Portugal: Comissões bancárias com cartões de débito sobem 163%

72 Comentários

As comissões bancárias relativas aos cartões de débito dos cinco maiores bancos nacionais aumentaram em média 163%. Esta informação foi partilhada pela DECO Proteste, com base numa análise dos últimos 10 anos.

Conheça quais foram os bancos que mais aumentaram as comissões bancárias.

Portugal: Comissões bancárias com cartões de débito sobem 163%


Comissões bancárias aumentaram nos bancos BCP, CGD, Santander e BPI

Banco BPI, Novo Banco, Caixa Geral de Depósitos, Santander e Millennium BCP aumentaram em 47%, em média, os custos anuais dos principais produtos e serviços associados às contas à ordem, referiu a Deco, em comunicado.

A título de exemplo, Nuno Bico da Deco Proteste, o economista lembra que no ano passado a inflação foi de 1,3%, mas que a banca, no início deste ano, “anunciou valores 50% mais elevados em alguns produtos” e que estes aumentos anuais, nesse período, têm sido da ordem dos dois dígitos e mesmo em anos em que a inflação foi negativa.

Dados compilados pela Lusa no final de 2021 concluíram que os cinco principais bancos a operar em Portugal cobraram 1.453,2 milhões de euros em comissões até setembro, mais 141,4 milhões de euros ou 10,8% face ao mesmo período de 2020.

Por dia, os cinco grandes bancos cobraram em comissões cerca de 5,3 milhões de euros, tendo sido o BCP o banco que registou maiores receitas com comissões bancárias, cobrando em Portugal 376,6 milhões de euros entre janeiro e setembro, mais 6,8% do que até setembro de 2020.

Portugal: Comissões bancárias com cartões de débito sobem 163%

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) arrecadou em Portugal 349 milhões de euros, mais 12% face a período homólogo, o que o banco público justificou com comissões relacionadas com nova concessão de crédito, com o aumento das transações com os diversos meios de pagamento, devido à reabertura da economia, e com comissões de fundos de investimento e seguros financeiros.

No Santander Totta, as comissões foram de 315,7 milhões de euros, mais 15% do que o arrecadado no mesmo período de 2020, um aumento atribuído ao facto de os seus clientes terem feito mais transações, “num contexto de reanimação económica”, assim como a fundos e seguros.

No Novo Banco foram arrecadados 207,9 milhões de euros, mais 5,8%, devido ao aumento das receitas com meios de pagamento por causa do maior volume de transações e de preço e ao crescimento do negócio de seguros e gestão de ativos.

O BPI registava em Portugal 204 milhões de euros em comissões, mais 15,7% do que até setembro de 2020, um aumento impulsionado pelas comissões bancárias associadas a crédito e a contas, assim como pelas comissões de fundos de investimento e seguros de capitalização e da intermediação de seguros, devido a mais negócio.

Segundo os dados recolhidos pela Lusa, face a setembro de 2019 (antes da crise pandémica), as comissões bancárias aumentaram nos bancos BCP, CGD, Santander e BPI, sendo o Novo Banco a exceção, com as comissões a ceder comparando setembro de 2021 com setembro de 2019.

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Andre
    Andre

    O liberalismo a mostrar aquilo que é.
    Oh wait… A culpa é do Kosta.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Isto não é liberalismo coisa nenhuma, mas apenas protecção de lucros à pala dos clientes para servir interesses mal mascarados. Uma vergonha.

    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      O Costa não tem culpa de nada. A culpa é toda do Passos Coelho. O Costa ainda está há pouco no governo e está de mãos atadas, não pode fazer nada, até porque não tem poder executivo, só pode ficar a “ver a banda passar”.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Não é bem assim e sabes que não é bem assim.

      2. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        Pela conversa de muitos, parece que só lá está há 3 dias…

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Não está há 3 dias, mas dizer que está no 3o mandato consecutivo é estar a omitir propositadamente o facto do 2º mandato ter durado apenas metade, só isso. De resto, todos os partidos que governaram desde 76 foram completos vassalos dos bancos, tal como o eram durante o estado novo.

        2. Avatar de GM
          GM

          Isto para não dizer que o 1ºmandato, que não o foi, nem devia ter acontecido. Simplesmente fez o mesmo que ao anterior lider do PS: chega para lá que o poleiro é meu!

    3. Avatar de deeppurple
      deeppurple

      se percebesses a teia de interesses e dividendos que o estado tira do esquema certamente não comentarias dessa forma!

    4. Avatar de Amílcar Silva
      Amílcar Silva

      Se ao menos houvesse outras opções no mercado…

      1. Avatar de AJ
        AJ

        Existem outras opções e uma delas é o ActivoBank. Ao abrir uma conta tens direito a um cartão de débito + cartão de crédito e tudo isto a custo zero, sem comissões bancárias, etc.

        1. Avatar de GM
          GM

          Se não tiveres crédito bancário noutra instituição de crédito, é uma (boa) hipótese. Se tiveres, estás de certa forma amarrado. Se largares amarras, podes ter de contratualizar um crédito com SPREAD superior. Saltas da frigideira para o fogo.

          1. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            O que interessa no crédito é comparar a TAEG (Taxa Anual Efectiva Global) entre as ofertas, essa é a taxa que realmente indica o preço final que irá pagar com todas as taxas, comissões, impostos, seguros, despesas de avaliação, etc. Conforme explica este vídeo com muito humor à mistura: https://youtu.be/zESFdQIKZ_4 “O QUE PRECISO PARA COMPRAR CASA? | Coisas Chatas com Humor” (Gilherme Geirinhas), A indicação relativamente à TAEG começa em 00:17:27.

          2. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Isso é verdade. Mas em alguns casos a troca de banco pode trazer ambas as vantagens. Sei de quem estava no BPI e passou para o Banco CTT, poupou na prestação mensal e nas comissões.

          3. Avatar de GM
            GM

            Contra este argumento, tudo é relativo. O meu crédito é de 2007, tenho um SPREAD de 0,4%.

  2. Avatar de Vasco
    Vasco

    Claro que sim. Basta ver alguns resultados que apresentam sob a forma de lucros. Bancos que estão ao serviço essencialmente de amigos e de interesses políticos, bastas vezes salvos pelo dinheiro que é de todos nos, pago em impostos taxas e taxinhas para tudo e qualquer coisa. Banca que apoia mal os investidores e as empresas -excepto a dos amigos e familiares de conselhos de administração e consultivos, outro lugar onde se pagam os favores políticos, etc. Claro q mesmo fechando balcões e digitalizando todos os serviços ainda assim têm de aumentar as comissões. Pudera, com governanças tão enviesadas, têm mesmo de recorrer ao saque para apresentar lucros!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não. Os bancos estão ao serviço dos acionistas. Quem é acionista de um banco, espera retorno do seu investimento, e isso só sucede com lucros.

      1. Avatar de GM
        GM

        Eu sou accionista de mim mesmo, e como tal espero ter lucros, isto é, com o que ganho, pouco ou muito, chegar ao final do mês e, pagas todas as despesas, ter dinheiro de sobra. Mas, com sanguessugas como as do artigo, não passo da cepa torta. Eu e a esmagadora maioria.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          O maior sanguessuga é o Estado…

          1. Avatar de GM
            GM

            Sem dúvida. Mas não tenho de estar a suportar outros, pelo menos pagar principescamente por algo trivial.

          2. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Mas o Estado gasta em serviços que te oferece, saúde, educação, etc. Os bancos só emprestam aos amigos, logo grandes quantias, para negócios mirabolantes ou clubes de futebol e muitas vezes corre mal e nunca mais pagam. Para te emprestarem dinheiro para uma casita tens de penar muito, arranjar fiadores que é a coisa mais injusta do mundo e mesmo assim se o ordenado for baixo é muito difícil, essas são as pessoas que precisam realmente dos empréstimos para poderem estabilizar a vida e os bancos não ajudam, querem é lucros porque os acionistas querem lucros, e vão crescendo os lucros até estourar a bolha ou absorverem tudo o que está à volta, é capitalismo liberal puro.

      2. Avatar de Vasco
        Vasco

        Existem lucros e lucros, e formas éticas de os obter. Depois existem os chicos espertos, sem honra e dignidade, que acham que obter lucros a qualquer preço é um direito natural. Considero que a maior parte dos bancos é gerida por gente dessa, que pouco presta é que na maioria dos casos os accionistas não são sequer tidos em conta. O que lhes interessa é apenas o prémio anual obtido por conta de reports altamente manipulados. O que interessa são os accionistas? Falácia!

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Um gestor de um banco, só é bom, quando apresenta bons resultados (na banca privada pelo menos). Quanto mais lucro obtiver, maiores os dividendos para os acionistas, é simples. Um banco é um negócio e como todos os negócios é feito para lucrar o máximo possível. Como funcionamos numa economia de mercado, temos concorrência, cabe ao consumidor procurar a melhor opção, e não ficar à espera sentado no café. Em Portugal há muito a mania de que o cliente só pode ter benefícios, não tem deveres. Se as fontes de rendimentos dos bancos reduziram, é normal que enveredem por outras formas de rentabilizar o negócio.

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Pois falas muito bem, palavras sábias mas infelizmente não são seguidas pelo cartel.
            Há quem esteja preso a um banco que não quer por causa do credito habitação. E até poderiam pensar mudar, mas a burocracia e os altos valores exigidos para essa mudança, deita por terra todos esse bonitos pensamentos.

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Um sistema capitalista baseia-se somente em lucro e qual a melhor e mais rápida forma de o obter, a ética nem sequer entra nesse plano, ou há lei, ou é a selvajaria total.

  3. Avatar de Paulo Sergio
    Paulo Sergio

    Acho muito bem, os servicos bancarios também sao caros e dos melhores do mundo. Perguntem a alguem dos estados unidos se sabem o que e a caixadirecta. Os nossos bancos sao pioneiros em tech de ponta

    1. Avatar de LA
      LA

      Temos aqui um administrador, ou acionista.

    2. Avatar de RPG
      RPG

      Obrigado pela gargalhada proporcionada LOL

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        não é mentira nenhuma nos temos a mania que somos um pais atrasado mas somos avançados em muitas areas e isto é bem vdd as nossas apps dos bancos sao as melhores e há uns anos sabes o que dava para fazer numa ATM na alemanha ? levantar dinheiro, caem portugal há anos e anos que se pagam contas na aTM já para não falar da via verde, voces nao fazem ideia do que é o mundo lá fora mas isto é a velha historia “a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha” vão viver 2 anitos para outros pais da europa e vão ficar admirados deves achar que na alemanha pagas por mbway

        1. Avatar de PMAS
          PMAS

          Tudo certo, mas supostamente esses serviços digitais são também para reduzir os custos operacionais. Isso reflete-se no custo para o cliente? Não…

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Essa é sempre a velha historia, foste tu que pagaste as apps e os serviços digitais que por sinal são caros ? não, pois não? então porque é que dizes que o custo para o cliente tem de baixar? Uma empresa como a tesla gastava dinheiro a importar os carros dos USA para a europa então investiu numa fabrica na europa os carros agr têm que ser mais baratos porque já não gastam o dinheiro da importação ?

        2. Avatar de RPG
          RPG

          ViaVerde sem qualquer sombra de dúvidas que é algo a destacar, e isso sim, sem grande rivalidade no mundo. Portugal não é país atrasado, mas também não é pioneiro com tech de ponta, no segmento dos bancos, a menos que estejamos a falar de tecnologia de ponta para escavar túneis sem fim. Parece-me que estás a misturar coisas. O tópico são as receitas de ATM, e depois misturam as apps pelo meio para justificar algo que não tem relação sequer, quando a rede de ATM nem é gerida ou desenvolvida pelos bancos. Tenho conta no Santander em UK, tendo estudado lá 3 anos, e não vejo qualquer diferença por exemplo. Vi apps de outros bancos, tudo minimamente com as mesmas features que cá lol. A rede de ATM sim, pode-se dizer que deixa a desejar comparada com a nossa. Depois falas de mbway como sendo algo pioneiro, quando já existe por exemplo na China algo superior, há uns 15 anos, e pelo qual são realizadas tantas transações num dia, como em Portugal inteiro em 10 anos. Se queremos comparar algum tecnologia como sendo pioneira e de ponta, então temos de comparar com os melhores exemplos no mercado, e não com medianos como o que referes da Alemanha, só porque se enquadra no teu argumento de que as apps dos bancos “tugas” são muito boas. Nem vamos entrar na conversa, de que muitos bancos, nomeadamente alguns referidos neste artigo, nem são Portugueses, nem geridos por Portugueses, embora operem em Portugal também.

        3. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Eu vivo num outro país Europeu e Portugal está mais de uma década atrasado no que toca a tecnologia. E a Alemanha não é um bom exemplo, visto também estarem em pouco atrás (pelo menos na última vez que visitei).

          Para isso tens que comparar com os países mais nórdicos. Como Suécia, Países Baixos, Dinamarca, etc. Onde o setor financeiro e serviços estatais estão completamente digitalizados.

          As aplicações bancárias em Portugal não medíocres. Tens bancos como o caixa geral que ainda usam cartões matriz. Algo que é fácil de clonar sem o utilizador se aperceber. A aplicação iOS da caixa tem um UX horrível, qualquer operação simples torna-se um processo complexo.

          Aplicações do estado é o mesmo. Muitas delas nem sequer foram adaptadas para as últimas resoluções dos dispositivos da Apple.

          A falam das caixas multibanco, que fazem tudo e mais alguma coisa comparando com os restantes países. Mas eu nunca fui a nenhuma ATM nos últimos anos. Pago tudo de forma electrónica e todas as operações são feitas usando o smartphone.
          Que adiantas as caixas ATM serem melhores em Portugal. É como dizer que as carroças de bois em Portugal têm controlo de tração e travões ABS. O que é que isso me vale? Continua a ser uma carroça de bois!

          Era relevante nos anos 90 e inícios dos 00s. A partir de aí a Internet tornou tais dispositivos irrelevantes.

    3. Avatar de Vasco
      Vasco

      Como é que passam o papá e a mamã? Aproveite enquanto durar, porque quando tiver de pagar casa, utilidades, alimentação, saúde e vestuário do seu bolso, logo mudará de opinião.

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sem dúvida. O serviço ao cliente no Canadá e nos States é pré histórico. Nesse aspeto o bancos cá são top.

    5. Avatar de mamba
      mamba

      loles. O Salgado, o Rendeiro, o Oliveira e Costa e o Jardim Gonçalves gostam de ti.

  4. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Isso e a Via Verde ter aumentado os alugueres… De 0,70 por cada mês utilizado para 1,25…!!!!

  5. Avatar de Fusion
    Fusion

    Alguem sabe um banco seguro (que não vá fechar daqui a uns tempos) que não tenha comissões?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      ActivoBank

    2. Avatar de joao
    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Debaixo do Colchão, que é o que os avós faziam.

      Eu assim que recebo levanto tudo.

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Banco BIG

    5. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      porque precisa de ser um banco que não vá fechar? vais enfiar mais de 100.000€ num banco ?

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Até pode enfiar 1€ e perder, se não for em produtos cobertos pelo FGD…

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Portugal é um país tão pequeno que é impossível o liberalismo funcionar, senão vejamos:
    Cartel nos hipermercados (já provado)
    Cartel nos bancos (em investigação)
    Cartel nas operadoras de telecomunicações (evidente, e ao cêntimo)
    Cartel nas gasolineiras (evidente e ao centésimo de cêntimo)
    E deve haver mais….

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Digam lá um serviço que tenha sido liberalizado que passou a ser mais barato em Portugal?
      Nenhum é a resposta até as concessões dos antigos SMAS, ficaram estupidamente caros, eu no ano passado foi fechar um contrato com as Águas de Cascais, para a demolição da construção existente no local para construir novamente e tive de pagar uma taxa de 60€, por antecipação do contrato, a minha pergunta foi quando é que eu deixo de pagar a taxa, eu sei que num serviço tipo Vodafone se quiser acabar com o contrato antes dos 24 meses tenho de pagar, mas mas águas de Cascais não conseguiram dar resposta

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Quando os serviços são do Estado todos pagamos. Para ser mais barato para uns, todos pagamos. É ver a TAP, andamos todos a pagar para uns tantos andarem de avião.
        Devia ter vivido na União Soviética, que lá era tudo uma maravilha, o Estado controlava tudo e mais alguma coisa, até ao mais pequeno detalhe. Não havia comida, não havia nada a não ser pobreza e falta de tudo um pouco.

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Achas que a TAP só serve para alguns andarem de avião? É a mesma coisa que dizer que os comboios só servem para quem anda neles ou que as estradas só servem para quem tem carro. Até podes não ter carro mas se a tua aldeia tiver uma estrada vão-te lá chegar mais produtos, pessoas, etc e mais barato. É assim que funcionam os serviços públicos, servem toda a população, da mesma maneira que a TAP trás um americano e ele gasta aqui os dólares no hotel, restaurante, etc. A TAP é a empresa portuguesa que mais exporta, tu e estes novos liberais que acham que de repente podemos ter o sistema perfeito que basicamente é capitalismo selvagem, ou são ignorantes e nem uma conta básica sabem fazer para colocar em causa o sistema milagroso ou então são mais umas ovelhas ao serviço dos interesses de quem financia esses partidos.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            A TAP simplesmente não é competitiva no mercado. Dá prejuízo, e andamos todos a pagar.

          2. Avatar de Andre Pinto
            Andre Pinto

            Lol. Falácia. Está mais que provado que a Ryanair foi quem mais passageiros estrangeiros transportou para o nosso país…

          3. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Falam de cor, estão apenas a replicar o que os partidos de direita dizem mas factos não há, ou são inventados. A TAP e todas as sub empresas (menos uma) davam lucro até ao inicio da pandemia e era a empresa que mais passageiros transportava para Portugal. Neste momento é a Luftansa, mas é provável que recupere e sabem como eu sei? Procurei, fui ler e vou-me mantendo informado e não acredito naquilo que ouço sem ter factos sustentados, aconselho-vos a fazer o mesmo para não serem marionetas de interesses.

          4. Avatar de GM
            GM

            Em poucas palavras: tira o saco que tens na cabeça. Não te deixa, nem ver, nem ouvir.

        2. Avatar de Andre Pinto
          Andre Pinto

          De cor? então mostra me os lucros da TAP. Nos últimos 10 anos, sem covid e com o turismo forte a TAP deu prejuízo em 9 desses anos! Quantos artigos queres sobre isso? Consigo te enviar 10, 20 e só preciso de 5m para encontrar essa informação. Queres ver que anda tudo tolo…
          A TAP teve prejuízos de 1230 milhões de euros em 2020. Foi anunciado há dias que em 2021 a TAP passou a ter prejuízos recorde de 1600 milhões de euros. Em 2021 a TAP perdeu 4,4 milhões de euros a cada dia, pagos pelos portugueses. Uma família portuguesa de 3 pessoas gasta 1200€ do seu orçamento (ou deixa de receber serviços no valor de 1200€) para pagar a TAP.
          E não interessa dizer que foi pelo encerramento da operação no Brasil. Sem essa operação, tinham prejuizo à mesma. Os únicos argumentos é que a TAP serve o País. Ora vejamos:
          – 19 de Janeiro de 2020
          Repatriamento de portugueses de Wuhan no início da pandemia – HIFLY

          – 17 de Janeiro de 2022
          Viagem em campanha Costa aos Ações – RYANAIR

          – 15 de Abril de 2022
          Deslocação de 221 militares portugueses para a Roménia – ATLANTIC AIRWAYS

          Só alguns exemplos

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Não acrescentaste nada, apenas concluo o que disse atrás, não percebes patavina mas falas como se fosses doutor, vê lá se a TAP deu prejuízo, a TAP nunca deu prejuízo, deu sempre lucro, o que dava prejuízo e absorvia os lucros da TAP era uma empresa que tinha no Brasil que foi capturada pela TAP por outras dividas, isto ainda no tempo do Sócrates. Ou seja, a TAP se fizer o que sabe, tem lucros e ainda serve o país e os portugueses, se andar com aventuras é o que Deus quiser, por ter sido privatizada viu-se bem o que deu, agora temos de despejar dinheiro para salvar a empresa, os empregados (alguns) e outras empresas que dela dependem. Mas estes pormenores são constantemente omitidos por quem acha que devemos privatizar tudo e mais alguma coisa, temos visto bem o tipo de gente que fica com as privatizações e os estragos que fazem ao país, mas o dinheiro fala sempre mais alto e fica barato espalhar propaganda como a tua.

          2. Avatar de anonimus
            anonimus

            Gaita és banido vez sem conta do fórum motorguia, por só dizeres baboseiras, vens para aqui agora fazer o mesmo, puto cresce e aparece, já tens idade para isso.

          3. Avatar de André Silva
            André Silva

            @Andre Pinto, a ATLANTIC AIRWAYS é uma empresa que faz voos charter por isso é normal que tenha sido utilizada para deslocar militares e carga. Duh!?
            A TAP não faz voos charter.

        3. Avatar de André Silva
          André Silva

          Curioso que ninguém fala que a Ryanair recebe apoio ESTATAL da Irlanda…é como a EDF (Eletricite de France) é publica… Ah porque é França, ah porque é Alemanha, ah porque é a Irlanda.
          Mas Portugal não pode ter nada público. O PeterJust tem razão quando diz que a manutenção do Brasil na TAP é que dava imenso prejuizo. Mas claro é preferivel empranhar só por uma das versões, a mais fácil de ouvir e que marca o ódio habitual ao “socialismo” mas se não fosse o socialismo queria ver onde haviam apoios sociais…

    2. Avatar de Andre Pinto
      Andre Pinto

      Mesmo assim, acho que prefiro ter opções de escolha do que estar preso a uma única entidade que trata os clientes como lhe apetece, sem quaisquer consequências. Realmente, os serviços públicos que temos actualmente funcionam todos de forma perfeita. Principalmente na capacidade de resposta…

      1. Avatar de anonimus
        anonimus

        diz o puto que não sai da casa da mãe e anda sempre a chorar-se no face que baniram do fórum do motorguia…

        1. Avatar de Andre Pinto
          Andre Pinto

          Ahhhh?????

    3. Avatar de M.P.
      M.P.

      as aguas quando forem todas privatizadas

  7. Avatar de AJ
    AJ

    so pagam quem quer nos comissões bancárias nos cartões de débito. Tenho 2 em 2 bancos diferentes e pago 0€

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    Enquanto não se entender, aprender e aplicar o conceito descentralização o futuro será sempre este, uma third party a tomar decisões por nós e fácil de corromper.

  9. Avatar de 89d7aty812uygb
    89d7aty812uygb

    Os bancos em Portugal são um nojo. Há muitos anos quando a CGD se começou a esticar fui para o montepio e hoje em dia já nem serve de muito portanto conta de serviços minimos ftw, vão chular a pqp.

  10. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    O sistema é o que porque o povo é como é …

    Se poderem levantem tudo até ao zero logo no inicio do mês, não usem cartoes de credito/debito e se poderem e estiverem com vontade fechem as contas…

    Mais não vou dizer porque será dar o ouro ao bandido….

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Como se tu fosses ainda a tempo de o resgatar antes mesmo deles retirarem os valores de comissões que tenhas em divida. Deves ser mais esperto. Não substimes a esperteza do outro lado.

    2. Avatar de Profeta
      Profeta

      Portanto nao trabalhas para empresas e elas assim nao tem a necessidade de te transferir o dinheiro para a conta certo ? Ou es patrao de ti proprio e se for o caso como recebes o dinheiro ? Atraves de envelopes ? lol Isso de levantar o dinheiro da conta ja se viu que nao da resultado. E fazes isso para nao te tirarem comissoes neh ? Nao tiram este mes tiram no proximo. Nunca ficam a perder.

  11. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Nunca fiz tal por isso não lhes devo nada. logo não me afecta. Bem que podia estar a 10000% que para mim era o mesmo.

    Mas tu é que sabes… da tua vida, já eu nem da minha e tão pouco da tua.

  12. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Não estou a dizer que todos os que estão aqui não votaram mas…mas… muita gente pelo país fora refila e fala e indigna-se mas no dia das eleições… kaput…fico em casa… não me apetece…

    Se existe cartel…claro que existe e sempre existiu…e já em outro topic o disse, os tais bancos que não pagam comissões, mais cedo ou mais tarde vão acabar por pedir €€€ aos clientes…

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      Meu amigo, o Banco é PRIVADO. Tudo diz mal do estado, mas quando estão com os tomatinhos apertados vão pedir o dinheirito á segurança social e dizer… “então mas o estado não nos apoia”. Tal como aqueles que não descontam e depois querem ter uma reformazona…Porque ah e tal custa a descontar, são uns chulos e isto e aquilo. Mas quando caem numa cama ou num hospital aí já dão valor ao “socialismo”.

  13. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Estando num Estado de direito deviam saber mais e assim já não estariam atirar em todas as direções…é o que dá o deixa andar… nem olham pelos seus nem por si mesmos, e pior, nem deixam, ou contribuem para que se mude… preferem continuar alimentar os carteis, eles gostam…
    Ser participativo tem vantagens… uma delas é não dizer asneiras…

    Vale o que vale

  14. Avatar de tm
    tm

    Quanto pagam pelo vosso Cartão de Débito?

    eu por exemplo 17,68€ por ano na CA