Portugal: Carregamento dos carros elétricos terá taxa mensal de 2,85€?

92 Comentários

O assunto relativo aos pagamentos de carros elétricos não é novo! As tarifas eram para ser aplicadas em julho do ano passado, só que, os sucessivos adiamentos levaram a definir a primeira metade deste ano como o início das cobranças dos carregamentos rápidos dos veículos eléctricos.

Atualmente existem ainda algumas questões por fechar e o Governo ainda não definiu se os contratos da mobilidade eléctrica vão ter de pagar a taxa mensal de 2,85 euros que serve para financiar o serviço público de televisão e rádio.


A informação relativa a este tema foi divulgada recentemente pelo jornal Publico que refere que além de existirem algumas questões, especialmente tecnológicas e de comunicação entre os intervenientes, em aberto (os operadores de ponto de carregamento, os comercializadores da mobilidade eléctrica e a entidade gestora da rede de mobilidade, a Mobi.e), o Governo está também a avaliar a cobrança de uma taxa mensal de 2,85€ (Contribuição para o Audiovisual (CAV), também já conhecida como “taxa RTP”);

Segundo o jornal “Esta taxa de 2,85 euros (sem IVA) é uma de várias que os consumidores de electricidade pagam nas suas facturas mensais e destina-se a financiar o serviço público de televisão e de rádio”.

A cobrança da CAV à mobilidade eléctrica não é vista com bons olhos pelas empresas, que temem que mais este encargo – somado à taxa de acesso às redes da mobilidade eléctrica, à comissão de gestão da Mobi.e, ao pagamento ao operador de carregamento e à margem do comercializador – “pese” negativamente na fatura final.

Segundo dados do site da UVE, a associação de utilizadores de veículos eléctricos, no ano passado venderam-se 4237 viaturas eléctricas (entre 100% eléctricos e híbridos plug-in), um aumento de 115% face a 2016 e o equivalente a 2% das vendas. Este ano, entre Janeiro e Abril, a contagem já está nos 2293 veículos (mais 217% face ao homólogo).>

A título exemplificativo, a  EDP revelou que “carregar 80% da bateria de um BMW i3 custa entre 2,3 e 3,1 euros”. No caso de um Nissan Leaf, o custo variará “entre 3,5 e 4,8 euros”…isto ainda sem a “taxa RTP”.

Comentários

92

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ABS
    ABS

    Isto é inacreditável, enquanto outros países andam a dar bons incentivos a compra de um eléctrico, os políticos deste país já andam a pensar em como podem ir buscar mais uma taxa. ERA A DEMISSÃO DE TODO O PARLAMENTO E RECOMEÇAR TUDO DE NOVO, QUEM JÁ LÁ ESTEVE NÃO VOLTAVA MAIS, SANGUE NOVO COM IDEIAS BOAS E NOVAS PARA OS PORTUGUESES, ESTOU FARTO DESTA GENTE…

    1. Avatar de Joel
      Joel

      Mesmo que isso fosse possível, não iria fazer grande diferença, os livros sãos os mesmo.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se calhar em vez de estar a reclamar com os políticos, deverias ter votado com consciência em quem defende is réus direitos, isso é se chegaste a votar.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Eu voto sempre e não tenho preferência, mas tens de admitir que não é fácil…

      2. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        E qual era o partido politico que defendia por exemplo ao fim da contribuição para o audiovisual nestas ultimas eleições?

        Nenhum,portanto mesmo tendo votado ou não,neste caso em especifico não faria diferença..e mais,quem tiver carros eléctricos e usar este sistema de carregamento vai pagar duas vezes a mesma taxa.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Primeiro, eu não concordo com o término da contribuição áudiovisual, e o partido que defendesse tal não teria o meu voto, pois estaria interessado na destabilização dos serviços públicos de áudiovisual para a sua posterior privatização. O problema de Portugal não está nos impostos. O maior problema está nos ordenados de miséria e onde esses impostos são aplicados.

      3. Avatar de ABS
        ABS

        voto claro, mas tu deves ser daqueles que vota sempre, e sempre no mesmo como se de um clube se tratasse, mesmo quando o partido faz asneiras atrás de asneiras e rouba os portugueses… o que interessa é que haja uns almoços e um bailarico com autógrafos pelo meio, vai dar lições de moral a outro pá!!

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Não, não se trata de um clube. Nem muito menos vou a almoço ou bailaricos de partidos. Voto no partido que apresentam leis que defendam os interesses do povo, bem como votam farovavelmente em leis de outros partidos que seja do interesse comum.

  2. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    And so it begins… Hoje é 2.85€ mensais, para a semana é por carregamento, depois acrescenta mais isto mais aquilo…

    1. Avatar de Luís Carlos Oliveira Santos
      Luís Carlos Oliveira Santos

      Tens a noção que é só nos postos de carregamento nao em casa.Um carregamento rápido de vez em quando não faz muita diferença acho eu.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Desculpa, mas ele tem razão…
        Hoje em dia pagas por exposição solar da tua casa, começou pelo TEU terreno ser em Portugal, olha onde já vamos…
        Para não falar dos impostos nos carros, começou com um, agora pagamos x impostos só para poder circular e a cada reabastecimento tb

  3. Avatar de Filipe
    Filipe

    Concordo com taxa por carregamento. Senão vejamos: uma pessoa que possua um carro a gasolina/gasóleo, quase que tem que vender um rim para conseguir abastecer o depósito durante um mês. E quem tem um eléctrico abastece “de borla”, anda 100 quilómetros com 2€, e o resto dos contribuintes ainda terá de contribuir para o que eles gastam, mesmo não tendo nenhum veículo eléctrico? Isto é mesmo a gozar com as pessoas.
    É isto e falar nas coisinhas de “amigo do ambiente”… O gasto equivalente em combustíveis fósseis utilizados num carro “normal”, não chega para cobrir a fabricação da energia que um menino destes consome no mesmo tempo que dura o depósito. Já para não falar na poluição que já se gerou nas fábricas onde se produziu. Amigos do ambiente? Só para quem acreditou na lavagem cerebral, e serão mesmo esses que irão responder ao meu comentário.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isto não é uma mensalidade para usar o serviço. Isto é uma taxa extra!
      Se amanhã decidem que o abastecimento para de ser gratuito, os donos de carros eléctricos vão passar a pagar esta taxa para além da electricidade que gastarem.

    2. Avatar de Joaquim Pedro
      Joaquim Pedro

      Não é por haver uma taxa abusiva nos combustíveis fósseis, que justifica a aplicação de uma taxa descabida nos elétricos, sendo eles até mais caros.
      (Já agora, continuo a preferir um bom carro a gasolina)

    3. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Pelos vistos não sabes ler. A taxa de 2,85 € (sem IVA) é para financiar o serviço público de televisão e rádio. É cobrar mais uma taxa para financiar algo que não tem qualquer relação com o produto em si!

      1. Avatar de Critina
        Critina

        exatamente! ate porque , quem tem um carro , ja tem uma casa , e por sua vez ja paga esta taxa abusiva, para financiar salarios obscenos na RTP!

    4. Avatar de Marco
      Marco

      “lavagem cerebral”… vamos ver então!

      “O gasto equivalente em combustíveis fósseis utilizados num carro “normal”, não chega para cobrir a fabricação da energia que um menino destes consome no mesmo tempo que dura o depósito.” – Não estás certamente a contar com o gasto de energia e poluição gerados na extracção e refinamento dos combustíveis fosseis certo? ou és daqueles que acha que o petróleo vai directo para o deposito?

      “Já para não falar na poluição que já se gerou nas fábricas onde se produziu.” – Porque os carros a gasóleo e gasolina não poluem durante a sua produção certo?

      E só para te dar uma novidade, a produção de energia renovável em Março em Portugal ultrapassou o consumo… quer isto dizer que pelo menos em Março, nenhum dos eléctricos deste pais poluiu, ZERINHO de emissões, até mesmo na produção de electricidade! E nesse aspecto, tem de ser o governo a dar o passo para sermos 100% renováveis o pessoal dos carros eléctricos já fez a sua parte!

      1. Avatar de Alvaro
        Alvaro

        Concordo , eu tb gostei da lavagem , tanto gostei que tenho um veiculo electrico
        e há imensas vantagens . so quem não quer não vê.

      2. Avatar de Paulo L
        Paulo L

        Marco, isso é propaganda estupida, simplesmente virada para ignorantes.

        Não vou aqui colocar um testamento para te ridiculizar perante a tua ignorância, só te vou aconselhar a ver quanta energia eléctrica gasta uma refinaria para refinar 100 lt de combustível.
        Quando souberes o resultado vem aqui outra vez comentar e dizer se ainda achas os cálculos em cima correctos.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          A minha ignorância diz me que num pais onde a produção de energia eléctrica seja 100% renovável, qualquer que seja o consumo de energia gasto numa refinaria e mesmo que o refinamento seja com base nessas mesmas energias renováveis a poluição gerada depois pela queima do combustível será sempre superior à existente num veiculo eléctrico…

          Cada um manipula os números como quer, nem estou aqui para defender os veículos eléctricos (até porque nem acredito que seja a melhor solução) no entanto também não venho para aqui dizer que a produção de um carro eléctrico polui e um a gasolina não… ou dizer que o combustível de um carro eléctrico polui durante a produção e os da gasolina só na queima…

        2. Avatar de Marco
          Marco

          Já agora e porque sou bem mandado e fui pesquisar para não ser assim tão ignorante vi que 1 gal custa 6kwh para refinar e em media dão para 24 milhas enquanto que com 6 kwh só dão para 20 milhas… realmente existe uma perda, mas mais uma vez só estão a contar com o custo energético do refinamento… então e a extracção não consome energia? e o transporte do combustível nos camiões a diesel também não polui? como vez os números dão para fazermos com eles o que quisermos… cada um é ignorante para o lado que lhe convém…

          1. Avatar de Wishmaster
            Wishmaster

            Marco, Não sei se está actualizado sobre o problema da energia eólica e sobre o facto de ser uma indústria que depende de subsídios para ser rentável…

            Além disso, tens que ter na mesma uma fonte de energia baseada em combustíveis fósseis para assegurar que não falha a energia e como estas fontes não se ligam e desligam como uma máquina de café e, por isso, têm que estar constantemente a trabalhar, acaba-se por ter que gastar combustível fóssil na mesma.

            A haver um apagão, os resultados serão catastróficos…Em termos monetários e humanos…Logo, não se pode desligar a central alimentada a diesel, carvão ou gás natural.

            Como Warren Buffet diz “a indústria eólica não sobrevive sem os subsídios”.
            Conclusão: caímos outra vez no mesmo facto dos eléctricos só terem a vantagem de não poluírem tanto.
            Mas aqui temos outros problemas que já discuti noutros comentários que fiz:
            – eléctricos vão fazer subir o preço da electricidade que consumimos em casa;
            – eléctricos gastam mais pneus devido ao binário muito superior;
            – eléctricos vão fazer subir o preço do cobalto, lítio e outros minerais preciosos, cujas reservas não são assim tão grandes (mais depressa se descobrem rochas e areias com petróleo do que cobalto e lítio…), com a construção de baterias;

            – Os eléctricos não resolvem o problema do plástico que é usado na sua construção (é verdade que os actuais também usam, mas o que quero dizer é que não resolve o problema do petróleo e mesmo no consumo também não o resolve. A energia eólica é instável e mesmo durante a noite tendo milhões de carros a puxar energia, para nem falar dos milhares de camiões que todos os dias percorrem a europa, não aguenta…a não ser que metas turbinas em todo o território, mas ainda aqui há problemas associados, inclusive de saúde devido à frequência gerada pelas turbinas; isto já levou a que sejam criados dezenas de grupos anti-eólica).

            Só estou a comentar e abordar algumas questões sobre os eléctricos que penso que as pessoas nem pensam e para elas os eléctricos são a salvação. Ora, não são…

          2. Avatar de Louro
            Louro

            @Marco,
            As leis da fisica dizem que nao é possível gerar mais energia com menos energia.
            No caso tu estás a usar energia para poder refinar petroleo e produzir Gasolina/Gasoleo que por sí serao usados como outra energia e possuem a sua própria energia.

            Se pegares nessa mesma energia que usas para refinar e extrair, e aplicares directamente, quer dizer que acabas com mais energia do que aquilo que terias se a tivesses usado para refinar e extrair.

            Simples?

            Hoje fala-se de carros eletricos e de quao poluentes eles poderao ser, ora vejamos o que necessitamos de ter em conta num carro a combustao.

            – Gasolina/Gasoleo, dependendo do motor claro,
            – Oleo que o motor leva para librificar.
            – Outros fluidos tais como valvolina ou ATF na caixa de velocidades
            – Oleos e lubrificantes vários para todas as outras pecas moviveis.
            – Compostos dos travoes, que variam de carro para carro,
            – Pneus,
            – Bateria (que ok é uma fraccao da de um carro eletrico)

            No carro eletrico,
            – Compostos dos travoes, que sao usados para gerar mais energia e recarregar as baterias, ok pelo exemplo acima nao geram energia suficiente para colmatar o que poluem, mas verdade que anulam algum.
            – Pneus,
            – Destruir/reciclar a bateria,

            Repara que nao referi poluicao gerada para construir o carro, pois podemos chegar a conclusao que podem ser similares por razoes obvias.

            Agora dizes tu, mas e a bateria que tens de trocar daqui a 10 anos…

            Eu tenho um Tesla P85D de 2014, estamos a falar de um carro que neste momento tem quase 100k milhas (160k km aprox) e que ainda tem a sua bateria com 94% da sua carga disponível, e sem ter em consideracao que perca de carga vai atenuando com o tempo e que a mesma vai sendo cada vez mais e mais pequena.
            4 anos = 6% perda,
            o que equivale a 1.5% por ano,

            O que se fosse sempre a este rate que fosse perder bateria, perderia em 10 anos, 15% da bateria… mas em 10 anos teria feito 400k km.

            Quanto polui um carro a combustao para fazer 400k km? Quantas vezes tens de trocar de travoes (usar o motor para travar o carro, raramente tenho de tocar no travao, basta largar o acelerador), quantas vezes tiveste de mudar oleo, filtros e afins?

            Claro que a tecnologia ainda nao está 100% basta olhar para como eram as coisas 10anos atrás e ao ritmo que evoluiram desde entao nao duvido nada que daqui a 10 anos mesmo o recliclar/destruir baterias deixe de ser um problema significativo que nos faca ficar sem dormir.

          3. Avatar de Marco
            Marco

            @Wishmaster

            Mas ai está apenas a falar de energia eólica, existem outras renováveis… e como é óbvio como tudo na vida tem de existir um plano de contingência para que em caso de “apagão” não fiquemos “à deriva”… a titulo de exemplo a tesla aqui à uns meses instalou baterias para armazenamento de energia (penso que na australia) exactamente para esse efeito, como plano de emergência.

            E de qualquer forma, ter alternativas poluentes para emergências é bem diferente de estarmos constantemente a usar esses recursos.

            E mais uma vez repito que não sou da opinião que os eléctricos sejam a alternativa mais eficaz, no entanto também não estou aqui a defender aquilo que não tem defesa possível e que o único caminho que deve ter é a sua descontinuação.

          4. Avatar de Marco
            Marco

            @Louro

            Então pelo que percebi estamos de acordo 🙂

    5. Avatar de John Doe
      John Doe

      Filipe,

      Até sei qual o artigo que leu para ter essa opinião. Este tipo de artigos são feitos para quem não está por dentro no assunto, e então basta falar em meia duzia de argumentos gerais sem fundamento para criar uma opinião tendenciosa, como é o caso da sua. Existe sempre uma outra versão da história, e para o bem de todos, é sempre bom ouvir, ler e PENSAR.

      Não vá nas conversas de treta. As petrolíferas querem é manter o seu negócio em funcionamento e vale tudo. Fala em poluição em geral sem especificar o que quer que seja. O que é que é para si poluição, que gases foram gerados? Qual o diferencial em relação a um carro a combustão? Já parou para pensar que se talvez existisse a massificação destes produtos teria que existir uma nova adaptação?

      Fala nos gastos para cobrir fabricação de energia, ok, tudo bem. Qual a fonte de energia gerada para a fabricação do carro? Tem acesso a esses dados?

      Bem sei que o processo não é óptimo, mas ninguém que perceba minimamente do assunto está à espera que o seja nesta altura. A industria automóvel tem mais de 100 anos, enquanto que o primeiro carro elétrico comercial é bastante recente, obviamente tem muito por onde melhorar.

      Não vá em cantigas. Como em todas as tecnologias, a dos motores em combustão está ultrapassada, é uma tecnologia arcaica. O carro elétrico chegou e vai continuar, e com certeza que daqui a alguns anos aparecerá outra nova tecnologia (fala-se do hidrogénio, p.e) que tornará os carros eléctricos obsoletos. Chama-se evolução.

    6. Avatar de André
      André

      Mais um que acredita que a terra não redonda.

  4. Avatar de António
    António

    “Só para quem acreditou na lavagem cerebral, e serão mesmo esses que irão responder ao meu comentário”
    Claro, e tu és o dono da verdade…

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Juntato isto ao que já se paga nas faturas da luz ,vamos começar a pagar 5.70€ para dar ordenados milionários aos apresentadores . Me##a de governo

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Vá todos sabemos que o governo, seja ele qual, for precisa de receita como nós precisamos de oxigénio para viver, e isto dos carregamentos dos carros eléctricos é mais uma boa fonte de receita para mais uma taxinha.
    Não é preciso ficarmos assim tão admirados. Mais tarde ou mais cedo isto havia de acontecer

  7. Avatar de António Nascimento Almeida Silva
    António Nascimento Almeida Silva

    O estado é especialista em mudar as regras jogo a meio. A maioria dos Portugueses faz contas quando compra um carro. quem anda muito talvez nao se importe de dar 8000 euros a mais por um carro electrico porque vai recuperar no consumo e depois o governo coloca taxas e lá se vão as contas. Mas eu já sabia que mal os electricos tenham uma cota de mercado significativa que os benefícios iam mudificar

    1. Avatar de António Nascimento Almeida Silva
      António Nascimento Almeida Silva

      desculpem pelo erro de português -modificar

    2. Avatar de anon
      anon

      Pois lá está. Os carros elétricos só compensam para quem anda mesmo muito e/ou tem muito dinheiro. Com mais estas taxas vai deixar de valer a pena investir num. Por enquanto…

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        A taxa não é para aplicar a quem tem carro eletrico

          1. Avatar de Rui Costa
            Rui Costa

            “os operadores de ponto de carregamento, os comercializadores da mobilidade eléctrica e a entidade gestora da rede de mobilidade, a Mobi.e”

  8. Avatar de ked
    ked

    Na Noruega os proprietários dos veículos 100% elétricos não pagam qualquer imposto na sua compra, possuem estacionamento grátis, acesso privilegiado aos estacionamentos da rede de transportes púbicos e não pagam portagens na AE. Claro que estamos a falar num país em que todos os cidadãos mal nascem já são milionários!

    1. Avatar de ked
      ked

      Além disso, na Noruega quase 100% da energia que é consumo é de origem hidroelétrica. Realidades completamente diferentes!

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        A Noruega é muito rica, tem bons políticos e poucos CORRUPTOS e Portugal? Mesmo ricos seriamos pior governados que Angola.

      2. Avatar de André
        André

        A Noruega é um país que exporta muito pretoleo.

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Nao podes comparar a Noruega ou outros países ricos com Portugal, um país que sobrevive da Autoeuropa e turismo e que tem imensa gente a viver à custa da seg. social…

      1. Avatar de anon
        anon

        Por não falar de cursos com direito a bolsas que o IEFP promove e até em muitos casos obriga a frequentar. Este estado como conhecemos não tem futuro.

    3. Avatar de VolTe
      VolTe

      Portugal é uns pais pobre.
      As finanças públicas não podem abdicar dos 9 milhões de euros diarios cobrados nos combustíveis fosseis.
      Num futuro em que o parque automóvel seja eléctrico, os 9 milhões diários de impostos, vão se extraídos dos automóveis eléctricos.

    4. Avatar de Louro
      Louro

      Desculpa? Portugal é um país de pobres?
      Estás errado, é um país de ricos…

      Estou no UK, como o estado sabe que sou pobre pago 20% de IVA, voces em Portugal pagam 23% porque sao ricos.

      Compro um carro, e só me cobram 20% de IVA em cima do valor base do carro, em Portugal cobram 23% + IA, porque voces sao ricos.

      Vou ao médico, como sou pobre nao pago um centimo pela consulta ou por medicamentos (Inglaterra pagam mas um valor baixo e fixo), como voces sao ricos, pagam taxa moderadora + medicamentos.

      Como sou pobre, pago menos cerca de 30 centimos por litro na gasolina que voces.

      Como sou pobre, ando nas Auto-estradas e nao pago por isso.

      Como sou pobre, pago menos impostos no meu salário que voces (para valores equivalentes claro).

      Como sou pobre nao pago a escola para os mais pequenos, nao pago livros, cadernos, canetas…pago o uniforme deles que iria ter de comprar roupa de qualquer das formas (Já que os miudos nao podem andar nús na rua haha)

      Portugal é sem dúvida um país de pessoas ricas, caso contrário nao pagavam isto tudo a mais que nós que vivemos em outros países.

  9. Avatar de ked
    ked

    Vamos lá ver se o CO2 que é emitido:
    – na construção de barragens;
    – no armazenamento da água nas albufeiras;
    – na produção de energia por centrais térmicas;
    – na produção de energia de origem renovável;
    – na produção de energia através de cogeração renovável;
    – na produção de energia através de cogeração não renovável;
    – na construção de painéis fotovoltaicos;
    – na construção dos aerogeradores e respectivas torres e pás;
    – na construção das baterias;
    – no reforço das redes, e
    – nas perdas de energia desde a produção até ao consumo,

    chegam para compensar a redução das emissões de CO2 resultantes do rendimento dos veículos elétricos.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Num primeiro momento (geração de equipamentos), talvez não. Mas a próxima geração de equipamentos poderão ser produzidos com base na energia renovável da primeira geração e, assim, sucessivamente. Mais cedo, ou mais tarde, esse saldo positivo vai acontecer e quando mais cedo começarmos, melhor.

      1. Avatar de ked
        ked

        Vai ver as tarifas pagas às energias renováveis. Além disso, não há energia renovável de primeira nem de segunda geração. O que existe é evolução tecnológica. As energias renováveis nunca chegarão para compensar o que indiquei pois além de possuirem rendimentos reduzidos, as perdas existentes em toda a cadeia e as tarifas a que as energias renováveis são pagas impedirão que tal aconteça. A solução está na energia nuclear de fusão. Importantes avanços foram dados esta semana fazendo com que a temperatura em reatores de fusão fosse superior à temperatura do sol. Daqui a 10 anos essa tecnologia está dominada e aí sim, teremos veículos elétricos desde que a tecnologia das baterias evolua.

        1. Avatar de Filipe Ezequiel
          Filipe Ezequiel

          Achas que vais ter essa energia disponivel para os consumidores normais, dito população comum? Achas que ter um carro que, com apenas uma carga faz “100 mil milhões” de kms lol! E eles vão nessa cantiga hehehehehe!

        2. Avatar de 007
          007

          palavras de alguém que não quer mudar e para isso faz o futuro a imagem dele próprio. és futurista para saber o que vai acontecer daqui a 10 ou 5 anos? o agora é que interessa, se queres mudar o mundo é agora.

        3. Avatar de Rui Ribeiro
          Rui Ribeiro

          Uma coisa que aprendi há anos é nunca usar a palavra “nunca”. 😉
          Especialmente no que se refere a tecnologia. Nunca os carros eléctricos iam ser melhor do que os a gasolina, nunca iriamos ter computadores com GB de RAM, nunca os foguetões seriam capazes de aterrar…
          Deixo aqui o meu testemunho pessoal no qual indico que tenho em minha casa um conjunto de paineis solares que compensam electricamente 100% dos meus gastos anuais. Se o gasto energético da sua produção tiver sido corretamente passado para o seu custo monetário, então eles compensam-se energéticamente em menos de 10 anos, tendo um tempo médio de vida de 25 anos. Portanto o “rendimento baixo” não é assim tão baixo e é válido do ponto de vista económico e ecológico (e são paineis com mais de 5 anos). Quanto às “perdas”, existem mas com produção local são muito menores. O truque é distribuir e não centralizar.

    2. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Uma pergunta,e todo esse CO2 que é falado neste lindo texto é somente para ser usado no carregamento de carros eléctricos?
      A partida não parece,até porque por exemplo na minha fatura da luz vem que consumi mais de 70% em energias renováveis,secalhar o problema é o ser humano e não os carros eléctricos.

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Eu ficaria muito admirado se não pagassem taxa. Se até uma baixada para um jazigo num cemitério paga a taxa só para ter uma ou mais lãmpadas ligadas, ou o Zé da esquina que tem uma baixada para uma motor eléctrico de um poço/rega, porque motivo os carros eléctricos não pagam?!?

  11. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Taxa para alimentar a propaganda/rtp e depois vê-se o porque, segundo o eurostat, continuamos no fundo da tabela e a crescer metade da concorrência.
    Em relação aos electricos para quem acha que é bla-bla basta ver o investimento feito em baterias nos proximos anos só na alemanha 52 billions:
    https://www.reuters.com/article/us-autoshow-detroit-electric/global-carmakers-to-invest-at-least-90-billion-in-electric-vehicles-idUSKBN1F42NW
    … depois queixam-se de serem sempre atrasadinhos e ai acudam deem-me um subsidio…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Meu caro, trocarmos carros a combustão não faz de nós mais avançados ou atrasados, já que tem de importar ambos!!!!!
      Se comprarmos carros eléctricos fizer baixar a nossa dependência do exterior ainda vá que não vá, agora o que diz não tem nenhuma sustentação racional.

      1. Avatar de jaugusto
        jaugusto

        Criar as melhores condições para atrair fontes de investimento em áreas que tem futuro – exemplo sejam baterias etc – e potenciar o uso de novas tecnologias em vez de carregar sejam taxas sejam lá o que for para tapar buracos isso e que não tem sustentação racional, mas parece que a memória é curta.
        Como é natural com este tipo de investimentos nos próximos anos os preços dos Ev’s irão começar a diminuir.
        – O sector auto está no inicio de uma mudança enorme desde a partilha de carros, a autonomia de condução, os negócios/investimentos em IA, software, baterias, motorização, condução autonoma etc os billiões já investidos e nós parados a discutir taxas e taxinhas…

        1. Avatar de hsff
          hsff

          é o preço dos eléctricos a diminuir e o da electricidade a aumentar.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      A Alemanha é natural que invista muito, porque como imagina é a sede das maiores marcas automóveis. Mas já que fala na Alemanha, o que tem a dizer-nos do facto de no passado impingirem-nos veículos a diesel que eram menos poluentes e agora dizem o contrário? Será porque criar essa necessidade faz enriquecer alemães? (comprar carros novos)
      E já agora o que me diz por exemplo da VW!
      O que lhe digo é que….. não seja anjinho! Se os alemães quiserem investir cá na tecnologia eléctrica, força, nós gastarmos rios de dinheiro que não temos para comprar carros verdes, não obrigado!!!!

  12. Avatar de hommer
    hommer

    esperem pela pancada, que ainda tem de inventar algo semelhante ao IUC para os eléctricos, essa é o próxima novidade…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não vejo aí nenhum escândalo. O IUC é um imposto municipal pelo facto de circular nas estradas. Ocupam o mesmo espaço que os outros e circulam da mesma forma, portanto…..

      1. Avatar de SérgioF
        SérgioF

        O IUC é um imposto de propriedade e não de circulação.

        Além do mais, se fossem pela circulação, onde se justifica que os valores a pagar do IUC têm, maioritariamente, em consideração a cilindrada e emissões do veículo em questão?!

        Os eléctricos podem ocupar o mesmo espaço, mas não têm emissões de CO2, logo, seria sim um escândalo.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Como? Deixo-lhe as designações dos 3 impostos destinados aos Municípios onde cada um de nós residem (domicílio fiscal):
          Imposto Único de Circulação (IUC) pago pelos veículos automóveis, o Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
          Vá ver aos orçamentos de qualquer município como aparece lá a receita do IUC!
          Lá por ser as Finanças a cobrar o IUC, não quer dizer que o dinheiro vá para o Estado! As Finanças também cobram portagens, mas o dinheiro é para as empresas que têem a gestão das estradas a seu cargo!

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Olhe, só a título de exemplo, a Câmara de Gaia recebeu em 2017, + de 7 milhões de euros de IUC. E ainda tem lá o IMI com 44 milhões, IMT com 10 milhões e 5 milhões de derrama!
            http://www.cm-gaia.pt/pt/informacao/documentos-financeiros/orcamento-e-opcoes-do-plano/

          2. Avatar de Vitolas
            Vitolas

            O valor imposto até pode ser dividido por as autarquias e ter um nome contraditório,no entanto é sim um imposto de propriedade e não de circulação,tanto é que a titulo de exemplo nenhum policia em operação stop pede o mesmo não deve nem sequer pode.Antigamente quando o selo era selo se não se compra-se no ano corrente o carro não podia circular,pagava-se no ano a seguir e já podia.Hoje em dia se não se pagar o mesmo ele pode circular a mesma,tem-se é problemas com as finanças.

        2. Avatar de SérgioF
          SérgioF

          https://sabiasque.pt/imposto-unico-circulacao-iuc.html

          Volto a frizar… IUC é imposto de propriedade do veículo e não de circulação.

          Não misturar propriedade de imóvel com propriedade de veículos. Ambos são propriedades e ambos têm de ser pagos, e cada um segundo os seus requerimentos…no caso do IUC, ano do veículo, emissão CO2 e cilindrada…em nada interferem com a circulação das estradas.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Sérgio? O que quer dizer a sigla IUC? Imposto Único de ……. ai que me esqueci da palavra!
            Tanto assim é que quem mora em Lisboa, paga o IUC para a Câmara de Lisboa, porque presume-se que circule aí a maior parte das vezes, assim como um condutor do Porto paga IUC ao Município do Porto e por aí a fora……
            O imposto dito de propriedade é pago na compra, aí sim ao pagar o Imposto automóvel e depois o IVA em cima do valor do carro e do IA, esses sim são impostos da dita “propriedade” e revertem para o estado!!!!!

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            @SérgioF
            Dizes que o IUC, não é imposto de circulação, quando este se chama Imposto Único de Circulação. O teu argumento auto-refuta-se.

          3. Avatar de SérgioF
            SérgioF

            Mas algum de vocês se deu ao trabalho de consultar a informação do link que forneci? Não falem sem se informarem. Procurem primeiro.

            O IUC é um encapsulamento para justificarem mais dinheiro de todos nós. Se fosse apenas pela circulação, não cobravam valores diferentes pelas emissões dos veículos….e se é por circulação, porque motivo ainda não colocaram os eléctricos a pagar IUC?! Chamaram-lhe IUC para que o imposto se aplicasse também aos veículos que não circulem para obrigar os seus titulares a cancelar as matrículas até que os reponham em circulação com reativação das matrículas (CIUC, art.º 17.º, n.º 3).

            Têm dúvidas ainda, vejam os seguintes links:

            https://www.meuportalfinanceiro.pt/artigo/o-que-e-o-iuc/

            https://sabiasque.pt/imposto-unico-circulacao-iuc.html

            https://www.saftonline.pt/iuc-imposto-unico-circulacao/

            https://impostosobreveiculos.info/iuc/duvidas-comuns-imposto-unico-circulacao-iuc/#OQueE

            O IUC é polémico pois já pagámos o ISV na compra do mesmo, pela propriedade, e continuamos a pagar todos os anos mais um imposto de propriedade. Chamaram-lhe de circulação para enganar os mais desatentos e/ou “xicos espertos”.
            Caro amigo Rui e Nuno… é um problema comum nos “Tugas” apenas assumirem as coisas neste país pelos nomes que lhes dão e não pelo que elas são.

            É por isso que continuamos na cepa torta e bem atrás de outros países da UE.

            Cumps

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            Sim, porque os veículos não têm um impacto ambiental que precisa de ser combatido e tem impacto no orçamento.

            Os carros eléctricos não pagam IUC porque estão isentos, como forma de impulsionar o mercado. Isso não significa que nunca irão pagar IUC. Eventualmente estes serão incluídos neste imposto.

            O IUC não é polémico porque a quase totalidade dos países da União Europeia também cobram um imposto anual sobre os veículos.

          5. Avatar de SérgioF
            SérgioF

            @Nuno
            Lá porque mais paises o fazem, não faz disso correcto.

            A contradição existe e isso é polémico sim. Chamam-lhe imposto de circulação, mas no fundo é um imposto de propriedade, mas os seus valores a pagar têm em consideração as emissões de cada veículo. Então afinal é um imposto de circulação, de propriedade ou de impacto ambiental?

            Caro amigo Nuno continua a não querer aceitar que se trata apenas do dinheiro e acredita em tudo o que lhe dizem… então explique-nos a todos porque motivo Portugal é o terceiro País com a tributação automóvel mais elevada? Somos mais poluidores que os restantes países, andamos mais KMs ou ganhámos mais, em média, que os demais, para justificar ser o terceiro mais alto?!?

            Querem que paguemos pelo impacto ambiental, então não lhe chamem imposto de circulação e que no fundo é um imposto de propriedade. Se algo oficial e legalizado é contraditório, então é polémico, sim!

          6. Avatar de Nuno
            Nuno

            Estás a confundir o meu argumento. Eu em parte alguma disse que concordava com o valor do IUC, ou até mesmo se concordava com a existência deste imposto. Apenas disse que tu estás errado quando dizes que o IUC não é um imposto de circulação. Se fosse de propriedade nem sequer terias a hipótese de cancelar a matrícula. E foste tu que deste a entender que sempre estaríamos atrás de outros países da UE por causa de impostos como estes, mesmo quando estes também os cobram.

        3. Avatar de SérgioF
          SérgioF

          Claramente, nem se deu ao trabalhonde consultar os links que forneci.

    2. Avatar de rui
      rui

      os elétricos estão sujeitos ao IUC existente, apenas tem sido colocado em orçamento de estado todos os anos isenção do mesmo, quando deixarem de dar isenção pagam sobre a mesma tabela.

  13. Avatar de Sr. Manel
    Sr. Manel

    Acho bem que seja taxada como em qualquer tipo de combustivel. Ou pagam todos ou nao paga ninguem. Para se criar electricidade tambem se polui.
    Igualdade de direitos para os consumidores, nao uns serem filhos e os outros enteados.

  14. Avatar de João Silva
    João Silva

    E que tal aplicarem todo estas taxas e impostos aos chamados “papa reformas” que circulam nas nossas estradas praticamente à borla e poluem mais do que qualquer outro, além de que só estorvam ?

  15. Avatar de Julius Agahowa
    Julius Agahowa

    paguem o salário do Malato e do Jorge Gabriel e não piem!

  16. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não tarda, cada KW para carregar carros vais custar o mesmo que 1 litro de gasolina…
    Mas isto sou eu pensar alto com os nervos…

  17. Avatar de anon
    anon

    Isto é óbvio que iria acontecer e no futuro será ainda mais. Mas alguém acredita que o estado vai perder receitas que vai buscar com os combustíveis?

  18. Avatar de hsff
    hsff

    Os automobilistas, e não só, deviam perceber que a melhor forma de se defender os interesses de todos é actuar em conjunto e não virarem-se uns contra os outros.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não se trata de uma defesa. Eu admiro-me é ainda haver pessoas que acham que as estradas, hospitais, escolas, salários dos funcionários públicos não são pagos pelos nossos impostos!!!!!
      Se o estado perde receitas de um lado, vai buscar a outro, mas tem dúvidas? Cada governo quer gastar o máximo que puder (para distribuir ao seu eleitorado), mas alguém tem de pagar a factura!!!!!

      1. Avatar de hsff
        hsff

        Em Portugal as pessoas estão a pagar as mesmas coisas várias vezes, são utilizados impostos para o pagamento da provisão publica e ao mesmo tempo são pagos os serviços pelos utentes/utilizadores, isto para não falar de uma divida que está a ser paga que ninguém sabe exactamente o que é mas dizem que é publica. Defesa na perspectiva de minimizar o custo da mobilidade.

  19. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    MAIS UM IMPOSTO DE QUASE 3 EUROS ?? AH,AH,AH,ESTA É BOA !! ASSIM VAMOS LONGE !! PORTUGAL,”QUO VADIS” ?? QUE VERGONHA !!

  20. Avatar de Rui
    Rui

    Mais um título enganoso dos media (neste caso do pplware) num contexto (mobilidade verde) que só cria ruído e sentimentos críticos contra a necessidade de mudar. Numa sociedade que comenta sem ler, o título deve ser claro. Um título como “Contratos de energia para carregadores de carros eléctricos pagam taxa audiovisual” seria muito mais correcto.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Pior ainda, faz lembrar os casos por exemplo de quem tem um terreno agricloca com um furo para rega e preceisa de uma baixada electricidade, embora possa ter tarifas diferentes para o efeito, tem de pagar taxa audiovisual também, o que é errado, não é de agora já vem de trás!
      Mas este é um do truques ultilizados pelos governsos para ir sacar unc cobres e financiar neste caso uma entidade que soma prejuizos.
      Neste caso agora a geringinça para pagar a despesa de ter voltado a dar algumas das regailas e repor alguns salários na função publica recorrer a taxas e taxinhas. Atenção que não sou contra as pessoas terem recuparado o que foi tirado com a Troika, mas é para bom lembrar que num orçamento de estado em todos os meses falta dinheiro de receitas para pagar as despesas, ao ponto de terem de se financiar cada vez mais com emprestimos, a factura continua a vir para ser paga por todos os portuguese, utilizadores ou não dos serviços. O curioso é que antigamente lhe chamavam austeridade… mas poderei estar errado…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Se a austeridade acabasse com o governo anterior!
        O estado inventa todos os anos formas de sacar mais dinheiro em impostos e quando é para dar, corta em tudo, basta ver os limites das deduções de IRS (vamos a caminho de acabarem as deduções).
        Inventaram um imposto sobre o sal das batatas, acha que é para zelarem pela nossa saúde? Eu ainda estou à espera do dia em que vai nascer o imposto do consumo do oxigénio!

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Já faltou mais para um imposto para oxigénio ou luz solar que se capta na rua… tudo que for vendivél no minimo leva com IVA em cima!

  21. Avatar de Nelsonmarques
    Nelsonmarques

    Mas alguém aqui nos comentários leu a porra da notícia? A taxa é para os postos de carregamento, e não para os “carros”.
    Vivemos num país de ler os títulos do jornal, falar mal sem conhecer história, e logo de seguida dizer que a culpa é do governo.

    1. Avatar de hommer
      hommer

      claro que se leu a noticia, e não é só postos de carregamento, é tudo relacionado com carregamentos, até a instalação em casa, uma taxa audiovisual para uma canal de TV, já descontamos pouco, porque é que andamos a sustentar um canal do estado por outra via como o fornecimento da luz, tal como a água a taxa de resíduos(lixo), há que inventar mais taxas e taxinhas…

  22. Avatar de Tiago
    Tiago

    Há que cobrar mais uma taxa para pagar os desvarios da RTP !

  23. Avatar de BGG
    BGG

    Vamos mas é acabar com os mamões da RTP, ou oferecem conteúdo de qualidade ou fecha-se a estação, porque para estar assistir o que passam, até mete pena…a RTP, serve para estar alinhado com os interesses de certas pessoas, para os conseguir meter dentro da casa das pessoas alegando serviço público, lavagens cerebrais já não como…mas como todos os dias um misero salário com o suor bem suado do meu trabalho para além da exploração que sofro, porque dou conhecimento e horas extra que é de borla para os patrões e isso ninguém vê…estes indivíduos defendem as elites que lhes paga para estar no sitio certo a hora certa…

  24. Avatar de Nuno
    Nuno

    vejo muita gente indignada por uma taxa que vai ser aplicada nos veículos eléctricos… mas que, todos nós sem excepção, já pagamos na factura da luz, e não importa se é numa casa ou num armazém e até mesmo nos cemitérios onde nem sequer têm tv. Uma taxa que rouba todos os portugueses e de nada mais serve que não o de pagar o péssimo serviço publico de tv, os ordenados monstruosos que lá se praticam, e os constantes prejuízos que dá.
    E é mais uma taxa, como muitas que têm sido constantemente introduzidas na nossa vida, e que o governo / governos tentam “ocultar” com a ideia de não aumentarem os impostos directos, mas na verdade carregam em todos os outros que afectam toda a população independentemente do escalão de IRS em que se encontram.
    O povinho, e nele me incluo, continua a pagar os constantes roubos e favores deste e de todos os governos… mas desde que haja sol e futebol todos sorriem.
    A propósito… esta taxa também serve para pagar o balúrdio que a rtp pagou pelos direitos dos jogos da champions e do mundial… para quem gosta e não gosta de futebol

  25. Avatar de Sergio
    Sergio

    Não sou muito entendido no assunto.. mas já agora deixo uma pergunta porque vi algo que em gerou curiosidade.
    Sou assinante de um parque de estacionamento na cidade onde moro.. Ao lado do meu carro estava um eléctrico ligado à corrente, isto é um hábito comum utilizar a electricidade dos outros? ou há acordos e assim?

  26. Avatar de informado
    informado

    Malditos políticos. Cobrar a taxa da RTP .. FECHEM A RTP JÁ. FORA COM A RTP… Para que todos saibam a SIC e a TVI recebem do Estado 10 milhões de euros cada uma para fazerem o chamado “serviço público” Isto é escondido do povo para que não reclamem e a rtp CONTINUE A EXISTIR. . A RTP gasta 200 milhões de euros TODOS OS ANOS vindos da taxa para brincar à televisão. A gentalha que lá anda recebe ordenados milionários. Já chega . É altura de acabar com a RTP já.