Portugal foi o que mais reduziu nas emissões de CO2 na União Europeia

25 Comentários

O gabinete de estatísticas da UE (Eurostat) lançou recentemente um estudo com os resultados relativamente às emissões de CO2 na União Europeia.

Segundo os dados, Portugal foi o que mais conseguiu reduzir nas emissões de CO2 na União Europeia. Conheça os resultados.

Portugal foi o que mais reduziu nas emissões de CO2 na União Europeia


Portugal foi o que mais reduziu nas emissões de dióxido de carbono

Portugal foi quem maior redução (-9%) de emissões de dióxido de carbono (CO2) na União Europeia e mais do triplo da média europeia (-2,6%) em 2018 face ao ano anterior. Os números mostram que, no geral, houve uma redução de 2,5% das emissões de CO2 provenientes da combustão de combustíveis fósseis na UE. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Eurostat.

A Bulgária foi quem registou o segundo maior recuo nas emissões de CO2 (-8,1%), seguindo-se a Irlanda (-6,8%), a Alemanha (-5,4%), a Holanda (-4,6%) e a Croácia (-4,3%).

Portugal foi o que mais reduziu nas emissões de CO2 na União Europeia

As emissões de CO2 geradas por combustíveis fósseis aumentaram em oito Estados-membros: Letónia (8,5%), Malta (6,7%), Luxemburgo (3,7%), Polónia (3,5%), Eslováquia (2,4%), Finlândia (1,9%) e Lituânia (0,6%).

As emissões de CO2 representam cerca de 80% do total de gases com efeito de estufa na UE.

O Eurostat destaca ainda que as importações e exportações de produtos energéticos têm impacto nas emissões de dióxido de carbono no país onde os combustíveis fósseis são processados.

Leia também…

Taxa de carbono aumenta em Portugal! Preço dos combustíveis vai aumentar

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maurício
    Maurício

    Nao sei se são real estes dados….conhecendo o que fazem em varias areas quando se faz as análises!!!! Fico com dúvidas

    1. Avatar de pauloj
      pauloj

      Esqueceram-se de incluir na análise que, devido à falta de trabalho, as pessoas não se deslocam de automovel ou outros meios, qualquer logo reduziu o CO2!

    2. Avatar de Adão
      Adão

      E ainda falta referir a quantidade de poluição , pois provavelmente quem mais polui é quem mais consegue reduzir em percentual

  2. Avatar de Security
    Security

    Ao preço dos combustíveis, pudera…

    1. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      +1, e depois daquela possível falta, toca a não andar com o carro para poupar…

  3. Avatar de PGomes
    PGomes

    O pessoal já não tem dinheiro para combustível…

  4. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    É só aumentar o preço dos combustíveis e vão todos pelo mesmo caminho

  5. Avatar de manuel
    manuel

    Só sei que esta MODA eco está a sair-nos muita cara…
    Tudo isto, (alterações climáticas), não passa de uma enorme falácia e pretexto para aumento de impostos.

    1. Avatar de joaocrespo
      joaocrespo

      welcome to the rabbit hole

    2. Avatar de JV
      JV

      Está? Na minha empresa estamos a poupar dinheiro com esta moda eco. Poupamos dinheiro com a energia fotovoltaica, com menos uso de plástico, com lâmpadas LED, etc. Fossem todas as modas como esta, soubessem todos ser eco e era só poupanças

    3. Avatar de anon
      anon

      Aquecimento global existe, apenas alguns aproveitam-se para aumentar impostos ou impor através de lobbis os carros elétricos.

    4. Avatar de Samuel
      Samuel

      Olha não sabia que o Donald Trump sabia falar português. Se não há alterações climáticas então explica como existe a seca em Portugal?

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Haver alterações climáticas há, sempre houve e haverá.. já antes de nós humanos sequer existirmos lol.. por mais eco que sejamos essas mesmas alterações irão continuar 😉 No entanto, concordo com a grande maioria das modas uma vez que ajudam a retardar essas mesmas alterações

        1. Avatar de anon
          anon

          Ou seja estamos apenas a adiar o inevitável.

  6. Avatar de José
    José

    Não sei a total veracidade disto. Porém mesmo que n seja verdade por cá. Por “lá” pauta-se da mesma maneira

  7. Avatar de jonas
    jonas

    quase de certeza que 90% desta melhoria foi o facto de eu já não precisar de usar o meu carro para ir para o trabalho.

  8. Avatar de José Santos
    José Santos

    Mas com os fogos lá se aumentaram as emissões…

  9. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Falta uma pequena parte na noticia, que é a de indicar a quantidade de CO2 emitida por cada país. Se a quantidade de CO2 emitida por cada um, segundo este estudo, a Letonia e Malta são 2 dos países menos poluentes da EU, e a Alemanha em contraste é o mais poluente.

  10. Avatar de anon
    anon

    Esqueceram-se de mencionar que nem sempre a redução de emissões é sinal de progresso.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Tenham atenção!
      Esta notícia não está nada bem contada!
      Esta redução encontra-se relacionado com o facto de não terem existidos tantos incêndios em 2018, e nada tem haver com um menor consumo por parte dos carros ou de termos um país que pensa na economização de energia. É exatamente a mesma coisa que dizerem que em 2006 e 2004 Portugal foi dos países que mais baixou as emissões. É uma facto, mas simplesmente porque no ano anterior foi ano de grandes incêndios.

  11. Avatar de KitKat
    KitKat

    Que eu saiba as árvores consomem CO2 para produzir oxigénio, o problema não é o CO2, é a desmatação de florestas.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      É.. você também aparenta não estar mto longe de começar a realizar a fotossíntese, durante as suas pausas kitkat, uma vez que demonstra raciocinar como uma planta

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não deixa de ter a sua razão…

  12. Avatar de KitKat
    KitKat

    Que eu saiba as árvores consomem CO2 para produzir oxigénio, o problema não é o CO2, é a desmatação de florestas.

  13. Avatar de KitKat
    KitKat

    Que eu saiba as árvores, arbustos, etc. consomem CO2 para produzir oxigénio. O problema é a desmatação de florestas, não é o incremento de CO2.