pagar por este cartao

    1. Avatar de ASAS
      ASAS

      Ah?!
      Saber ler ajuda, mas quando não se sabe nada de nada, não se deve falar…
      Assim terias evitado mostrar a tua ignorância…

  26. Avatar de Jorge
    Jorge

    Os antigos documentos continuam validos, como acontece com os antigos BIs, so se mudar de proprietário é que tem de obter o novo documento, tal acontece com o BI muda de estado civil e ja tera de tirar o CC.

  27. Avatar de ASAS
    ASAS

    Bem, se isso é o melhor que consegues dizer sobre o assunto…
    Enfim, nos tempos que correm, qualquer pode dizer (e beber) o que lhe apetecer sem ter que se preocupar em justificar o que escreve, portanto!…

  28. Avatar de Francisco Lopes
    Francisco Lopes

    Só peca por ainda ter a morada. Se mudar de casa + 50€ por um novo 🙁

    1. Avatar de ASAS
      ASAS

      Quem disse?
      Se não sabes, pergunta e podes evitar escrever disparates!…
      Se mudares de casa, não há qualquer problema.

      1. Avatar de asdasd
        asdasd

        Se mudares de casa as multas vao para onde?

        1. Avatar de ASAS
          ASAS

          Como é obvio, vão para a morada do CC (que tem que estar sempre actualizada) do proprietário (ou do condutor, se este for identificado na altura da infraccção)!

  29. Avatar de ASAS
    ASAS

    Como é obvio, vão para a morada do CC (que tem que estar sempre actualizada) do proprietário (ou do condutor, se este for identificado na altura da infraccção)!

  30. Avatar de António Araújo
    António Araújo

    O documento é preciso requizitar ou vem ter a casa pelo correio sem requisição?

    1. Avatar de asdasdasd
      asdasdasd

      É exatamente como o livrete. Quando comprar um carro 1 ou 2 meses depois chega por carta. Comprei na primeira semana de novembro e chegou na ultima de dezembro.

      1. Avatar de ASAS
        ASAS

        1 ou 2 meses?!
        O meu demorou menos de 15 dias!!

    2. Avatar de ASAS
      ASAS

      “requezitar” o quê?
      Quem comprar carro novo ou mudar de proprietário (etc) recebe o documento novo; quem não mudar nada, mantém o antigo!