Portugal: apoio à compra de carros elétricos e bicicletas já acabou

54 Comentários

As candidaturas para apoio à compra de elétricos em Portugal começaram e terminaram quase de seguida. O Fundo Ambiental já não tem mais incentivos disponíveis para quem pretendia adquirir um carro 100% elétrico.

Portugal: Apoio à compra de carro elétrico já acabou


Apoio a veículos elétricos já acabou

Segundo informações da plataforma que permite acompanhar as candidaturas ao apoio daquele fundo, os 1425 incentivos criados para entregar a quem se candidatou estão esgotados.

Das 1425 candidaturas aprovadas, à data da escrita deste artigo, ainda se encontram em análise 6 candidaturas e há 1143 candidaturas a aguardar o pedido de pagamento. No total, há 276 veículos com pedido de pagamento submetido.

Portugal: Apoio à compra de carro elétrico já acabou

De relembrar que a dotação para este ano foi de 13,5 milhões de euros, um aumento de 35% face ao ano anterior.

Requisitos para particulares:

  • Incentivo
    • 4.000 euros por veículo elétrico adquirido.
  • Preço máximo do veículo:
    • 38.500 euros (incluindo IVA).
  • Condição adicional:
    • Entrega para abate de um veículo a combustão com mais de 10 anos. O objetivo é retirar de circulação carros mais poluentes.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Desatou tudo a comparar sucatas de 200€ q já não circulavam e de seguida comer umas mariscadas no Guincho à conta do remanescente.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      O carro para abate só seria elegível se estivesse na posse do candidato por um período mínimo de 12 meses.

      1. Avatar de bode
        bode

        Deixou de ser assim. Agora podes comprar no proprio dia.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Ou, se não encontrar cá, mandar vir directamente das sucatas da Roménia.

          1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
            BurroFuiEuQueEstudei

            Quero acreditar que não seja assim tão simples….. mas ao mesmo tempo …. Estamos em Portugal……

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…De acordo com o Fundo Ambiental, citado pelo Jornal de Negócios, caiu a regra de que o veículo para abate tem de estar há mais de um ano em nome de quem pretende o benefício na compra do elétrico…”
            https://rr.pt/artigo/explicador-renascenca/2025/04/01/se-comprar-um-carro-velho-e-barato-posso-ganhar-4-mil-euros-na-compra-de-um-eletrico/419807/

    2. Avatar de JL
      JL

      Portanto aquilo que você queria concretizou-se, carros para abate.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Já abatidos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Claro que já foram abatidos, sem isso não dava para candidatar.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            No país de origem, duh
            Por acaso sabe o q acontece aos carros dados para reciclagem no UK?
            Recebem pela reciclagem q não fazem em pelo menos 50% dos casos e posteriormente pela venda.

            Pense.

          2. Avatar de JL
            JL

            Tem de ser por cá , e não no país de origem.

          3. Avatar de JL
            JL

            Não foi no UK, foi cá.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Aih cá tb é a mesma caldeirada?
            Olha que bom.

          5. Avatar de JL
            JL

            Sim, foram abatidos cá, os que são abatidos no uk não servem.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Actualize-se.
            Mais de metade dos carros dados para reciclagem/ abate, seguem outros destinos.
            https://amp.sicnoticias.pt/economia/2025-04-01-gigantes-do-setor-automovel-enfrentam-multa-avultada-apos-denuncia-da-mercedes-ac8e7e80
            Eles são preciosos para ilegalidades/ habilidades como esta a que acabámos de assistir em PT.
            Resta saber se o “furo” na lei para 2025 foi propositado tal o “amadorismo”

          7. Avatar de JL
            JL

            Então anda outra vez a inventar números e argumentos ?

            O que tem a ver um assunto com outro ? Essa notícia é sobre os fabricantes não pagarem a reciclagem.

            Mas claro que já sabemos que carros a combustão têm um custo de reciclagem muito alto, mais uma razão para quererem acabar com eles.

    3. Avatar de Maricon
      Maricon

      Não se pode estar a criar Portugueses de Primeira e Portugueses de Segunda e Terceira..

      Se ha beneficios para uns, os mesmos tem que estar disponiveis para ops outros.
      Nem que seja para comprar um papa reformas, teem que ser no mesmo valor para todos.

      A isso é que se chama um País civilizado.
      Caso contrário, os ricos, enchem-se de subsidios, e os pobres, não recebem nada, mas pagam esses subsidios na mesma…grande lata.

      Tudo o que for para uns , tem que ser para os outros, independentemente da marca modelo e cor, incluindo gasoleo gasolina e gas.
      Ha 600€/mes para Árabes???
      OK pelo menos o mesmo para cada Português!!
      Ai não chega.. e tal, cortem os bilioes enviados para determinado buraco na Europa central, que já chega..ha e tal…mas assim não mamamos nós..
      OK, nesse caso então não mama nenhum!
      Os Arabes que vão trabalhar e o Português que continue a sufrer.
      Pronto.

      Caso contrario viramos um afganistão..ola…ja somos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Mas eles foram para todos, sem qualquer exclusão.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A exclusão é que já não há mais. Duh

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas não era você que dizia que não ia ter adesão ?

            No entanto enquanto havia foi para todos.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esta nova formalidade de autorizrem a compra de uma sucata na Roménia, legalizar e dar para abate em PT, apanhou-me desprevenido.

          3. Avatar de JL
            JL

            Não foi para a Roménia, foi em Portugal.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nop. Pode importar uma sucata de um qq pais da UE, contribuir para “descarbonizar” esse pais e quem paga o delírios são os totós aqui do sítio.

          5. Avatar de JL
            JL

            Mas porque havia de gastar metade daquilo que vai receber se os tem cá ?

            Essa é mais uma ideia daquelas de usar algo caro para compensar algo barato ?

          6. Avatar de JL
            JL

            Totós não, teimosos e vendidos.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        O subsidio esteve aberto para todos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não é subsídio, é incentivo.

  2. Avatar de Raiana
    Raiana

    Acredito que destes apoios a maioria já estaria submetida por amigos e amigas dos políticos, só à espera de ser oficial para ser ativa. Logo sobraram algumas para os outros

  3. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Os compadres receberam os subsídios e o povo que se lixe.

  4. Avatar de Paolo
    Paolo

    De acordo com a tabela, ainda há vagas para candidaturas a bicicletas elétricas; não há é para bicicletas convencionais.
    Só uma nota quanto ao carro para abate: tem de estar registado em nome do proprietário há mais de um ano, não é comprar na véspera e abater.
    Por outro lado, a dotação de 13,5 milhões € para este ano é para o pack total, não é só para carros.

    1. Avatar de Max
      Max

      “Na” senhora, “na” tem. Pode ser comprado no próprio dia. 🙂
      “Tá” aqui tudo explicado:
      “5.3.2 — Comprovativo de abate de uma viatura a combustíveis fósseis com mais de 10 anos passado em nome do beneficiário, no caso de candidaturas à tipologia 1 — Veículos ligeiros de passageiros (categoria M1), devendo o abate ter ocorrido após 1 de janeiro de 2023, sendo a categoria do veículo a abater a mesma do veículo adquirido.”
      https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/2025/aviso-veiculos-emissoes-nulas-passageiros-2025-pdf.aspx

  5. Avatar de Joao
    Joao

    O nosso pais é so para alguns. Pagamos impostos mas só meia duzia de pessoas tem acessos as coisas. Eu sou contra este tipo de apoios e outros, ou sao iguais para todos ou nao faz sentido existirem estes programas.

    1. Avatar de JL
      JL

      São iguais para todos.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Foi igual para todos.

  6. Avatar de Garces
    Garces

    É por estas e por outras que emigrei e nao vejo motivos para regressar. Todos os portugueses pagam impostos e depois quem nunca trabalhou anda a mamar. A justiça social em Portugal nao existe

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Não é bem assim. A minha esposa padece de uma doença crónica que a impossibilita de trabalhar. Contudo apenas lhe deram 59% (parece mentira mas é verdade. Falta 1% para os 60% para ter o Atestado Médico de Incapacidade Multiúso) de incapacidade e não recebe nenhum apoio do governo. Eu pelo contrário trabalho e pago os meus impostos e não enho beneces nenhumas!!!!

  7. Avatar de Rodas
    Rodas

    Isto é uma vergonha de pais, para pagar pagamos todos para receber só os mamoes. Se o dinheiro nao chega para todos nao se abre os programas. Estes politicos estao a precisar de um abanao

    1. Avatar de PTO
      PTO

      O subsidio para compra de EV’s funciona assim em todos os paises europeus.
      É melhor mudar-se para outro continente, pode ser que lá seja melhor.

  8. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    E ainda havia quem dizia que a ajuda para a compra dos BEV ia ser um fracasso…

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Ano passado foi.

  9. Avatar de Jose boto
    Jose boto

    2 bicicletas eletricas aqui e um eletrico so para receber o dinheiro mas devolvi. Agora e voltar para Sao Paulo com as 2 bicicletas e o dinheiro hehe

    1. Avatar de JL
      JL

      Sim sim, nos seus sonhos.

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    No primeiro dia(2f- 31 de março), pelas 16:00, já não havia disponível bicicletas convencionais. Devia sair uma listagem com os horários das candidaturas. Se isto fosse um processo justo, havia um período de candidaturas e depois sorteio automático.

  11. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Se os subsídios fossem de 100% ainda teria concorrido a esta locura política.

    1. Avatar de JL
      JL

      São incentivos e não subsídios.

      1. Avatar de Max
        Max

        São reembolsáveis (restituídos ao Estado)? Não. Então são subsídios a fundo perdido.

        1. Avatar de JL
          JL

          Errado, não são subsídios, são incentivos.

          1. Avatar de Max
            Max

            São incentivos a fundo perdido, se fazes questão 😉

          2. Avatar de JL
            JL

            Depende, pode haver direito a devolução…

  12. Avatar de Infinity
    Infinity

    Se fosse para habitação é que era de valor

  13. Avatar de Grunho
    Grunho

    Lógico, acabou o apoio antes de as pessoas terem tido tempo de o pedir. Era só para a propaganda. Tivessem comprado bikes da Banggood ou Aliexpress. Aí já sabem logo que não há apoio, mas saem muito mais em conta.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      E isso presta para alguma coisa?

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Faz o mesmo que as bicis caras. Agora, não convém dar maus tratos.